conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Rondonópolis

UPA adota medidas para dar maior agilidade no atendimento de paciente suspeitos de coronavírus

Publicado


.

A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Rondonópolis adotou novas medidas para triar e atender com mais agilidade os pacientes que apresentarem sintomas do Covid-19, o coranavírus. Agora, além de um enfermeiro, a triagem é feita conta com a presença de um médico. De acordo com a diretora da UPA, Vânia Scapini, a medida faz parte dos protocolos internos específicos e adequações que foram adotados com o início da pandemia.

“O novo fluxo de atendimento foi estabelecido devido à necessidade de diminuir o risco de contágio do Covid-19, e atender com qualidade e rapidez aos pacientes que apresentarem sintomas do novo coronavírus”, comentou a coordenadora da UPA, acrescentando que os pacientes que tiverem sintomas serão atendidos com prioridade e isolados para realização de exame.

Ela cita que na triagem, caso a doença seja descartada, a pessoa será dispensada dali mesmo, evitando, assim, sua permanência dentro da UPA. “Porém, caso seja avaliada como suspeita do coronavírus, os profissionais a encaminha para a sala de isolamento na unidade para maiores cuidados, como realização de exames”.

Ela destaca que a UPA está seguindo todos os protocolos e critérios recomendados pelo Ministério da Saúde para atendimento a pacientes com suspeita do COVID-19.

Desde o dia 17, as visitas aos pacientes e a permanência de acompanhantes na unidade estão suspensas. Só estão liberadas as entradas de acompanhantes nos casos garantidos por lei e mediante avaliação prévia da equipe da unidade. Os acompanhantes terão de passar pelo processo de higienização necessário antes da entrada na observação e não será permitido que permaneçam no box de emergência.

Veja Mais:  Obras avançam e mais de 70% das ruas do Alfredo de Castro e Ananias já estão pavimentadas

Vânia salientou, também, que a UPA adotou uma série de medidas de segurança aos profissionais de saúde em contato com os pacientes. “Todos estão devidamente protegidos com EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para fazer atendimentos”, disse, destacando que a situação é monitorada de perto por uma comissão de acompanhamento que foi crida. “Estamos atentos e novas medidas podem ser adotas conforme vai sendo verificada a necessidade”.

Orientações fundamentais

A coordenação da UPA orienta a população a somente procurar a unidade em casos de urgência e emergência. Pacientes com sintomas leves de doenças, resfriados ou que necessitem apenas de consulta médica não devem ir até a UPA. Tanto adultos como idosos devem procurar unidades de saúde quando não tiverem sintomas que necessitem de atendimento urgente.

Recomenda, ainda, os idosos a se manterem em casa. A ida até o hospital somente deve ocorrer caso o atendimento necessário seja de urgência e emergência. Adultos também não devem se dirigir até a UPA quando o caso não for de urgência.

Transmissão

A infecção pelo coronavírus teve início, em dezembro de 2019, na China e se espalhou pelo mundo, sendo considerada uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O coronavírus pode ser transmitido de forma semelhante à influenza ou outros vírus respiratórios, pelas gotículas respiratórias, por tosses e espirros em curta distância, ou contato com objetos contaminados pelo vírus. Confira dicas de prevenção: 

Veja Mais:  Rica em minerais águas termais traz benefícios para saúde e bem estar

 • Lavar as mãos com frequência, ou utilizar álcool 70%, principalmente antes de consumir algum alimento. 

 • Utilizar lenço descartável para higiene nasal. 

 • Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir. 

 • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, higienizar as mãos após tossir ou espirrar. 

 • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas. 

 • Manter ambientes bem ventilados, evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença.

Fonte:

Comentários Facebook

Rondonópolis

Sobe para 7 casos confirmados de Coronavírus em Rondonópolis e 68 suspeitos

Publicado

Foto: Ilustrativa

A Prefeitura de Rondonópolis informou através de Boletim no final da tarde deste domingo (5) que a cidade conta com 7 (sete) casos confirmados de Covid-19 (coronavírus).

Também há 68 casos suspeitos da doença que ainda aguardam o resultado dos exames. Chama a atenção que a maioria dos suspeitos são adultos entre 19 e 35 anos de idade.
Quanto aos casos descartados o município tem 5 (cinco) confirmados em laboratório.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Prefeitura apresenta soluções e trabalha para regularizar mais de 100 famílias
Continue lendo

Rondonópolis

MDB forma chapa forte e planeja eleger 5 vereadores

Publicado

Foto: Assessoria

O MDB de Rondonópolis conseguiu viabilizar uma chapa forte de pré candidatos a vereadores para as eleições deste ano. O partido que tem o deputado estadual Thiago Silva como Presidente Municipal e pré-candidato a prefeito, tem demonstrado boa articulação e força política para as eleições municipais.

A sigla encerrou o prazo para filiação partidária com mais de 40 nomes, que são pré-candidatos a vereador. Número bem acima das eleições de 2016, quando apenas 8 candidatos entraram na disputa. “Nosso partido cresceu muito nestes últimos quatro anos e a tendência é que esse crescimento continue, uma vez que temos excelentes pré-candidatos, que representam diversos segmentos”. Temos pré candidatos que representam os servidores públicos, o movimento comunitário, a imprensa, médicos, igrejas, esportistas, taxistas, as comunidades rurais, professores e comerciantes.

Os medebistas saíram da janela partidária fortalecidos na Câmara Municipal. A legenda aumentou sua representatividade no legislativo. O vereador Fábio Cardoso agora integra a bancada do partido, que já conta com os experientes Adonias Fernandes e Cláudio da Farmácia.

O planejamento agora é montar uma boa estrutura que viabilize a eleição de no mínimo 5 nomes. “Não tenho dúvida que vamos alcançar esse número e com boas possibilidades de fazer mais um companheiro de partido. Todos nossos candidatos tem serviços prestados à Rondonópolis e ótimas condições de eleição”, completa Thiago.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Obras avançam e mais de 70% das ruas do Alfredo de Castro e Ananias já estão pavimentadas
Continue lendo

Rondonópolis

Comitê Gestor de Crise permite retirada rápida em comércio de comidas durante crise do coronavírus

Publicado


.

Desde o início da pandemia do coronavírus, a Prefeitura de Rondonópolis está atenta para tomar providências cabíveis a fim de conter a disseminação da Covid-19 na cidade. Dessa forma adotou, por meio do Comitê de Gestão de Crise, várias medidas e todos os segmentos da sociedade foram conclamados a dar sua contribuição em um esforço conjunto para frear o surto da doença, cada qual fazendo o que lhes cabe.

No caso de restaurantes, bares e estabelecimentos que comercializam comidas, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Bares, Restaurantes, Pizzarias, Churrascarias, Boates, Sorveterias, Marmitarias, Conveniências, Choperias, Peixarias, Fast Food e Cozinhas Coletivas (Sindecombares) esteve, nesta quinta-feira (2), no Paço Municipal para uma reunião da qual participaram além dos seus representantes, o prefeito de Rondonópolis, Zé Carlos do Pátio, a secretária de Saúde, Izalba de Albuquerque e o médico infectologista Juliano Bevilacqua.

“Eles solicitaram a reabertura dos bares e restaurantes com 30% da capacidade de atendimento. Mas eu e o doutor Juliano não concordamos, afinal, essa medida vai de encontro aos esforços e, mais do que isso, pode anular todo o empenho que o município vem fazendo para controlar a disseminação do coronavírus”, afirma Izalba.

Após a reunião, segundo a secretária, as demandas do Sindicato foram levadas ao Comitê de Gestão de Crise. “O Comitê aprovou, além do funcionamento em sistema delivery e drive thru, que já haviam sido permitidos no primeiro e segundo decretos, agora também a modalidade de retirada rápida em que o cliente pode ir buscar a comida embalada no estabelecimento”, explica a secretária.

Veja Mais:  Obras avançam e mais de 70% das ruas do Alfredo de Castro e Ananias já estão pavimentadas

Izalba lembra que, entre os setores do mercado convocados a se mobilizarem no combate à epidemia mundial, o de comércio de alimentos não precisou parar completamente em nenhum momento, já que foi autorizada a manutenção dos seus serviços por meio de entrega em domicílio, em um primeiro momento e, depois, também, o fornecimento ao consumidor por drive thru, quando ele recebe a refeição sem precisar sair do carro. 

Comentários Facebook
Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana