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Salvem os sedãs médios!

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Entre os sedãs médios, o Toyota Corolla é único que vende bem, com média de 4,7 mil emplacamentos por mês em 2018
Renato Maia/iG

Entre os sedãs médios, o Toyota Corolla é único que vende bem, com média de 4,7 mil emplacamentos por mês em 2018

Há pouco mais de um ano, este blog cravava que a febre dos SUVs estava matando o segmento dos hatches médios, mas que os sedãs desse porte estavam resistindo bravamente à concorrência dos “altinhos”. Pois não estão mais. Se você é um daqueles que ainda brada “salvem as peruas!”, num misto de nostalgia e esperança, saiba que elas morreram, os hatches médios estão na UTI, desenganados, e os sedãs médios também inspiram atenção. Como não dá para salvar os que já se foram, o lema da vez deveria ser: “Salvem os sedãs médios!”

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Exagero? Historicamente, sedãs médios
correspondem a 1 em cada 10 automóveis vendidos no Brasil (excluídas picapes e outros comerciais leves). No ano passado, Toyota Corolla e cia ficaram com 8,5% do bolo, uma participação relevante, mesmo com tantos SUVs rondando por aí. Mas neste ano a situação está ficando preocupante. Até julho, os sedãs médios representaram apenas 7,2% das vendas no ano. E a participação vem caindo mês após mês. Em julho, apenas 6,2% dos emplacamentos foram desses queridos três-volumes.

Jeep Compass é um dos SUVs opositores dos sedãs médios. Foram 33 mil emplacamentos apenas na metade de 2018
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Jeep Compass é um dos SUVs opositores dos sedãs médios. Foram 33 mil emplacamentos apenas na metade de 2018

O que está acontecendo com esse mercado, afinal? De fato, os SUVs compactos pouco afetaram as vendas de Corolla, Honda Civic
, Chevrolet Cruze e outros. A maioria dos compradores de HR-V, Renegade, Creta e Kicks estava vindo de sedãs menores, monovolumes e sobretudo de hatches compactos e médios. Mas o sucesso estrondoso do Jeep Compass de um ano para cá mudou um pouco essa lógica. O SUV médio, que partia de R$ 100 mil em seu lançamento, começou a falar ao coração e à razão dos donos de sedãs médios. Afinal, o Jeep tem porte, acabamento superior, garante status e não perde em espaço em relação aos três-volumes. E a faixa de preço é bem parecida com a dos sedãs mais equipados.

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O líder Toyota Corolla
é o único que está segurando clientes, mesmo às vésperas de uma remodelagem. Tem público muito fiel à marca e acostumado ao pós-venda que é referência no mercado. Este ano, vem emplacando 4,7 mil unidades por mês, em média. O Honda Civic (2,2 mil/mês), que emparelhava com o Toyota em vendas, não caiu no gosto do público após a última renovação, de 2016. Mas como a Honda também fideliza clientes com maestria, muitos ex-donos de Civic acabaram migrando para o HR-V ou outros modelos da marca. Já o Chevrolet Cruze (1,6 mil/mês) é um sucesso de crítica, mas não consegue alcançar os rivais de DNA japonês. A rede GM tem muito mais foco em modelos de grande volume, como Onix e Prisma.

Os outros sedãs médios são meros figurantes que não chegam a vender 400/mês. A lista tem modelos que já tiveram seus dias de glória, como Ford Focus, VW Jetta, Nissan Sentra, Citroën C4, Kia Cerato, Mitsubishi Lancer, Hyundai Elantra, Renault Fluence e Peugeot 408. Muitos deles correm o risco de sair de linha sem deixar sucessor, já que todos os fabricantes da lista acima estão claramente voltando seus investimentos para os SUVs e crossovers – o lançamento em breve de Citroën Cactus e VW T-Cross não me deixa mentir.

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Tradição

Ford Focus está na zona da degola e dificilmente continuará sendo feito na Argentina entre os sedãs médios
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Ford Focus está na zona da degola e dificilmente continuará sendo feito na Argentina entre os sedãs médios

Mais preocupante que a queda de participação nas vendas é a falta de perspectivas. Já falamos que o Corolla muda radicalmente no ano que vem. Deverá ser um alento, mas ao mesmo tempo vai concentrar ainda mais o segmento em um modelo, apenas. A Ford, por exemplo, não deve renovar o Focus, e ainda vai perder o Fusion, que deixará de ser produzido nos EUA. Justo ela que teve tanta tradição no país com sedãs como Galaxie, Del Rey e Escort.

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Se pelo alto os sedãs médios recebem a concorrência dos SUVs maiores (o Compass vai ganhar uma coleção de rivais em breve), por baixo eles sofrem o ataque de uma nova geração de sedãs compactos, com destaque para VW Virtus, Fiat Cronos e Toyota Yaris Sedan. Este último, por sinal, pode tirar compradores das versões de entrada do irmão Corolla.

E você, é fã de sedãs médios? Clame por sua salvação, já que eles começam a se embrenhar num caminho tortuoso, rumo a um precipício de onde já despencaram as peruas, e onde estão na beirada, neste momento, os hatches médios. Salvem os sedãs médios
!

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Prefeito de Nova Mutum paga RGA e cria de vale alimentação para servidores públicos

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Leandro Félix- Foto: Assessoria

O Prefeito de Nova Mutum, Leandro Félix anunciou o pagamento do RGA – Reajuste Geral Anual – aos salários dos servidores municipais e a criação de um vale alimentação também voltado aos colaboradores municipais. O anúncio do Prefeito aconteceu esta manhã (05/07) durante sua participação na 21ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores.

Segundo Leandro está em fase de conclusão o levantamento que definirá o percentual do Reajuste Geral Anual. “Já demos o start para que nossa equipe econômica conclua o levantamento. Debateremos o percentual com nossos legisladores antes da definição”, afirmou durante fala em Tribuna.

A Prefeitura de Nova Mutum realizou recentemente uma consulta junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) sobre a legalidade para conceder o reajuste ainda neste ano, por conta da Lei Federal Nº 173, de 27 de maio de 2020, que impede a concessão de reajustes salariais, bem como a Revisão Geral Anual (RGA), aos servidores públicos até dezembro de 2021. “Como o posicionamento do Tribunal nós impediu de realizar o reajuste neste ano, iremos propor este pagamento para janeiro do ano que vem. Sendo assim no início do próximo ano pagaremos o reajuste deste período e já em meados de março realizarmos mais um reajuste. Esta é nossa maneira de valorizar amplamente nossa equipe de servidores públicos municipais”, destacou o Leandro.

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No mês de agosto a Prefeitura encaminha para a Câmara Municipal do Projeto de reajuste, referente ao período de 2020 e em maio encaminha um novo projeto de reajuste, referente a 2021. Totalizando dois reajustes para 2022.

O Prefeito Leandro Félix também anunciou a criação do Cartão Vale Alimentação para os servidores municipais. “Já iniciamos os estudos de viabilidade, também incluiremos nossos legisladores neste debate e este ano encaminharemos o projeto para a Casa de Leis, para iniciarmos o pagamento do Vale Alimentação já no próximo ano. É mais um compromisso firmado com nossos servidores que será cumprido”, complementou.

Ainda durante sua fala em Tribuna, durante a sessão ordinária o Prefeito Leandro homenageou o município de Nova Mutum, que celebrou seu 33º aniversário no último domingo (04/07). Agradeceu o empenho dos servidores municipais que estão diariamente na linha de frente contra a pandemia, prestou considerações às vítimas de covid-19 e reafirmou o compromisso da Gestão Administrativa com toda a cidade e sua população.

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Chevrolet Captiva, um veículo acima da média

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Conheça todos os atributos desse formidável carro

O Chevrolet Captiva é considerado um carro acima da média e não é à toa. Sua relação custo x benefício é simplesmente incomparável. Independente se você comprar um exemplar novo ou procurar no mercado de carros à venda em Cuiabá, o Captiva é sempre uma boa pedida para quem gosta de sofisticação sem ter que pagar tanto.

Ele teve uma excelente recepção no mercado nacional desde o seu lançamento, exibindo um surpreendente sucesso entre o público. Ele foi lançado no ano de 2008 e chegava a ter fila de espera na época e até juros sobre o preço final. Mesmo passado 12 anos, ele continua cativando o público.

Mas qual é a configuração do Chevrolet Captiva? Como é o seu interior, exterior e performance? É o que será abordado adiante.

Ficha técnica completa do Chevrolet Captiva

Observe logo abaixo a ficha técnica completa do Chevrolet Captiva:

Motor: 2.4 Ecotec

Tipo: Dianteiro, Transversal e Gasolina

Número de cilindros: 4 em linha

Cilindrada em cm3: 2.384

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SUV eletrificado menor que o Mustang Mach-E usará plataforma da VW

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O SUV Mustang Mach-E chega no início de 2020 com o exclusivo modelo “First Edition” de produção limitada

Após firmarem uma aliança bilateral, a VW cedeu sua plataforma de carros elétricos MEB para a Ford implementar em seus carros. E, então, eis que surge o “irmão” menor do SUV Mustang Mach-E. Ainda sem ter sido revelado, um relatório oficial aponta que será produzido na Alemanha, que terá características similares aos I.D da Volks — como capô mais curto, pára-brisa mas avançado na dianteira e outros — bem como mais de 300 cv. As expectativas de lançamento são para 2021, após a chegada do SUV do Mustang.

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Junto à plataforma MEB, os motores elétricos e as baterias vão compor um novo sistema de tração nas quatro rodas, que, contando com recursos de regeneração de energia, é esperada uma autonomia capaz de superar os 800 km. Entretanto, os planos da Ford com a novidade — do mesmo modo que com o Mustang Mach-E — ainda são de caracterizá-lo como um modelo autêntico, sem que seja apenas um VW com o logotipo da montadora norte-americana.

“É fundamental que tenhamos flexibilidade suficiente, diferenciação o suficiente e o tipo de desempenho que você espera de um Ford. Muito disso foi feito no início das negociações com a VW. Com os parâmetros que vimos, podemos fazer um ótimo Ford”, diz Ted Cannis, diretor global de eletrificação da Ford.

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Aliança vai ditar parâmetros no futuro

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Aliança Ford-Volkswagen vai significar a expansão dos negócios para as montadoras, para se tornar a maior da Europa

Ao todo, R$ 26 bilhões estão reservados à criação das novas tecnologias. Com isso, a aliança VW-Ford já dá início à maior planta de desenvolvimento de carros elétricos de toda a Europa. O Grupo Volkswagen espera que 10 milhões de veículos sejam produzidos sobre a MEB já na primeira leva.

Segundo o CEO responsável pela aliança VW-Ford, Herbert Diess: “Olhando para o futuro, ainda mais clientes e o meio ambiente se beneficiarão da arquitetura EV da Volkswagen. Nossa aliança global está começando a demonstrar uma promessa ainda maior, e continuamos a analisar outras áreas nas quais podemos colaborar”.

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Outro ponto importante se refere à empresa Argo AI, responsável por desenvolver tecnologias de condução autônoma. Com foco nos novos carros elétricos, tanto a Ford quanto a VW possuem participação conjunta nas ações, que quando somadas, detém a porção majoritária do conselho. A Argo é avaliada em US$ 7 bilhões e, após o acordo, receberá pelo menos US$ 1 bilhão em investimentos. A partir disso, o Mustang Mach-E e outros modelos poderão ser carros autônomos .

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ALMT – Campanha Fake News II

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