Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Policial

Registros de estupro aumentam 4,4% em Mato Grosso em 2017

Publicado

Dados do 12º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgados nesta quinta-feira (09.08), pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, apontam aumento dos casos de estupro em Mato Grosso em 4,4% no ano de 2017, em comparação com 2016.

Foram 1.705 registros, contra 1.614, respectivamente. Segundo o levantamento, a taxa de ocorrências foi de 51 casos para 100 mil habitantes no ano passado e de 48,8 no ano retrasado.

Os números de tentativa de estupro também apresentaram aumento de 16,4% em 2017, quando houve 192 casos, em relação ao ano anterior, que registrou 163 ocorrências. Isso representou 5,7 casos a cada 100 mil habitantes no ano passado e 4,9 em 2016. De acordo com o artigo 213 do Código Penal Brasileiro, o estupro é o ato de constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso.

Considerado um dos crimes mais violentos, é classificado como hediondo. A pena é de seis a 10 anos de reclusão, e pode aumentar para oito a 12 anos se houver lesão corporal da vítima ou se a vítima possuir entre 14 e 18 anos de idade, e para 12 a 30 anos se a conduta resultar em morte.

Para o delegado-adjunto da Delegacia de Mulher, Criança e Idoso de Várzea Grande, Cláudio Álvares Santana, o aumento no número de registros é reflexo do empoderamento das mulheres. “Este é um fenômeno parecido com o que ocorreu com a Lei Maria da Penha, quando as mulheres passaram a ter mais coragem e se sentirem seguras em denunciar crimes de violência doméstica. As denúncias feitas por terceiros e a procura pelas próprias vítimas que sofrem o estupro aumentam a cada ano, por isso há mais registros de casos desta natureza”.

Veja Mais:  Polícia Civil realiza evento em comemoração ao aniversário de 177 anos da instituição em MT

A resposta aos crimes de tentativa e de estupro consumado é outro aspecto destacado. Na especializada de Várzea Grande, por exemplo, uma média de nove a cada 10 casos é solucionado, com autoria identificada. Ele ressalta, ainda, que com a realização de capacitações, esta conscientização foi priorizada pelos servidores dos órgãos de segurança.

“Antigamente, as mulheres não tinham coragem de ir até a delegacia para registrar sequer uma tentativa de estupro, pois a cultura machista, muitas vezes, inibia a vítima. Mas isso mudou, e hoje temos delegacias especializadas, com atendimento individualizado e integral respeito à mulher”, acrescenta o delegado.

Comentários Facebook

Policial

PRF dá início ao FETRAN 2025 com etapa em Primavera do Leste/MT

Publicado

Entre os dias 9 e 13 de junho, a cidade de Primavera do Leste/MT sediou a abertura oficial do FETRAN – Festival Estudantil Temático de Teatro para o Trânsito, promovido pela Polícia Rodoviária Federal em parceria com  a SEDUC e DETRAN/MT.

Nesta primeira etapa, foram apresentados 25 espetáculos teatrais, distribuídos nas categorias Infantil, Infantojuvenil, Juvenil e Especial, com sessões realizadas nos turnos da manhã, tarde e noite. As apresentações levaram ao palco reflexões sobre o comportamento no trânsito, cidadania e valorização da vida, por meio da linguagem artística e educativa.

O público foi composto por alunos de escolas públicas municipais, estaduais, federais e particulares, além de pais, professores, servidores da PRF e autoridades locais, reforçando o envolvimento da comunidade na construção de um trânsito mais seguro e humano.

Em 2025, o FETRAN celebra sua 20ª edição, consolidando-se como uma das mais importantes ações de educação para o trânsito no país. Ao longo de duas décadas, o festival tem promovido a transformação de atitudes por meio da arte, com participação ativa de estudantes, professores e famílias.

O FETRAN segue agora para outras cidades mato-grossenses. Confira o cronograma das próximas etapas:

  • Etapa Aricá Mirim – Campo Verde: 04 a 08/08

  • Etapa Várzea Grande – Várzea Grande: 11 a 15/08

  • Etapa Guaporé – Campos de Júlio: 25 a 29/08

  • Etapa Cuiabá – Cuiabá: 01 a 05/09

  • Etapa Teles Pires – Sorriso: 08 a 12/09

  • Etapa Estadual – Cuiabá: 29/09 a 03/10

Veja Mais:  Polícia Civil realiza evento em comemoração ao aniversário de 177 anos da instituição em MT

O FETRAN é uma das maiores iniciativas de educação para o trânsito no país e, em Mato Grosso, já impactou milhares de estudantes e famílias, unindo arte, cidadania e transformação de atitudes.

Fonte: PRF – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Polícia Civil prende mulher suspeita de maus-tratos contra gatos em Cuiabá

Publicado

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema), prendeu, nesta sexta-feira (13.6), no Bairro Porto, em Cuiabá, uma mulher, de 28 anos, suspeita de maus-tratos contra animais.

As investigações tiveram início nessa quarta-feira (11.6), após a presidente de uma ong de proteção a animais de Cuiabá procurar a Dema para denunciar um casal que, supostamente, estava descumprindo um ato de formalidade de adoção.

Segundo a presidente da ong, o casal havia adotado um gato com a entidade e, de forma verbal, firmado um termo de responsabilidade em que, após a adoção, informariam o estado do animal. No entanto, não vinham dando notícias.

A denunciante disse, ainda, que havia recebido informações de outros protetores que esse mesmo casal estaria adotando gatos e depois tendo as mesmas ações, de não dar satisfação sobre o estado dos animais que adotam.

Diante disso, a presidente da ong realizou a denúncia pedindo que fosse investigado o paradeiro dos animais que foram entregues ao casal, visto que não estava mais conseguindo localizá-los, nem mesmo pelas redes sociais ou telefone, e já havia sido ameaçada verbalmente pela suspeita do sexo feminino.

Prisão

Após investigações, na manhã desta sexta-feira (13.6), por volta das 10 horas, uma equipe da Polícia Civil foi até a residência da suspeita, no bairro Porto, em Cuiabá. Os policiais haviam sido informados que o gato adotado havia sido morto e o corpo descartado em um terreno na rua de baixo da casa da investigada.

Veja Mais:  Em menos de 24hs de latrocínio ocorrido no Jardim Ipiranga outro estabelecimento comercial é assaltado no bairro

Ao ser localizada, a suspeita não colaborou com os policiais e ficou em silêncio. Na casa dela, foi encontrado um filhote de cachorro, que foi resgatado e entregue à presidente da ong, que havia realizado a denúncia. Também foram encontradas várias rações para gato, mas nenhum felino foi localizado. Um lençol com sangue também foi encontrado.

A suspeita foi detida e encaminhada para a Dema, onde passará por interrogatório e ficará à disposição da Justiça. O corpo do gato que havia sido adotado foi localizado pelos policiais. O segundo suspeito denunciado não foi localizado.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

PM prende dois homens portando arma de fogo além de munições e 83 porções de entorpecentes

Publicado

Policiais militares do 7º Comando Regional, apreenderam, nesta quinta-feira (12.6), em duas abordagens distintas, 83 porções de entorpecentes, uma arma de fogo e 57 munições em Tangará da Serra (242 km de Cuiabá). Nas ações, dois homens foram presos em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no município.

Por volta das 17 horas, policiais militares da Companhia de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (Raio) receberam informações das equipes da Agência Regional de Inteligência, de que um homem, em uma motocicleta vermelha, estaria comercializando entorpecentes nas proximidades da praça central do município.

Os militares intensificaram o policiamento na região e identificaram o suspeito de frente a uma residência. O homem correu para o fundo do imóvel no intuito de fugir da abordagem, mas sem sucesso. Os policiais flagraram com ele cinco porções de cocaína.


O indivíduo confessou que continha mais drogas escondidas dentro do seu guarda roupa. Em buscas no local, foram encontradas outras 78 porções, entre cocaína e pasta base e embaladas prontas para serem vendidas. Foram recolhidas duas balanças de precisão, R$ 162, dois rolos de plástico filme e um aparelho celular.

Já as equipes do 19º Batalhão receberam denúncia de que um homem supostamente embriagado, portando uma arma de fogo na cintura, estaria proferindo diversas ameaças contra pessoas em um bar, na Rua Rio de Janeiro. Diante da situação, os militares identificaram o suspeito em um veículo Gol, cor cinza.

Veja Mais:  Ação rápida da PM recupera caminhonete furtada no Bairro Novo Horizonte

O homem foi abordado e flagrado com uma arma de fogo tipo pistola calibre 9 milímetros com nove munições, além de uma faca com cabo amarelo. Os policiais realizaram um teste de bafômetro e constataram que o suspeito estava embriagado. Ao ser detido e encaminhado à delegacia, a esposa do suspeito entregou aos policiais dois carregadores de pistola e mais 48 munições.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Fonte: PM MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana