Pesquisar
Close this search box.

Carros e Motos

Algumas marcas dependem de seu carro-chefe de vendas. E isso nem sempre é bom

Publicado


Jeep Compass representa 57,4% das vendas da marca americana no Brasil hoje em dia
Divulgação

Jeep Compass representa 57,4% das vendas da marca americana no Brasil hoje em dia

Qualquer pequeno comerciante sabe que depender demais de um certo produto é um risco enorme para o futuro financeiro da loja. É sempre preferível ter um leque de itens com boa procura. E no caso de lojas de carros? A regra é basicamente a mesma. É muito bom ter os volumes turbinados por um modelo de muito sucesso (como o Jeep Compass), mas o que acontece quando ele deixa de ser um dos preferidos do público? Problemas, na certa.

LEIA MAIS: Jeep Compass Limited 2019:  SUV líder de vendas no Brasil evolui

 A VW foi líder enquanto o Fusca e o Gol saíam das lojas como “pão quentinho”. Depois do declínio deste segundo, ela amarga mais de uma década longe da liderança. A Fiat surfou na onda Palio por muitos anos, e caiu para terceira no ranking após o ocaso do seu hatch compacto. Hoje é a GM quem se beneficia (e como!) do sucesso do Onix. Já são três anos de liderança da marca no país, e boas chances de chegar ao tetra em 2019, ano da reestilização do seu campeão. E a entre os SUVs, o Jeep Compass
é um dos grandes destaques.

 Confira no ranking abaixo, elaborado por AutoBuzz, qual o grau de dependência de cada marca em relação ao seu modelo mais vendido. Levando em consideração as vendas de janeiro a novembro, das 10 marcas líderes de mercado:

Veja Mais:  Brasil faz Argentina atrasar (de novo) controle de estabilidade obrigatório

 RANKING DE PARTICIPAÇÃO NAS VENDAS DA MARCA

1) Jeep Compass (57,4%)

2) Hyundai HB20 hatch (51,1%)

3) Chevrolet Onix (48,6%)

4) Nissan Kicks (47,9%)

5) Ford Ka hatch (45,6%)

6) Honda HR-V (36,6%)

7) Renault Kwid (30,7%)

8) Toyota Corolla (29,9%)

9) VW Gol (21%)

10) Fiat Strada (20,6%)

Jeep Compass puxa vendas da marca


Depois do Jeep Compass, o HB20 é outro carro muito importante para uma  marca, com 51,1% do volume da Hyundai
Divulgação

Depois do Jeep Compass, o HB20 é outro carro muito importante para uma marca, com 51,1% do volume da Hyundai

 A Jeep é que mais depende do seu carro-chefe. Mas isso não é tão complicado para ela, pelo fato de ter apenas dois carros feitos no Brasil (o Renegade representa mais de 40% das vendas). Não é tão mau depender de um modelo que domina seu segmento e que tem uma margem de lucro bem interessante. Por outro lado, é notório que o Compass receberá uma série de novos concorrentes a partir do ano que vem. A Jeep sabe que não pode ficar refém apenas de sua dupla dinâmica.

 A Hyundai já dependeu até mais da linha HB20.
Desde a chegada do SUV Creta, vem melhorando seu mix de vendas, mas ainda precisa depender menos do seu compacto. Afinal, se considerarmos a soma das versões hatch e sedã, a participação no mix sobe para 66,7%, a maior do mercado nacional. Vale lembrar que esse segmento, por ser muito concorrido, oferece as menores margens de lucro por unidade.

Veja Mais:  Clássicos que viram carros elétricos é a nova tendência

LEIA MAIS: Flagra! Hyundai HB20 da nova geração roda em testes, ainda disfarçado

 A líder GM padece de um mal parecido. O Onix é um fenômeno. Se fosse uma marca isolada dentro da General Motors, seria a sexta maior do país. Mas a soma dele com o Prisma, sua versão sedã, representa 65% das vendas da Chevrolet. A exemplo do HB20, o Onix é um modelo de pouco valor agregado. Garante mais ganhos em volume do que margem unitária.


No ranking de carros -chefe, temos em primeiro o Jeep Compass e depois do Hyundai HB20
Divulgação

No ranking de carros -chefe, temos em primeiro o Jeep Compass e depois do Hyundai HB20

Certamente a montadora adoraria estar vendendo mais unidades do Cruze e de suas picapes e SUVs, relativamente. Além disso, uma fadiga do modelo pode ameaçar a atual hegemonia da GM no mercado. A vantagem, por outro lado, é que ele faz sozinho o que a VW (Gol, Fox, Polo e Up) e a Fiat (Uno, Mobi e Argo) precisam fazer com vários modelos juntos, o que traz economias na linha de montagem.

 A Ford vive uma realidade semelhante à da GM, num patamar de vendas mais baixo. O Ka, somadas as configurações hatch e sedã, responde por quase 63% dos emplacamentos da marca. O Focus vai sair de linha, e talvez o Fiesta siga esse caminho. A esperança da marca do oval azul é reforçar as vendas do EcoSport e da Ranger, além do SUV médio Territory, que chega da China no ano que vem.

Na Nissan, o caso é oposto ao de Ford e GM. Ela depende muito do SUV Kicks
, e vai mal com seus modelos de entrada (March e Versa). O Kicks entrega mais resultados financeiros para a marca. Mesmo assim, ele briga num segmento muito acirrado, o que força a Nissan a buscar um outro modelo de sucesso.

Veja Mais:  Veja quais são os 5 scooteres novos mais baratos do Brasil

Honda, Renault e Toyota já apresentam maior equilíbrio entre as vendas em suas gamas. Na Renault, o foco ainda é em modelos mais baratos como Kwid e Sandero, por isso a tentativa de melhorar o desempenho entre os SUVs e crossovers nos próximos anos. Honda e Toyota estão entre as operações mais lucrativas do Brasil. Principalmente a Toyota, que vende melhor os modelos de maior valor agregado, como Corolla e Hilux.


Feita com a mesma base do Jeep Compass, a picape Toro é outro modelo bem representativo dentro de sua marca
Divulgação

Feita com a mesma base do Jeep Compass, a picape Toro é outro modelo bem representativo dentro de sua marca

 Finalmente, Fiat e VW dão exemplo de gamas bem diversas e com boa distribuição de vendas. Por isso são as menos dependentes de um único modelo. A Fiat se sai muito bem com as picapes Strada e Toro, e não faz feio com seus modelos de passeio compactos, embora não tenha mais um blockbuster como foi o Palio. Para melhorar a rentabilidade, vai apostar em crossovers nos próximos anos, além de renovar a Strada, seu modelo mais vendido. O segmento de picapes é bem lucrativo, mas a Fiat não pode ficar calcada apenas nele para fazer caixa.

LEIA MAIS: Fiat lança nova versão topo de linha Ranch da picape Toro

 Ao contrário da FCA, com o Jeep Compass
, a VW  tem, além do líder Gol, tem vários modelos vendendo bem. Polo, Virtus, Voyage, Fox e Saveiro apresentam resultados consistentes, ao contrário dos fracos Up e Golf. E ainda há os importados Amarok, Jetta e Tiguan, em importantes nichos de mercado. Mas o pulo do gato, que poderá render o retorno à liderança na virada da década, será o ingresso no segmento de SUVs, começando com o compacto T-Cross. 

Leia mais sobre o tema em   autobuzz.ig.com.br

Comentários Facebook

Carros e Motos

Prefeito de Nova Mutum paga RGA e cria de vale alimentação para servidores públicos

Publicado

Leandro Félix- Foto: Assessoria

O Prefeito de Nova Mutum, Leandro Félix anunciou o pagamento do RGA – Reajuste Geral Anual – aos salários dos servidores municipais e a criação de um vale alimentação também voltado aos colaboradores municipais. O anúncio do Prefeito aconteceu esta manhã (05/07) durante sua participação na 21ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores.

Segundo Leandro está em fase de conclusão o levantamento que definirá o percentual do Reajuste Geral Anual. “Já demos o start para que nossa equipe econômica conclua o levantamento. Debateremos o percentual com nossos legisladores antes da definição”, afirmou durante fala em Tribuna.

A Prefeitura de Nova Mutum realizou recentemente uma consulta junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) sobre a legalidade para conceder o reajuste ainda neste ano, por conta da Lei Federal Nº 173, de 27 de maio de 2020, que impede a concessão de reajustes salariais, bem como a Revisão Geral Anual (RGA), aos servidores públicos até dezembro de 2021. “Como o posicionamento do Tribunal nós impediu de realizar o reajuste neste ano, iremos propor este pagamento para janeiro do ano que vem. Sendo assim no início do próximo ano pagaremos o reajuste deste período e já em meados de março realizarmos mais um reajuste. Esta é nossa maneira de valorizar amplamente nossa equipe de servidores públicos municipais”, destacou o Leandro.

Veja Mais:  Crossover SUV cupê seria o sucessor dos sedãs num futuro próximo?

No mês de agosto a Prefeitura encaminha para a Câmara Municipal do Projeto de reajuste, referente ao período de 2020 e em maio encaminha um novo projeto de reajuste, referente a 2021. Totalizando dois reajustes para 2022.

O Prefeito Leandro Félix também anunciou a criação do Cartão Vale Alimentação para os servidores municipais. “Já iniciamos os estudos de viabilidade, também incluiremos nossos legisladores neste debate e este ano encaminharemos o projeto para a Casa de Leis, para iniciarmos o pagamento do Vale Alimentação já no próximo ano. É mais um compromisso firmado com nossos servidores que será cumprido”, complementou.

Ainda durante sua fala em Tribuna, durante a sessão ordinária o Prefeito Leandro homenageou o município de Nova Mutum, que celebrou seu 33º aniversário no último domingo (04/07). Agradeceu o empenho dos servidores municipais que estão diariamente na linha de frente contra a pandemia, prestou considerações às vítimas de covid-19 e reafirmou o compromisso da Gestão Administrativa com toda a cidade e sua população.

Comentários Facebook
Continue lendo

Carros e Motos

Chevrolet Captiva, um veículo acima da média

Publicado

Conheça todos os atributos desse formidável carro

O Chevrolet Captiva é considerado um carro acima da média e não é à toa. Sua relação custo x benefício é simplesmente incomparável. Independente se você comprar um exemplar novo ou procurar no mercado de carros à venda em Cuiabá, o Captiva é sempre uma boa pedida para quem gosta de sofisticação sem ter que pagar tanto.

Ele teve uma excelente recepção no mercado nacional desde o seu lançamento, exibindo um surpreendente sucesso entre o público. Ele foi lançado no ano de 2008 e chegava a ter fila de espera na época e até juros sobre o preço final. Mesmo passado 12 anos, ele continua cativando o público.

Mas qual é a configuração do Chevrolet Captiva? Como é o seu interior, exterior e performance? É o que será abordado adiante.

Ficha técnica completa do Chevrolet Captiva

Observe logo abaixo a ficha técnica completa do Chevrolet Captiva:

Motor: 2.4 Ecotec

Tipo: Dianteiro, Transversal e Gasolina

Número de cilindros: 4 em linha

Cilindrada em cm3: 2.384

Comentários Facebook
Veja Mais:  Downsizing passou longe! Confira o VW Up! com motor VR6 de 200 cv
Continue lendo

Carros e Motos

SUV eletrificado menor que o Mustang Mach-E usará plataforma da VW

Publicado

Mustang arrow-options
Divulgação

O SUV Mustang Mach-E chega no início de 2020 com o exclusivo modelo “First Edition” de produção limitada

Após firmarem uma aliança bilateral, a VW cedeu sua plataforma de carros elétricos MEB para a Ford implementar em seus carros. E, então, eis que surge o “irmão” menor do SUV Mustang Mach-E. Ainda sem ter sido revelado, um relatório oficial aponta que será produzido na Alemanha, que terá características similares aos I.D da Volks — como capô mais curto, pára-brisa mas avançado na dianteira e outros — bem como mais de 300 cv. As expectativas de lançamento são para 2021, após a chegada do SUV do Mustang.

LEIA MAIS: Ford Mustang Lithium, Chevy E-10 e Bronco R querem dar alma aos eletrificados

Junto à plataforma MEB, os motores elétricos e as baterias vão compor um novo sistema de tração nas quatro rodas, que, contando com recursos de regeneração de energia, é esperada uma autonomia capaz de superar os 800 km. Entretanto, os planos da Ford com a novidade — do mesmo modo que com o Mustang Mach-E — ainda são de caracterizá-lo como um modelo autêntico, sem que seja apenas um VW com o logotipo da montadora norte-americana.

“É fundamental que tenhamos flexibilidade suficiente, diferenciação o suficiente e o tipo de desempenho que você espera de um Ford. Muito disso foi feito no início das negociações com a VW. Com os parâmetros que vimos, podemos fazer um ótimo Ford”, diz Ted Cannis, diretor global de eletrificação da Ford.

LEIA MAIS: Mustang Bullitt de McQueen será leiloado por mais de R$ 4 milhões nos EUA

Aliança vai ditar parâmetros no futuro

Aliança arrow-options
Divulgação

Aliança Ford-Volkswagen vai significar a expansão dos negócios para as montadoras, para se tornar a maior da Europa

Ao todo, R$ 26 bilhões estão reservados à criação das novas tecnologias. Com isso, a aliança VW-Ford já dá início à maior planta de desenvolvimento de carros elétricos de toda a Europa. O Grupo Volkswagen espera que 10 milhões de veículos sejam produzidos sobre a MEB já na primeira leva.

Segundo o CEO responsável pela aliança VW-Ford, Herbert Diess: “Olhando para o futuro, ainda mais clientes e o meio ambiente se beneficiarão da arquitetura EV da Volkswagen. Nossa aliança global está começando a demonstrar uma promessa ainda maior, e continuamos a analisar outras áreas nas quais podemos colaborar”.

LEIA MAIS: Por que é melhor gastar R$ 300 mil no Ford Edge ST e não no Mustang?

Outro ponto importante se refere à empresa Argo AI, responsável por desenvolver tecnologias de condução autônoma. Com foco nos novos carros elétricos, tanto a Ford quanto a VW possuem participação conjunta nas ações, que quando somadas, detém a porção majoritária do conselho. A Argo é avaliada em US$ 7 bilhões e, após o acordo, receberá pelo menos US$ 1 bilhão em investimentos. A partir disso, o Mustang Mach-E e outros modelos poderão ser carros autônomos .

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana