Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Rondonópolis

Prefeitura garante serviços do SUAS com verbas municipais

Publicado

Foto: Assessoria

A gestão municipal tem evitado o desmonte do Sistema Único de Assistência Social (Suas) em Rondonópolis, custeando as entidades mesmo sem receber repasse de verbas, uma vez que Ministério da Cidadania por meio do Secretaria Especial de Desenvolvimento Social realizou cortes no orçamento.

Na tarde desta quinta-feira (24), aconteceu o Encontro da Defesa Social no auditório da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) reunindo pessoas atendidas pelo Suas e cidadãos que prestam serviço assistencial, uma maneira para debater a atual situação e realizar uma manifestação em defesa da sobrevivência do Suas.

“A indignação de todos que estão aqui é o desmonte do Suas e a preocupação de parar o Suas porque está parando em várias cidades do estado de Mato Grosso. A política de assistência social deixa de ser assistencialismo para ser um ato de direito do cidadão, estão discutindo isso por que está havendo esse desmonte, viemos para dar todo apoio para entidade”, comentou o prefeito José Carlos do Pátio, presente na reunião.

Conforme, explicou o gestor municipal, o Poder Executivo assumiu a parte de pagamento de responsabilidade do Estado, da União e do Município, para não suspender os serviços prestados pelo Apae, o Centro de Reabilitação Louis Braille, a Casa Esperança, uma vez que refletiria de forma negativa na comunidade rondonpolitana que necessita da atuação dessas entidades.

“O Governo Federal parou de passar dinheiro do Suas para APAE, mas estou bancando o que é do município e o que é do Estado, parou também de passar dinheiro para Casa Esperança, então a Prefeitura está bancando, tentando segurar pois está havendo um desmonte do Suas. Temos que manter por que são importantes e estratégicos no interesse público”, explicou Pátio.

Veja Mais:  Em localização estratégica, região de Rondonópolis pode receber usina de etanol de milho

A secretaria de Promoção e Assistência Social, Iriana Cardoso, explanou sua preocupação durante sua fala. “Nós temos que nos reunir, fortalecer os movimentos para que manter os serviços. É bem triste e complicado e ao menos, eu fico feliz por que apesar de todas as dificuldades nós não paramos nenhum serviço e a equipe da assistência pode até falar junto comigo ‘graças a Deus nós trabalhamos’, eu tenho que agradecer ao prefeito que faz tanta questão dessa parte social, eu fico muito feliz e agradecida, acredito que a equipe da assistência também”.

Outro ponto levantado pela gestora da pasta é o aumento de atendimentos, indo em contramão o que tem acontecido em outros municípios que tentam manter os serviços do Suas mesmo sem recebimento da verba federal.

“Enquanto alguns municípios estão com todos ou alguns serviços parados que vejo pelo grupo de gestores do Mato Grosso, nós não paramos, então isso para nós é ótimo. Nós além de não pararmos, nós avançamos no número de atendimentos, comprovado pelos relatórios mensais”, finalizou.

Prefeitura garante serviços do SUAS com verbas municipais

Foto: Assessoria

A gestão municipal tem evitado o desmonte do Sistema Único de Assistência Social (Suas) em Rondonópolis, custeando as entidades mesmo sem receber repasse de verbas, uma vez que Ministério da Cidadania por meio do Secretaria Especial de Desenvolvimento Social realizou cortes no orçamento.

Veja Mais:  Problemas de oscilação de energia podem ser encaminhados por mensagem

Na tarde desta quinta-feira (24), aconteceu o Encontro da Defesa Social no auditório da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) reunindo pessoas atendidas pelo Suas e cidadãos que prestam serviço assistencial, uma maneira para debater a atual situação e realizar uma manifestação em defesa da sobrevivência do Suas.

“A indignação de todos que estão aqui é o desmonte do Suas e a preocupação de parar o Suas porque está parando em várias cidades do estado de Mato Grosso. A política de assistência social deixa de ser assistencialismo para ser um ato de direito do cidadão, estão discutindo isso por que está havendo esse desmonte, viemos para dar todo apoio para entidade”, comentou o prefeito José Carlos do Pátio, presente na reunião.

Conforme, explicou o gestor municipal, o Poder Executivo assumiu a parte de pagamento de responsabilidade do Estado, da União e do Município, para não suspender os serviços prestados pelo Apae, o Centro de Reabilitação Louis Braille, a Casa Esperança, uma vez que refletiria de forma negativa na comunidade rondonpolitana que necessita da atuação dessas entidades.

“O Governo Federal parou de passar dinheiro do Suas para APAE, mas estou bancando o que é do município e o que é do Estado, parou também de passar dinheiro para Casa Esperança, então a Prefeitura está bancando, tentando segurar pois está havendo um desmonte do Suas. Temos que manter por que são importantes e estratégicos no interesse público”, explicou Pátio.

Veja Mais:  CEI busca esclarecer contrato de digitalização e guarda de documentos firmado pela Santa Casa

A secretaria de Promoção e Assistência Social, Iriana Cardoso, explanou sua preocupação durante sua fala. “Nós temos que nos reunir, fortalecer os movimentos para que manter os serviços. É bem triste e complicado e ao menos, eu fico feliz por que apesar de todas as dificuldades nós não paramos nenhum serviço e a equipe da assistência pode até falar junto comigo ‘graças a Deus nós trabalhamos’, eu tenho que agradecer ao prefeito que faz tanta questão dessa parte social, eu fico muito feliz e agradecida, acredito que a equipe da assistência também”.

Outro ponto levantado pela gestora da pasta é o aumento de atendimentos, indo em contramão o que tem acontecido em outros municípios que tentam manter os serviços do Suas mesmo sem recebimento da verba federal.

“Enquanto alguns municípios estão com todos ou alguns serviços parados que vejo pelo grupo de gestores do Mato Grosso, nós não paramos, então isso para nós é ótimo. Nós além de não pararmos, nós avançamos no número de atendimentos, comprovado pelos relatórios mensais”, finalizou.

Rondonópolis

Mais fiscalização|Vereador Renan Dourado pede instalação de câmeras de monitoramento na Avenida dos Estudantes e vias binárias

Publicado

Foto- Redes Sociais

O vereador Renan Dourado apresentou a Indicação Legislativa nº 976/2026, protocolada sob o nº 2452/2026, solicitando ao Poder Executivo a instalação de câmeras de monitoramento na Avenida dos Estudantes e nas vias binárias de Rondonópolis.

A proposta tem como objetivo reforçar a segurança pública em uma das regiões de maior fluxo de veículos, ciclistas e pedestres do município. Segundo o parlamentar, o sistema de videomonitoramento poderá contribuir para a prevenção de crimes, identificação de suspeitos e apoio às ações das forças de segurança.

Além da segurança, a medida também pode auxiliar na fiscalização do trânsito, no monitoramento de ocorrências e na rápida resposta a situações de emergência, colaborando para a organização e a mobilidade urbana.

A indicação será encaminhada ao Executivo Municipal para avaliação e adoção das providências consideradas viáveis pela administração pública.

Veja Mais:  Sorteada da promoção "Esse Namoro Vai da Viagem" diz que destino era um sonho antigo
Continue lendo

Rondonópolis

Rondonópolis|Cooperativa anuncia afastamento de motorista acusado por estupro de vulnerável

Publicado

Foto- Assessoria

A cooperativa responsável pela prestação de serviços de mão de obra terceirizada no transporte coletivo de Rondonópolis informou o imediato afastamento do motorista preso nesta terça-feira (23) acusado por estupro de vulnerável de uma adolescente de 12 anos de idade.
O afastamento foi anunciado pela cooperativa após a cobrança por parte da Autarquia Municipal de Transporte Coletivo (AMTC), que mantém contrato de prestação de serviços de mão de obra com a mesma, assim que tomou conhecimento do caso da prisão do cooperado por estupro de vulnerável.

Conforme a AMTC, em função do serviço ser prestado por uma cooperativa, o trâmite formal nesse primeiro momento envolve o afastamento formal do cooperado mencionado, conforme as cláusulas contratuais e normas vigentes.
Diante desse caso, a AMTC também manifesta que repudia veementemente esse episódio envolvendo um prestador de serviço, que não compactua de forma alguma com esse tipo de ato e que se mantém na luta contra qualquer tipo de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes em nosso município.

Veja Mais:  Secretaria de Fazenda capacita equipe para melhorar atendimento à população
Continue lendo

Rondonópolis

Vereador Wesley Cláudio solicita caminhão-pipa para abastecimento de caixa d’água

Publicado

Foto- Assessoria

O vereador Wesley Cláudio apresentou a Indicação Legislativa nº 974/2026, protocolada sob o nº 2445/2026, solicitando ao Poder Executivo a disponibilização de um caminhão-pipa para o abastecimento de caixa d’água.

A indicação tem como objetivo atender a demanda de abastecimento hídrico em localidade que enfrenta dificuldades no fornecimento regular de água, buscando garantir o acesso da população ao serviço essencial.

De acordo com a proposta, o envio do caminhão-pipa visa suprir temporariamente a necessidade de armazenamento e distribuição de água, contribuindo para minimizar os transtornos enfrentados pelos moradores até que a situação seja normalizada.

A matéria será encaminhada ao Executivo Municipal para análise e eventual adoção das providências necessárias.

Veja Mais:  Secretaria de Fazenda capacita equipe para melhorar atendimento à população
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana