conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Nacional

PSB anuncia saída do Foro de São Paulo e aprova resolução com críticas a Maduro

Publicado

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) realizou reunião em seu Diretório Nacional arrow-options
Divulgação

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) realizou reunião em seu Diretório Nacional

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) aprovou nesta sexta-feira (30), em seu Diretório Nacional, por unanimidade, uma resolução que repudia o que chama de “violações de direitos
humanos praticadas pelo governo venezuelano”, e oficializa a saída do partido do Foro de São Paulo . O anúncio tem como objetivo, também, distanciar o PSB do PT, que mantém apoio ao governo de Nicolás Maduro .

Leia também: Átila Lira é expulso do PSB por ter votado a favor da reforma da Previdência

A decisão do PSB de condenar ações do governo de Maduro vai ao encontro do relatório da alta comissária das Nações Unidas (ONU) para direitos humanos, Michelle Bachelet, ex-
presidente do Chile, que em julho criticou o governo da Venezuela por “graves violações de direitos”.

“O Diretório Nacional do PSB resolve] manifestar seu repúdio às violações de direitos humanos praticadas pelo governo venezuelano, descritas no relatório da Alta Comissária das
Nações Unidas para Direitos Humanos, Michelle Bachelet, típicas de regimes autoritários, como bem observado pelo ex-presidente do Uruguai José Mujica”, diz trecho da resolução.

Leia também: Delegado assessor de líder do PSL na Câmara é preso em operação

Além de criticar a Venezuela, o PSB decidiu sair do Foro de São Paulo. Permanecem como membros da organização de governos de esquerda, PT , PDT, PCdoB, PCB, PPL e PPS.

Veja Mais:  Projeto obriga município a custear deslocamento de paciente para tratamento

Apesar de defender que Maduro siga as recomendações de Bachelet e liberte “todas as pessoas privadas arbitrariamente de sua liberdade”, a sigla critica as sansões econômicas dos
Estados Unidos ao país sul-americano.

O PSB disse não reconhecer a autoridade do presidente autoproclamado Juan Guaidó e se posicionou contra ações militares na Venezuela, que já foram consideradas pelo presidente
estadunidense, Donald Trump.

O deputado federal e líder da oposição na Câmara dos Deputados, Alessandro Molon , disse que o partido não está mais com Maduro.

“Essa é uma decisão muito importante do PSB , que honra suas origens, de partido que nasceu como contraponto a propostas que se diziam progressistas mas que eram autoritárias.
Não abrimos mão de nosso compromisso com a democracia e com os direitos fundamentais. Estamos com Bachelet e Mujica, não com Maduro”, concluiu.

Leia também: Bolsonaro lê manchetes de jornais e diz que foram combinadas; vídeo

Quando foi fundado, em 1990, convocado pelo PT, o Foro de São Paulo buscava rearticular a esquerda latino-americana em meio ao fim da Guerra Fria e a governos que lançavam
pacotes de austeridade fiscal para colocar suas economias em ordem.

Comentários Facebook

Nacional

Projeto obriga comércio a oferecer meios para clientes higienizarem as mãos

Publicado


.
Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Audiência Públcia - Tema: Instrumentos de Avaliação da Deficiência. Dep. Maria Rosas (REPUBLIC-SP)
Deputada Maria Rosas, autora do projeto de lei

O Projeto de Lei 2799/20 obriga clientes de estabelecimentos comerciais, durante a pandemia de Covid-19, a higienizarem as mãos antes de entrar em estabelecimentos comerciais. Para tanto, o texto exige que os estabelecimentos ofereçam em suas instalações meios para a higienização adequada das mãos. O texto está sendo analisado pela Câmara dos Deputados.

A deputada Maria Rosas (Republicanos-SP), autora do projeto, diz que o objetivo é prevenir e evitar a transmissão de enfermidades infecciosas como o novo coronavírus. “Ainda é incerto se o isolamento social é a melhor opção e ainda há quem questione a validade do uso de máscaras por toda a população, por exemplo. No entanto, uma medida tem sido de aceitação e valorização unânime desde sempre: a necessidade de se higienizar as mãos”, disse.

Segundo ela, já é comum perceber em estabelecimentos que permanecem abertos a oferta de álcool em gel a 70% para que os clientes higienizem as mãos. “Método confiável e dos mais práticos”, disse a deputada.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Roberto Seabra

Comentários Facebook
Veja Mais:  Projeto prevê que plano diretor de cidade com pouca chuva tenha diretrizes para uso de água
Continue lendo

Nacional

Senado pode votar destinação de R$ 160 milhões para instituições de idosos

Publicado


.

Está na pauta do Plenário do Senado um projeto que dispõe sobre a destinação de R$ 160 milhões para instituições sem fins lucrativos que cuidam de idosos (PL 1.888/2020). Os recursos, do Fundo Nacional do Idoso, serão administrados pelo Ministério dos Direitos Humanos. O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) lembra que os idosos formam um dos grupos de risco da covid-19 e o senador Flávio Arns (Rede-PR) defende políticas públicas definitivas para essa faixa da população. A reportagem é de Rodrigo Resende, da Rádio Senado

Comentários Facebook
Veja Mais:  Projeto obriga município a custear deslocamento de paciente para tratamento
Continue lendo

Nacional

PF vai investigar vazamento de dados de Bolsonaro e outras autoridades

Publicado


.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, informou hoje (2) que a Polícia Federal vai investigar o vazamento de informações pessoais do presidente Jair Bolsonaro, seus familiares e outras autoridades por um grupo de hackers. Uma das contas do Twitter que supostamente pertence ao grupo foi suspensa por causa da ação.

Em publicação no Twitter, o ministro Mendonça explicou que as investigações devem apurar crimes previstos no Código Penal, na Lei de Segurança Nacional e na Lei das Organizações Criminosas.

 

Edição: Valéria Aguiar

Comentários Facebook
Veja Mais:  Projeto permite recontratações dentro de 90 dias, sem sanções, durante a pandemia de Covid-19
Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana