Tecnologia

Twitch bate recorde de audiência no primeiro semestre de 2021

Publicado


source
Twitch bate recorde de audiência no primeiro semestre de 2021
Isabela Silveira

Twitch bate recorde de audiência no primeiro semestre de 2021

Líder mundial no mercado de streaming de games, a Twitch atingiu a marca de 12,2 bilhões de horas assistidas entre janeiro e junho de 2021. O novo recorde representa um ganho de quase 50% em relação ao mesmo período do ano passado. Algumas franquias de jogos tradicionais, como League of Legends e Grand Theft Auto V, influenciaram nesse resultado. Contudo, tendências inesperadas também fizeram sucesso na plataforma: filmes e séries, shows de DJ’s e até mesmo lives de pessoas dormindo.

Os números atingidos pela Twitch no primeiro semestre de 2021 foram observados por relatórios detalhados das gerenciadoras Rainmaker.gg e StreamElements, responsáveis por fornecer dados para o ramo de streaming de jogos. Segundo o parecer, o aumento de horas assistidas da plataforma representa cerca de 50% em relação ao mesmo período do ano passado, muito por causa do endurecimento da pandemia em diversos países, como o Brasil.

De acordo com o UOL, jogos já consolidados, como o League of Legends, fazem parte do recente sucesso de audiência da Twitch. Em fevereiro deste ano, o LoL conseguiu destronar o GTA 5 como o jogo mais visto na plataforma, chegando à impressionante marca de 144 milhões de horas assistidas. Além do mais, em todo o semestre, o público passou cerca de 912 milhões de horas assistindo a partidas do game.

Veja Mais:  Star+ tem preço vazado no Brasil; confira as opções do streaming da Disney

Os Vtubers também se tornaram “febre” na Twitch no início de 2021. E, apesar do nome, o fenômeno não tem relação alguma com a Viih Tube do BBB. Trata-se de um estilo de transmissão que surgiu há vários anos no Japão e consiste em adicionar um filtro de avatar (inspirado no estilo anime) em substituição ao rosto. Dessa maneira, os criadores de conteúdo jogam, conversam com o público, fazem entrevistas e gravam covers, tudo isso sem mostrar a verdadeira aparência.

O atual campeão de público da modalidade de Vtuber é o streamer americano AdmiralBahroo, que alcançou 2,5 milhões de horas nesse mês e contou com a ajuda de nada menos que 18 profissionais para as suas produções. A Twitch adicionou recentemente uma tag para esse tipo de conteúdo, indicando que o negócio pode crescer ainda mais.

O relatório de informações sinalizam também que a Twitch ainda depende fortemente de grandes influenciadores para o sucesso das transmissões. O streamer brasileiro Gaulês, que possui mais de 50 mil inscritos, é um exemplo. Ele conseguiu a façanha de passar os seis primeiros meses de 2021 no Top 10 mundial, somando 90 milhões de horas assistidas na plataforma, especialmente com o jogo Counter Strike: Global Offensive.

Tendências inusitadas na Twitch

Jogos clássicos do analógico também se tornaram virais no streaming de games. O xadrez ultrapassou 20 milhões de horas assistidas no início de 2021 na Twitch, influenciado pela série O Gambito da Rainha – que estreou em outubro de 2020 na Netflix, mas continua impactando a cultura pop. Além disso, o fato da série ser protagonizada por uma mulher também parece ter ajudado as streamers da categoria. Três entraram no Top 10 em fevereiro: as irmãs canadenses Alexandra e Andrea, do BotezLive, em sétimo; e a húngara Anna_Chess, em décimo.

Mas nem só de jogos vive a Twitch. A pandemia não mudou apenas os hábitos das pessoas e a forma como se relacionam, mas também trouxe redirecionamentos no mercado de música. Sem shows ou eventos presenciais, a plataforma se tornou um refúgio para DJs e outros produtores musicais. Só em janeiro, a Twitch somou 24 milhões de horas assistidas nesse segmento. O mesmo mês em 2020 marcou apenas 4,6 milhões. Vídeos sobre produção e entrevistas também fazem sucesso: o canal da revista especializada Rolling Stone chegou a 26 milhões de seguidores em cinco meses.

Na contramão dos animados shows virtuais, transmissões baseadas em zero ação também se tornaram virais. Em março, as lives campeãs de audiência apresentavam os criadores de conteúdo não produzindo literalmente nada, apenas dormindo. As sonecas somaras mais de 2 milhões de horas assistidas.

Mais da metade dessas horas foram só do streamer norte-americano Ludwig Ahgren, que cresceu 404% entre fevereiro e março. Sua grande sacada: para cada novo assinante no canal, ele adicionava alguns segundos a live, em uma estratégia conhecida como subathon. Ele acabou ficando 30 dias consecutivos online – grande parte do tempo dormindo. Semelhantemente, o vice-campeão na categoria, Matthew “Mizkif” Rinaudo, permitiu aos doadores do canal tocar qualquer coisa em seus fones de ouvido para acordá-lo.

Veja Mais:  "Dose 1 OK": usuários do Tinder podem usar stickers para avisar que se vacinaram

Já assistiu aos nossos novos vídeos no  YouTube ? Inscreva-se no nosso canal!

O post Twitch bate recorde de audiência no primeiro semestre de 2021 apareceu primeiro em Olhar Digital .

Comentários Facebook

Tecnologia

Moraes determina e Twitter retira do ar conta de Roberto Jefferson

Publicado


source
 Ex-deputado é investigado no inquérito dos atos antidemocráticos
Reprodução

Ex-deputado é investigado no inquérito dos atos antidemocráticos

O perfil do Twitter do ex-deputado Roberto Jefferson foi derrubada na manhã desta sexta-feira (13) por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. O presidente do PTB foi preso na manhã de hoje  no inquérito dos atos antidemocráticos, que apura a formação de uma organização criminosa digital.

Às 10h40 (horário de Brasília), ao entrar no perfil “@BobJeffRoadKing” aparecia a seguinte mensagem: “Essa conta não existe. Tente buscar outro(a)”. A medida é a mesma tomada com o perfil do deputado Daniel Silveira , investigado no mesmo inquérito e filiado ao partido de Roberto Jefferson.

Em seu perfil no Twitter, Jefferson relatou que “a Polícia Federal foi a cada (sic) de minha ex-mulher, mãe de meus filhos, com ordem de prisão contra mim e busca e apreensão. Vamos ver de onde parte essa canalhice.”

Em outras postagens, o bolsonarista atacou o supremo, especialmente Moraes, chamado de “cachorro do STF” pelo ex-deputado que também já havia pedido o fechamento do Supremo. 


Comentários Facebook
Veja Mais:  Facebook prevê mudança na exibição de anúncios sem diminuir a privacidade
Continue lendo

Tecnologia

Para evitar Bullying, TikTok vai proibir notificações noturnas para adolescentes

Publicado


source
TikTok vai proibir notificações noturnas para adolescentes
Kaique Lima

TikTok vai proibir notificações noturnas para adolescentes

O TikTok anunciou nesta quinta-feira (12) que está adicionando mais recursos para proteger a privacidade e a segurança de adolescentes dentro da plataforma. A decisão da rede social chinesa se deu por conta do crescente número de jovens que vêm enfrentando problemas que envolvem bullying e diferentes tipos de assédio moral.

No comunicado oficial da rede sobre o tema, a Byte Dance, dona do TikTok, ressalta que à medida que adolescentes e jovens adultos passam muito tempo no aplicativo, as pressões exercidas por pais, legisladores e grupos da sociedade civil em cima das empresas de tecnologia aumentam, principalmente os pedidos de medidas contra o cyberbullying e em proteção à saúde mental.

Bullying e assédio

Recentemente, o filho da cantora Walkyria Santos, de apenas 16 anos, tirou a própria vida após sofrer sucessivos ataques homofóbicos na internet, principalmente no TikTok. Em abril, a rede foi acusada de coletar ilegalmente dados de crianças e adolescentes. Na ocasião, a empresa alegou que as acusações eram infundadas e havia falta de mérito no processo.

Porém, a partir de agora, os usuários do TikTok que tiverem 16 ou 17 anos terão suas mensagens diretas, ou seja, a definição de quem pode enviar mensagens para eles como “Ninguém”. Atualmente, as mensagens são definidas como “Amigos” por padrão, ou seja, os adolescentes podem receber mensagens de outros usuários que os seguem e são seguidos por eles.

Veja Mais:  Facebook prevê mudança na exibição de anúncios sem diminuir a privacidade

Restrição de notificações

A empresa também está limitando quando adolescentes recebem notificações push, o que pode fazer com que eles diminuam o volume de tempo que passam no TikTok. Os adolescentes com idades entre 13 e 15 anos não receberão notificações depois das 21h, já os adolescentes com idades entre 16 e 17 anos terão as notificações push desativadas às 22h.

O TikTok também está trabalhando para que pop-ups se ativem para adolescentes de 16 e 17 anos caso eles ativem os downloads de vídeos. Será exibida uma mensagem informando que ativar essa opção significa que outras pessoas poderão baixar os vídeos e compartilhá-los em outros locais. Para menores de 16 anos, os downloads de vídeos estão desativados de maneira permanente.

Você viu?

Leia mais:

A líder global da política de segurança de menores do TikTok, Tracy Elizabeth, disse que a prioridade da rede é garantir que os adolescentes que usam a plataforma tenham uma experiência segura e adequada à idade conforme criam e compartilham conteúdo dentro da rede. Outras plataformas, como o Instagram, também têm tomado medidas destinadas à proteção de adolescentes.

Veja Mais:  TikTok corta mensagens e notificações de adolescentes; veja as mudanças

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube ? Inscreva-se no nosso canal!

O post TikTok vai proibir notificações noturnas para adolescentes apareceu primeiro em Olhar Digital .

Comentários Facebook
Continue lendo

Tecnologia

Facebook prevê mudança na exibição de anúncios sem diminuir a privacidade

Publicado


source
O Facebook se prepara para um modelo de publicidade que não dependa do rastreamento da navegação do usuário para a exibição de anúncios, pelo menos não da mesma forma de antes
Pedro Knoth

O Facebook se prepara para um modelo de publicidade que não dependa do rastreamento da navegação do usuário para a exibição de anúncios, pelo menos não da mesma forma de antes

O Facebook se prepara para um modelo de publicidade que não dependa do rastreamento da navegação do usuário para a exibição de anúncios, pelo menos não da mesma forma de antes. O sistema é basicamente o formato com o qual a rede social cresceu, mas deve ser alterado em breve com as novas regras de privacidade.

Recentemente a Apple atualizou o iOS e passou a dar a opção para os usuários escolherem se querem ter sua navegação rastreada por aplicativos ou não. Em breve, o Google também deve adotar um sistema do tipo no Android, mesmo que não seja tão radical quando o da rival.

Além das regras das plataformas, a União Europeia considera aplicar a proibição de anúncios segmentados como parte do conjunto de leis que está sendo desenvolvido. Nos EUA, Joe Biden já declarou que pretende rever esse tipo de publicidade também.

Anúncios no Facebook

Com isso, as empresas estão sendo obrigadas a estudarem suas políticas de publicidade. O Facebook analisa, junto com o Google, uma forma de fazer isso sem ferir essas regras, mas ainda conseguindo fornecer anúncios.

“Definitivamente, vemos que a personalização [de anúncios] evoluirá de forma muito significativa ao longo dos próximos cinco anos. E esse investimento bem antes disso beneficiará todos os nossos clientes e nos permitirá ajudar a moldar o estado futuro do ecossistema de anúncios”, disse o executivo de publicidade do Facebook, Graham Mudd ao The Verge.

Você viu?

Leia mais:

Uma solução para isso pode se basear no aprendizado de máquina, onde o dispositivo do usuário coleta dados de navegação e determina o tipo de anúncio desejado. Esse resultado é enviado anonimamente para uma nuvem e os anunciantes podem decidir como prosseguir. “Acho que um dos desafios do aprendizado do dispositivo é que os recursos de computação necessários para o fazer estão obviamente sob o controle dos próprios sistemas operacionais”, completou.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube ? Inscreva-se no nosso canal!

O post Facebook tentar mudar exibição de anúncios sem diminuir a privacidade apareceu primeiro em Olhar Digital .

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT – Campanha Fake News II

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana