Nacional
TRE condena MBL, Kataguiri e Holiday por notícia falsa sobre Jaques Wagner (PT)

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Bahia condenou o Movimento Brasil Livre (MBL) a publicar nota de resposta do candidato ao Senado Jaques Wagner (PT) em suas redes sociais, devido à falsa notícia divulgada pelo grupo em relação ao petista nesse mês. Além do grupo, também foram condenados na mesma ação o vereador Fernando Holiday (DEM) e o candidato a deputado federal, Kim Kataguiri (DEM).
Leia também: MBL e site ‘Ceticismo Político’ amplificaram difamação contra Marielle Franco
A decisão da justiça acontece por causa de um vídeo publicado nas redes sociais do MBL
em meados de agosto – no qual é possível ver pessoas protestando contra petistas –, que, por sua vez, participavam de ato a favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em um shopping de Salvador. Nos posts, o grupo deixa subentendido que as críticas são também dirigidas ao senador, mas ele nem sequer estava no local.

No dia 16 de agosto, dois dias depois da publicação do vídeo, a equipe de Jaques Wagner
publicou nota criticando a repercussão sistemática de ‘fake news’ nas páginas do Movimento Brasil Livre. Na mensagem, também apontaram que a falsa publicação havia sido tirada do ar.
“Depois de divulgar na internet uma informação falsa, de que o candidato ao Senado, Jaques Wagner, esteve no último sábado, 11/08, na manifestação “Trompetaço Lula Livre” no Shopping Barra o MBL (Movimento Brasil Livre) tirou a fake news
do ar”, escreveram.
“Jaques Wagner não esteve naquele dia no Shopping Barra. Notícia deve ser apurada antes de ser divulgada. Adotamos os procedimentos judiciais cabíveis para inibir esse tipo de notícia falsa” , afirmou Pedro Scavuzzi, advogado da campanha de Wagner.
Nas redes sociais, o candidato ao Senado pelo PT comemorou a condenação contra o MBL e os dois membros do grupo – também considerados culpados por compartilharem em suas páginas a notícia falsa.
O MLB mentiu, ofendeu e o TRE fez justiça. Esperamos que aprendam a lição. Da nossa parte, vamos continuar fazendo uma campanha focada no debate de ideias e propostas e, sobretudo, primando pela verdade. #WagnerSenador
#Wagner130
pic.twitter.com/FOl2OkcFFW— Jaques Wagner (@jaqueswagner) 24 de agosto de 2018
MBL e fake news

Em julho deste ano, o Facebook tirou do ar 87 páginas
(de 109, no total) relacionadas ao MBL
por disseminarem notícias falsas. Entre elas, estava o “Jornalivre”, “Brasil 200”, e “O Diário Nacional”. Segundo a empresa de tecnologia, os perfis foram despublicados com base no código de autenticidade da rede, “escondendo das pessoas a natureza e origem de seu conteúdo” com propósito de “espalhar desinformação”. Quando da decisão, o grupo fez protesto em frente a sede do Facebook
, em São Paulo, com cerca de 50 participantes.
*Com informações do jornal Folha de S. Paulo e O Globo.

Nacional
Evento nacional sobre Pacote Anticrime será realizado em agosto em Mato Grosso
Entre os dias 3 e 5 de agosto, a Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), a Fundação Escola Superior do Ministério Público (FESMP/MT) e a Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil (ESA/OAB-MT) realizarão um evento nacional para abordar o Pacote Anticrime, na perspectiva de avanços ou retrocessos. A iniciativa conta com apoio da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep/MT), da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB/MT) e da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/MT).
Nacional
Santos recebe nova etapa do Max Fashion Tour
Evento é realizado pela agência de modelos Max Fama e seleciona novos modelos para o mercado
A cidade de Santos, no litoral paulista, foi a escolhida para receber a nova seletiva do Max Fashion Tour, que tem como objetivo encontrar novos talentos da moda escondidos no nosso país. O evento, organizado pela agência de modelos Max Fama, acontece nos dias 08, 09 e 10 de julho, no Centro de Convenções Blue Med Convention Center, com inscrições gratuitas, e promete repetir o sucesso da edição anterior, que aconteceu em Campinas.
“Estamos muito felizes em poder trazer uma seletiva desse porte para Santos. A edição que aconteceu em Campinas foi espetacular. Graças ao resultado de lá, sentimos a necessidade de ampliar esta nova etapa, que agora conta com três dias”, relata o diretor da agência de modelos Max Fama, Paulo Henrique Albuquerque. “A sede na nossa agência fica em São Paulo, mas sempre recebemos pedidos para vir à cidade. Esse dia finalmente chegou. Temos certeza de que vamos encontrar muita gente talentosa. Sabemos que o mercado da moda precisa de novos rostos e vamos conseguir encontrar aqui, afinal, não somos conhecidos como a melhor agência de new faces do Brasil à toa”, finaliza.
Como participar?
Para participar da seleção do Max Fashion Tour será necessário fazer uma inscrição prévia no site www.maxfama.com.br , na aba “Max Fashion Tour”. O candidato irá receber um e-mail de confirmação e, posteriormente, um contato telefônico, com a informação do horário e dia que ele deverá comparecer.
Durante o processo o modelo assistirá uma palestra explicando como funciona o mercado artístico e passará por uma avaliação com os produtores da agência de modelos Max Fama. Em caso de aprovação, o candidato terá a oportunidade de se agenciar. Modelos de 0 até 60 anos poderão participar.
Onde será?
O Max Fashion Tour acontece no Centro de Convenções Blue Med Convention Center, localizado na Pr. Almirante Gago Coutinho, 29, na Ponta da Praia, em Santos, litoral Paulista
Sobre a Max Fama
A agência de modelos Max Fama está no mercado desde 2002. Sediada em Pinheiros, zona oeste de São Paulo, ela ainda possui 5 filiais localizadas em Osasco, Santo André, Jardim São Paulo, Santo Amaro e na região central de São Paulo.
É consolidada no mercado como uma agência com maior número de “new faces” do Brasil, onde trabalha com todos os tipos de perfis de modelos.
Nacional
Cooperativismo mineral fortalece imagem da pequena e média mineração no país
Roberto Cavalcanti*
Presente em várias áreas de atuação, o cooperativismo mostra diariamente sua força no Brasil. Um bom exemplo é o trabalho das cooperativas desenvolvido no setor de mineração.
Responsáveis por oferecer saúde, alimentação e educação aos seus membros, de forma igualitária, é necessário salientar que as cooperativas de mineração se destacam também por contribuir com a conscientização dos cooperados sobre a importância de preservar o meio ambiente e atuar de forma cada vez mais sustentável, o que nós do Instituto Somos do Minério também defendemos e apoiamos com veemência.
Essa união de esforços com foco na coletividade, vem mostrando resultados mais do que positivos em Mato Grosso, estado que possui histórico na mineração do ouro, e que ocupa posição de destaque no setor mineral brasileiro.
Neste sábado (02), comemora-se o Dia Internacional do Cooperativismo, e precisamos ressaltar a importância das cooperativas de mineradores de Mato Grosso para o desenvolvimento regional e o imenso orgulho em demonstrar as boas práticas promovidas por essas entidades.
Com o respaldo da Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso (Sistema OCB/MT) e inseridas em entidades representativas, como a Federação das Cooperativas de Mineração do Estado (FECOMIN), as cooperativas de mineração mato-grossense contribuem para o crescimento econômico regional e estendem a bandeira do cooperativismo saudável pelo Brasil e no mundo.
Recentemente, a Cooperativa dos Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (COOGAVEPE) representou o estado como entidade do setor minerário com boas práticas no país, atuando em conformidade com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em evento realizado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), em Brasília (DF).
Isso mais do que comprova que o trabalho das pequenas e médias mineradoras de ouro em Mato Grosso, seja na baixada cuiabana, seja na região norte do estado, é desenvolvido de forma legalizada, com permissões de lavra garimpeira, além de promover as compensações ambientais necessárias e está amparada em todas as principais regras de governança, ambiental e social (ESG), atitudes imprescindíveis na atualidade.
É importante enfatizar que a organização da atividade mineral em Mato Grosso nas cooperativas também inclui discussões sobre a melhoria no controle e na certificação da extração e do comércio legal de minerais, especialmente o ouro, o que permite reforçar o aprimoramento da legislação, visando maior segurança jurídica e previsibilidade.
Essa união cooperativista é primordial para afastar a imagem do setor mineral das explorações ilegais e levantar a bandeira do forte trabalho desenvolvido em todos os âmbitos, inclusive junto às compradoras de ouro, para o maior controle e rastreabilidade do minério comercializado.
Certos de que a cadeia produtiva mineral avançou nos últimos anos, tanto em modernidade e tecnologia, quanto em capacidade e produtividade, sabemos que ainda temos um longo caminho a percorrer.
Para isso, enfatizamos que o cooperativismo mineral é peça fundamental no desenvolvimento da mineração artesanal, de médio e pequeno porte, atuando de forma responsável, com respeito e valor ao trabalho do minerador, ao meio ambiente e com foco na inclusão social.
*Roberto Cavalcanti é presidente do Instituto Somos do Minério
-
Rondonópolis30/06/2022 - 09:40
Autarquia do Transporte Coletivo; 50 ônibus novos começa a circular a partir do dia 1º de julho em Rondonópolis
-
Rondonópolis27/06/2022 - 10:38
Fotógrafo rondonopolitano faz imagem fantástica do céu do Pantanal
-
Rondonópolis28/06/2022 - 20:35
Rondonópolis é apontada como uma das cinco melhores cidades de Mato Grosso para se viver
-
Rondonópolis27/06/2022 - 10:13
Aumento do IPTU; Após ser alvo de vandalismo outdoor com 17 vereadores volta a ser instalado em Rondonópolis
-
Rondonópolis28/06/2022 - 09:35
Exposição com 11 réplicas de dinossauros começa dia 30 no Casario
-
Rondonópolis30/06/2022 - 13:39
Profissional da Santa Casa Rondonópolis é escolhido como o melhor do Brasil na sua área de atuação
-
Rondonópolis28/06/2022 - 16:35
Prefeitura paga salário dos servidores nesta quarta-feira (29)
-
Rondonópolis27/06/2022 - 15:16
Pets e tutores fizeram a festa na primeira edição do “Aurraía”