Sorriso

Sorrisenses participam da Copa Brasil Central de BMX 2023

Publicado

Dias 25 e 26 de novembro

A delegação de 12 pilotos, da BMX Sorriso, viajou nesta terça-feira (21), para participar da Copa Brasil Central de BMX 2023, nos dias 25 e 26 de novembro, no Parque da Criança, em Aparecida de Goiânia (GO).

Os atletas foram selecionados após a belíssima participação no Campeonato Mato-grossense de Bicicross, realizado em outubro, em São José do Rio Claro, que rendeu aos sorrisenses, o 1º, 2º e 3º lugar do ranking Mato-grossense, da modalidade.

O evento de nível nacional, é promovido pela Federação Goiana de Ciclismo (FGC), com a participação de atletas de 15 categorias, de vários municípios do Brasil.

A delegação sorrisense conta com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Semel).

Lista dos pilotos de Sorriso:

  • Cristiano Dezordi Gonçalves – Boys – 5/6 anos
  • Cacio Dezordi Gonçalves – Boys – 7/8 anos
  • Kauã Ricardo Andrade Peske – Boys – 13/14 anos
  • Kauan Rafael Hartmann Lacerda de Araújo – Boys- 13/14 anos
  • Rone Gomes dos Santos – Men – 30/39 anos
  • Caciano Gonçalves – Men – 30/39 anos e Cruizer 30/39 anos
  • Erica Antonina Dezordi – Woman – 30+
  • Alice Fernandes dos Santos – Woman – 18/29 anos
  • André da Silva Siqueira – Elite Men
  • Nathan Jaymes de Rocha – Boys – 15/16 anos e Cruizer 17/29 anos
  • Karolina de Oliveira Felix – Feminino – 11/14 anos
  • Pedro de Souza Bauer – Elite e Cruizer 17/29 anos
Veja Mais:  Programa Saúde na Estrada contabilizou mais de 300 atendimentos

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook

Sorriso

Prefeitura realiza formatura de jovens do Programa Aprendiz Sorriso Legal 2023

Publicado

Programa Aprendiz Sorriso Legal, forma 220 jovens na edição 2023. Dos 291 inscritos 220 concluíram todas as etapas do programa e recebem certificação; o ‘passaporte’ para o primeiro emprego e início da vida profissional.

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), realizou na noite desta segunda-feira (04), a cerimônia de formatura dos jovens que fazem parte do Programa Aprendiz Sorriso Legal, coordenado pela equipe de Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), em parceria com mais de 110 empresas que, durante e evento, foram homenageadas com o selo Empresa Legal Amiga do Aprendiz.

“Hoje é um dia extremamente importante e feliz para todos nós, principalmente para os nossos formandos que passaram o ano inteiro na Assistência Social, recebendo vários ensinamentos, dinâmicas de como se comportar em uma entrevista, além dos cursos profissionalizantes que ofertamos através do Senai, Senac, AES. É, também, uma noite memorável para os empresários, aos quais agradecemos e homenageamos, entregando-lhes o selo Empresa Legal Amiga do Aprendiz”, declarou a secretária de Assistência Social e primeira-dama, Jucélia Ferro.

O programa teve duração de oito meses, com início em abril e encerramento em novembro. Ao todo, receberam certificado os formados das turmas, do: CRAS Praça Céu (30), CRAS São Domingos (21), CRAS São José (31), equipe volante no Batalhão da Polícia Militar (20), e Mãezinha do Céu (20), que passaram por diversas temáticas relativas ao mundo do trabalho, bem como: oficinas de informática, educação física e teatro realizados por profissionais habilitados.

Veja Mais:  Reunião apresenta novo espaço para área do Previso

O programa passa pelas seguintes etapas: 1) inscrição das famílias e jovens que desejam participar do Programa; 2) capacitação dos jovens inscritos; 3) sensibilização e parceria com empresas locais; 4) encaminhamento para processos de seleção de emprego de acordo com perfil solicitado pela empresa; 5) certificação dos jovens e premiação das empresas parceiras com o SELO “Empresa Legal Amiga do Aprendiz” e 6) o acompanhamento desse jovem na pós contratação.

O objetivo, é que todos os jovens passem por entrevista de emprego e conquistem sua vaga no mercado de trabalho, com contrato de trabalho formal e legalizado. Este ano, mais de 60 jovens já estão contratados, como Aprendiz e como Adolescente Trabalhador, que são adolescentes acima de 16 anos, em que já podem trabalhar com carteira assinada, de maneira formal, por até 8 horas, desde que permaneça na escola e não seja trabalho acima das 22 horas, em lugar perigoso, penoso ou insalubre, como está na lei.

Segundo a gestora do AEPETI, Milana Silvia Higino Mendes, esse Programa Aprendiz Sorriso Legal, tem como objetivo erradicar o trabalho infantil no Município por meios da capacitação e inserção no mercado de trabalho de jovens entre 15 e 17 anos, que terão a primeira experiência profissional formal, pois muitos vêm egressos do trabalho infantil, que é uma grande violação aos direitos das crianças e adolescentes e traz graves consequências à vida adulta destes jovens. Pode parecer “que é melhor o jovem estar trabalhando que no mau caminho”, como muito se ouve, mas o que muitos não veem é que no futuro, nem sempre o caminho que o trabalho infantil leva é para o melhor desenvolvimento das potencialidades do jovem, especialmente num mundo em que cada dia mais exige capacitação. Além de podermos mostrar que essa não deve ser a única opção para não ir para um mau caminho, existem muitas outras que passa pelo desenvolvimento de potencialidades e dos sonhos desta geração jovem.

Veja Mais:  Período de inscrição para composição do Conselho Tutelar vai até dia 20

“Quando se analisa os dados, percebe que existe uma grande procura dos jovens pelo mercado de trabalho. É perceptível que o programa realmente traz essa segurança para os jovens de se prepararem e terem essa oportunidade de concorrer a vagas e devido às parcerias com as empresas, terem mais facilidade de ingressarem num processo de seleção. Mas, infelizmente, alguns, acabam desistindo, pela ânsia em ter o emprego logo e acabam por ingressar despreparados no mercado de trabalho, que geralmente oferece empregos na informalidade”, disse, Milana.

Há uma proposta apresentada pela Secretaria de Assistência Social à Administração Municipal, para o Programa Aprendiz Sorriso Legal ser implementado como um projeto de lei municipal, com um conjunto de regras e inovação de vagas, também, nos órgãos públicos de Sorriso. “Se conseguirmos tornar o programa uma lei municipal, teremos um grande avanço, fazendo com que a gente aumente ainda mais a capacidade de absorção desses jovens para a inserção no mercado de trabalho” frisa, Milana.

Segundo informações da Secretária de Assistência Social, em 2022, 100% dos jovens que se formaram no projeto, foram contratados. “Nós sabemos que é difícil ter essa primeira experiência do primeiro emprego, e para isso, nós temos que estender a mão a todos eles. Então esse projeto vem de encontro com as empresas de Sorriso que são muito generosas e abraçaram o nosso projeto de forma carinhosa. No ano passado conseguimos encaminhar todos os jovens, capacitados ao mercado de trabalho, isso é motivo de muito orgulho. Queremos agradecer a todos que nos incentivam e ao prefeito Ari Lafin, que apoia esse projeto grandioso em nosso Município”, finaliza, Jucélia.

Veja Mais:  Atletas de Sorriso participam de Campeonato Estadual de Jiu-Jitsu Esportivo

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

Sorrisenses se destacam no Campeonato Brasileiro de Bandas e Fanfarras

Publicado

Componentes de duas bandas municipais conquistaram 10 troféus em seis categorias

Os componentes da Banda Guerreiros do Sol e da Banda Municipal de Sorriso sagraram-se campeões em seis categorias do Campeonato Brasileiro de Bandas e Fanfarradas, realizado entre os dias 02 e 03 de dezembro, em Amparo, interior do estado de São Paulo. Ambas as bandas são mantidas pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Juventude (Semcultj).

Regida pelo professor Anderson Teixeira, a Banda Guerreiros do Sol conquistou seis troféus nas categorias: baliza sênior (Laryssa Gabrieli – 2º lugar); marcha banda de percussão com instrumento melódico; capitão mór (Helen Janaína – 1º lugar) e; corpo musical (bicampeão brasileiro), sendo essas três últimas disputadas na modalidade infantojuvenil.

Já a Banda Municipal de Sorriso, sob responsabilidade do regente Rondineli de Souza Chaves, conquistou quatro troféus na modalidade infantojuvenil, sendo eles: 2º lugar na categoria pavilhão cívico; 1º lugar na categoria baliza (Maria Eduarda Souza da Cruz); 1º lugar da categoria capitão mór (Bianca Toscano) e; categoria corpo musical.

Ao comemorar os títulos, o regente ressaltou a importância das crianças, adolescentes e adultos atendidos pelos projetos sociais e culturais em Sorriso.

“Por meio da música transmitimos valores sociais, morais, de inclusão e de civismo. O resultado desse trabalho reflete na melhoria do desempenho escolar, na convivência em âmbito familiar e no distanciamento daquelas pessoas consideradas nocivas”, avalia Rondineli Chaves ao complementar que “a música também tem contribuído com a saúde física e mental dos alunos”.

“Alguns pais trazem seus filhos por orientação médica. Isso porque nós usamos técnicas de musicoterapia para ajudar no tratamento de doenças que acometem diferentes públicos, contribuindo com a redução de dor e ansiedade em pacientes diagnosticados com autismo, bipolaridade, depressão, distúrbio da fala, audição entre outras deficiências. Há pouco tempo recebemos uma aluna surda, e ela nos surpreendeu por sua paixão pela música e pela facilidade de entendimento através da Língua Brasileira de Sinais (Libras)”, assinala.

Veja Mais:  Necessidade de uma nova estrutura para a rodoviária entra novamente em pauta

Para a gestora da pasta, Marisa de Fátima Netto, o resultado obtido pela equipe sorrisense na competição nacional são frutos da política de inclusão social, cujos investimentos permitiram a manutenção de 11 polos culturais e o atendimento de mais 3,5 mil alunos.

“Para 2024, nossa projeção é ampliar o número de vagas para 5 mil atendimentos. Sabemos que se trata de uma meta ambiciosa e para alcançá-la estamos contando com apoio dos demais secretários e do aval do prefeito Ari Lafin e do Gerson Bicego [vice-prefeito]”, contextualiza.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

Junta de Serviço Militar de Sorriso entrega certificado de reservista para 120 jovens

Publicado

Cerimônia de juramento à bandeira ocorreu nesta terça-feira (5 de dezembro)

A 137.ª Junta de Serviço Militar (JSM) promoveu, nesta terça-feira (5 de dezembro), a cerimônia para entrega de certificados de dispensa de incorporação (CDI) a 120 jovens nascidos em 2005 e em anos anteriores, que se alistaram, tanto nas unidades da JSM de Sorriso, quanto pela internet, e que foram dispensados da prestação do serviço militar. A solenidade, que incluiu o juramento à Bandeira Nacional, foi realizada às 7h, no Ganha Tempo da Zona Leste.

Neste ano – 2023, o prazo para alistamento militar encerrou-se em 30 de junho. Até a data, jovens que completam 18 anos em 2023 puderam se inscrever online ou diretamente no posto da JSM que funcionava no Ganha Tempo Central e agora passou a atender no Ganha Tempo da Zona Leste. Em agosto, outros 120 jovens foram igualmente dispensados do serviço militar em uma cerimônia do Ganha Tempo da Zona Leste.

JUNTA DE SERVIÇOS MILITAR

Em Sorriso, a Junta de Serviço Militar (JSM), disponível no Ganha Tempo da Zona Leste, presta serviços de alistamento militar; emissão de 1º e 2º vias do certificado de dispensa de incorporação(CDI); emissão de 2º via de carteira de reservista de 1 e 2º categoria; emissão de certificado de isenção (CI); documento para cidadão fora do prazo (maior de 45 anos); documento de eximição do serviço militar; transferência de alistamento efetuado em outras regiões; e certificado dispensa serviço alternativo (CDSA).

Veja Mais:  Atletas de Sorriso participam de Campeonato Estadual de Jiu-Jitsu Esportivo

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana