conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Rondonópolis

Saúde alerta população para a prevenção contra as ISTs

Publicado


Com a chegada das festividades de um dos eventos mais populares do Brasil, o carnaval, aumenta a preocupação dos profissionais da saúde quanto à prevenção de doenças, principalmente as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Nesta sexta-feira (21) a Secretaria Municipal de Saúde começa a intensificar a distribuição de preservativos masculinos e femininos.

Todas as unidades de saúde receberam lotes de preservativos e estão disponibilizando gratuitamente para a população. A gerente do departamento de Ações Programáticas da Secretaria de Saúde, Mariuva Valentin Chaves, reforça que a prevenção é o melhor caminho para evitar complicações futuras com a saúde e pede que as pessoas procurem as unidades e retirem seus preservativos.

Para a campanha durante o carnaval a Saúde também vai disponibilizar os preservativos para retirada em postos de combustíveis, casas noturnas, casas de shows, espaços onde serão realizados eventos alusivos à festividade e também em associações de moradores.

A ação intensificada neste período tem o foco voltado para a prevenção de doenças e infecções sexualmente transmissíveis por meio de relação sexual sem uso de preservativo ou de outras formas de contato. “Queremos que a população curta o carnaval com consciência, segurança e tranquilidade para evitar preocupações depois da folia”, comenta.

Apesar da concentração de esforços para orientação e conscientização da população o número de pessoas infectadas pelo HIV tem aumentado. Em Rondonópolis, no ano passado foram 160 homens e 61 mulheres, sendo que em 2018 foram registrados 141 homens e 42 mulheres, de acordo com dados do Serviço de Atendimento Especializado (SAE).

Veja Mais:  Guinancio reclama de maquinário parado na Coder e obra de ponte que não foi feita

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde em Mato Grosso, entre os anos de 2011 a 2019, foram notificados 3.376 casos de HIV em adultos o que continua sendo um grande desafio para a saúde pública. Em caso de suspeito de contagio é fundamental buscar um diagnóstico precoce para que sejam tomadas as devidas ações de adesão, tratamento e acompanhamento.

Fonte:

Comentários Facebook

Rondonópolis

Alunos do cursinho Zumbi dos Palmares estão tendo aulas de forma online

Publicado


.

Diante da pandemia do novo coronavírus, o cursinho Pré Vestibular Zumbi dos Palmares, encontrou uma forma para que seus alunos continuem se preparando para as provas do Enem 2020.  Para evitar aglomeração, como preconiza as orientações para minimizar os riscos de contaminação, de segunda à sexta, das 18h30 às 21h45, as aulas estão acontecendo de forma virtual, não mais presenciais.

“Esta nova metodologia de aulas do cursinho Zumbi dos Palmares é uma iniciativa que colabora para reduzir a propagação do vírus. E assim,
os nossos alunos seguem se preparando para o Enem”, comentou o gerente do Departamento do Cursinho Zumbi do Palmares, Odair José
Mendes de Araújo.

Segundo ele, as vídeos-aulas são gravadas pelos professores e disponibilizadas, no mesmo horário que as aulas presenciais eram
realizadas, no canal do Youtube: Zumbi dos Palmares Cursinho Gratuito.

“Para que os alunos possam tirar as dúvidas com os professores do conteúdo trabalhado nas vídeos-aulas, criamos grupos de Whatsapp
das turmas, onde eles podem fazer os seus questionamentos”, comentou Odair, observando que a participação dos alunos tem sido ótima, “com
mais de 95% de presença”.

Dentro da linha de sempre auxiliar os alunos do cursinho na conquista de uma vaga numa universidade, Odair informou que esta
semana foi feito um “mutirão” para ajuda-los no processo de inscrição para o Enem.

Veja Mais:  Setrat inicia sinalização pela Vila Birigui e segue depois para outros bairros

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Rondonópolis vive um surto de Coronavírus, 15 casos são confirmados e 80 suspeitos nesta quinta-feira (9)

Publicado

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde informa que nesta quinta-feira (9) há 15 (quinze) casos confirmados de Covid-19 (coronavírus) em Rondonópolis. Também foram notificados um total de 80 casos suspeitos que aguardam os resultados dos exames.

Novo Decreto

A Prefeitura prorrogou o decreto por mais sete dias e vai adotar medidas administrativas severas para quem descumprir

Em reunião na noite desta quarta-feira (7) o Comitê de Gestão de Crise aprovou a prorrogação do decreto Nº4.668 de 31 de março de 2020 por mais sete dias e vai encaminhar para a Câmara Projeto de Lei que estabelece medidas Administrativas severas para quem descumprir, que vão desde multa, fechamento e prisão.

O funcionalismo público permanece de férias coletivas por mais sete dias.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Prefeitura tem apoio de parlamentar para obra de acesso da ponte W11
Continue lendo

Rondonópolis

Saúde recebe novas doses e dará sequência a vacinação contra a gripe na próxima semana em Rondonópolis

Publicado

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, informa que as doses de vacina contra gripe (Influenza) estão sendo distribuídas pelo Ministério da Saúde de forma fracionada. Tendo sido recebidas 5.700 novas doses para imunização de idosos a partir de 60 anos e profissionais de Saúde e 8 mil doses que irá contemplar a segunda fase.

Em virtude disto, na próxima semana será feita a continuidade da imunização do público-alvo da primeira fase, com data, horário e locais a serem comunicados, adotando as medidas de segurança em virtude da Covid-19.

A secretaria ainda reitera que devido a quantidade recebidas de doses para 2ª fase, até o momento, estar aquém da demanda também será informada de que forma ocorrerá a vacinação e quais os grupos iniciais. Ainda informa que houve o remanejamento dos professores pelo Ministério da Saúde para a terceira fase da campanha, em virtude, de não ter aulas no momento.

Por fim, a secretaria reitera o compromisso com a população, pede a compreensão dos grupos prioritários, tendo em vista, que todos pertencentes ao público-alvo serão imunizados até o final da campanha e reforça que a responsabilidade de distribuição compete ao Ministério da Saúde.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Prefeitura contratou crédito do programa Avançar Cidades para pavimentar a região do Parque Universitário, Oásis e Paineiras
Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana