Pesquisar
Close this search box.

Cidades

Moradores de três bairros da região Norte recebem títulos de regularização fundiária

Publicado

Moradores dos bairros Novo Paraíso I, Novo Paraíso II e Ouro Fino, receberam nesta terça-feira (21) 374 títulos de regularização fundiária. A entrega foi feita pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, na EMEB Pedrosa de Moraes e Silva, no bairro Novo Paraíso. 

Há mais de 30 anos morando no Novo Paraíso II, Claudenira Lisboa agradeceu o prefeito pela iniciativa e disse que receber o título definitivo é a realização de um sonho. 

“Estou muito feliz. São 38 anos morando aqui, desde a época em que o bairro só tinha mato. Com o título, o bairro vai ficar mais valorizado, movimenta a economia, as pessoas podem fazer uma reforma. A felicidade é grande, é a realização de um sonho”, agradeceu. 

Terezinha Couto, do bairro Ouro Fino, também elogiou a Prefeitura de Cuiabá pela entrega de títulos na região Norte. “É a maior felicidade do mundo, esperava há anos esse documento, é maravilhoso. Moro há quase 20 anos na região e agora tenho o título definitivo da minha casa. É uma segurança para nós, é a realização de um sonho”, comentou.  

Acompanhado do vice-prefeito Niuan Ribeiro, o prefeito Emanuel Pinheiro lembrou que a ação de entrega de títulos faz parte do programa “Meu Lar, Minha Conquista” e das comemorações aos 300 anos de Cuiabá. Entre abril e maio, a gestão contempla quase 4 mil cidadãos nas quatro regiões da Capital.  A expectativa é de que, até o final do próximo ano, 25 mil títulos sejam conferidos. 

Veja Mais:  Prefeito divulga contato para população denunciar casos de pacientes nos corredores do PS

“São mais de 350 títulos entregues para os moradores da região Norte, essa é a gestão humanizada, que gosta de gente, prioriza pessoas carentes, aquelas famílias que mais precisam de mim enquanto prefeito. Me realizo com cada título que entrego, pois as famílias terão segurança jurídica, podem planejar fazer uma reforma ou ampliar as suas casas”, comentou o prefeito.

Para o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Air Praeiro, não existe felicidade maior para uma pessoa do que ela poder dizer de que aquela casa é realmente sua. “Não existe alegria maior do que bater no peito e dizer que essa terra ou casa é minha. O prefeito está cuidando da nossa gente”, avaliou.

Também participaram da entrega de títulos, o vereador Adevair Cabral, secretários municipais e lideranças da região.

Comentários Facebook

Lucas do Rio Verde

Mais efetivo: PMs já fazem curso de formação para Cavalaria em LRV

Publicado

Um grande reforço na segurança pública para os luverdenses está mais próximo. No dia 11 de abril, a PM/MT iniciou o Curso de Formação do Regimento de Policiamento Montado (Cavalaria) em Lucas do Rio Verde. Depois de formados, os 11 policiais em treinamento irão compor a tropa especializada da PM/MT que atuará, de forma definitiva, no município. As obras de construção da base da Cavalaria em Lucas do Rio Verde já estão em andamento e a previsão é de que o município receba um incremento de 20 novos policiais militares.

“Tão logo que os alunos concluírem o curso, eles serão transferidos para Lucas do Rio Verde. Tem policiais de várias localidades, que já trabalham nesse grupo especial e são militares já experientes. Eles têm um período de 30 dias de transição e instalação no município, um direito que o policial tem quando é movimentado de uma cidade para outra. Então, nossa previsão para o início dos trabalhos definitivos em Lucas é de 90 dias a partir do início do curso”, disse o comandante da Cavalaria Regional de Nova Mutum, tenente-coronel Fernandes.

O curso, que tem uma carga horária de 545 horas e duração prevista de 2 meses, está sendo realizado de forma prioritária em Lucas do Rio Verde, com aulas práticas e teóricas. Algumas etapas podem ser realizadas em outros municípios como Nova Mutum, Cuiabá entre outros.

Veja Mais:  Alunas do Cras CPA encerram curso de Confecção de Lingerie do Programa Qualifica Cuiabá 300

Para o secretário de Segurança Pública de Lucas do Rio Verde, coronel Marcos Cunha, a vinda da Cavalaria, de forma definitiva, significa mais segurança para a população luverdense.

“Serão mais 20 policiais militares para reforçar o nosso quadro. Na Cavalaria tem um patrulhamento com viaturas também. E isso irá somar de forma efetiva para que nós possamos ter cada vez mais um policiamento de excelência e elevar a sensação de segurança a toda a população luverdense. Quem ganha é a sociedade! Parabenizo o prefeito Miguel Vaz pela iniciativa, o comandante-geral da PM/MT, coronel Alexandre Côrrea Mendes, o comandante do 13º Batalhão, tenente-coronel Secchi, comandante do 14º Comando Regional, coronel Lara e todos que estão participando conosco de forma direta ou indireta”, ressaltou o secretário.

Durante a formação, os alunos receberão treinamento intensivo em diversas áreas, incluindo equitação, lida com o animal, abordagem policial a cavalo, contenção e transporte de animais em operações policiais, direcionamento de massa, emprego do cavalo em tropa de choque, técnicas de abordagem e manejo de armas enquanto montados, trato veterinário básico com o cavalo, etc.

Ao final do curso, os policiais estarão aptos para atuarem em unidades de tropa montada da Cavalaria da PM/MT, contribuindo para o fortalecimento do policiamento ostensivo e preventivo do estado.

O Esquadrão de Policiamento Montado (EPMon) de Lucas do Rio Verde é a segunda Unidade de Tropa Montada fora da Capital, e será subordinada ao 1° Esquadrão Independente de Policiamento Montado com sede em Nova Mutum. A tropa especializada atenderá toda a região Norte e Médio Norte do estado.

Veja Mais:  Prefeito divulga contato para população denunciar casos de pacientes nos corredores do PS

As ações da Cavalaria são realizadas em eventos esportivos, manifestações públicas, reintegrações de posse, patrulhamento de saturação, feiras agropecuárias, entre outros.

Estrutura da base da Cavalaria

A ordem de serviço foi assinada no início de março de 2024. A construção da base da Cavalaria conta com o apoio de empresários e fica localizada no bairro Cidade Nova, em Lucas do Rio Verde. O investimento será de um pouco mais de R$ 1.4 milhão, com um prazo de execução de 180 dias.    

Estão sendo construídos aproximadamente 525 m², com administrativo, refeitório, cozinha, lavanderia, banheiros e alojamento. No local já está em execução a construção que abrigará os animais da Cavalaria.

Os cavalos já foram adquiridos pelo Conseg, com recursos da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, e doados ao Estado. São 16 animais, que estão sendo preparados e domados. Alguns já estão prontos e atuando no serviço. A cavalaria também dispõe de viaturas.

Além do policiamento ostensivo montado, a Cavalaria da PM é inclusiva, a unidade da PM conduz importantes projetos e ações sociais voltados para a comunidade. Dentre eles a Escolinha de Equitação da Cavalaria e tratamento equoterapico; método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou necessidades especiais.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Lucas do Rio Verde

Esporte: Lucas do Rio Verde tem representação nacional e internacional em competições

Publicado

O esporte é uma ferramenta de inclusão e movimenta praças, quadras e espaços esportivos em Lucas do Rio Verde. A agenda esportiva movimenta todos os finais de semana, com eventos locais e as participações de atletas luverdenses em competições regionais e nacionais. Fora do país, nossos atletas também tem participações importantes.

Por meio das escolinhas esportivas do “Programa Viva Lucas”, que oferecem 12 modalidades esportivas, os alunos na faixa etária de 04 anos a 17 anos tem a oportunidade de conhecerem e experimentarem as modalidades, despertando para a prática esportiva.

Além de revelar talentos e campeões, o esporte também proporciona saúde e qualidade de vida, prevenindo o sedentarismo e outras doenças.

Medalhometro do esporte

(Foto: Ascom Prefeitura/ Reprodução)

Os títulos e medalhas só aumentam. No último final de semana, 85 atletas acompanhados de professores e coordenadores participaram da 17ª Copa Andre Maggi, realizada em Sapezal. O resultado foi a primeira colocação no voleibol sub 17, na categoria feminina. O evento teve participação de Lucas do Rio Verde também no futsal, futebol, basquete e handebol.

Os atletas do handebol também viajaram para o Distrito Federal recentemente. E o time luverdense foi bem longe na disputa, conquistando o título de vice-campeão. Na busca pelo primeiro lugar, o time de Lucas do Rio Verde perdeu para o de Sorriso.

A escolinha de badminton também levou alguns atletas para Tangará da Serra, na I etapa Circuito Mato grossense de badminton. A competição contou com 103 atletas de quatro municípios e várias premiações de primeiro lugar.

Veja Mais:  Blitz educativa é realizada no Pedra 90 para alertar sobre abusos e exploração de crianças e adolescentes

(Foto: Ascom Prefeitura/ Reprodução)

Ainda em abril, os alunos da oficina de capoeira participaram da Copa Ouro de Capoeira, que foi realizada nos dias 13 e 14 de abril, na cidade de Diamantino. A delegação foi composta de 35 atletas que viajaram.

Sete (07) deles se classificaram para o campeonato mundial, que acontece em Paris, de 24 a 26 de maio. Os alunos assistidos pelo “Grupo Alcateia” buscam apoio financeiro para a viagem.

Internacional

(Foto: Ascom Prefeitura/ Reprodução)

O BMX é um dos esportes praticados há muito tempo em Lucas do Rio Verde. Grandes atletas tiveram a oportunidade de levar o nome da cidade em corridas de ciclismo pelo país e fora. Neste mês alguns atletas participaram do Pan-Americano, que aconteceu em Bogotá, na Colômbia. Os resultados para o piloto Pedro de Souza Bauer são: 3º lugar na categoria varones 15 anos; 3º lugar Campeonato Pan-Americano categoria cruseros varones 15/16 anos; 3º lugar Copa Latinoamericano categoria cruseros varones 15 anos e 7º lugar na Copa Latinoamericano, categoria varones 15 anos.

Nathan Jaymes de Rocha também conquistou resultado de 5° Lugar – Copa Latinoamericano cruseros varones 17 a 24 anos – e Juliano Lopes Gois, que também viajou, teve uma queda e foi desclassificado nas eliminatórias.

Na disputa pelo mato-grossense, os pilotos participaram no último final de semana, da 2ª etapa do estadual em Nova Mutum. Dos 60 atletas saíram 8 títulos de primeiro lugar, 9 de segundo lugar e 5 prêmios de terceiro lugar, além das demais classificações de 4º a 11º lugar. Neste final de semana, a comitiva embarcou para o Distrito Federal, onde participam da Copa Brasil. Um total de 18 atletas da escolinha de BMX Viva Lucas/Riders, acompanhados de alguns pais, viajaram.

Veja Mais:  Fotofobia é tema de exposição no saguão do Palácio Alencastro

Em casa

Jogando em casa nos dias 20 e 21 de abril, Lucas do Rio Verde sediou a 3ª Copa Sicredi Viva Lucas de Voleibol. Comandados pela experiente treinadora e coordenadora da escolinha de volei, Tereza Garcia, o time do Volei Luverdense/Lec conquistou o título de campeão na categoria masculino adulto. Na categoria feminino, a equipe campeã foi de Sorriso.

Neste final de semana o município sedia os Jogos Escolares mato-grossenses e os Jogos Estudantis de Seleções mato-grossenses, com a participação de 1.200 atletas de 10 cidades da região. Os melhores classificados terão acesso ao estadual que será em julho.

A abertura será a partir das 20h, no Ginásio Didé Martins, bairro Tessele Junior.

A Copa Binotti continua movimentando as quadras do município. A competição segue com várias rodadas durante a semana e aos finais de semana.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Lucas do Rio Verde

Prefeitura realiza capacitação para servidores públicos sobre termos da Nova Lei de Licitações

Publicado

A Secretaria de Governo e Administração, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realizou uma capacitação para servidores e secretários da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A atividade foi realizada no Auditório dos Pioneiros, no Paço Municipal, entre os dias 23 a 25 de abril.

O objetivo da capacitação foi promover o desenvolvimento do Município bem como fortalecer o ambiente, fomentar o empreendedorismo, a organização de dados e a capacitação para servidores municipais.

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)

Esse projeto faz parte da primeira etapa do cronograma firmado por meio do contrato 188/2023, com o Sebrae, do Programa Cidade Empreendedores. O próximo passo será capacitar os microempreendedores locais.

O tema da capacitação foi o “Aprimoramento dos Compradores Públicos com Foco nos Benefícios às Micro e Pequenas Empresas, nos termos da Nova Lei de Licitações”, ministrado pelo advogado, mestre, professor, consultor e autor reconhecido pelas temáticas de licitações e contratos administrativos, Felipe Ansaloni.

Alguns dos tópicos citados na capacitação foram: as formas de comprovação da condição de MPE, empate ficto, regularidade posterior fiscal e trabalhista, cota reserva, compras locais e regionais, a importância da realização de diligências para avaliar o enquadramento da MPE no exercício financeiro, entre outros.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Procon Municipal orienta sobre os cuidados nas compras do Dia dos Pais
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana