Pesquisar
Close this search box.

Nacional

PT afirma que vai lutar “por todos os meios” para garantir candidatura de Lula

Publicado

Com decisão do TSE de impedir Lula de concorrer com base na lei da Ficha Limpa, PT tem dez dias para substituir nome do titular da chapa e deve promover atual candidato à vice, Fernando Haddad
Divulgação

Com decisão do TSE de impedir Lula de concorrer com base na lei da Ficha Limpa, PT tem dez dias para substituir nome do titular da chapa e deve promover atual candidato à vice, Fernando Haddad

Em nota divulgada no início desta madrugada, antes mesmo do encerramento da votação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que indeferiu o registro da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PT informou que vai recorrer da decisão e que “continuará lutando por todos os meios para garantir sua candidatura nas eleições de 7 de outubro”.

O partido ainda classificou a decisão de “violência contra os direitos de Lula e do povo que quer elegê-lo presidente da República”. A manifestação do PT
foi feita quando ainda votava a presidente do TSE, ministra Rosa Weber, mas já com o placar de 6 a 1
, resultado que formava maioria contra a candidatura do ex-presidente.

Na nota, o partido diz que pretende apresentar “todos os recursos aos tribunais para que sejam reconhecidos os direitos políticos de Lula previstos na lei e nos tratados internacionais ratificados pelo Brasil” na tentativa de reverter a inelegibilidade
do ex-presidente Lula.

O comunicado diz ainda que pretende defender o candidato nas ruas, “junto com o povo, porque ele é o candidato da esperança” e questiona lembrando que “em 2016, 145 candidatos a prefeito disputaram a eleição sub judice, com registro indeferido, e 98 foram eleitos e governam suas cidades. É só para Lula que a lei não vale?

Veja Mais:  “Tá com a sua mãe”, responde Bolsonaro após homem perguntar onde está o Queiroz

Nas redes socias, a presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann também comparou a situação de Lula
a de outros candidatos que também tiveram seus registros questionados como é o caso do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, do PSDB, e afirmou que o prazo para a defesa de Lula foi desrespeitado.

 

 

Programa eleitoral do PT

Vice de Lula, Fernando Haddad teve destaque no primeiro vídeo da campanha do PT à Presidência
Reprodução/Youtube/PT

Vice de Lula, Fernando Haddad teve destaque no primeiro vídeo da campanha do PT à Presidência

Além da nota, o PT também divulgou na página do partido o primeiro vídeo do programa eleitoral de Lula, acompanhado do título “O vídeo de Lula que Barroso não quer que o Brasil assista”.

 

 

No voto do relator Luís Roberto Barroso, acompanhado pela maioria dos ministros, o partido fica proibido de fazer campanha por Lula e ganha prazo de 10 dias para trocar a candidatura. Após o advogado do PT recorrer durante o próprio julgamento, no entanto, ficou definido que Lula poderá aparecer na propaganda, apenas não como candidato.

Veja Mais:  Novo ministro responsável pela articulação política evita rusgas com Onyx

Vale ressaltar que segunda determinam as regras do TSE, nessas eleições o candidato do partido deve estar presente em 75% do tempo da propaganda eleitoral gratuita na televisão e no rádio.

Dessa forma, agora, Lula não poderá ocupar tanto tempo na propagando do PT
. O partido deverá substituir o nome de Lula pelo de seu atual candidato à vice, o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e mostrar o ex-presidente como seu padrinho político numa tentativa de fazer a chamada “transferência de votos”. A propaganda eleitoral no rádio e na TV dos candidatos a presidente começa neste sábado (1º).

*Com informações da Agência Brasil

Comentários Facebook

Nacional

Diretoria-Geral comunica a nomeação de 106 aprovados para o cargo de Analista Legislativo

Publicado

A Diretoria-Geral da Câmara dos Deputados informa a publicação, no Diário Oficial da União desta sexta-feira (17), da nomeação dos candidatos aprovados nas vagas de provimento imediato para o cargo de Analista Legislativo, nas atribuições Contador, Informática Legislativa, Técnico em Material e Patrimônio, Assistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico, Médico e Técnica Legislativa.

Confira aqui

Da Redação – WS

Fonte: Câmara dos Deputados

Comentários Facebook
Veja Mais:  Comissão rejeita projeto que proíbe fabricação de bombas de fragmentação no País
Continue lendo

Nacional

RS construirá “cidades temporárias” para acolher vítimas das enchentes

Publicado

O vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, apresentou nesta sexta-feira (17) uma proposta de criação de “cidades temporárias” nos municípios da região metropolitana de Porto Alegre.

As “cidades temporárias” serão instaladas na capital gaúcha, em Canoas, São Leopoldo e Guaíba, municípios que concentram cerca de 70% dos desabrigados do estado. O último balanço divulgado pela Defesa Civil estadual indica que aproximadamente 80 mil pessoas estão em abrigos.

Durante entrevista à imprensa, o governador Eduardo Leite anunciou o vice-governador como coordenador das ações emergenciais. 

“São locais para que, durante algum tempo, as pessoas possam estar albergadas com mais conforto e dignidade. A estrutura contará com administração, almoxarifado, postos de saúde, brinquedoteca, espaço para animais de estimação, chuveiros, banheiros, triagem de quem entra e sai, além de assistência social,” explicou o vice-governador.

As áreas de instalação das cidades temporárias em cada município estão sendo avaliadas em conjunto com as prefeituras. Pela proposta inicial, serão montadas no Complexo Cultural do Porto Seco, em Porto Alegre; no Centro Olímpico em Canoas; e no Centro de Eventos em São Leopoldo. Ainda não foi definido o espaço a ser utilizado em Guaíba, de acordo com o governo do estado.

As estruturas terão capacidade para acomodar de 900 a 1 mil pessoas. A montagem terá duração de 15 a 20 dias, com previsão de início cinco dias após a assinatura do contrato com o fornecedor.

Veja Mais:  Comissão debaterá políticas de eficiência energética no Brasil

O governo do estado também planeja oferecer aluguel social e criar abrigos temporários com o apoio de instituições internacionais com experiência em desastres, além de áreas com casas definitivas.

>> Nacional

Fonte: EBC GERAL

Comentários Facebook
Continue lendo

Nacional

Ônibus passa a ligar aeroporto de Florianópolis a Porto Alegre

Publicado

Os passageiros impedidos de voar até Porto Alegre agora podem desembarcar no aeroporto de  Florianópolis e ir de ônibus para a capital gaúcha. O consórcio que opera o aeroporto da capital catarinense começou a operar uma malha emergencial rodoviária para atender passageiros que usariam o Aeroporto Internacional Salgado Filho, interditado por tempo indeterminado por causa das enchentes no Rio Grande do Sul.

Operada pela empresa Eucatur, a rota rodoviária tem seis viagens diárias, com três saídas de cada cidade. Os ônibus partem de Florianópolis para a Grande Porto Alegre às 8h30, às 14h e às 23h55. As saídas da capital gaúcha ocorrem às 8h15, às 14h e às 23h55. Com cerca de 450 quilômetros de distância, a viagem dura em torno de 8 horas.

Além da rota de ônibus, o aeroporto de Florianópolis opera, até 30 de maio, voos adicionais entre as regiões Sul e Sudeste para compensar o fechamento do aeroporto de Porto Alegre. A Azul acrescentou duas frequências a mais por dia entre Florianópolis e Viracopos (SP). A Gol ampliou para dois voos a mais por dia para os aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Galeão, no Rio de Janeiro; a Latam passou a oferecer um voo diário adicional para o Aeroporto de Guarulhos (SP).

Essas frequências se somam aos 29 voos regulares diários para o estado de São Paulo, operados pelas três companhias aéreas para os aeroportos de Congonhas, de Guarulhos e de Viracopos.

Veja Mais:  Comissão debaterá políticas de eficiência energética no Brasil

Desde 3 de maio, o Aeroporto Internacional Salgado Filho está fechado para pousos e decolagens. Afetado pelas inundações que atingem não apenas o terminal, mas hangares e pistas onde aviões permanecem ilhados, o aeroporto está com as operações suspensas por tempo indeterminado.

Fonte: EBC GERAL

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana