Política MT

Projeto que autoriza uso de drones pela segurança pública é aprovado em primeira votação

Publicado


Foto: Marcos Lopes

Na sessão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) de quarta-feira (19), os deputados aprovaram, em primeira votação, dois projetos de lei do deputado estadual sargento Elizeu Nascimento (DC) que são ações importantes para a população.

O primeiro projeto (PL n°512/2020) autoriza e disciplina o uso de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), popularmente conhecidos como drones, por órgãos de segurança pública. A propositura propõe que órgãos da segurança pública deverão optar pela utilização dos Vants capazes de armazenar e transmitir imagens nas funções de investigação e de policiamento ostensivo, desde que respeitadas à vida, a integridade física, a intimidade, a privacidade e a imagem das pessoas.

“Em várias situações, como na atuação de inteligência policial, no monitoramento ambiental, de trânsito ou de fronteiras, no apoio de alvos e no suporte a operações policiais, esses dispositivos podem permitir a visualização remota de áreas muito perigosas, extensas ou de difícil acesso, substituindo os helicópteros ou a presença física de policiais, de modo mais barato, rápido e seguro”, afirmou Nascimento.

O segundo é o Projeto de Lei n°467/2020 que dispõe sobre as obras públicas estaduais ou em parceria, paralisadas, inacabadas, desativadas. O presente Projeto de Lei objetiva operacionalizar o disposto na Constituição Federal e na Lei de Responsabilidade Fiscal em relação às obras do Estado paralisadas ou inacabadas.

“Quando se paralisa uma obra, deixa-se de fazer investimentos, de gerar empregos e de atender às demandas da sociedade nas áreas de saúde, segurança educação, transporte e outras necessidades indispensáveis à sociedade”, declarou o parlamentar.

Veja Mais:  Alan Porto será ouvido em Plenário nesta quarta-feira (25) sobre medidas do governo que afetam a educação pública

O deputado reforçou que aprovações, destas proposições, são de grande relevância para resguardar e proteger a população mato-grossense. Agora, o projeto segue para segunda votação, e caso seja aprovado segue para sanção do governo do estado.

 

Fonte: ALMT

Política MT

Deputado Thiago Silva cobra construção de nova escola no Distrito de Boa Vista

Publicado


Deputado Thiago Silva visita o distrito de Boa Vista

Foto: HENRIQUE COSTA PIMENTA BRAGA

O deputado estadual Thiago Silva apresentou a Indicação nº 5210/2020, na Assembleia Legislativa, para que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) possa priorizar a construção do novo prédio da Escola José Rodrigues dos Santos, no Distrito de Boa Vista, em Rondonópolis. A sede da escola foi condenada pela equipe técnica da Seduc, que esteve na unidade escolar e fez o levantamento da situação do prédio, detectando péssimas condições na estrutura.

O parlamentar esteve, na manhã de terça-feira (24), na unidade escolar no distrito, reunido com a diretoria para averiguar a situação do prédio e, durante a tarde, em reunião com o secretário estadual de Educação, Alan Porto, cobrando apoio da Seduc para agilizar o processo administrativo de construção de uma nova escola.

“Estamos cobrando da Seduc para que possa priorizar as obras na zona rural de Rondonópolis e recebemos essa demanda de uma nova construção, que vai garantir mais estrutura e qualidade no ensino para os alunos do campo”, disse Silva.

Thiago Silva presidiu a Comissão de Educação na ALMT e garantiu a reforma das escolas Emanuel Pinheiro e Marechal Dutra nesta gestão.

Fonte: ALMT

Veja Mais:  Deputado Thiago Silva cobra construção de nova escola no Distrito de Boa Vista
Continue lendo

Política MT

Deputado Claudinei homenageia servidores da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes

Publicado


Cerca de 40 servidores, entre delegados, escrivães e investigadores, foram homenageados

Foto: SAMANTHA DOS ANJOS FARIAS

Os servidores da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE) da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJC) de Cuiabá (MT), na terça-feira (24), receberam o reconhecimento público pelos trabalhos relevantes prestados para a sociedade mato-grossense com a Moção de Aplausos de  n.º 1.280/2019, concedida pelo deputado estadual Delegado Claudinei (PSL). Três delegados de polícia, nove escrivães e 29 investigadores foram agraciados com a homenagem.

A unidade, que atua no combate ao tráfico de drogas, teve um aumento neste ano de mais de 38% do número de inquéritos policiais instaurados em relação aos últimos anos. De acordo com o delegado titular da DRE, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, a equipe de policiais atinge, a cada ano, números expressivos. “Este ano de 2020, batemos todos os recordes de prisões e apreensões de drogas. Semana passada, chegamos a um número de mil inquéritos policiais que nunca tínhamos alcançado essa quantidade, sendo que sempre era no máximo 800”, explica.

Moção – Durante a explanação, Vitor Hugo – que foi um dos homenageados – salientou que conhece Claudinei desde o ano de 2007, quando o substituiu e assumiu a delegacia do Vale de São Lourenço, nos municípios mato-grossenses de Jaciara e Juscimeira, onde teve uma experiência árdua e que o parlamentar deixou um trabalho reconhecido perante a sociedade.

Veja Mais:  Deputado Thiago Silva cobra construção de nova escola no Distrito de Boa Vista

“Desde essa época, nos tornamos amigos. Ele é um excelente delegado, tem um trabalho brilhante à frente da Assembleia Legislativa como deputado. Fico muito honrado e, nesta missão, fico muito feliz com este reconhecimento em todo estado e toda a sociedade. Aproveito para agradecer toda a equipe, a família DRE, equipe de guerreiros. Essa moção é de 2019, com os excelentes trabalhos realizados. Agradeço a cada um de vocês pelo sangue, dedicação, e agradeço o deputado por este reconhecimento”, posiciona o delegado titular.

Delegado Claudinei expôs aos presentes que, se hoje atua como parlamentar estadual, se deve à instituição da Polícia Civil, que confiou nele, principalmente nos dois anos como delegado regional, em Rondonópolis (MT), em que teve que atender 21 delegacias em 15 municípios das regiões sul e sudeste de Mato Grosso. “Isso realmente me possibilitou entrar na política para tentar fazer algo em favor da segurança pública, principalmente por essa instituição que faz parte da minha vida. Em Mato Grosso, busco ajudar todas instituições da melhor forma. Sempre via trocar governo e não via ninguém se mexer para a segurança”, esclarece o parlamentar.

Em relação à moção de aplausos, Claudinei conta que só tem que parabenizar a equipe da DRE pelos trabalhos desenvolvidos até hoje, como também importantes ações realizadas no ano passado, que garantiram o reconhecimento público por ter demonstrado ser um trabalho diferenciado e com resultados. “Como representante da sociedade em nível estadual, é uma satisfação proporcionar essa singela homenagem. Vocês são merecedores!”, conclui o deputado, que atuou por 18 anos como delegado de polícia na PJC.

Veja Mais:  O presente do governador aos negros de Mato Grosso

DRE – Desde dezembro de 2008, a DRE foi reativada para centralizar informações sobre o tráfico de drogas, com atuação no enfrentamento ao tráfico interestadual. Em destaque, a unidade atende todas as ocorrências relacionadas a Cuiabá e Várzea Grande.

Fonte: ALMT

Continue lendo

Política MT

O presente do governador aos negros de Mato Grosso

Publicado


Num país em que 75% dos presos são negros e negras, o governador Mauro Mendes mais uma vez mostra sua face cruel, carregada de preconceito, e escolhe o Dia da Consciência Negra para inaugurar o raio 6 da Penitenciária Central de Cuiabá.

A população negra esperava para este dia a apresentação de programas de resgate da cidadania e de oportunidades de emprego e educação.

Quando, há 132 anos, o Brasil se viu forçado pelo mercado internacional a abolir a escravidão, haja vista ser o único país que ainda mantinha esta prática, a princesa Isabel assinou a Lei Áurea. No entanto, não concedeu aos pretos e pretas acesso a trabalho remunerado e educação. Enquanto isso, os “donos dos escravos” forçavam a coroa portuguesa a desenvolver políticas para trazer ao Brasil europeus brancos como mão de obra remunerada.

Tais injustiças governamentais, em fina sintonia com as casas brancas brasileiras, formaram o embrião das desigualdades que jamais foram reparadas em nosso país. Os pretos e pretas, sem casa, sem comida, sem escola, sem terra e sem esperança subiram os morros para construírem seus tetos; formando, mais do que favelas, espaços de resistência, de samba e de fortalecimento da fé pelas religiões de matriz africana.

A ausência de oportunidades construiu, ao longo destes 132 anos,  um abismo infeliz entre brancos e negros. Em relação à renda, 1% dos brasileiros ganham os maiores salários no Brasil, dos quais somente 12,4% são negros e negras. Na outra ponta, dos 10% mais pobres, com renda de até R$ 130 reais por pessoa, 76% são negros e negras.

Veja Mais:  Secretaria de Planejamento Estratégico realiza capacitação interna para discutir Plano Tático

Há três anos, o Brasil se tornou o 3º país do mundo que mais encarcera, ultrapassando a Rússia e ficando atrás apenas da China e dos EUA, que é o campeão. Dos 812 mil habitantes nas masmorras brasileiras, 609 mil são negros, contra apenas 203 mil brancos.

Basta olhar para os números para compreendermos que as raízes das desigualdades são as responsáveis por termos governantes como Mauro Mendes, que se preocupa mais em inaugurar prisões para os negros do que oportunizar-lhes políticas públicas de acesso à educação, moradia, trabalho, saúde e dignidade. 

Neste Mês da Consciência Negra, desejo que possamos revisitar o passado tão cruel com os pretos e pretas e ao fazê-lo pedir desculpas a Zumbi e Dandara dos Palmares, Tereza de Benguela, Zeferina, Adelina Charuteira, Luís Gama, entre tantos negros e negras que doaram a vida na luta por uma liberdade que governantes cruéis e preconceituosos insistem em negar-lhes.

Espero que o governador de Mato Grosso reflita sobre a maldade do seu pensado e planejado simbólico presente aos negros e negras de Mato Grosso e que ele não instale no centro do raio 6 um pelouro para descerrar a faixa sobre a placa de inauguração. Por fim, peço a Deus, nosso Senhor, que apiede-se de sua alma tão carregada de maldades.

Viva Zumbi dos Palmares! Viva o dia de termos consciência das maldades praticadas contra negros e negras para que deixem de ocorrer neste país!

Veja Mais:  PLOA 2021 é discutido em audiência pública na ALMT

*Valdir Barranco é deputado estadual e presidente do Partido dos Trabalhadores em Mato Grosso.

Fonte: ALMT

Continue lendo

CAMPANHA COVID-19 ALMT

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana