Mato Grosso

Servidores do TCE-MT são capacitados sobre análise de investimentos e teoria de carteiras

Publicado


Foto: Marcos Bergamasco/TCE

Os servidores da Secretaria de Controle Externo (Secex) Previdência, gabinetes e do Ministério Público de Contas (MPC) iniciaram nesta segunda-feira (28), capacitação sobre análise de investimentos e moderna teroria de carteiras.

O curso online tem duração de 80 horas e é realizado pela Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF) em quatro semanas, do dia 28 de setembro a 2 de outubro, de 19 a 23 de outubro, de 23 a 27 de novembro e de 30 de novembro a 4 de dezembro, sempre das 13h às 17h. 

O objetivo do curso é aperfeiçoar os servidores sobre as competências técnicas profissionais e gerenciais, bem como o entendimento dos fatores que influenciam a seleção de ativos de carteiras de investimento, como forma de proporcionar o julgamento célere e em consonância com as normas e procedimentos aplicáveis, além de contribuir com a melhoria do desempenho da Corte de Contas em cumprimento a sua missão constitucional e em benefício da sociedade.

As inscrições foram realizadas via C.I e o curso é realizado pela plataforma e link da CNF. O instrutor é Sergio Shmayev. De acordo com Denise Faria, gestora da Unidade de Cursos e Eventos da CNF, é importante para os servidores a participação no curso para “entender de forma teórica e através da aplicação prática de estudos de casos os fatores que influenciam a seleção de ativos de carteiras de investimento e as estratégias possíveis, além de elaborar previsões e estudos, bem como avaliar o desempenho e o risco dessas carteiras”.

Veja Mais:  Mato Grosso realiza transplante de rim com medidas preventivas à Covid-19

 

Kleverson Souza
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
(65) 3613 7559

Fonte: TCE MT

Mato Grosso

Seduc transfere datas das aulas do Pré-Enem Digital Gold no polo de Cuiabá

Publicado


A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) alterou as datas das aulas presenciais do projeto Pré-Enem Digital Gold no polo de Cuiabá. As aulas serão realizadas aos sábados nos dias 07, 14 e 28 de novembro, 05 e 12 de dezembro e 09 de janeiro de 2021.

Nos dias 07 e 14 de novembro, das 8h às 11h, serão ofertadas aulas de Redação. No dia 28 de novembro será aula de Linguagens; nos dias 05 e 12 de dezembro aulas de Matemática, Ciências Humanas e Aplicadas e Ciências da Natureza, respectivamente, e em 09 de janeiro de 2021 aulas envolvendo todas as áreas, sempre das 8h às 12h.

As inscrições para participar das aulas presenciais estão abertas e podem ser feitas até o dia 02 de novembro pelo site da Seduc.

O Pré-Enem Digital Gold é direcionado aos estudantes do 3º ano do ensino médio da rede estadual, inscrito no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020.

Além de Cuiabá, as aulas presenciais serão realizadas também nos polos de Tangará da Serra, Rondonópolis e Sinop.

Nos polos de Rondonópolis, Tangará da Serra e Sinop serão realizados os “Aulões” de Redação nos dias 07, 21 e 28 de novembro, 12 e 19 de dezembro e 09 de janeiro, sempre das 8h às 11h. No município de Sinop haverá uma segunda turma nos mesmos dias no período vespertino, das 14h às 17h.

Veja Mais:  Museu de Arte Sacra oferece visitações presenciais e tour virtual 360º

Serão 200 vagas para o polo de Cuiabá, 100 vagas para Rondonópolis, 100 para Tangará da Serra e 400 vagas para o polo de Sinop, sendo 200 por período.

As aulas presenciais vão respeitar os protocolos de segurança emitidas pelas autoridades de Saúde, como a capacidade de lotação máxima permitida pelos decretos em vigência, o distanciamento entre os alunos, com o uso de máscaras, álcool em gel, entre outros cuidados.

Aulas pela TV

Além das aulas presenciais, a Seduc está ofertando também, em parceria com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, vídeo-aulas transmitidas pela TV. As aulas pela TV Assembleia (canais HD Digital 30.1 e 30.2 e canal 10 na Net TV) são transmitidas de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h e das 19h às 21, e aos sábados das 9h às 10h.

Todas as aulas serão disponibilizadas também no canal do Pré-Enem Digital no youtube.

As aulas serão focadas em todos os componentes curriculares exigidos no Enem, ou seja, de redação, Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Ciências da Natureza. 

 

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Mato Grosso

Terça-feira (27): Mato Grosso registra 141.764 casos e 3.817 óbitos por Covid-19

Publicado


A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta terça-feira (27.10), 141.764 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 3.817 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Foram notificadas 767 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 141.764 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 5.504 estão em isolamento domiciliar e 131.941 estão recuperados.

De acordo com a área técnica, houve uma correção no banco de dados que contabiliza os casos em isolamento domiciliar. O sistema ainda considerava casos que já passaram pelo prazo máximo de 20 dias de recuperação. Portanto, esses casos que já extrapolaram o prazo da recuperação passaram a ser contabilizados como recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 161 internações em UTIs públicas e 149 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 40,76% para UTIs adulto e em 17% para enfermarias adulto.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (28.587), Rondonópolis (10.504), Várzea Grande (9.949), Sinop (7.045), Sorriso (6.229), Lucas do Rio Verde (5.871), Tangará da Serra (5.664), Primavera do Leste (4.881), Cáceres (3.455) e Campo Novo do Parecis (2.879).

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.

O documento ainda aponta que um total de 114.339 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 957 amostras em análise laboratorial.

Veja Mais:  Mato Grosso realiza transplante de rim com medidas preventivas à Covid-19

Cenário nacional

Na última segunda (26), o Governo Federal confirmou o total de 5.409.854 casos da Covid-19 no Brasil e 157.397 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país contabilizava 5.394.128 casos da Covid-19 no Brasil e 157.134 óbitos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.

Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados de terça-feira (27).

Recomendações

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

Veja Mais:  Museu de Arte Sacra oferece visitações presenciais e tour virtual 360º

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Mato Grosso

Banda da Polícia Militar reúne cantores em live para comemorar 128 anos do Corpo Musical

Publicado


O Corpo Musical da Polícia Militar celebrou 128 anos em grande estilo, com um show com transmissão em live que reuniu cantores convidados no palco montado no Sesc Arsenal. No local, a platéia estava limitada a um grupo de convidados, entre eles o comandante geral da PM coronel Jonildo José de Assis e o presidente de Fecomércio José Venceslau de Souza Júnior.

Já de casa, milhares de pessoas puderam assistir interagindo com comentários e participando de doação e sorteios para a causa em defesa e proteção de animais abandonados da OPA-MT(Organização de Proteção Animal de Mato Grosso).

Na lista dos artistas que subiram ao palco para cantar junto com o Corpo Musical da PM, estavam o trio regional Henrique, Claudinho e Pescuma; Roberto Lucialdo, Janderson Mathias, Cleiton Negrety, entre outros. No repertório, tributo a Luiz Gonzaga, clássicos regionais, nacionais e internacionais.

Para Cleiton Negrety, cantor que percorre o país fazendo shows e que participa pela segunda vez de evento com a Banda da PMMT, é uma satisfação voltar ao palco com os músicos da Polícia Militar. “É uma honra estar entre os convidados e cantar com músicos tão talentosos”, avalia.

Quem estava na platéia também se encantou. Dona Maria Luiza Pereira dos Anjos assistiu ao lado de um casal de amigos. “Esse é um espetáculo musical que alegra os olhos e a alma”, definiu, lamentando pelo momento da pandemia. “Pena que não pode ser aberto para que mais pessoas pudessem apreciar de perto”, disse.

Veja Mais:  Terça-feira (27): Mato Grosso registra 141.764 casos e 3.817 óbitos por Covid-19

O 1º sargento Andreo Cunha de Moraes, diretor Musical do Corpo Musical da PM, lembrou que essa é a segunda live da Banda, a primeira foi em 21 de abril, Dia de Tiradentes. Agora, no aniversário de 128 anos, não poderíamos deixar passar em branco. Disse que é uma data para celebração, fazendo as adequações necessárias e cuidados exigidos para esse momento de pandemia.

O coronel Assis lembrou que a história dos 128 anos do Corpo Musical mostra que seu papel é decisivo na integração social, na aproximação com a sociedade e o público alvo das ações da PM, que é o cidadão mato-grossense.

O comandante da PM lembrou ainda que além de promover os eventos da instituição militar e de órgãos do Governo do Estado, a Banda sempre esteve ao lado da população nas celebrações populares, como as festas religiosas.

Para o comandante Assis, mesmo em um momento como esse que o país está atravessando, de pandemia da Covid 19, a Polícia Militar precisava comemorar o aniversário da Banda, fazendo isso junto com a população, com essa live na noite desta segunda-feira(26). 

Fonte: GOV MT

Continue lendo

CAMPANHA COVID-19 ALMT

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana