Saúde
Surto de sarampo chega a 880 casos nos EUA, maior registro dos últimos 15 anos

O pior surto de sarampo nos Estados Unidos (EUA) em 25 anos chegou a Oklahoma, disseram autoridades federais de saúde nessa segunda-feira (20), quando relataram 41 novos casos em todo o país> Esse número eleva para 880 o total de pessoas infectadas neste ano.
Leia também: Ministro diz que baixa adesão à vacinação pode comprometer hospitais
Os centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) informaram que houve um aumento de 4,9% no número de casos de sarampo
entre 10 e 17 de maio, parte de um surto que já atingiu 24 estados. A agência vem fornecendo atualizações semanais todas as segundas-feiras. O CDC disse haver um caso confirmado em Oklahoma.
A maioria dos casos novos surgiu em Nova York
, explicou o porta-voz do CDC, Jason McDonald, sendo 21 na cidade de Nova York e nove no condado de Rockland.
Leia também: Distribuição de remédios no País está normalizada, diz ministério
Especialistas em saúde dizem que o vírus se espalhou entre crianças em idade escolar, cujos pais se recusaram a vaciná-las. Uma parcela minoritária de pais norte-americanos, alguns pertencentes a comunidades judias ultraortodoxas de Nova York, cita temores de que a vacina
cause autismo, apesar de estudos científicos desmentirem essa informação.
Embora o vírus do sarampo
tenha sido eliminado do país em 2000, o que significa que não está mais presente continuamente o ano todo, surtos ainda ocorrem devido a viajantes vindos de países onde o sarampo ainda é comum, explicaram os CDC.
Leia também: Drogas psicodélicas podem ajudar a tratar o alcoolismo

Saúde
Entenda síndrome que faz Billie Eilish ter movimentos involuntários

Movimentos involuntários, “tiques” múltiplos e até mesmo a verbalização de palavras de forma involuntária: essas são, entre outras, manifestações da síndrome de Tourette, disturbio neuropsiquiátrico que ganhou as manchetes do noticiário de celebridades após a cantora Billie Eilish falar sobre seu diagnóstico.
Billie, de 20 anos, sabe que tem síndrome de Tourette desde os 11. O assunto veio à tona durante uma entrevista ao programa de David Letterman.
“A maneira mais comum de as pessoas reagirem é rirem porque acham que estou tentando ser engraçada. E eu sempre fico icrivelmente ofendida”, disse a cantora.
Neurologista do Hospital Sírio Libanês, a Dra. Christiane Cobas explica o distúrbio que apesar de não ter cura, tem tratamento.
“A síndrome de Tourette é caracterizada pela presença de ‘tiques’ multiplos, motores e vocais, que persistem por muito tempo. E tem critérios para isso – ‘tique’ é um movimento anormal, involuntário. É muito comum em criança, piscamento, franzir o nariz, fazer alguma coisa com a boca, levantar o ombro, esses ‘tiques’ motores que às vezes são no olho, nas mãos. Nas crianças, geralmente são transitórios e vão mudando de região”, explica.
Segundo a especialista, a síndrome de Tourette se manifesta ainda na infância, entre 5 e 10 anos de idade, com a característica de persistir. Ela afirma que os ‘tiques’ são comuns às crianças, e geralmente mudam de região: de um braço para outro, ou para a perna. Quando eles permanecem por mais de um ano no mesmo local é hora de procurar um médico.
“Quando se tornam persistentes, e são multiplos, incluindo vocais – quando a criança faz algum barulho, ou mesmo apresenta coprolalia, que é a tendência incontrolável de falar palavrões, e esse tipo de tique persiste, pode sim caracterizar a síndrome”, explica.
O diagnóstico é clínico, e o tratamento pode ser feito com medicamentos e terapia, para que o stress causado pelos ‘tiques’ não aumente ainda mais a sua incidência.
“Imagina você com um tique motor o tempo todo, ou um desses vocais, do nada falar palavrão. Socialmente traz algumas dificuldades, a pessoa fica constrangida. Os tiques fazem parte do grupo dos distúrbios dos movimentos involuntários, você não tem controle, simplesmente faz. Não afeta em nada a capacidade de trabalho, mas as relações sociais. Como estar em um cinema e ficar falando coisas”, exemplifica.
“A psicoterapia também ajuda, porque a ansiedade piora os ‘tiques’ e ajuda a conviver melhor com a dificuldade”, completa.
A Dra. Christiane alerta que os pais não precisam ter uma preocupação excessiva ao notar certos comportamentos.
“Importante é fazer o diagnóstico. Tique motor em criança é comum, isso não é Tourrete. E eles vão mudando de local, não persistem, desparece. Para ser, precisa se prolongar por mais de um ano. A síndrome é mais rara.”
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Saúde
Anvisa diz que não recomendou isolamento contra varíola dos macacos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou uma nota nesta terça-feira (24) esclarecendo as recomendações feitas pela agência para retardar a entrada do vírus da varíola dos macacos no Brasil.
Segundo a Anvisa, foram apenas reforçadas a adoção das medidas que já estão em vigência em aeroportos e em aeronaves e que são destinadas a proteger “o indivíduo e a coletividade não apenas contra a covid-19, mas também contra outras doenças.”
Na nota, a Anvisa esclarece que não recomendou o “isolamento” como uma medida para o enfrentamento à varíola dos macacos.
“De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a varíola do macaco pode ser transmitida aos seres humanos através do contato próximo com uma pessoa ou animal infectado, ou com material contaminado com o vírus. O vírus pode ser transmitido de uma pessoa para outra por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama”, diz a nota.
A Anvisa informou que atua consoante com as ações das agências internacionais e de organismos mundias de saúde e que permanece monitorando a evolução dos casos da varíola dos macacos, mantendo um contato constante com o Ministério da Saúde. “Tão logo se justifique, serão propostas as medidas sanitárias, quando cabíveis, em aditamento às regras existentes e vigentes no Brasil.”
A doença A varíola de macaco é uma doença pouco conhecida porque a incidência é maior na África. Até o momento, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) há 131 casos confirmados de varíola dos macacos, registrados fora do continente africano e 106 outros casos suspeitos, desde que o primeiro caso foi relatado em 7 de maio.
Diante do quadro, o Ministério da Saúde criou uma sala de situação para monitorar o cenário da varíola dos macacos no Brasil. A medida, anunciada pela pasta na noite desta segunda-feira (23), tem como objetivo elaborar um plano de ação para o rastreamento de casos suspeitos e na definição do diagnóstico clínico e laboratorial para a doença.
“Até o momento, não há notificação de casos suspeitos da doença no país”, informou o Ministério da Saúde, em nota. A pasta afirma que encaminhou aos estados um comunicado de risco sobre a patologia, com orientações aos profissionais de saúde e informações disponíveis até o momento sobre a doença.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Saúde
Covid-19: Brasil registra novos 39 óbitos e 12.775 casos

Nas últimas 24 horas, o Brasil contabilizou novos 12.775 casos de covid-19, e 39 óbitos relacionados à doença. Com os números, já são 30.803.995 confirmações em todo o país, e 665.666 vidas perdidas desde o início da pandemia.
Mais uma vez, os estados do Acre, Ceará e Piauí não atualizaram as informações no painel por “problemas técnicos”.
Segundo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), foram considerados os últimos reportes enviados por cada estado.
Há sete dias, a média móvel de casos estava em 19.128. Hoje, o índice é de 14.585, o que representa uma queda de 23%.
A média móvel de mortes, por sua vez, apresentou queda de 17,7% no período, e foi de 118 na terça-feira da semana passada para os 97 registrados hoje.
-
Rondonópolis18/05/2022 - 15:10
Iniciam nesta quarta-feira (18) as inscrições para a Garota Exposul 2022
-
Rondonópolis19/05/2022 - 09:50
Semana do Meio Ambiente tem palestras, doações de mudas, trilhas ecológicas e ações de preservação ambiental
-
Nacional22/05/2022 - 16:38
Revoltado com fim do namoro jovem, sequestra ex e tatua o próprio nome no rosto dela; veja
-
Esportes23/05/2022 - 20:35
Torneio Beneficente de Futsal em prol a ‘AFAR’ reuniu centenas de atletas em Rondonópolis
-
Nacional22/05/2022 - 16:59
‘Não me filma, eu sou da igreja’, diz jovem ao ser flagrada em suruba clandestina no Amazonas; veja vídeo
-
Rondonópolis20/05/2022 - 20:35
Segunda etapa do Circuito Municipal de Skate “esquenta” Rondonópolis no domingo
-
Policial22/05/2022 - 16:17
Jovem de 14 anos é colocada a força dentro de carro e abusada sexualmente em MT
-
Policial20/05/2022 - 11:35
Homem é preso transportando 53 quilos de pescado irregular em Santo Antônio do Leverger