Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Rondonópolis

Prefeitura prorroga inscrições para desfile do Sete de Setembro

Publicado

Uma festa contagiante com a participação em massa da população. Assim, a Secretaria Adjunta de Cultura e Juventude prevê a comemoração da Independência do Brasil, que tem como ponto alto o desfile do Sete de Setembro. E, para que toda a população possa fazer sua homenagem cívica, a Pasta ampliou o prazo de inscrição – que segue até a próxima sexta-feira (22) – para aqueles que desejem desfilar, mas ainda não tenham conseguido preencher o formulário.

Escolas, igrejas, ONGs, associações, clubes de serviço, instituições filantrópicas, entre outras entidades do terceiro setor podem se inscrever para o desfile pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScB0s6KqTrpUeLOCb56oKIgV-kuF_sIqcx46V3nwRfT7J8Jzg/viewform?usp=dialog. Para quem tiver dificuldade em lidar com a internet, a Cultura oferece atendimento presencial com servidores para auxiliarem o preenchimento das lacunas com as informações necessárias, bastando o interessado comparecer munido do próprio celular ao Centro Cultural José Sobrinho, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h.

Até agora, já são quase nove mil cidadãos inscritos. Algumas diretrizes foram estipuladas para nortearem o bom andamento da programação. Conforme o superintendente da Secretaria Adjunta de Cultura e Juventude, Jeth Wilson, tudo está sendo feito para garantir aos presentes uma comemoração segura e tranquila. Dessa forma, instituições que vão integrar o desfile não podem levar animais para a cerimônia. As evoluções das atrações vão ocorrer ao longo do percurso, não sendo permitidas apresentações em frente ao palanque das autoridades nem manifestações de caráter político-partidário e de desrespeito às pessoas ou instituições durante a solenidade.

Veja Mais:  Defensoria Pública ingressa com ação para que Prefeitura de Rondonópolis forneça merenda a todos os alunos da rede municipal de ensino

“Estamos com uma grande expectativa sobre esse evento, preparando a festividade com animação e carinho para que o rondonopolitano possa comparecer em massa para prestigiar a nossa Pátria”, comenta o superintendente, que adianta que serão colocados bebedouros nas Praças Brasil e dos Carreiros para sanar a sede do público.

Entre a OAB e a UPA, o José Sobrinho fica na Rua Barão do Rio Branco 2.650, Jardim Santa Luzia.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook

Rondonópolis

Requerimento pede contratos, relatórios e prestação de contas da CODER em Rondonópolis

Publicado

Foto- Assessoria

A vereadora Dra. Luciana Horta apresentou o Requerimento nº 0034/2026, protocolado sob o nº 1794/2026, solicitando uma ampla série de informações, documentos e relatórios relacionados à Companhia de Obras e Desenvolvimento de Rondonópolis (CODER).

O requerimento tem como objetivo reforçar a fiscalização orçamentária e financeira da entidade, abrangendo os exercícios de 2022 a 2025. Entre os documentos solicitados estão contratos, relatórios administrativos, comprovantes financeiros e informações referentes às terceirizações realizadas pela companhia.

Segundo o texto apresentado pela parlamentar, a medida busca avaliar a economicidade dos contratos firmados, além de verificar a situação jurídica da CODER e identificar possíveis responsáveis pelos atos de gestão no período analisado.

A solicitação também visa ampliar a transparência na aplicação dos recursos públicos e subsidiar o trabalho de fiscalização exercido pelo Poder Legislativo Municipal.

O requerimento deverá ser analisado e deliberado pela Câmara Municipal de Rondonópolis nos próximos dias.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Prefeitura se reúne com mototaxistas para alinhar cumprimento de lei
Continue lendo

Rondonópolis

De Juary Miranda para José Bonifácio: entenda a mudança no nome do novo terminal do transporte coletivo de Rondonópolis

Publicado

Foto- Assessoria

A mudança no nome do terminal rodoviário urbano de Rondonópolis tem gerado debates na cidade após a revogação da Lei nº 13.558/2024, que homenageava o ex-vereador Juary Miranda de Moraes. Com a nova decisão do Prefeito Cláudio Ferreira através do Projeto de Lei nº 178/2025, o espaço passa a receber o nome de José Bonifácio de Andrada e Silva.

Juary Miranda teve trajetória marcada pela atuação política em Rondonópolis, exercendo mandatos como vereador e chegando à presidência da Câmara Municipal. Ao longo dos anos, ficou conhecido pela proximidade com a comunidade e participação em pautas voltadas às famílias e aos bairros da cidade.

A alteração no nome do terminal reacendeu discussões sobre a valorização de personalidades locais e a preservação da memória política do município. Parte da população defende o reconhecimento de figuras que contribuíram diretamente para o desenvolvimento de Rondonópolis e possuem ligação histórica com a cidade.

Além da mudança de nomenclatura, a instalação de uma estatueta em homenagem a José Bonifácio também passou a integrar o projeto do terminal, trazendo à tona debates sobre prioridades de investimento e valorização cultural no espaço público.

O tema continua repercutindo entre lideranças políticas, moradores e representantes da sociedade civil, especialmente pelo simbolismo que envolve a escolha de nomes ligados à história e à identidade de Rondonópolis.

Quem foi José Bonifácio:

José Bonifácio de Andrada e Silva foi um político, cientista, naturalista e intelectual brasileiro, conhecido como o “Patriarca da Independência”. Nascido em 1763, em Santos (SP), teve papel fundamental no processo de independência do Brasil em 1822.

Veja Mais:  Prefeito se reúne com secretariado na zona rural para atender demandas da comunidade

Ele foi um dos principais conselheiros de Dom Pedro I e defensor da separação do Brasil de Portugal, atuando diretamente na organização política do novo país. Além da política, também teve destaque nas áreas de mineralogia, química e administração pública.

José Bonifácio defendia ideias consideradas avançadas para a época, como:

  • fim gradual da escravidão;
  • incentivo à educação pública;
  • preservação ambiental;
  • fortalecimento da unidade nacional.

Após conflitos políticos no Império, acabou afastado do poder e passou períodos no exílio. Morreu em 1838, em Niterói (RJ).

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Cláudio Ferreira destaca avanços da gestão na inauguração do primeiro terminal de ônibus de Rondonópolis

Publicado

Foto- Assessoria

Durante a inauguração do primeiro terminal de transporte coletivo da história de Rondonópolis, nesta quarta-feira (06/05), o prefeito Cláudio Ferreira fez questão de mandar um recado direto à população e também aos críticos da sua gestão.
“A prefeitura de Rondonópolis é uma fábrica de notícias boas”, afirmou o prefeito, em meio aos aplausos de quem esteve presente no evento.

Cláudio Ferreira reconheceu que há quem tente descredibilizar o trabalho da administração municipal, mas deixou claro que isso não vai mudar o foco da sua equipe.

“Enquanto alguns querem puxar pra trás e descredibilizar o que estamos fazendo, a gente continua trabalhando, continua entregando. Porque no final do dia, o que fica é a obra, é o serviço, é a mudança na vida das pessoas”, disse o prefeito.

E as entregas desta quarta-feira reforçam esse discurso. O novo terminal — climatizado, moderno e com toda a estrutura que a cidade nunca teve — foi inaugurado no mesmo dia em que a passagem de ônibus foi reduzida para R$ 2,00 de forma permanente, chegando a menos da metade do valor praticado no início da gestão.
Para o prefeito, obras como essa são a resposta mais contundente a qualquer tipo de crítica.
“A população não quer discurso. Quer resultado. E resultado é isso aqui: terminal novo, passagem mais barata, transporte digno pra quem precisa.”

Comentários Facebook
Veja Mais:  Defensoria Pública ingressa com ação para que Prefeitura de Rondonópolis forneça merenda a todos os alunos da rede municipal de ensino
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana