Carros e Motos
Veja 5 carros legais para comprar antes que saiam de linha
Na última semana, fizemos a lista de alguns modelos que tiveram vida curta no mercado brasileiro e deixaram saudades. Carros como Fiat 500 Abarth, Suzuki Swift Sport e Ford Ka SEL encantaram aqueles que realmente entendem do assunto, mas acabaram saindo das lojas sem substitutos. Isso levantou o debate sobre quais modelos são vendidos atualmente, mas correm sério risco de sair de linha pelo volume nas vendas.
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A reportagem do iG Carros mostra 5 modelos com muitas qualidades e que são interessante para se ter na garagem antes que saiam de linha . Acompanhe a lista abaixo e confira detalhes sobre cada um dos modelos.
1 – Audi A3 Sedan
Conforme apurado pela reportagem do iG Carros, a próxima geração do Audi A3 Sedan não será nacionalizada. O modelo acumula apenas 2 mil emplacamentos entre janeiro e setembro, ficando abaixo das 9 mil unidades vendidas do primo Volkswagen Jetta no mesmo período, por exemplo. Ainda de acordo com o que soubemos da Audi, a nova geração vai chegar ao Brasil importada, mas ainda sem data definida.
O modelo parte de R$ 125.990 na versão Prestige, com motor 1.4 TSI de 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, sempre com câmbio Tiptronic de seis marchas. De acordo com a Audi, o modelo pode atingir 100 km/h em 8,8 segundos. O porta-malas de 425 litros é razoável. Uma boa compra para o fim de 2019.
2 – Ford EcoSport Storm 2.0
Os brasileiros gostam de comprar SUVs compactos para usar na cidade. Por conta disso, poucas fabricantes investem em modelos 4×4 para o nosso mercado. Entre os poucos utilitários que oferecem o recurso da tração, podemos enumerar Jeep Renegade, Mitsubishi ASX e o Ford EcoSport Storm.
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A atual geração do EcoSport foi lançada em 2012 – já como modelo 2013 – acumulando quase oito anos no mercado. Isso mostra que o modelo está se aproximando do fim de seu ciclo de vida, uma vez que a Ford já iniciou as movimentações para uma próxima geração. A versão Storm é a única com motor 2.0 de 176 cv e 22,5 kgfm de torque, sempre com câmbio automático de seis marchas. Vale lembrar, também, que o sistema de tração é importado.
3 – Peugeot 208 GT
O 208 nunca foi exemplo de “best-seller”, ainda que seja um dos hatches mais legais e estilosos do Brasil. Ao longo de 2019, apenas 4,4 mil unidades foram comercializadas – número quase irrisório na comparação com o Hyundai HB20 e seus 77 mil emplacamentos no mesmo período.
A reportagem do iG Carros ligou para algumas concessionárias da marca, onde apuramos que a Peugeot ainda conta com a versão esportiva 208 GT 2019, por R$ 88.990. O modelo é um verdadeiro esportivo à moda antiga, com motor 1.6 de 173 cv e 24,5 kgfm de torque, com câmbio manual de seis marchas. De acordo com a marca, o 208 GT pode atingir 100 km/h em apenas 7,6 segundos. Porém, infelizmente, o baixo volume logo deverá justificar o fim da produção no Brasil.
4 – BMW Série 1
O BMW Série 1 nem aparece no ranking de vendas da Fenabrave por conta do volume baixíssimo de vendas. Durante 2019, foram menos de 250 emplacamentos entre janeiro e setembro, mostrando que o hatch já teve dias melhores.
A versão 120i Sport GP custa R$ 165.990, com motor 2.0 turbo de 184 cv de potência e 27,5 kgfm de torque, com câmbio automático de oito marchas. A BMW diz que o modelo pode atingir 100 km/h em 7,1 segundos – bom desempenho para um hatch médio. Vale a pena aproveitar enquanto ainda está em linha.
5 – VW Golf GTI
A Volkswagen diz que há estoque suficiente do Golf GTI para atender todo o Brasil nos próximos meses. Ainda que a produção tenha sido interrompida, a fábrica de São José dos Pinhais (PR) ainda poderá retomar as atividades, dependendo da demanda pelo esportivo. Isso mostra que chegou a hora de aproveitar o último Golf GTI nacional.
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O modelo traz o conhecido 2.0 turbo de 230 cv e 35,7 kgfm de torque, com câmbio automatizado de seis velocidades banhado a óleo. Pisando fundo, o GTI pode atingir 100 km/h em míseros 7 segundos. Uma boa opção para aqueles que procuram um hatch esportivo de R$ 149.290. No Brasil, pelo menos por enquanto, o único Golf que será vendido será o GTE, o híbrido que deverá chegar por cerca de R$ 200 mil, em novembro.
Carros e Motos
Prefeito de Nova Mutum paga RGA e cria de vale alimentação para servidores públicos
O Prefeito de Nova Mutum, Leandro Félix anunciou o pagamento do RGA – Reajuste Geral Anual – aos salários dos servidores municipais e a criação de um vale alimentação também voltado aos colaboradores municipais. O anúncio do Prefeito aconteceu esta manhã (05/07) durante sua participação na 21ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores.
Segundo Leandro está em fase de conclusão o levantamento que definirá o percentual do Reajuste Geral Anual. “Já demos o start para que nossa equipe econômica conclua o levantamento. Debateremos o percentual com nossos legisladores antes da definição”, afirmou durante fala em Tribuna.
A Prefeitura de Nova Mutum realizou recentemente uma consulta junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) sobre a legalidade para conceder o reajuste ainda neste ano, por conta da Lei Federal Nº 173, de 27 de maio de 2020, que impede a concessão de reajustes salariais, bem como a Revisão Geral Anual (RGA), aos servidores públicos até dezembro de 2021. “Como o posicionamento do Tribunal nós impediu de realizar o reajuste neste ano, iremos propor este pagamento para janeiro do ano que vem. Sendo assim no início do próximo ano pagaremos o reajuste deste período e já em meados de março realizarmos mais um reajuste. Esta é nossa maneira de valorizar amplamente nossa equipe de servidores públicos municipais”, destacou o Leandro.
No mês de agosto a Prefeitura encaminha para a Câmara Municipal do Projeto de reajuste, referente ao período de 2020 e em maio encaminha um novo projeto de reajuste, referente a 2021. Totalizando dois reajustes para 2022.
O Prefeito Leandro Félix também anunciou a criação do Cartão Vale Alimentação para os servidores municipais. “Já iniciamos os estudos de viabilidade, também incluiremos nossos legisladores neste debate e este ano encaminharemos o projeto para a Casa de Leis, para iniciarmos o pagamento do Vale Alimentação já no próximo ano. É mais um compromisso firmado com nossos servidores que será cumprido”, complementou.
Ainda durante sua fala em Tribuna, durante a sessão ordinária o Prefeito Leandro homenageou o município de Nova Mutum, que celebrou seu 33º aniversário no último domingo (04/07). Agradeceu o empenho dos servidores municipais que estão diariamente na linha de frente contra a pandemia, prestou considerações às vítimas de covid-19 e reafirmou o compromisso da Gestão Administrativa com toda a cidade e sua população.
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Chevrolet Captiva, um veículo acima da média
O Chevrolet Captiva é considerado um carro acima da média e não é à toa. Sua relação custo x benefício é simplesmente incomparável. Independente se você comprar um exemplar novo ou procurar no mercado de carros à venda em Cuiabá, o Captiva é sempre uma boa pedida para quem gosta de sofisticação sem ter que pagar tanto.
Ele teve uma excelente recepção no mercado nacional desde o seu lançamento, exibindo um surpreendente sucesso entre o público. Ele foi lançado no ano de 2008 e chegava a ter fila de espera na época e até juros sobre o preço final. Mesmo passado 12 anos, ele continua cativando o público.
Mas qual é a configuração do Chevrolet Captiva? Como é o seu interior, exterior e performance? É o que será abordado adiante.
Ficha técnica completa do Chevrolet Captiva
Observe logo abaixo a ficha técnica completa do Chevrolet Captiva:
Motor: 2.4 Ecotec
Tipo: Dianteiro, Transversal e Gasolina
Número de cilindros: 4 em linha
Cilindrada em cm3: 2.384
Carros e Motos
SUV eletrificado menor que o Mustang Mach-E usará plataforma da VW
Após firmarem uma aliança bilateral, a VW cedeu sua plataforma de carros elétricos MEB para a Ford implementar em seus carros. E, então, eis que surge o “irmão” menor do SUV Mustang Mach-E. Ainda sem ter sido revelado, um relatório oficial aponta que será produzido na Alemanha, que terá características similares aos I.D da Volks — como capô mais curto, pára-brisa mas avançado na dianteira e outros — bem como mais de 300 cv. As expectativas de lançamento são para 2021, após a chegada do SUV do Mustang.
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Junto à plataforma MEB, os motores elétricos e as baterias vão compor um novo sistema de tração nas quatro rodas, que, contando com recursos de regeneração de energia, é esperada uma autonomia capaz de superar os 800 km. Entretanto, os planos da Ford com a novidade — do mesmo modo que com o Mustang Mach-E — ainda são de caracterizá-lo como um modelo autêntico, sem que seja apenas um VW com o logotipo da montadora norte-americana.
“É fundamental que tenhamos flexibilidade suficiente, diferenciação o suficiente e o tipo de desempenho que você espera de um Ford. Muito disso foi feito no início das negociações com a VW. Com os parâmetros que vimos, podemos fazer um ótimo Ford”, diz Ted Cannis, diretor global de eletrificação da Ford.
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Aliança vai ditar parâmetros no futuro
Ao todo, R$ 26 bilhões estão reservados à criação das novas tecnologias. Com isso, a aliança VW-Ford já dá início à maior planta de desenvolvimento de carros elétricos de toda a Europa. O Grupo Volkswagen espera que 10 milhões de veículos sejam produzidos sobre a MEB já na primeira leva.
Segundo o CEO responsável pela aliança VW-Ford, Herbert Diess: “Olhando para o futuro, ainda mais clientes e o meio ambiente se beneficiarão da arquitetura EV da Volkswagen. Nossa aliança global está começando a demonstrar uma promessa ainda maior, e continuamos a analisar outras áreas nas quais podemos colaborar”.
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Outro ponto importante se refere à empresa Argo AI, responsável por desenvolver tecnologias de condução autônoma. Com foco nos novos carros elétricos, tanto a Ford quanto a VW possuem participação conjunta nas ações, que quando somadas, detém a porção majoritária do conselho. A Argo é avaliada em US$ 7 bilhões e, após o acordo, receberá pelo menos US$ 1 bilhão em investimentos. A partir disso, o Mustang Mach-E e outros modelos poderão ser carros autônomos .
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