Sorriso
UBSs registram mais de 900 atendimentos em horário estendido

Reforçando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, o Município ofertou nesta quarta-feira (22), atendimento noturno em 15 Unidades Básicas de Saúde, que funcionaram das 17h às 21h, intensificando as ações do movimento Outubro Rosa ao longo de todo o mês. O esforço resultou em 922 atendimentos realizados.
O cronograma especial abrangeu as unidades do Centro Norte, União, São Domingos, Centro Sul, Benjamim Raiser, Nova Aliança, Jardim Carolina, Anézia Biazin, Jardim Aurora, São Mateus, Bom Jesus, Rota do Sol, Santa Clara, Morada do Bosque, Assentamento Jonas Pinheiro e do Distrito de Primaverinha.
Na oportunidade, foram disponibilizados exames preventivos (Papanicolau), consultas médicas, vacinação, atendimentos odontológicos, eletrocardiogramas e passagens de Bolsa Família. Além da ampla oferta de serviços essenciais, as equipes de algumas unidades organizaram a distribuição de brindes, proporcionando um momento de acolhimento e incentivando o autocuidado entre as mulheres atendidas.
A acadêmica Ana Caroline de Moura, usuária da UBS Rota do Sol, elogiou a iniciativa. “Esse horário foi fundamental, principalmente para quem, como eu, divide o tempo entre trabalho e estudos. Saio daqui satisfeita por conseguir cuidar da minha saúde sem precisar abrir mão das minhas responsabilidades do dia a dia”, contou Ana Caroline.
Oportunidade no Sábado, 25
O horário ampliado continua neste sábado (25), desta vez, com atendimento das 13h às 17h, nas unidades dos bairros Novos Campos, Mário Raiter, Jardim Primavera, Amazônia e Fraternidade.
Cátia Luciano, coordenadora da Atenção Primária, ressalta que durante o horário ampliado, as mulheres podem ter acesso a dois exames cruciais para a detecção precoce de doenças, entre eles, o exame Preventivo (Papanicolau): disponível para mulheres a partir dos 24 anos ou com vida sexual ativa; e a Mamografia, indicada para o rastreamento do câncer de mama, oferecida mediante solicitação médica para a faixa etária de 50 a 74 anos, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde.
“Mulheres com histórico familiar de câncer de mama, pertencentes a grupos de risco, ou que perceberem algum nódulo ou alteração nas mamas, devem procurar a sua unidade para avaliação”, reitera.
Os serviços são oferecidos pela Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT
Sorriso
Prazo para entrega da declaração de vacinação nas escolas é prorrogado até 23 de janeiro

Os pais e responsáveis por crianças e adolescentes que ainda não participaram de ações de vacinação ou não conseguiram atualizar a caderneta ainda têm tempo para regularizar a situação. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) continuam realizando a verificação e atualização das vacinas de rotina, de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30.
Durante o atendimento, as equipes conferem as doses aplicadas, realizam as vacinas que estiverem faltando e emitem a declaração de vacinação, documento obrigatório para a rematrícula escolar.
Para ter acesso à declaração, é necessário levar a criança ou o adolescente, a caderneta de vacinação e um documento de identificação. A entrega nas unidades escolares será feita em duas etapas:
Primeira etapa: até o dia 19 de novembro;
Segunda etapa: de 19 a 23 de janeiro.
De acordo com Kátia Dal Prá, coordenadora da Central de Imunização, a prorrogação do prazo tem o objetivo de facilitar o acesso das famílias às vacinas, garantindo mais tempo para que todas possam atualizar a caderneta de vacinação e entregar o comprovante dentro do prazo escolar, além de reforçar a importância da imunização como forma de cuidado e prevenção.
“Em consenso com a Secretaria Municipal de Educação, prorrogamos o prazo para que nenhuma criança ou adolescente fique sem o documento por falta de tempo no fim do ano. Manter a caderneta de vacinação em dia é um ato de amor, de cuidado e de responsabilidade. É por meio da imunização que protegemos nossas famílias e evitamos doenças imunopreveníveis”, ressaltou Kátia.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça o convite para que os pais procurem a UBS mais próxima e garantam a proteção e o bem-estar dos filhos antes do início do próximo ano letivo.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT
Sorriso
Sorriso apresenta balanço da saúde pública no 2º quadrimestre de 2025

A Secretaria Municipal de Saúde de Sorriso apresentou, nesta terça-feira (29), o 2º Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) de 2025, em audiência pública realizada conforme determina a Lei Complementar nº 141/2012. O documento, elaborado no sistema DigiSUS, traz um panorama das ações realizadas entre maio e julho de 2025, com dados sobre aplicação de recursos, produção de serviços, vigilância em saúde e acompanhamento das metas do Plano Municipal de Saúde.
Durante o quadrimestre, o Município manteve um ritmo crescente de atendimentos na Atenção Básica, considerada a “porta de entrada do SUS”. Houve ampliação nas consultas médicas, odontológicas e multiprofissionais, além de reforço nas ações de urgência e emergência, garantindo respostas mais ágeis nos momentos críticos.
Outro destaque foi a melhoria da cobertura vacinal, resultado das campanhas estratégicas de vacinação nas escolas e do fortalecimento do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Na saúde mental, o relatório apontou avanços significativos, com ampliação das atividades desenvolvidas pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e pelo fortalecimento da rede de apoio psicossocial.
A secretária adjunta de Saúde, Ana Cláudia Ferraz, reforçou o caráter participativo e técnico da apresentação. “O RDQA é uma ferramenta que permite à população compreender de forma clara como os recursos estão sendo aplicados e como as metas do Plano Municipal de Saúde estão sendo cumpridas. Mais do que um documento técnico, ele se consolida como um painel de transparência e responsabilidade, que reflete o cuidado e o compromisso da gestão com cada ação realizada em benefício da comunidade.”
O documento apresenta também dados epidemiológicos, produção em saúde, despesas, recursos, andamento das metas do Plano Municipal de Saúde e da Programação Anual de Saúde, demonstrando avanços consistentes em indicadores de acesso, qualidade e gestão.
A receita consolidada do segundo quadrimestre foi apresentada em conformidade com as exigências legais, evidenciando de forma clara as fontes de financiamento, a aplicação dos recursos na rede municipal de saúde, bem como o andamento das auditorias realizadas e em curso.
Para a coordenadora do Núcleo de Planejamento Estratégico, Daniele Buzzacaro, mais do que cumprir uma obrigação legal, o relatório é uma prestação de contas à sociedade, que fortalece a confiança entre o poder público e a população.
“Essa é uma excelente oportunidade de mostrarmos com clareza tudo o que vem sendo realizado na saúde do Município. Todas as informações estão disponíveis no Portal da Transparência, permitindo que qualquer cidadão acompanhe de perto a aplicação dos recursos públicos, o controle eficiente dos gastos públicos e a correta execução das políticas de saúde. Participar e fiscalizar é também um ato de cidadania”, destacou Daniele.
Dr. Vanio Jordani, secretário municipal de Saúde, destacou que os resultados apresentados refletem uma gestão pautada pela eficiência, participação e compromisso com o cidadão.
“Os números mostram o resultado de um trabalho construído com planejamento, tecnologia e humanização. São ações concretas que se traduzem em melhorias reais na vida das pessoas. A saúde é viva, dinâmica, e o nosso dever é garantir que cada atendimento gere impacto positivo na comunidade. Estamos consolidando Sorriso como uma referência em governança pública e inovação em saúde”, afirmou o secretário.
A Secretaria Municipal de Saúde reafirma que todos os dados apresentados estão disponíveis ao público no Portal da Transparência, conforme os pilares fundamentais da gestão da saúde no município.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT
Sorriso
Semas divulga cronograma de Ações Comunitárias em novembro

Na próxima quinta-feira (19 de novembro), a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) dá início à programação das Ações Comunitárias de novembro. A primeira rodada de palestras com a comunidade será no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Vitória Régia, a partir das 19h. O tema “A importância da família e suas responsabilidades no desenvolvimento de crianças e adolescentes” será trabalhado pela promotora de Justiça Maisa Fidelis.
No dia 25 de novembro (uma terça-feira), também a partir das 19h, a Ação Comunitária será no CRAS São Domingos. Com palestra de Maria Luiza da Costa, será abordado o tema “Como resgatar nossas raízes”, em alusão a celebração da Consciência Negra.
Na quarta-feira (26 de novembro), a partir das 19h, o CRAS São José também trabalhará o antirracismo e o resgate cultural com a palestra de Mara Cruz “Da dor à consciência: o valor de ser quem somos”.
No dia 27 de novembro, às 19h, no CRAS Praça CEU, a equipe do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) destacará a importância de colocar fim à violência contra as mulheres.
Na última sexta-feira de novembro (dia 28), o Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI) terá, a partir das 13h30, uma equipe do Sicredi para falar aos idosos sobre educação financeira e prevenção a golpes.
“As ações comunitárias são aqueles momentos de diálogo aberto com as famílias atendidas nos CRAS e no CCPI, no entanto, são eventos abertos e toda a população é bem-vinda para conversar sobre temas relevantes a toda a sociedade”, destaca a secretária de Assistência Social, Daniela Marsola Stel.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT
-
Rondonópolis07/11/2025 - 09:00Capacitação na área da saúde vai movimentar Rondonópolis no fim de semana
-
Rondonópolis07/11/2025 - 20:24Servidores da CODER devem realizar recadastramento presencial até 21 de novembro
-
Rondonópolis06/11/2025 - 20:30Homens atendem chamado e horário estendido realiza grande volume de atendimentos
-
Rondonópolis06/11/2025 - 21:00Palestra com campeão olímpico traz inspiração no “Acelera Rondonópolis”
-
Rondonópolis07/11/2025 - 19:00Município divulga lista prévia dos contribuintes aptos a participarem do sorteio
-
Esportes09/11/2025 - 08:30São Paulo perde para o Red Bull Bragantino e se distancia do G7
-
Esportes09/11/2025 - 23:01Palmeiras tropeça fora de casa e vê Flamengo emparelhar na liderança do Brasileirão
-
Rondonópolis10/11/2025 - 11:55Atleta de Rondonópolis completa sua primeira maratona em Florianópolis-SC com garra e superação





