Lucas do Rio Verde
Serviço Autônomo de Água e Esgoto comemora 32 anos em Lucas

Em um momento de celebração, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), comemorou seus 32 anos de fundação em Lucas do Rio Verde, na manhã desta quinta-feira (03). A celebração contou com a presença do prefeito Miguel Vaz, o diretor da autarquia, Paulo Vicente Nunes, secretários e vereadores e sociedade.
O Saae está presente diariamente nas residências, comércio e indústria, oferecendo o serviço de abastecimento de água, coleta de resíduos sólidos e atua na execução do sistema de coleta e tratamento de esgoto sanitário.
O prefeito destacou que, desde a criação do Saae, a preocupação sempre foi oferecer em todas as casas do município água de qualidade, além de parabenizar a autarquia. “São 32 anos de serviços prestados por essa autarquia que é do Município para a população. Temos aqui uma riqueza natural, que são os nossos poços, o nosso aquífero, que até hoje abasteceu a cidade com muita tranquilidade. Então, precisamos cuidar do meio ambiente também para que essa riqueza natural permaneça por muitos e muitos anos”, observou o prefeito.
Ao comemorar mais de três décadas, o Saae tem alguns desafios pela frente, destacou o prefeito. “Temos na cidade hoje 47% da rede de esgoto, com o esgoto tratado. Temos mais 14% de rede feita, mas ainda não tratada, então precisamos avançar. Precisamos chegar a 100% e ter o que chamamos de universalização do esgoto. E temos desafios também com relação à gestão de resíduos”, frisou o prefeito.
O atual diretor do Saae, Paulo Vicente Nunes, que esteve presente na inauguração da autarquia, na época como prefeito da cidade em 1993, comemorou os resultados positivos que o Saae obteve. “Esses 32 anos demonstram que nós estávamos certos lá atrás quando nós criamos a autarquia. A autarquia hoje não dá lucro, mas é uma empresa que tem um equilíbrio financeiro muito interessante pelos serviços que nós prestamos. Nosso objetivo, claro que nós temos que ter dinheiro para investimento, mas a questão social é muito mais importante”, acrescentou Paulo Nunes.
Colaborador do Saae há 23 anos, o servidor Francisco José de Oliveira, também celebra o aniversário da instituição. “São 23 anos de Saae e eu criei minha família trabalhando aqui. São muitos anos e teve momentos bons e alguns de dificuldade, mas vencemos. Espero me aposentar aqui no Saae”, completou o trabalhador.

Lucas do Rio Verde
Prefeitura intensifica fiscalização sobre obstrução de passeios e vias públicas

Visando a ordem e o bem-estar da população, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde está intensificando a fiscalização sobre a obstrução de passeios e vias públicas. A ação é uma iniciativa conjunta da Secretaria Municipal da Fazenda e da Secretaria Municipal de Segurança Pública e tem como objetivo organizar e garantir a limpeza do município.
“Diante da alta demanda relacionada a vias obstruídas, estamos atuando de forma preventiva e orientativa e, se necessário, de forma repressiva. Com a identificação de veículos abandonados ou outros materiais que impeçam a livre circulação nos passeios e vias públicas, o proprietário será notificado pela fiscalização e deverá realizar a retirada desses materiais dentro do prazo estabelecido”, explicou o secretário de Segurança Pública, Coronel Marcos Cunha.
“Vale ressaltar que o nosso principal objetivo não é penalizar os moradores, mas resolver a problemática da obstrução das vias, por meio da fiscalização e conscientização da população. No entanto, aquele que descumprir o prazo para desobstrução estará sujeito à multa”, ressaltou o secretário da Fazenda, Giovanni Rodrigues Silva.
A Lei Complementar nº 60/2008, que institui o Código de Posturas do Município, proíbe o impedimento do livre acesso e trânsito da população nos passeios e demais vias públicas, assim como a utilização desses espaços para prestação de serviços de oficina e similares.
O prazo para remoção dos materiais das vias públicas será estabelecido pelos fiscais tributários/de postura no momento da notificação, podendo variar entre 48 horas e 7 dias. Caso seja descumprido, o responsável será autuado e deverá pagar uma multa que varia de R$ 2.220,00 a R$ 6.660,00, conforme a gravidade da obstrução.
Dessa forma, a gestão municipal atua para garantir a segurança do trânsito de pedestres e veículos, nas calçadas, ruas e avenidas de Lucas do Rio Verde. A ação também representa um cuidado com a saúde pública, já que veículos e materiais abandonados podem aumentar os riscos de proliferação de doenças.
Lucas do Rio Verde
Resultado final das inscrições para a Banda Cantarte é divulgado

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, divulgou nesta quarta-feira (09) o resultado final das inscrições do Edital de Seleção nº
005/2025, que trata da formação da Banda Cantarte.
As inscrições deferidas seguem agora para a análise da Comissão de Avaliação, responsável pela próxima etapa do processo. A divulgação do resultado preliminar da seleção está
prevista para o dia 16 de julho.
Acesse o resultado final das inscrições no link abaixo: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/arquivos/publicacoes/2018/resultado_final_das_inscricoes_-_edital_de_selecao_n_005_2025_assinado.pdf
Sobre o Cantarte – Canto
Além das inscrições para a seleção da Banda Oficial, as inscrições para a 4ª edição do Cantarte – Concurso de Canto, seguem abertas até o dia 11 de julho. O link para inscrição
está disponível aqui: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSflYPFlvayuAU9Ys_M6WItKseWIRbdPoOUhga62EyVmuojdcQ/viewform
Este ano o concurso será dividido em seis categorias principais:
• Infantil: de 6 a 11 anos
• Juvenil: de 12 a 17 anos
• Infantojuvenil Gospel: de 6 a 17 anos
• Categoria Nacional (MPB): a partir de 18 anos
• Categoria Sertanejo: a partir de 18 anos
• Categoria Gospel Adulto: a partir de 18 anos
No ato da inscrição, os candidatos devem apresentar a documentação exigida para sua respectiva categoria. A lista completa de documentos está disponível no edital.
Lucas do Rio Verde
Últimos dias para participar: ranking mostra engajamento dos bairros na consulta pública do PPA 2026-2029

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde faz a chamada final para que toda a população luverdense participe da consulta pública do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029, que encerra no próximo dia 11 de julho. Com dados atualizados da participação por bairros, foi elaborado um ranking que mostra o engajamento de cada região da cidade.
Ranking de participação por bairros:
Posição/Bairro
1º – Parque das Araras
2º – Macuco/Colina Verde
3º – Bandeirantes
4º – Alvorada
5º – Parque das Emas
6º – Parque das Américas
7º – Jardim Amazônia
8º – Centro
8º – Jardim Primaveras
8º – Menino Deus
8º – Pioneiro
12º – Vida Nova I
13º – Cidade Nova
14º – Veneza
15º – Jardim das Palmeiras
16º – Jardim Cerrado
16º – São Cristóvão
18º – Groslândia
18º – Rio Verde
20º – Jaime Seiti Fujii
20º – Parque dos Buritis
20º – Tessele Junior
23º – Jardim Imperial
23º – Outros
25º – Bom Jesus
26º – Industrial I, II ou III
26º – Itambiquara
26º – Vida Nova II
O levantamento mostra que alguns bairros se destacam pela participação ativa de seus moradores: Parque das Araras, Macuco/Colina Verde; Bandeirantes; Alvorada; Parque das Emas e Parque das Américas lideram o ranking de engajamento.
“É muito gratificante ver o engajamento desses moradores. Isso mostra que a população entende a importância de participar das decisões que vão impactar diretamente sua qualidade de vida”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto.
Bairros que precisam se fazer ouvir
O ranking revela que alguns bairros ainda têm baixa participação e precisam de maior mobilização. Com participação menor que 4 registros, destacam-se: Bom Jesus, Industrial I; II ou III, Itambiquara e Vida Nova II, que registraram participação mínima e precisam se engajar.
Outros bairros com participação baixa (até 7 registros) incluem: Jaime Seiti Fujii; Parque dos Buritis; Tessele Junior; Groslândia e Rio Verde.
A Prefeitura reforça que cada participação é fundamental para que todas as regiões da cidade sejam contempladas no planejamento dos próximos quatro anos.
O PPA é o instrumento que vai orientar os investimentos públicos em Lucas do Rio Verde nos próximos quatro anos (2026 a 2029). As demandas apresentadas pela população podem se transformar em: Novas unidades de saúde e escolas; Melhorias na infraestrutura e pavimentação; Programas habitacionais; Projetos de segurança pública e investimentos em esporte e lazer.
Como participar
É fácil e rápido:
1. Acesse o link: https://forms.gle/ZcvWKh8VUyKLy1f29
2. Identifique seu bairro
3. Aponte as principais necessidades da sua região
4. Sugira melhorias para Lucas do Rio Verde
Chamada especial para lideranças
A Prefeitura faz um apelo especial para lideranças comunitárias, presidentes de associações de moradores, comerciantes e formadores de opinião dos bairros com baixa participação para mobilizarem seus vizinhos e conhecidos nesta reta final.
Participe agora: https://forms.gle/ZcvWKh8VUyKLy1f29
-
Esportes03/07/2025 - 19:00
Fluminense preparado: Renato Gaúcho detalha estratégia e parceria com Thiago Silva para duelo crucial com Al-Hilal no Mundial
-
Esportes03/07/2025 - 19:30
Renato Gaúcho detalha estratégia e parceria com Thiago Silva para duelo crucial com Al-Hilal no Mundial
-
Esportes03/07/2025 - 19:00
Palmeiras enfrenta Chelsea com quinta escalação diferente na Copa do Mundo de Clubes
-
Esportes04/07/2025 - 18:30
Fluminense vence Al-Hilal em jogo eletrizante e está na semifinal do Mundial de Clubes
-
Esportes05/07/2025 - 01:00
Palmeiras cai diante do Chelsea e dá adeus ao Mundial de Clubes
-
Esportes05/07/2025 - 18:30
PSG vence Bayern e avança para a semifinal da Copa do Mundo de Clubes
-
Esportes05/07/2025 - 20:30
Real Madrid vence Borussia em jogo eletrizante e garante vaga na semifinal do Mundial de Clubes
-
Rondonópolis04/07/2025 - 19:30
Servidores da Prefeitura estão imunizados contra influenza