Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

Várzea Grande teve participação histórica e se firma como novo destino turístico de Mato Grosso

Publicado

O espaço recebeu autoridades, empresários do setor, agentes de turismo de vários estados e até representantes de países como Peru, Paraguai, Chile, Argentina e Estados Unidos

A edição 2025 da FIT Pantanal (Feira Internacional de Turismo do Pantanal) teve um saldo extremamente positivo para Várzea Grande. Segundo avaliação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, a cidade — que participou pela primeira vez com estande próprio e protagonismo estratégico — apresentou ao Brasil e ao mundo seu potencial como destino turístico receptivo, cultural, gastronômico e rural.

Durante os quatro dias de feira, mais de 70 mil visitantes passaram pelo Centro de Eventos do Pantanal, muitos deles atraídos pelo estande de Várzea Grande, posicionado logo na entrada principal. O espaço recebeu autoridades, empresários do setor, agentes de turismo de vários estados e até representantes de países como Peru, Paraguai, Chile, Argentina e Estados Unidos. A presença da Coordenadora-Geral do Ministério do Turismo, Ana Carla Moura, reforçou o prestígio da participação de Várzea Grande, que também contou com visitas de deputados, vereadores e o vice-governador Otaviano Pivetta.

“Posicionamos Várzea Grande estrategicamente pela primeira vez na história da FIT Pantanal. Demonstramos que temos muito a oferecer no turismo cultural, gastronômico, de negócios e rural. Mostramos a força da nossa cultura, como o siriri, o cururu, a viola de cocho, nossas redes artesanais e a culinária típica. Saímos fortalecidos e animados com as conexões e oportunidades que surgiram”, destacou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Mário Quidá.

Veja Mais:  Conselheiros do Conjuve são eleitos e participam da 1ª Conferência Municipal da Juventude

Um dos pontos altos foi o lançamento do projeto “Quintais de Turismo e de Cultura de VG”, selecionado entre mais de 200 iniciativas de todo o estado. Pela primeira vez, grupos culturais da cidade subiram ao palco principal da feira, com apresentações de cururu e siriri que emocionaram o público. A participação inédita das peixarias da Rota do Peixe, com pratos típicos como pacu seco, pirão e farofa de banana, atraiu longas filas na praça de alimentação. As redeiras de Limpo Grande levaram seus produtos ao Espaço do Artesanato, enquanto pequenos produtores da agricultura familiar comercializaram frutas, hortaliças, queijos, mel e licores.

“A FIT foi uma vitrine incrível para apresentarmos Várzea Grande como destino de experiências autênticas. Mais do que divulgar nossas belezas e sabores, conseguimos conectar a cidade com o setor produtivo, com turistas e com operadores nacionais e internacionais. E isso só foi possível porque houve planejamento, articulação e o apoio decisivo da prefeita Flávia Moretti e do vice Tião da Zaeli”, afirmou Mário Quidá.

Além das apresentações e da comercialização de produtos, o estande de Várzea Grande realizou ativações com parceiros que levaram degustações e brindes ao público. Também foram entregues kits com produtos e materiais promocionais a autoridades e convidados especiais. Segundo levantamento da organização, mais de 280 pessoas estiveram diretamente envolvidas na participação do município, entre expositores, artesãos, agricultores, artistas, técnicos e prestadores de serviço.

Veja Mais:  Prefeito firma parceria e assegura reinserção social e profissional de 600 recuperandos

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), ressaltou que o investimento no turismo é estratégico para gerar emprego, renda e desenvolvimento econômico sustentável, sem abrir mão das tradições. “Temos um governo que acredita na força do trabalho, na valorização da nossa identidade e na liberdade econômica. Mostrar Várzea Grande como destino turístico é mais do que atrair visitantes, é dar oportunidade para o nosso povo crescer com dignidade e autonomia”, afirmou.

O vice-prefeito Tião da Zaeli (PL) destacou que a gestão vem promovendo ações com base na responsabilidade fiscal e no fortalecimento das vocações locais. “Estamos abrindo caminhos para que Várzea Grande seja protagonista no desenvolvimento regional. Investir no turismo é fortalecer o pequeno produtor, o artesão, o comerciante, é fazer com que a riqueza fique na nossa terra. Esse é o tipo de política pública que acreditamos: menos dependência do Estado e mais incentivo à iniciativa privada”, pontuou.

A participação marcante de Várzea Grande na FIT Pantanal 2025 só foi possível graças ao empenho dos servidores da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, com o apoio da SMECEL e de outras secretarias, além da articulação com o COMTURVG. Também foram parceiros fundamentais: Refrigerantes Marajá, Cervejaria Dourada, Peixaria Mirante das Águas, Bebidas Tropical, Hotel Slaviero Slim, Boteco 065, Parque Tecnológico de Mato Grosso, Grupo Solar Coca-Cola, COOPVEG, TeceArte, redeiras de Limpo Grande, artesãos locais, agricultores familiares e os grupos culturais de siriri e cururu. “A todos, o reconhecimento por ajudarem a transformar o estande de Várzea Grande na principal vitrine da diversidade e do potencial turístico da cidade”, pontuou o gestor da pasta.

Veja Mais:  Flávia Moretti se reúne com Pivetta e apresenta novos projetos na área da saúde municipal

Mário Quidá também acrescenta que o balanço da participação será apresentado oficialmente em julho, na reunião ordinária do Conselho Municipal de Turismo. “A expectativa é que os frutos do evento se reflitam já no segundo semestre de 2025, com a consolidação do turismo receptivo como vetor de desenvolvimento econômico e social para Várzea Grande”, avalia.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook

Lucas do Rio Verde

Prefeitura intensifica fiscalização sobre obstrução de passeios e vias públicas

Publicado

Visando a ordem e o bem-estar da população, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde está intensificando a fiscalização sobre a obstrução de passeios e vias públicas. A ação é uma iniciativa conjunta da Secretaria Municipal da Fazenda e da Secretaria Municipal de Segurança Pública e tem como objetivo organizar e garantir a limpeza do município.

“Diante da alta demanda relacionada a vias obstruídas, estamos atuando de forma preventiva e orientativa e, se necessário, de forma repressiva. Com a identificação de veículos abandonados ou outros materiais que impeçam a livre circulação nos passeios e vias públicas, o proprietário será notificado pela fiscalização e deverá realizar a retirada desses materiais dentro do prazo estabelecido”, explicou o secretário de Segurança Pública, Coronel Marcos Cunha.

“Vale ressaltar que o nosso principal objetivo não é penalizar os moradores, mas resolver a problemática da obstrução das vias, por meio da fiscalização e conscientização da população. No entanto, aquele que descumprir o prazo para desobstrução estará sujeito à multa”, ressaltou o secretário da Fazenda, Giovanni Rodrigues Silva.

A Lei Complementar nº 60/2008, que institui o Código de Posturas do Município, proíbe o impedimento do livre acesso e trânsito da população nos passeios e demais vias públicas, assim como a utilização desses espaços para prestação de serviços de oficina e similares.

O prazo para remoção dos materiais das vias públicas será estabelecido pelos fiscais tributários/de postura no momento da notificação, podendo variar entre 48 horas e 7 dias. Caso seja descumprido, o responsável será autuado e deverá pagar uma multa que varia de R$ 2.220,00 a R$ 6.660,00, conforme a gravidade da obstrução.

Veja Mais:  Consultório odontológico do Pedra 90 realiza mais de 3,5 mil atendimentos às pessoas em situação de rua

Dessa forma, a gestão municipal atua para garantir a segurança do trânsito de pedestres e veículos, nas calçadas, ruas e avenidas de Lucas do Rio Verde. A ação também representa um cuidado com a saúde pública, já que veículos e materiais abandonados podem aumentar os riscos de proliferação de doenças.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cidades

Mais de 190 doses já foram aplicadas em ação de vacinação no Sine

Publicado

Equipes estarão imunizando a população até amanhã, quinta-feira, dia 10, das 10h às 16h. As doses são gratuitas

Somente no primeiro dia da ação, que iniciou na última terça-feira, 8, foram aplicadas mais de 190 doses de vacinas. Os imunizantes mais procurados foram a vacina contra Influenza, com 80 aplicações, seguida das vacinas contra Hepatite B e dT (dupla adulto), ambas com 50 doses aplicadas. Também foram registradas aplicações das vacinas DTP (3 doses), Meningocócica ACWY (4), Covid-19 (5) e Dengue (5).

A ação de vacinação está sendo realizada no Sine (Serviço Nacional de Emprego), localizado no 2º piso do Várzea Grande Shopping, no espaço do Centro Estadual de Cidadania, das 10h às 16h e vai segue até amanhã, dia 10. As vacinas são gratuitas e estão abertas a toda a população.

“A ação de vacinação tem o objetivo de facilitar o acesso da população às vacinas de rotina e reforçar a importância da prevenção de doenças imunopreveníveis”, ressalta Alessandra Carreira, gerente de vigilância epidemiológica.

As vacinas estão sendo administrada por ordem de chegada e estão disponíveis para todas as faixas etárias: de crianças a idosos.

Vacinas disponíveis durante a ação:

• BCG

• Hepatite A e B

• Penta (DTP/Hib/Hepatite B)

• Pneumocócica 10 valente

• VIP (Poliomielite inativada)

• Rotavírus

• Meningocócica C

• Febre Amarela

• Tríplice Viral

Veja Mais:  Prefeito firma parceria e assegura reinserção social e profissional de 600 recuperandos

• Tetraviral

• DTP (tríplice bacteriana)

• Varicela

• HPV quadrivalente

• dT e dTpa (dupla e tríplice adulto)

• Meningocócica ACWY

• Influenza

• COVID-19

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: Para se vacinar, é necessário apresentar um documento com foto e, se possível, o cartão de vacinação. Profissionais de saúde estão no local para orientar o público, aplicar as doses e atualizar as cadernetas conforme a faixa etária e o histórico vacinal de cada pessoa.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cidades

Vestibular Social oferece 148 vagas gratuitas em cursos EAD

Publicado

As pré-inscrições estarão abertas até o dia 11 de julho para o Vestibular Social Univag 2025/2. A iniciativa oferece cursos de graduação e tecnológicos, na modalidade EAD e totalmente gratuitos

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Centro Universitário Univag e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), está com pré-inscrições abertas até o dia 11 de julho para o Vestibular Social Univag 2025/2. A iniciativa oferece 148 vagas totalmente gratuitas em cursos de graduação e tecnológicos, na modalidade EAD.

O programa tem como foco ampliar o acesso ao ensino superior gratuito para pessoas em situação de vulnerabilidade social, com prioridade para estudantes de baixa renda, oriundos de escolas públicas, mulheres vítimas de violência, pessoas privadas de liberdade e jovens em cumprimento ou egressos de medidas socioeducativas.

As pré-inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo link (abaixo). A prova será aplicada no dia 27 de julho, às 16h, no Auditório 1 – Bloco B, no campus do Univag. O resultado será divulgado no dia 30 de julho, com período de matrículas entre 1º e 8 de agosto.

Entre os cursos disponíveis estão: Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia, Marketing, Logística, Recursos Humanos, Gestão Pública, Comércio Exterior, entre outros.

Para a secretária municipal de Assistência Social, Cristina Saito, a ação representa um importante avanço na promoção da cidadania: “Levar o ensino superior gratuito a quem mais precisa é garantir dignidade, autonomia e um futuro melhor para centenas de famílias várzea-grandenses e uma nova política pública de assistência social do Município”.

Veja Mais:  Alunos da rede municipal são premiados no 5° Concurso de Desenho e Redação

ACESSE AQUI: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf3lMpCKZ93oDTFT9hgUbn_P1XKHAXNEMUg1TSmK1TFTdbL0g/viewform

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana