conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Rondonópolis

Saúde vai realizar dia D de combate à dengue na Vila Operária

Publicado

Foto: Assessoria

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está finalizando a programação para o próximo sábado (07), o dia D de combate à dengue. A equipe da Saúde vai atuar na região da Vila Operária e vai realizar um pit stop na praça Bom Jesus alertando a população para os cuidados que devem ter em casa para evitar e proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.

Rondonópolis segue junto da campanha nacional encabeçada pelo Ministério da Saúde para reduzir o número de casos da doença. Cerca de 220 agentes de combate à endemias vão intensificar o trabalho no sábado e visitar cerca de 1700 residenciais localizadas na Vila Operária, Jardim Rivera e Vila Iracy

Os agentes vão fazer a vistoria nas casas em busca de possíveis focos de proliferação do mosquito e fazer a eliminação caso sejam encontrados. Com o apoio de material impresso explicativo, eles vão orientar a população sobre os cuidados para evitar contágio da dengue, a zika e também a leishmaniose.

Uma equipe técnica da Saúde vai estar no pit stop na praça Bom Jesus para alertar a população para os riscos e o perigo dessas doenças. Munidos de faixas e panfletos, eles pretendem despertar nos cidadãos a importância da prevenção dessas endemias que podem levar a morte. A fanfarra do município também foi mobilizada para chamar a atenção de quem passa pela região e conscientizar o maior número de pessoas possível.

Veja Mais:  Novo presidente da Fecomércio MT visita Rondonópolis e prestigia posse do Sindicato do Comércio Varejista

Posterior ao dia D, a Prefeitura vai realizar ainda um mutirão de limpeza na região com maior número de focos do mosquito, conforme registrado no último Lyra (Levantamento Rápido de Índice de Aedes aegypti) conforme informou a gerente do Departamento de Saúde Coletiva do município, Gilceny Machado.

Segundo ela, a população precisa ficar atenta aos pequenos locais que podem servir como criadouro dos mosquitos, principalmente nessa época de grande incidência de chuvas. Gil Machado pede a colaboração dos moradores para receberem os agentes nas casas e contribuir com o trabalho de prevenção das doenças na cidade.

Comentários Facebook

Rondonópolis

Avenidas Binário Norte e Binário Sul, começam a receber calçadas, pistas de caminhadas e ciclovias

Publicado


.

As obras de construção, pavimentação e urbanização paisagística nos 2,8 quilômetros das Avenidas Binário Norte e Binário Sul, paralelas à Avenida dos Estudantes, futuramente, uma das vias mais importantes para a mobilidade urbana da cidade, já ultrapassam os 80%, segundo informações do fiscal da obra, o engenheiro da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Fernando Vilela.

Conforme o servidor, as duas pistas de rolamentos relativas à Avenida Binário Sul (Alamedas das Margaridas), sentido ‘Centro-Jd. Atlântico’, bem como a pista contrária (Avenida Binário Norte), já foram completamente pavimentadas. Os trabalhos de drenagem e colocação de manilhas e aduelas, bem como as caixas coletoras de escoamento (bocas de lobo) também estão concluídos. 

A instalação de meio-fios ao lado das pistas de rolamento já foram efetuadas e atualmente estão sendo construídas as calçadas, bem como as pistas de caminhada e ciclismo e em breve deverão receber as sinalizações horizontais e verticais.

Ainda conforme o engenheiro, a empresa já está fazendo os trabalhos de limpeza dos canteiros e a remoção dos entulhos, para dar início ao projeto de urbanismo e paisagismo, através do plantio de grama e árvores ornamentais e espécies nativas.

O ritmo de trabalho continua muito bom, o cronograma está sendo mantido e a obra avançando de forma acelerada, devendo ser concluída dentro de no máximo 30 dias, repassou o fiscal de obras.

A expectativa é que depois de prontas e pavimentadas, estas vias deverão mudar completamente o visual da região, melhorando não apenas o acesso aos empreendimentos comerciais existentes ao longo das vias, mas sobretudo, se constituindo em um cartão postal da cidade.

Veja Mais:  Novo presidente da Fecomércio MT visita Rondonópolis e prestigia posse do Sindicato do Comércio Varejista

A ideia da Prefeitura de Rondonópolis é de que o local urbanizado se torne um cartão de visita e uma opção de lazer para realização de atividades físicas pela população, que poderá utilizar o espaço para prática de caminhada, ciclismo e exercícios ao ar livre.

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Coder realiza obra de drenagem na Otávio Pitaluga

Publicado


.

A companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis-Coder, iniciou na manhã desta segunda-feira (06), as obras de recuperação do buraco aberto na confluência da Rua Otávio Pitaluga com Avenida Dom Osório, no bairro Jardim Urupês, região central da cidade.

O local apresentava reiterados problemas em razão da alta concentração de águas das chuvas que vem das partes mais altas dos bairros adjacentes, e devido a uma baixa vazão na captação pluvial, a estrutura acabava se rompendo provocando a destruição do pavimento e a abertura de crateras na pista de rolamento.

Na verdade, o problema foi gerado há mais de três décadas, quando na época foram colocadas manilhas de apenas 01 (um) metro, o que com o aumento progressivo do volume de águas das chuvas, a situação acabou se colapsando e gerando os citados problemas.

DEFINITIVO

Diversas obras paliativas já haviam sido realizadas no local, até que o Departamento de Engenharia da Secretaria de Infraestrutura, (SINFRA), decidiu que o local carecia de obras mais estruturantes, com ações de drenagem profunda.

Os trabalhos estão sendo realizados em ritmo acelerado, em razão da via pública se constituir num importante corredor de tráfego ligando o “Centro da Cidade” a bairros bastante adensados na região do Monte Líbano, e Jd. Liberdade entre outros.

Conforme informações do presidente da Coder, Argemiro Ferreira, no local estão sendo instaladas 70 manilhas duplas de 1,5m, praticamente triplicando a vazão existente que era de 01 (Um) metro, além de três caixas de concreto armado. Os investimentos são da ordem de R$ 64.376,32 (recursos próprios).

Veja Mais:  Prefeitura de Rondonópolis divulga edital e abre inscrições para concurso público

O prazo para conclusão dos trabalhos é de 15 dias, caso o clima permita, e as chuvas não atrapalhem. Mas, conforme o dirigente da Coder, “a espera vai valer a pena, pois agora a vazão está sendo significativamente aumentada e deverá suportar toda a carga hídrica oriunda da região”, garantiu.

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Pronto Atendimento Infantil (PAzinho) volta a funcionar nesta semana

Publicado


.

As obras de reforma e reestruturação das dependências do Hospital de Pronto Atendimento Infantil ‘Wilma Bohac Francisco’ ou “PAzinho” foram concluídas e a unidade retoma as atividades normais de atendimentos à sua clientela infantil ainda nesta semana, conforme garantiu a coordenadora Vânia Scapini.

Conforme a servidora, a mudança está sendo realizada paulatinamente, para não interromper os atendimentos pediátricos, mas, no mais tardar até a quinta-feira (09), toda a estrutura já deverá estar mudada e os atendimentos realizados e 100% já nas novas dependências reformadas.

É importante dizer que para a reforma e ampliação do hospital o município teve que investir R$ 839.765,35 mil, de recursos próprios.

Todavia, para essa nova faze de funcionamento da unidade, e em razão da pandemia do Covid-19, os médicos e enfermeiros tiveram que passar por uma capacitação e treinamento especializado ministrado pela médica infectologista Vanessa Siano.

Tudo isso para que eles saibam a correta utilização dos EPIs exigidos para o atendimento de pacientes, como o manuseio e utilização de máscaras, luvas e aventais, entre outros. E, ainda foram orientados sobre os cuidados na hora de manusear e retirar essas vestimentas e equipamentos, para assim, evitarem a própria contaminação; porque infelizmente, o Covid-19 é transmitido de forma muito rápida.

Ainda conforme informado, os profissionais agora estão aptos para o manejo correto dos equipamentos e poderão ofertar o máximo de segurança possível durante os atendimentos. Essa capacitação e atualização profissional fazem parte das ações adotadas pela administração municipal em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde para o enfrentamento da disseminação do Coronavírus no município, bem como, os cuidados necessários de prevenção que devem ter, afim de evitar o próprio contágio.

Veja Mais:  MUTIRÃO FISCAL: Vereadores participam de lançamento oficial da campanha para negociação de dívidas

Os servidores ainda receberam informações de métodos mais complexos de segurança e assistência ao paciente, principalmente relacionados à utilização de ventilação mecânica em pacientes, para o atendimento dos casos mais graves.

READEQUADO

Completamente reformado e readequado, o Hospital Infantil passará a contar a partir de agora com alguns espaços que não existiam anteriormente, a exemplo da brinquedoteca e do fraldário.

Além disso, o novo espaço foi readequado e terá banheiro para PCD (pessoa com deficiência), aparelho de raio-X, mobiliário novo, aparelhos de ar-condicionado novos, canalização de gases medicinais já instalados nas paredes (eliminando os perigosos cilindros internos) e, um espaço de recepção mais amplo, entre outros.

Além disso, toda a estrutura foi revitalizada com a troca do telhado e piso, janelas e portas e, ainda a construção de uma entrada separada para o acesso das viaturas com pacientes transportados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192).

Comentários Facebook
Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana