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Projeto de lei quer tornar autoescola opcional para tirar a CNH

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Simulador de direção em Auto Escola
Gabriel Jabur/AgBr

Simulador de direção em Auto Escola


Uma proposta que tramita na Câmara dos Deputados prevê tirar a obrigatoriedade de frequentar uma autoescola para poder tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Este é o ponto central do Projeto de Lei 4.474/2020, do deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP).


O deputado argumenta que a ideia de dispensar a autoescola é para tornar “menos burocrático e custoso” o processo da CNH. Atualmente, o candidato a motorista precisa cursar 45 horas de aulas teóricas em um CFC (Centro de Formação de Condutores) e ser aprovado em uma prova, para então seguir para as 25 aulas de direção em autoescola que precedem o exame prático.

Pela proposta, o candidato a motorista poderá optar por realizar a instrução teórica por conta própria, tendo apenas que ser aprovado no exame teórico — que deverá ser o mesmo dos condutores formados no CFCs — para ser autorizado para as lições práticas.

Já as aulas de direção poderiam ser dadas por quaisquer motoristas, desde que habilitados há pelo menos cinco anos e que não tenham sido penalizados nos últimos cinco anos com suspensão ou cassação da CNH, ou que tenham sido processados ou condenado por crimes de trânsito.

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Ainda pelo projeto, esses instrutores independentes teriam que se cadastrar nos órgãos de trânsito e precisariam fornecer a instrução em veículos devidamente identificados para tal. Como acontece atualmente com os carros de autoescola.

Fonte: IG CARROS

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Obrigatoriedade do ESP em todos os carros brasileiros é adiada para 2024

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Sistema ESP
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Sistema ESP evita que o carro derrape em mudanças em mudanças repentinas de direção ou em pisos escorregadios


Quem esperava ver em breve os controles eletrônicos de tração e estabilidade em todos os carros vendidos no Brasil, agora terá que esperar mais um pouco. Atendendo ao pedido dos fabricantes de veículos, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) adiou de 1º de janeiro de 2022 para 1º de janeiro de 2024 a obrigatoridade dos sistemas de segurança em todos os carros de passeio fabricados no País.


O adiamento está na Resolução nº 799 do órgão, que foi publicada no Diário Oficial da União no último dia 27 de outubro. Pelo texto, a adoção do pacote eletrônico, também conhecido por siglas como ESC e ESP , passa a ser feita de maneira escalonada nos carros de passeio, com 50% da produção passando a incorporar a tecnologia já em 1º de janeiro de 2023. No caso dos veículos comerciais, o prazo final passou de janeiro de 2023 para janeiro de 2025.

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“O adiamento dos prazos de instalação de alguns novos itens de segurança, sugerido pela Anfavea, foi compreendido pelos conselheiros do Contran como inevitável, dado o atraso no cronograma de desenvolvimentos, testes, homologações e treinamentos provocado pela pandemia do novo coronavírus”, destacou em nota a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

Ainda segundo o comunicado da associação que reúne as montadoras, “mesmo com a retomada dos trabalhos após uma paralisação no auge da quarentena, o ritmo ainda vem sendo afetado pelos protocolos sanitários nas fábricas, laboratórios e campos e provas, e também pelo afastamento de profissionais de grupos de risco ou reduções de jornada provocadas pela MP 936”.

Não foi adiado apenas o ESP

DRL
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Além do ESP, o DLR, ou a luz diurna de posição também teve a obrigatoriedade adiada em um ano, para 2024

Vale destacar que o equipamento segue sendo obrigatório novos projetos de automóveis lançados no Brasil desde janeiro deste ano. Também não há impeditivo para que os fabricantes se antecipem à implantação do equipamento em toda a sua linha de produtos.

Outro ponto a ser destacado é que o sistema de controle eletrônico de establidade (ESP) não é tão simples de ser instaldo, uma vez que exige que o modelo venha com a última geração dos freios ABS , o que alguns modelos feitos no Brasil ainda não têm. Portanto, torna-se necessário mudar toda a arquitetura eletrônica dos carros.

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Além do ESP , a resolução mexe também com os prazos limite para a adoção das DRL (luzes de circulação diurnas) e para a adoção de novas normas de proteção para os ocupantes em impactos laterais em todos os veículos comercializados no Brasil, que passam de janeiro de 2023 para janeiro de 2024.

Fonte: IG CARROS

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Conheça a picape elétrica Hummer EV Edition 1 de 1.000 cv

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Hummer EV
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Ao reviver a Hummer a GM vai oferecer um veículo de emissão zero no principal segmento do mercado norte-americano


Agora é oficial. A General Motors apresentou a versão final da Hummer elétrica de 1.000 cv de potência. Picape off-road famosa, ela chega em janeiro próximo com a Edition 1 que pretende ser um supercarro EV pelo preço de US$ 112.500 (cerca de R$ 622.000). Atualmente, a tendência do maior segmento do mercado nos Estados Unidos é de ter lançamentos desses modelos eletrificados.


No mercado norte-americano-americano, entre os 10 veículos mais vendidos, os três primeiros são picapes: F.150, RAM e GM Silverado, juntas já venderam mais de 2 milhões de unidades este ano. Todas elas terão versões elétricas em 2021, além da chegada da Tesla Cybertruck e da Rivian R1T.

O conjunto da Hummer EV Edition 1 , chamado de Ultium Drive, é composto por três motores elétricos com capacidade de 800 volts com potência de 1.000 cv e 1.590 kgfm de torque máximo. Estão alocados em duas unidades de acionamento para fornecer à picape elétrica a tração nas quatro rodas. De acordo com a GM , a superpicape poderá acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 3 segundos. São números radicais para um veículo.


Utiliza a nova geração de baterias Ultium, desenvolvidas pela empresa, e que equipará os futuros elétricos da montadora. A Hummer EV totalmente elétrico terá um alcance de 560 km. Pode ser carregada em 10 minutos para rodar ate 160 km, o que também impressionante.

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Tem vários recursos exclusivos, entre os quais um que permite que as rodas traseiras e dianteiras tenham um movimento diagonal do veículo. As rodas de 22″ e os pneus de 35″ facilitam transitar em áreas alagadas com mais de 60 cm de profundidade.

Com design futurista, o GMC Hummer EV tem linhas angulosas e visual robusto. Além do pacote “off-road extremo”, o modelo inicial tem o teto Infinity com painéis transparentes modulares, acabamento interno exclusivo e exterior branco


Até 2024, todos os anos depois da “Edition 1”, será lançada mais três níveis de acabamento e motorização levando à versão básica mais barata por US$ 80.000. A GM decidiu abrir reservas da Edition 1 com um depósito de US$ 100. Cerca de uma hora depois, a empresa informou que as reservas firam esgotadas na quantidade de produção prevista para o próximo ano.

Unindo fama e eletrificação a GM aposta no sucesso dos seus veículos da geração elétrica… Afinal, hoje os carros eletrificados estão no cento do debate da política norte-americana: se o candidato Joe Biden vencer a eleição presidencial, promete revolucionar por completo a indústria automotiva local em 10 anos.

Fonte: IG CARROS

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Procura por seminovos de marcas japonesas cresce 46%, diz plataforma

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Honda Civic EXR
Renato Maia/Falando de Carros

Toyota Corolla também está a lista dos seminovos mais procurados na plataforma de compra e venda OLX

Os brasileiros estão procurando mais carros seminovos de fabricantes japonesas , segundo o levantamento publicado pela plataforma de compra e venda de veículos OLX. O crescimento das buscas foi de 46% em agosto de 2020, na comparação com o mesmo mês no ano anterior, sendo que os grandes destaques foram Toyota Corolla, Honda Civic e Toyota Hilux.

A OLX ainda revela que Honda , Toyota , Nissan , Mitsubishi , Suzuki , Subaru , Mazda e Lexus foram responsáveis por 16% da procura total de veículos na plataforma e 14% das vendas em agosto.

Para Flávio Passos, diretor de vendas de automóveis da OLXs, os carros japoneses conquistam pela confiança. “Os modelos japoneses costumam se destacar pela confiabilidade, durabilidade e baixa manutenção, o que pode ter uma ótima relação entre custo e benefício adequada à realidade do consumidor neste momento [de pandemia]”, afirma.

Honda Fit
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Honda Fit é o compacto mais buscado na plataforma de vendas de seminovos

O mix de buscas das fabricantes japonesas em agosto foi: Toyota (38%), Honda (34%), Mitsubishi (14%), Nissan (11%) e Suzuki (2%). Entre as mais vendidas, o ranking foi liderado por Honda (38%), Toyota (36%) e Nissan (14%), seguidas de Mitsubishi (10%) e Suzuki (2%).

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Os cinco modelos mais buscados na plataforma da OLX foram Honda Civic (18%), Toyota Corolla (18%), Toyota Hilux (15%), Honda Fit (7%) e Mitsubishi L200 (6%). Já os modelos mais vendidos foram Toyota Corolla (19%), Honda Civic (17%), Toyota Hilux (10%), Honda Fit (10%) e Toyota Etios (5%). 

Fonte: IG CARROS

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