Cidades

Segundo secretário municipal testa positivo para Covid-19 em Juscimeira

Publicado


.

O secretário municipal de Administração de Juscimeira testou positivo para Covid-19, neste sábado (05/07).  Antônio Carlos da Silva Júnior, de 39 anos, está internado em Cuiabá. Segundo o secretário, os sintomas começaram no dia 30 de junho, sendo eles falta de ar, garganta inflamada, tosse, dor ES na cabeça, olhos e corpo. “Por conta da condição do meu estado de saúde fui recomendado a realizar a internação para melhor acompanhamento clínico. A expectativa é que permaneça internado pelos próximos seis dias”. Antônio Carlos agradece as orações e palavras de conforto e espera que em breve possa encontrar todos e tirar excelente lições desta experiência.

Fonte: AMM

Veja Mais:  Sinop monitora vetores que transmitem Leishmanioses e Malária

Cidades

Tapurah já registar 27 focos de incêndio na região

Publicado


.

Os últimos dias, Tapurah foi marcada por vários focos de incêndio em matas fechadas e lavouras, a Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente e Serviços Públicos registrou até hoje (10/08) o total de 27 focos de incêndio, os quais foram cessados pela equipe da Secretaria. Os maiores, contam com o apoio do corpo de bombeiros para controlar as chamas.  

São utilizados brigadistas da própria Secretaria, máquinas, caminhão-pipa e logística para possibilitar o trabalho dos servidores. A Secretária da pasta, Cintia Fabiana Rincão explica que, o comando de corpo de Bombeiros da cidade de Lucas do Rio Verde dá o suporte nas ações focos de incêndio na região, e como são muitos, as vezes não conseguem atender todos na mesma hora, por isso a Prefeitura de Tapurah disponibiliza também um suporte necessário para o auxílio das queimadas. Lembrando que as propriedades particulares são responsáveis pelas queimadas e em casos de fogo criminoso, os mesmos são indiciados, legal e criminalmente. 

“Buscamos soluções para este grave problema que aflige a comunidade e traz dano para o meio ambiente e prejuízo para os produtores rurais, acompanhamos de perto os focos, nossos caminhões pipas já ficam sempre abastecidos para emergências, tentamos dar o máximo de auxílio para apagar os focos de queimadas, que este ano já ultrapassaram a marca de 27 registros, um ano bem atípico dos outros anteriores”, diz a Secretária. 

A Defesa Civil alerta a população para que não joguem latas de alumínio e vidro em meio ao mato, devido ao fato de que esses materiais aquecerem com a luz do sol e acabam iniciando a combustão do mato seco. Outro pedido da Defesa Civil é para que a população não jogue bitucas de cigarro na estrada. 

Período proibitivo 

De acordo com dados do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), até 31 de julho, Mato Grosso somava 9176 focos de calor. Devido à baixa média histórica de chuvas, o Estado definiu o período proibitivo de uso do fogo na zona rural no período de 01 de julho a 30 de setembro, podendo ser prorrogado. A decisão também levou em consideração os riscos que a poluição do ar traz à saúde humana, especialmente em um momento que o mundo enfrenta uma pandemia de uma síndrome respiratória, a Covid-19.  

As queimadas podem ser denunciadas na prefeitura ou na própria secretaria – 66-3547-3600. O acionamento do Corpo de Bombeiros Militar é feito pelo 193. 

Fonte: AMM

Veja Mais:  Prefeito cumpre compromisso e quita três parcelas do programa Renda Solidária

Continue lendo

Cidades

Sinop monitora vetores que transmitem Leishmanioses e Malária

Publicado


.

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, mantém controlada a transmissão de Leishmanioses e Malária no município. O Centro de Endemias realiza no mínimo quatro Monitoramentos Entomológicos anualmente, para detectar o fluxo dos vetores Flebotomíneos e Anofelinos, que são os causadores destas doenças.

De 04 a 06/08, as equipes destinadas para este trabalho estiveram nas regiões de matas, que ficam nas proximidades dos bairros Aquarela Brasil, Jardim Imperial e Santa Rica. Durante a pesquisa, foram capturados 38 vetores, sendo 23 exemplares de Flebotomíneos e 15 exemplares de Anofelinos.

As capturas dos mosquitos são realizadas com armadilhas luminosas e a armadilha MosqTent, uma espécie de barraca para atrair os insetos. E, conforme a diretora da Vigilância em Saúde Municipal, Theanny Salerno, cuidados como esses são necessários para manter a população longe de doenças.

“Apesar de não haver pessoas infectadas nas localidades escolhidas para a pesquisa, existe nos locais um alto número de mosquitos transmissores, necessitando somente de uma fonte infectante para ativar a cadeia de transmissão. E, a pesquisa é fundamental para conhecermos e monitorarmos os vetores e os ambientes com maior fluxo deles. Desta forma conseguimos agir com precisão nos pontos certos”, detalha a diretora.

Segundo o coordenador do setor, Jorge Bevilaqua, após cada pesquisa é dado a ordem de serviço para que as atividades educacionais sejam aplicadas nas localidades.

“Os trabalhos de contenção são realizados para barrar qualquer tipo de infestação que possa vir a ocorrer, então é suma importância que haja os cuidados preventivos por parte da população, como sempre usar repelente no horário de pico do mosquito (amanhecer e entardecer), principalmente, quando for sair de casa”, orienta o coordenador.

Recentemente, de 07 a 09 de julho, as proximidades do lago da Usina Hidrelétrica foram alvos da pesquisa. Naquela localidade foram capturados 20 exemplares de Flebotomíneos e oito de Anofelinos.

Fonte: AMM

Veja Mais:  Tapurah já registar 27 focos de incêndio na região

Continue lendo

Cidades

Prefeitura e iniciativa privada realizam testagem e exames em caminhoneiros

Publicado


.

Uma força tarefa conseguida através de uma parceria profícua entre a Prefeitura Municipal de Rondonópolis, a empresa: Rumo Logística, e Trise; SEST/SENAT, Concessionária Rota do Oeste e PRF, está realizando desde a manhã desta segunda-feira (10), testagem rápida para Coronavírus em caminhoneiros que circulam pelas BRs, 163/364 na nossa região.
O posto de atendimento está localizado na sede da PRF-Posto 201, onde pelo menos três mil caminhoneiros e acompanhantes, que estiverem nos veículos serão testados para Covid-19, bem como, serão orientados aos cuidados necessários, em caso de confirmação positiva.
Segundo o secretário Municipal Interino de Saúde, Marcus Vinicius, a empresa Rumo adquiriu os 3 mil testes, e fez uma parceria com a prefeitura, que está disponibilizando os técnicos em enfermagem que realizam os trabalhos técnicos, na sede da PRF, no Posto 201/BR-163/364 das 8h às 16h de segunda a sexta-feira.
Ainda conforme Marcus, a ideia inicial era que essa ação durasse uma semana e fosse concluída até a próxima sexta-feira (14). Todavia, como a média de testes e exames gira em torno de 400/dia, é bem provável que a ação seja estendida até a próxima semana.
No entanto, por decisão do prefeito municipal Zé Carlos do Pátio, a SMS ampliou o atendimento aos caminhoneiros, oferecendo ainda, os serviços de testagem/exames de HIV, Sífilis, e Hepatite B e C. O objetivo é possibilitar um arco maior de cuidados de saúde com os nossos valorosos homens das estradas que transportam o progresso e o desenvolvimento do país nas carrocerias dos caminhões.
Ao passar pelo posto PRF, o motorista tem a temperatura corporal testada, e feita uma triagem; e dependendo do caso suspeito, é feito o exame rápido, onde o profissional aguarda por cerca de 15 minutos até receber o resultado. Em caso positivo, ele é encaminhado para atendimento num dos Postos de Saúde do Projeto Sentinela, onde recebe todos os cuidados médicos.
NOTIFICAÇÃO
No caso de testagem positiva de algum caminhoneiro/empregado, a empresa onde trabalha será comunicada e notificada para adotar as providências necessárias, que o caso requer.
O secretário acredita que com a colaboração da população, bem como estas parcerias público/privadas, deverão contribuir e muito, para o controle e abençoada finalização da pandemia do Coronavírus.

 

Veja Mais:  Cáceres na Rota do Turismo Equestre
Fonte: AMM

Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana