Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Seduc inicia nesta quinta-feira (26) consulta pública sobre modelo cívico-Militar em 15 escolas

Publicado

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) inicia nesta quinta-feira (26.6) uma consulta pública que se estenderá até sexta-feira (27), às 19h, para discutir a possível conversão de 15 escolas estaduais para o modelo cívico-militar.

Os pais e responsáveis legais pelos estudantes matriculados, assim como alunos maiores de 16 anos, poderão participar da votação, que ocorrerá nas escolas selecionadas e nas sedes das Diretorias Regionais de Educação (DREs), das 07h às 19h.

A votação será secreta e permitirá que os participantes expressem suas opiniões sobre a proposta de conversão, escolhendo entre as opções “Aprovo” e “Não Aprovo”, conforme as diretrizes do edital publicado no Diário Oficial. Tudo de acordo com o processo regulamentado que define as etapas e as responsabilidades para a transição.

Os resultados de cada escola serão divulgados após o encerramento da consulta, permitindo que a comunidade escolar tenha voz ativa nas decisões sobre a gestão das unidades de ensino.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, reforça que o modelo cívico-militar mantém o currículo tradicional da rede com professores responsáveis pelo ensino, enquanto os militares da reserva contribuem para a organização e disciplina das unidades.

O processo de contratação dos militares da reserva que vão atuar nos pátios das novas unidades já foi iniciado, com a publicação de editais nos 13 polos regionais de educação.

O processo também inclui formação e treinamento de diretores, coordenadores, professores, monitores e demais servidores para que estejam aptos a implementar o novo modelo de gestão.

Veja Mais:  Ministério Público centraliza atividade administrativa em Cuiabá

Atualmente, Mato Grosso tem 87 escolas estaduais em modelo cívico-militar, segundo a Seduc. De acordo com o órgão, a meta é chegar a 100 unidades, ampliando a oferta de ensino para milhares de jovens mato-grossenses. O número total de escolas na rede é de 628 unidades.

Escolas que vão realizar votações:

Cuiabá – EE Professora Zélia Costa de Almeida

Cuiabá – EE Gustavo Kulman

Cuiabá – EE Professora Maria Hermínia

Primavera do Leste – EE Alda Gawlinski Scopel

Nova Mutum – EE José Aparecido Ribeiro

Pedra Preta – EE Dez de Dezembro

Alto Taquari – EE Carlos Irigaray Filho

Rondonópolis – EE Major Otávio Pitaluga

Rondonópolis – EE Marechal Dutra

Rondonópolis – EE Professora Elizabeth Magalhães

Sinop – EE Nossa Senhora de Lourdes

Sinop – EE Olímpio João Pissinati Guerra

Sinop – EE Nossa Senhora da Glória

Lucas do Rio Verde – EE Angelo Nadin

Peixoto de Azevedo – EE Kreen Akarope

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Polícia Penal flagra reeducando de trabalho extramuro com dois celulares na PCE

Publicado

Policiais penais plantonistas da Penitenciária Central do Estado (PCE) flagraram, na tarde de segunda-feira (14.7), um reeducando jogando dois celulares em uma área próximo à entrada da guarda do local.

A ação suspeita foi detectada depois que o reeducando retornou da fábrica onde trabalha. Antes de passar pelo procedimento de revista para entrar na penitenciária, ele lançou um pacote, com dois aparelhos celulares, próximo ao Corpo da Guarda.

Os policiais checaram as câmeras de segurança e confirmaram o fato, identificando o reeducando suspeito. Ele confessou a autoria do delito e foi recolhido à carceragem central.

O reeducando foi retirado do trabalho extramuro e responderá a um procedimento administrativo interno.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  "Governo de MT restabeleceu dignidade da população com obras de infraestrutura", afirma secretário
Continue lendo

Mato Grosso

Gefron prende taxista e apreende 12 tabletes de supermaconha em compartimento oculto de veículo na BR-070

Publicado

O Grupo Especial de Fronteira (Gefron) apreendeu, na manhã desta terça-feira (15.7), 12 tabletes de maconha do tipo skank, conhecida como “supermaconha”, em um táxi boliviano que transitava pela BR-070, em Cáceres (a 220 km de Cuiabá).

Durante fiscalização de rotina, a equipe do Gefron abordou o veículo que seguia da Bolívia em direção ao Brasil. Os policiais localizaram, durante as buscas no automóvel, um compartimento oculto, onde estavam escondidas 12 porções do entorpecente, totalizando 6,5 quilos da droga. O material apreendido está avaliado em cerca de R$ 19,5 mil, valor de prejuízo causado às facções criminosas com a apreensão.

O motorista, um homem de nacionalidade boliviana e sem antecedentes criminais, foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia de Polícia Federal de Cáceres. Além da droga, o táxi, um Toyota Vagoneta, ano/modelo 2008, também foi apreendido, com valor estimado em R$ 30 mil.

A ação ocorreu durante abordagem no Posto de Fiscalização do Limão e integra a Operação Protetor das Fronteiras e Divisas, com apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e a Operação Tolerância Zero às facções criminosas, do Governo Estadual.

*Sob supervisão de Fabiana Mendes

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Sema realiza workshop Licenciamento Ambiental de Empreendimentos Industriais e de Serviços
Continue lendo

Mato Grosso

Missão chinesa visita MT para avançar em rastreabilidade da carne com foco ambiental

Publicado

Uma comitiva da ONG chinesa Global Environmental Institute (GEI) e da GS1 China está em Mato Grosso para aprofundar parcerias voltadas à rastreabilidade socioambiental da carne bovina destinada ao mercado chinês. A missão técnica foi recebida na manhã desta terça-feira (15.7) pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Cesar Miranda, e realizou reuniões com o Instituto Mato-grossense da Carne (IMAC). Nos próximos dias, a delegação visitará uma fazenda e um frigorífico no Estado.

O principal objetivo da missão é desenvolver, em conjunto com o IMAC, um projeto piloto que comprove ao consumidor chinês que a carne bovina importada de Mato Grosso é livre de desmatamento ilegal. O projeto integra o Passaporte Verde, uma plataforma desenvolvida pelo Instituto Mato-grossense da Carne, que monitora aspectos socioambientais das propriedades pecuárias do Estado e permite rastrear individualmente os animais desde o nascimento até o abate.

Um memorando de entendimento entre a Sedec, IMAC e o GEI já foi assinado em 2023, marcando o início da cooperação técnica. Com essa visita, eles buscam avançar ainda mais no trabalho em parceria.

Durante a reunião, o secretário César Miranda, destacou que Mato Grosso é o estado que mais produz grãos e carne bovina, mantendo 60% do território conservado e tem uma das legislações ambientais mais rígidas do mundo. No bioma amazônico é permitido abrir até 20% da área e 80% precisa ser preservado. Ele parabenizou a iniciativa de atuação em conjunta para a rastreabilidade da carne mato-grossense.

Veja Mais:  Ação integrada apreende mais de 1,3 mil tabletes de maconha em Alto Taquari

“Com o Passaporte Verde e essa colaboração com a China, estamos ampliando as possibilidades de exportação da carne mato-grossense, agregando valor com responsabilidade socioambiental. Esse é o novo caminho para quem quer competir globalmente”, concluiu.

Segundo o diretor técnico-operacional do IMAC, Bruno de Jesus Andrade, a parceria representa um avanço importante para a consolidação do protocolo.

“A comitiva chinesa tem interesse direto em obter informações de onde vêm os animais que abastecem o mercado chinês. Esse protocolo adicional utilizará nossa base de dados para oferecer ao consumidor final a certeza de que a carne foi produzida com responsabilidade ambiental”, afirmou.

Para o diretor do programa de rastreabilidade da GEI, Peng Ren, a experiência em Mato Grosso é estratégica para atender à crescente preocupação do consumidor chinês com a origem da carne.

“Queremos mostrar que é possível garantir, com dados confiáveis, que a carne adquirida pelo nosso país vem de propriedades que respeitam o meio ambiente. Isso é fundamental para o futuro do comércio internacional”, afirmou.

Visita a fazendas e frigoríficos

Dentre as propostas a serem discutidas está a criação de uma rota comercial sustentável com certificação de fazendas “Desmatamento Ilegal Zero”, alinhando-se à legislação brasileira e às exigências internacionais.

A agenda da missão inclui debates técnicos sobre como integrar o Passaporte Verde aos indicadores de sustentabilidade exigidos pelo mercado chinês. Um dos focos é garantir interoperabilidade e precisão nos dados da cadeia produtiva, desde as fazendas até os frigoríficos.

Veja Mais:  Primeira-dama de MT participa do Mutirão da Cidadania e Mutirão SER Família em Araguaiana e Pontal do Araguaia nesta terça (14)

Nesta quarta-feira (16), a comitiva visita a Fazenda Passo do Lobo, em Nova Mutum, onde será apresentada toda a operação de criação, manejo, estrutura de rastreabilidade e os recursos naturais disponíveis, fundamentais para a certificação “Desmatamento Ilegal Zero”. Os visitantes irão acompanhar cada etapa da produção e definir quais dados devem ser priorizados no sistema de rastreabilidade.

Na quinta-feira (17), será a vez do Frigorífico Frigosul, em Várzea Grande, receber os chineses. A visita tem como objetivo mapear os processos de abate e processamento da carne, avaliar os pontos críticos da cadeia e discutir a coleta padronizada de dados para garantir transparência e segurança ao consumidor final.

Também está prevista a discussão sobre o uso do Digital Link, tecnologia que permite acesso direto a informações do produto via QR Code na embalagem.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana