Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Sorriso

3.ª edição da cartilha “Agricultura irrigada no Cerrado” será lançada na sexta-feira, 05

Publicado

Agricultura irrigada no Cerrado. Esse é o tópico de uma palestra no dia 05 de dezembro no Centro de Eventos Ari José Riedi com início às 18h30. Na oportunidade também será lançada a 3.ª edição da cartilha “Agricultura irrigada no Cerrado: desvendando o caminho para a sustentabilidade” escrito por Lineu Neiva Rodrigues e publicado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O debate será conduzido pelo pesquisador Lineu Neiva Rodrigues.

De acordo com o levantamento de Rodrigues, o Brasil ocupa uma posição estratégica no enfrentamento da fome e da pobreza, especialmente diante da crescente demanda mundial por alimentos. O caminho para superar tais desafios passa, necessariamente, pela capacidade de estabelecer um planejamento estratégico sólido, com metas bem definidas, integração intersetorial e projeções fundamentadas sobre o crescimento das demandas em diferentes setores da economia. No campo da segurança alimentar, o bioma Cerrado destaca-se como uma região de importância geopolítica crescente.

A cartilha pontua ainda que com aproximadamente 204 milhões de hectares, dos quais cerca de 70% apresentam aptidão para a agricultura, o Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro em extensão e representa a principal fronteira agrícola do país. Atualmente, responde por mais de 40% da produção nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas, consolidando-se como peça-chave para garantir a segurança alimentar não apenas no Brasil, mas também no cenário global.

Quem é o autor

Veja Mais:  15.º Festival de Pesca Zé Aragão será realizado em setembro

Com mais de 100 artigos publicados em revistas científicas de alto impacto, 10 livros e 29 capítulos de livros, Lineu Neiva Rodrigues é mestre e doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com pós-doutorado em Engenharia de Irrigação e Manejo de Água pela Universidade de Nebraska-Lincoln, EUA. Atualmente, atua como pesquisador em recursos hídricos e irrigação na Embrapa Cerrados.

Além de sua atuação como pesquisador, é orientador nos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da UFV e em Agronomia (Irrigação e Drenagem) da Faculdade de Ciências Agronômicas – Campus de Botucatu. É também diretor de Políticas Públicas da Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA). Presta consultoria a agências de fomento à pesquisa e revistas científicas renomadas, além de coordenar o grupo de pesquisa Rede Agrohidro, vinculado ao CNPq.

Ao longo de sua carreira, Lineu foi editor associado do Journal of Hydrology: Regional Studies e consultor da Organização dos Estados Americanos (OEA). Atuou como pesquisador visitante no Imperial College London, no Departamento de Estudos de Terra, Ar e Recursos Hídricos da Universidade da Califórnia-Davis (EUA), e no Departamento de Geoinformática, Hidrologia e Modelagem da Universidade Friedrich-Schiller, na Alemanha.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook

Sorriso

Decreto Municipal amplia horário do comércio de Sorriso para atender demanda de fim de ano

Publicado

Decreto municipal define atendimento especial entre 15 e 24 de dezembro, com funcionamento até 21h e flexibilização na véspera de Natal

O comércio de Sorriso terá horário ampliado neste fim de ano por decisão do prefeito Alei Fernandes. O Decreto nº 1.422/2025, publicado nesta segunda-feira (8), estabelece atendimento estendido entre os dias 15 e 23 de dezembro, permitindo que lojas varejistas, atacadistas e prestadores de serviços funcionem até às 21h. A medida atende ao aumento do movimento típico das compras de Natal e Ano Novo e busca facilitar o acesso da população aos serviços.

O decreto também autoriza, de forma facultativa, o funcionamento das lojas no dia 24 de dezembro, das 8h às 18h, com a exigência de cumprimento das normas trabalhistas.

Farmácias e drogarias seguem regulamentação específica e, portanto, não integram a mudança.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  15.º Festival de Pesca Zé Aragão será realizado em setembro
Continue lendo

Sorriso

Sala do Empreendedor de Sorriso contabiliza mais de 37 mil atendimentos em 2025

Publicado

Balanço mostra avanço nos serviços ao micro e pequeno empreendedor

A Sala do Empreendedor de Sorriso divulgou o balanço das ações realizadas ao longo de 2025, evidenciando um ano de forte crescimento no atendimento aos micro e pequenos empresários do município. De janeiro a outubro, foram contabilizados 37.220 atendimentos.

Entre os serviços mais procurados, destacam-se as 6.200 emissões de documentos, 4.793 emissões de notas fiscais, 4.535 declarações, 3.631 atualizações de MEI, 3.633 aberturas de empresas e 2.800 encerramentos, além de 2.457 atendimentos remotos, que seguem ampliando o acesso digital aos empreendedores. Só no mês de outubro, foram 2.948 atendimentos realizados.

Também em destaque, o setor de crédito registrou 2.878 atendimentos, contribuindo para que o programa Desenvolve MT liberasse um total de R$ 3.298.399,33 a empreendedores de Sorriso ao longo do ano. A equipe ainda participou de 42 eventos e reuniões.

Para o coordenador da Sala do Empreendedor, Leonardo Kozak, os resultados refletem uma gestão comprometida em impulsionar a economia local. “Nosso foco é facilitar a vida do empreendedor, oferecendo suporte completo desde a abertura até a regularização do negócio”, disse, reforçando que os números mostram que Sorriso tem um ambiente cada vez mais preparado para quem quer investir e crescer.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Município se antecipa e inicia planejamento para prevenção de focos de incêndios
Continue lendo

Sorriso

Mostra Pedagógica do Muxirum usa a culinária para ajudar na alfabetização de adultos

Publicado

Rotina de casa serviu como ferramenta para professores apresentarem o mundo das letras e dos números a mais de 160 alunos

Em fase de alfabetização, os 168 alunos que estão no Programa Muxirum apresentaram o que estão aprendendo durante a Mostra Pedagógica realizada na noite desta segunda-feira (8 de dezembro), na escola Municipal São Domingos.

A mostra girou em torno do tema “Receitas”, com direito a degustação de delícias que ajudaram a turminha a mergulhar no mundo da alfabetização. Ao todo, 14 turmas integraram o Muxirum neste ano, realizado pela Prefeitura de Sorriso, via Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Governo do Estado.

Com o lema “Sempre é tempo de aprender”, o projeto busca garantir o acesso à leitura e à escrita, promovendo inclusão social e ampliando as oportunidades de vida dos participantes. As aulas são 100% gratuitas, realizadas no período noturno, em unidades escolares localizadas próximas aos bairros com maior demanda.

“O desenvolvimento dos alunos atendidos pelo Projeto Muxirum tem apresentado resultados significativos, especialmente entre aqueles que se encontram na fase inicial de alfabetização”, avalia a secretária municipal de Educação, Adriana Reichert Palú, complementando que é observável o avanço constante na aquisição das habilidades de leitura, escrita e compreensão textual, fruto do empenho dos educadores e da participação ativa dos estudantes nas atividades propostas.

Coordenadora do programa no Município, Beatriz Becker, afirma que “como educadora, vejo a proposta do Muxirum como uma iniciativa extremamente significativa para a aprendizagem e para a transformação social”, acrescentando que o programa resgata valores comunitários, acolhe diferentes trajetórias de vida e oferece aos estudantes a oportunidade de avançar em sua alfabetização de forma humanizada, respeitando seus ritmos, suas histórias e suas necessidades.

Veja Mais:  Prefeitura destina recursos para capacitação profissional de jovens

“Há ainda um sentimento de gratidão, por poder participar de um processo tão significativo, que devolve ao adulto a autonomia, a voz e o direito de aprender”, destaca Beatriz, reforçando que ver um adulto alfabetizado é perceber a educação cumprindo sua função mais bonita. “Transformar realidades, fortalecer identidades e reacender sonhos que estavam adormecidos”, expõe a educadora.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana