Pesquisar
Close this search box.

Nacional

Parlamento faz sessão para declarar que Maduro usurpa a presidência da Venezuela

Publicado


População oposicionista protesta em frente ao Parlamento venezuelano
Reprodução/Twiiter

População oposicionista protesta em frente ao Parlamento venezuelano

A prisão e liberação no fim de semana do presidente da Assembleia Nacional Constituinte da Venezuela, deputado federal Juan Guaidó, deve gerar uma série de reações no Parlamento venezuelano. A Assembleia Nacional convocou para esta terça-feira (15) uma sessão para discutir a formalização da declaração de “usurpação da Presidência da República”.

Leia também: Presidente da Assembleia Nacional  da Venezuela é detido após peitar Maduro

A declaração do Parlamento venezuelano
faz menção indireta ao governo do presidente Nicolás Maduro. O texto recomenda ainda um acordo internacional para ajuda humanitária no país. A crise na Venezuela se agravou nos últimos meses.

Juan Guaidó
, um dos principais líderes da oposição, comanda o debate. A disposição é para discutir declaração para, em seguida, declará-lo presidente da República. O documento prevê a anistia para os militares que contribuírem “para a defesa” da Carta Magna da Venezuela.

Na sua conta no Twitter, Guaidó agradeceu ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que telefonou para ele prestando solidariedade pela prisão e, depois, libertação.

“Agradeço ao deputado Bolsonaro (Eduardo), que expressou seu compromisso com os venezuelanos de respaldar nossa luta pela democracia”, escreveu Guaidó.

Veja Mais:  Polícia Federal começa a investigar se houve ataque hacker ao site do MEC

Para o Brasil, o segundo mandato de Nicolás Maduro
não é legítimo e a Assembleia Nacional Constituinte deve assumir o poder com a incumbência de promover novas eleições.

Leia também: MBL representa criminalmente contra Gleisi Hoffmann por viagem à posse de Maduro

“Finalmente há esperança de democracia na Venezuela. O Brasil, sob o comando do presidente Bolsonaro, está trabalhando incansavelmente para influenciar a dinâmica da região em favor da liberdade”, escreveu no seu Twitter o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

Nicolás Maduro tomou posse para o seu segundo mandato
no último dia 10, com a presença de apoiadores, entre eles a presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann. No sábado (12), Guaidó foi preso e solto horas depois, após prestar depoimentos. A ação irritou boa parte do Parlamento venezuelano
, dano ainda mais força para as intenções do deputado oposicionista.

*Com Agência Brasil

Comentários Facebook

Nacional

Não vai ter limite orçamentário para ajudar o RS, diz ministro

Publicado

O governo federal irá montar um escritório permanente em Porto Alegre para acompanhar as operações de socorro ao estado, que vive a maior tragédia de sua história por causa das fortes chuvas. 

Os ministros da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, irão neste sábado para a capital gaúcha. 

Em entrevista à TV Brasil, o ministro Paulo Pimenta disse que o escritório funcionará até que todas pessoas sejam resgatadas. Centenas de famílias estão ilhadas em diversas áreas do estado com difícil acesso em razão do alto volume dos rios e o mau tempo e 68 pessoas estão desaparecidas. Mais de 8 mil pessoas já foram resgatadas.

O governo federal já disponibilizou embarcações para os resgates, caminhões, retroescavadeiras para desobstrução das vias. Antenas serão enviadas para o restabelecimento da comunicação e internet. O Ministério da Justiça autorizou a ida de 100 agentes da Força Nacional para apoiar as operações no estado. 

“Não vai ter limite orçamentário para que a gente possa dar o apoio necessário para construir cada casa, cada estrada, cada ponte, cada escola, cada unidade de saúde, devolver a dignidade e as condições de trabalho e de segurança para nosso povo”, disse o ministro.

>> Assista na TV Brasil

Fonte: EBC GERAL

Comentários Facebook
Veja Mais:  Escola na Bahia ganha o nome de Moa do Katendê, capoeirista morto nas eleições
Continue lendo

Nacional

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

Publicado

A concessionária que administra o aeroporto de Porto Alegre informou, há pouco, que os pousos e decolagens foram suspensos por tempo indeterminado.

Em nota, a Fraport informou que a medida, que começou a valer às 20h, foi tomada para garantir a segurança de funcionários e passageiros diante do estado de calamidade provocado pelas fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul.

A concessionária também pediu que os passageiros entrem em contato com as companhias aéreas para obter mais informações sobre seus voos.

Até o momento, o Rio Grande do Sul já registrou 39 mortes em decorrência das chuvas que atingem o estado desde o início da semana. Segundo a Defesa Civil, 68 pessoas estão desaparecidas.

Mais de 8 mil pessoas já foram resgatadas pelas forças integradas de segurança e 24 mil estão desalojadas. Até agora, o governo contabiliza 265 municípios afetados, do total de 497 em todo o estado.

Voos

A Latam informou que os voos com destino a Porto Alegre e da capital gaúcha para outras localidades estão cancelados até o meio-dia deste sábado (4). Os voos entre Caxias do Sul (RS) e Passo Fundo (RS) seguem mantidos, mas podem sofrer impactos em função das chuvas. Para os passageiros com voo marcado para domingo (5), a empresa está oferecendo remarcação sem multa ou cobrança de nova tarifa.

A Azul cancelou pousos de decolagens até o meio-dia do próximo domingo (5). A empresa também informou que os passageiros que tiveram voos cancelados receberão mais informações por meio do aplicativo da Azul, WhatsApp, e-mail e pelo site da companhia. Clientes com passagens marcadas para os próximos dias poderão remarcar os voos ou solicitar cancelamento em troca de crédito para viagens futuras.

Veja Mais:  “Parece que para a esquerda não interessa resolver caso Marielle”, diz Bolsonaro

*Texto atualizado às 21h12 para acréscimo de informações

Fonte: EBC GERAL

Comentários Facebook
Continue lendo

Nacional

Receita Federal doará roupas apreendidas a vítimas de enchentes no RS

Publicado

As vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul receberão roupas, cobertores e outras mercadorias apreendidas pela Receita Federal, anunciou nesta noite de sexta-feira (3) o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Por meio das redes sociais, o ministro informou que as mercadorias chegarão ao estado nos próximos dias.

“Nos próximos dias, dezenas de toneladas de roupas, cobertores e outras mercadorias apreendidas pela Receita Federal chegarão ao RS [Rio Grande do Sul] e serão distribuídas com o apoio de caminhões e helicópteros. Meus sentimentos às famílias das vítimas”, postou o ministro na rede social X (antigo Twitter).

Essa é a terceira vez em um mês que a Receita Federal doa roupas a vítimas de eventos climáticos. Em 4 de abril, o órgão doou 12 toneladas em peças femininas (vestidos, casacos, calças, saias e shorts) às vítimas da chuva no Espírito Santo. As mercadorias estavam avaliadas em R$ 540 mil.

Fonte: EBC GERAL

Comentários Facebook
Veja Mais:  “Parece que para a esquerda não interessa resolver caso Marielle”, diz Bolsonaro
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana