Política MT

Projeto destina recursos arrecadados pelo Femam para combate às queimadas em MT

Publicado


.

Se aprovado o projeto, os recursos serão utilizados para compra de equipamentos

Foto: Marcos Lopes

Visando à aquisição de equipamentos, de forma emergencial, para a implementação de ações e o enfrentamento ágil das situações de emergência ambiental, o deputado sargento Elizeu Nascimento (DC) apresentou, na quarta-feira (23), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o Projeto de Lei  nº 831/2020, que destina a aplicação de parte dos recursos arrecadados pelo Fundo Estadual do Meio Ambiente (Femam) para combater o desmatamento, as queimadas, os incêndios florestais e os desastres naturais originários em solo mato-grossense.

Caso o projeto seja aprovado, os recursos poderão ser utilizados para a compra de roçadeiras, mangueiras, sopradores, tanques para armazenamento de água, veículos, maquinários e até aeronaves.

“A população de Mato Grosso e a nossa fauna e flora têm sofrido muito com os incêndios acontecidos em nossos municípios, principalmente esse no Pantanal, que tem causado verdadeiros desastres ao meio ambiente, com a devastação das nossas matas e a mortandade de animais silvestres, configurando prejuízos incomensuráveis à biodiversidade, por isso peço aos meus colegas de Parlamento a urgente aprovação desse projeto”, declarou Nascimento.

Neste ano, os municípios mato-grossenses mais afetados pelos incêndios são Poconé, Barão de Melgaço e Cáceres – todos na região do Pantanal.

Quando o cidadão encontrar um foco de incêndio, por menor que ele seja, deve entrar em contato com o Corpo de Bombeiros de MT pelo telefone 193.

Veja Mais:  Estreante na política, candidato a vereador por Cuiabá, figura entre os 15 primeiros em pesquisa

Fonte: ALMT

Política MT

Deputados se reúnem com comandantes do 9° Comando Regional e 8° Batalhão da PM de Alta Floresta

Publicado

Os parlamentares cumpriram agenda no município pela Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Mato Grosso

Deputados estaduais em reunião no 9° Comando Regional da PM de Alta Floresta

Os tenentes-coronéis Adnilson Arruda e Victor Prado, respectivamente, comandantes do 9° Comando Regional e do 8° Batalhão de Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do polo regional de Alta Floresta (MT), se reuniram com os deputado estaduais Delegado Claudinei (PSL), Romoaldo Júnior (MDB) e Ulysses Moraes (PSL) para apresentarem os trabalhos desenvolvidos pela instituição.

Este encontro atende os trabalhos da Comissão de Segurança Pública e Comunitária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) que realiza os devidos levantamentos sobre as forças de segurança e, consequentemente, conforme as necessidades, realizam a articulação junto ao governo estadual e a Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp).

Efetivo

Atualmente, o Comando Regional conta com quadro de servidores de 142 militares para atender oito municípios, sendo que 15 atuam diretamente na Força Tática. De acordo com Arruda, uma estimativa para melhorar o atendimento da corporação seria três vezes o efetivo atual.

“Avalio que essa falta de efetivo é uma questão presente dentro das instituições tanto da Polícia Militar como da Polícia Civil de Mato Grosso. É necessário um novo concurso para que essa lacuna seja preenchida dentro das instituições de segurança pública. Vamos ver se, no próximo ano, poderemos contar com novos concursos públicos”, posiciona Claudinei.

Veja Mais:  Após cobrança do deputado Thiago Silva, Secretário de Saúde garante funcionamento de leitos covid em Rondonópolis

Sobre as reformas e adequações que já ocorreram dentro da unidade, o Comando Regional contou com o apoio do Rotary Clube Alta Floresta, explica Arruda. Ele aponta que as unidades relacionadas à unidade, como os Pelotões de Apiacás, Nova Monte Verde e Nova Bandeirantes, a 3ª Companhia de Colíder e o Núcleo de Carlinda necessitam de reformas em suas estruturas físicas.

Em relação à aquisição de novos armamentos, o comandante considera que ampliar o quantitativo de armas seria ideal para situações excepcionais, como confrontos entre militares e bandidos.

A Comissão de Segurança Pública é integrada pelos seguintes deputados estaduais: o presidente Delegado Claudinei, o vice-presidente Sílvio Fávero (PSL), os membros titulares Thiago Silva (MDB), Elizeu Nascimento (DC) e Ulysses Moraes.

Região – Além de Alta Floresta, o 9° Comando Regional da PM atende os municípios de Apiacás, Carlinda, Colíder, Nova Bandeirantes, Nova Canaã do Norte, Nova Monte Verde e Paranaíta.

Continue lendo

Política MT

Após cobrança do deputado Thiago Silva, Secretário de Saúde garante funcionamento de leitos covid em Rondonópolis

Publicado

Foto: Assessoria

O deputado estadual Thiago Silva, representante da região sudeste do estado, está acompanhando de perto as tratativas do Estado para a transferência das UTIs Covid do Hospital Regional para a Santa Casa, e a volta da realização das cirurgias eletivas no Hospital Regional de Rondonópolis. Thiago ligou para o secretário de saúde Gilberto Figueiredo cobrando que sejam mantidas o mesmo número de leitos UTI para covid, tendo a Santa Casa como alternativa.

Thiago recebeu essa demanda por ligações, rede social e teve conhecimento de um documento do Hospital Regional de Rondonópolis que fala que a partir de hoje, o hospital não será mais referência para pacientes com covid.

“A população da nossa cidade ficou preocupada com a informação que abala diretamente o atendimento a pessoas com coronavírus, pois a pandemia ainda está presente, e por ligação falei neste domingo (18) com o secretário de Estado Gilberto que garantiu para mim que vai manter em Rondonópolis o mesmo número de leitos de UTI covid, que atende toda a região”, disse o deputado Thiago.

De acordo com o Secretário Gilberto, as UTIs do Regional serão fechadas, somente após o funcionamento de novas 10 UTIs na Santa Casa. Gilberto informou que a necessidade da transferência das UTIs para a Santa Casa em razão dos pacientes de cirurgias eletivas do Regional não serem contaminados com Covid.

Veja Mais:  Deputados identificam falta de efetivo na Delegacia Regional de Alta Floresta

Silva continuará a acompanhar o encaminhamento da reunião entre a Secretaria de Saúde e Santa Casa para buscar a solução e manter ou aumentar o número de leitos de atendimento ao coronavírus, importante para mais de 15 cidades da região sudeste e sul.

Continue lendo

Política MT

Hospital Regional de Rondonópolis suspende atendimentos de pacientes com Covid-19

Publicado

Deputado Claudinei questiona o motivo do Hospital Regional do município encerrar o atendimento aos pacientes com o novo coronavírus

Foto: Assessoria

O Hospital Regional de Saúde de Rondonópolis, referência nas regiões sul e sudeste de Mato Grosso, em que realiza atendimento por meio da Central de Regulação, Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ou Unidades Básicas de Saúde (UBS) – informou por meio de comunicado que, a partir desta segunda-feira (19), não fará mais atendimentos para pacientes infectados pela Covid-19. O deputado Delegado Claudinei se mostrou indignado com o descaso do governo de Mato Grosso e a falta de apoio da prefeitura municipal com a população de Rondonópolis e região.

De acordo com a diretora-geral do Hospital, Kênia de Lima Gomes, após reunião com o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES), Gilberto Figueiredo, a ordem de serviço para prestação de serviços médicos nas clínicas A e B para pacientes com Covid-19 serão encerradas ao finalizar a regulação do último paciente. Também, foi citado que a Central de Regulação será avisada para não encaminhar novos pacientes para a unidade hospitalar.

“Mais uma notícia triste para a saúde de Rondonópolis. Este documento que foi amplamente divulgado pelo Hospital Regional do município que diz que não é mais referência para o atendimento aos pacientes com Covid-19 e que deverão ser referenciados por outras unidades de saúde para atender essa especialidade. Será que acabou a pandemia em Rondonópolis e região? Será que não existe mais essa pandemia, mais de 500 mil habitantes que dependem deste hospital?”, questiona Claudinei.

Veja Mais:  Politec de Alta Floresta em condições insalubres para os servidores, denunciam deputados

Requerimento

Em sessão ordinária na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), no dia 7 de outubro, o parlamentar apresentou requerimento de n.° 548/2020 ao secretário Gilberto para obter esclarecimentos e informações a respeito da suspensão de procedimentos cirúrgicos por falta de materiais na unidade.

“Este requerimento foi para ter informações da gestão do Hospital Regional de Rondonópolis, considerando que vídeos e notícias foram encaminhados para o gabinete, narrando a lotação de pacientes nos boxes e que eles aguardam os procedimentos cirúrgicos, os quais foram suspensos por falta de materiais. Indaga-se sobre a gestão hospitalar e se as informações são verídicas. Em caso positivo, quais motivos levaram a unidade não possuir tais materiais”, explicou Claudinei.

O parlamentar comenta que até o momento não teve um retorno da Secretaria de Saúde do governo estadual. “Já basta o nosso prefeito Zé do Pátio não ter instalado nenhuma UTI (Unidade de Terapia Intensiva), nenhuma parceria firmada com todo este recurso federal para o combate e enfrentamento à Covid-19. O prefeito não está nem aí! Está dançando e festando na campanha política. Absurdo deixar a população desassistida. Será que a Santa Casa vai dar conta de atender todos os pacientes com Covid-19? Não é possível Rondonópolis ser abandonada. Esperamos ter uma resposta urgente”, queixa o parlamentar.

Gestão – Claudinei se mantém atento aos trabalhos do Hospital Regional de Rondonópolis, tanto que já apresentou outras proposições na Casa de Leis. Dentre elas, estão informações sobre a falta de leitos que ocasionou atendimento de pacientes nos corredores da unidade, falta de pagamento aos médicos e de falta de Equipamentos de Proteção Individual – EPIs, a necessidade de implantação de leitos de UTI, reforma de telhado do hospital, aquisição de 25 computadores para implantação de prontuário eletrônico de pacientes e de dois grupos de geradores de energia de 500 Kva.

Veja Mais:  TV Assembleia exibirá entrevistas com candidatos às prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande

Continue lendo

CAMPANHA COVID-19 ALMT

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana