Pesquisar
Close this search box.

Política MT

Botelho avalia produção legislativa e expectativas para o próximo ano

Publicado

A Assembleia Legislativa encerra o ano com saldo positivo. É o que avalia o presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho (DEM), ao destacar a votação de projetos importantes e audiências públicas sobre temas variados que entraram em pauta em 2018. Com a pausa para as festas de fim de ano, a 18ª Legislatura será retomada no próximo dia 9, para a avaliação da peça orçamentária (LOA). Antes, os parlamentares realizam a cerimônia de posse do governador eleito Mauro Mendes, no dia 1º de janeiro, às 16:30, no Plenário Deputado Renê Barbour.

Além da atuação incisiva à frente do Poder Legislativo, Botelho também se destaca com as 1.164 proposições apresentadas ao longo do seu primeiro mandato. Dessas, 564 são indicações de melhorias para os municípios e mais 19 leis ordinárias. Trabalho árduo que foi reconhecido pela população que o reelegeu para o segundo mandato a partir do dia 1º de fevereiro de 2019. Dentre as leis de Botelho, está a de número 10.676 que obriga os hospitais e maternidades, públicos e privados, a oferecerem sala adequada para parto natural ou humanizado.

“Tivemos mais um ano de intensos debates e cumprimos o nosso papel. Aprovamos importantes projetos e a Assembleia Legislativa participou ativamente de todas as discussões relacionadas aos problemas que Mato Grosso vêm enfrentando. Acredito que encerramos o ano de maneira positiva e com a certeza do dever cumprido”, avalia o parlamentar, ao chamar a atenção para a continuidade do trabalho na primeira quinzena de janeiro.

Veja Mais:  Ministério Público investiga uso de verba parlamentar para bancar reality em MT

Botelho também alerta para a necessidade do trabalho em conjunto dos Poderes para contribuir com o estado, uma vez que o governador Mauro Mendes deverá adotar medidas duras para o estado superar a crise econômica.

“Teremos discussões importantes aqui no parlamento para ajudar o governo a superar o momento de crise”, argumenta.

Com o trabalho voltado à redução das desigualdades regionais, Botelho deseja boas festas à população. “Nossa mensagem de otimismo para que todos tenham Natal abençoado, com muita paz, amor e com Jesus Cristo no coração de todos. Se Deus quiser vamos superar as dificuldades e ter um ano novo prós

pero com mais geração de emprego, renda e cheio de realizações!”

Confira algumas leis de Botelho:

Lei 10735/2018 – Altera A Lei Nº 7.692, De 1º De Julho De 2002, que regula o Processo Administrativo No Âmbito Da Administração Pública Estadual.

Lei 10676/2018 – torna obrigatório que todos os hospitais e maternidades do estado de mato grosso, públicos e privados, tenham sala adequada para a realização de parto natural ou humanizado.

Lei 10659/2017 – Torna obrigatória a prestação de assistência odontológica a pacientes em regime de internação hospitalar.

Lei 10629/2017 – Declara de utilidade pública a ONG Ame o Bem Semeando o Amor.

Lei ordinária – 10620/2017 – Dispõe sobre os serviços de Wi-Fi gratuitos nas estações rodoviárias.

Lei 10612/2017 – Define as atividades turísticas que especifica como atividades de “Turismo Rural na Agricultura Familiar”.

Veja Mais:  Fávero articula recursos para nova escola no Dom Aquino

Lei 10590/2017 – Dispõe sobre a política estadual de incentivo à formação de bancos comunitários de sementes e mudas e dá outras providências.

Lei 10580/2017 – Institui a política estadual de qualificação técnica e profissional às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

Lei 10536/2017 – Declara de utilidade pública a Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Loteamento 15 de Novembro, de Santo Antônio de Leverger.

Lei 10530/2017 – Dispõe sobre a utilização de produtos de origem orgânica na alimentação escolar.

Lei 10516/2017 – Institui a política estadual de desenvolvimento rural sustentável da agricultura familiar.

Lei 10504/2017 – Altera dispositivos da lei nº 9.096, de 16 de janeiro de 2009, que dispõe sobre a política da pesca.

Lei 10450/2016 – institui meia-entrada em locais públicos de cultura, esporte e lazer para doadores de sangue.

Lei 10426/2016 – institui a Rota do Peixe do Vale do Rio Cuiabá.

Lei 10359/2016 – Inclui no calendário cultural oficial o Festival do Pastel de Jangada.

Lei 10352/2015 – Declara de utilidade pública o instituto Joana D´arc, de Cuiabá.

Comentários Facebook

Política MT

Ibrahim Zaher defende Thiago Silva como nome mais preparado para Prefeitura

Publicado

O ex-presidente da Câmara de Rondonópolis e empresário Ibrahim Zaher retorna para a política no Movimento Democrático Brasileiro (MDB) na busca de garantir uma vaga na Câmara Municipal de Rondonópolis, onde teve a oportunidade de fazer parte do cenário político, entre 2012 a 2016. Ele demonstrou confiança na escolha do partido e, ainda mais, por caminhar em conjunto com o deputado estadual Thiago Silva que almeja comandar a gestão do Paço Municipal.

“Thiago Silva tem uma grande trajetória na política, foi vereador, está no segundo mandato de deputado, e é economista com especialização em Administração Pública e Gerência de Cidades. Eu fico tranquilo em ter escolhido o MDB e é um pré-candidato que está realmente preparado para fazer uma grande gestão em prol do desenvolvimento da nossa cidade. Qualquer bairro que você for, ele tem serviço prestado. Deve ser por isso que está bem nas pesquisas. É uma pessoa do bem e uma energia boa e vai continuar contribuindo muito para Rondonópolis”, declarou o ex-presidente da Câmara de Vereadores.

Ibrahim criticou grupos radicais que tentam desconstruir a imagem de políticos que têm resultados garantidos para Rondonópolis, sendo que os ataques não têm como interferir no serviço prestado por quem realmente trabalhou e representa bem a sociedade. ”, disse.

Em relação ao Thiago Silva, ele frisou a capacidade que há no deputado em liderar, principalmente por ter um mandato propositivo, participativo e com transparência junto da sociedade. “Notamos que ele realmente quer fazer muito pela nossa cidade, caso seja eleito no próximo ano. Ele já fez muito por Rondonópolis e sentimos que quer construir um plano de governo com ações que visam garantir verdadeiramente o bem-estar e a qualidade de vida que o cidadão rondonopolitano merece”, concluiu.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Dal Molin discute Lei Kandir e duplicação da BR-163 com a Frente Parlamentar da Agropecuária
Continue lendo

Política MT

Cláudio Ferreira diz que diminuição de investimento e má gestão provocam caos na saúde

Publicado

Pré-candidato, o deputado cita o descaso com a atenção básica

Foto- Assessoria

O deputado estadual e pré-candidato a prefeito pelo PL, Cláudio Ferreira, afirmou nesta quinta-feira (17) que a diminuição de investimento na atenção básica e a falta de boa gestão têm sido os principais motivos do caos da saúde em Rondonópolis. Para o parlamentar, o Executivo Municipal tem sido ineficiente.

“Nós podemos constatar que a gestão foi muito ineficiente na hora de tratar a saúde pública, especialmente na atenção básica. Por exemplo, em 2017, a gestão atual investia cerca de R$ 90 milhões na atenção básica, já no ano de 2022, investiu um pouco mais de R$60 milhões. Ou seja, houve uma diminuição de 30 milhões”, disse Cláudio Paisagista, como é conhecido.

Para o pré-candidato, investir na saúde deve ser uma prioridade. “Quando você deixa de investir na atenção básica, a tendência é que os problemas de saúde se agravem e vão para a média e alta complexidade, prejudicando muito a gestão, no sentido de requerer mais investimento e, sem contar, que prejudica mais os cidadãos, levando as pessoas a sofrerem mais”, declarou.

Cláudio Ferreira reforçou ainda que seu compromisso é apresentar um projeto que garanta qualidade nos serviços para a população de Rondonópolis, possibilitando também o aumento na qualidade de vida dos cidadãos.

“Nosso projeto é investir em saúde básica, pois uma gestão eficaz pensa não só em resolver problemas, mas também trabalha para evitar que eles ocorram. Quando as pessoas têm acesso a um tratamento de saúde primária digno, podemos também garantir uma qualidade de vida melhor a elas. A gestão municipal precisa assegurar investimentos e bom atendimento nas unidades de saúde”, afirmou o pré-candidato.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Dal Molin discute Lei Kandir e duplicação da BR-163 com a Frente Parlamentar da Agropecuária
Continue lendo

Política MT

ALMT homenageia dirigentes e associados ao Lions Clube do Distrito LB-4

Publicado

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou, nesta sexta-feira (17), sessão especial, requerida pelo deputado Dilmar Dal Bosco (União), para entrega de títulos de cidadão mato-grossense e moções de aplausos a 115 dirigentes e associados ao Lions Clube do Distrito LB-4 de Mato Grosso.

O deputado Dilmar Dal Bosco destacou o trabalho voluntário que os associados ao Lions Clube do Distrito LB-4 realizam em prol dos mais necessitados. “Faço essa homenagem a homens e mulheres que atuam nas mais diversas formas de auxílio ao próximo. Conheço o trabalho dessa instituição, pois já estive à frente das ações junto com minha esposa. Em Mato Grosso, o Lions está presente em diversos municípios, trabalhando em prol dos mais carentes, fazendo muitas vezes o papel do governo do estado, prefeituras municipais, câmaras e do Congresso Nacional”, enfatizou o parlamentar.

O governador do Distrito LB-4, Márcio Batista Sales, disse que é uma honra receber da Assembleia Legislativa essa homenagem. “Hoje estamos aqui com nossos presidentes de clubes, membros do gabinete do Distrito, que são os assessores e que atuam na missão de coordenar os nossos Lions de Grosso, em cinco grandes causas globais”.

“Nós trabalhamos com ações voltadas ao meio ambiente, arrecadação do lixo eletrônico, o qual toda a arrecadação é destinada ao Hospital de Câncer de Cuiabá, doações de cestas básicas, no combate ao diabetes, câncer infantil e no nosso carro-chefe, que é o Lions da Visão. Aproveito para destacar que já conseguimos arrecadar, somente no município de Sinop, 300 toneladas de alimentos que serão destinados aos desabrigados das enchentes do Rio Grande do Sul”, finalizou Márcio.

Veja Mais:  Documentário resgata história de Cuiabá por meio de seus imóveis

O maior hospital filantrópico de oftalmologia da América Latina – Instituto Lions da Visão, em Cuiabá, representado pelo presidente Instituto, Whady Lacerda, recebeu Moção de Aplausos.

“Hoje temos 56 clubes em Mato Grosso, cerca de 1.500 companheiros que trabalham dia e noite para o bem-estar, principalmente dos mais necessitados. O Instituto Lions continua trabalhando fortemente na baixada cuiabana. São 300 pessoas atendidas e 70 cirurgias por dia. Receber essa homenagem da Assembleia Legislativa, pelos serviços prestados, me dá uma enorme satisfação e mostra o respeito do deputado Dilmar Dal Bosco aos nossos dirigentes e aos leoninos”, destacou.

Daniely Rodrigues é presidente do Distrito LEO LB-4. A líder do grupo de jovens leoninos conta que a motivação para realizar as ações há 8 anos é o trabalho em grupo. “Eu tenho 30 anos, sou muito feliz em pertencer ao LEO Clube que me proporciona crescimento individual, espiritual e de liderança. Eu estar auxiliando o próximo agrega coisas boas como amizade, companheirismo. Agradeço ao deputado Dilmar por essa homenagem”, disse.

O Lions Club International – É considerado a maior organização internacional de clubes de serviço do mundo, voltada para serviços humanitários. Atualmente, há mais de seis mil unidades do Lions Club espalhadas por 206 países. No Brasil, a instituição está subdividida em quatro distritos e conta com cerca de 40 mil associados. Em Mato Grosso, há 56 clubes Lions em 40 municípios, e aproximadamente 1,5 mil associados.

Veja Mais:  Assembleia Legislativa discute projeto Cota Zero em Rondonópolis

Título de Cidadão Mato-grossense

Aparecida Fabiana Rodrigues de Oliveira

Fernanda Alcântara de Pádua

Eliane Isabel Tubin

Marcos Gallo

Valdeir Vital de Oliveira

Moções de Aplausos

Abílio Camilo Fernandes Neto

Adler Zanrosso

Adhemar de Brito Figueira Peres

Alex Abadia da Silva

Alex Sandro Monarin

Alfredo Murara Garcia

Allan Bortolini

Ana Paula De Carvalho

Ana Paula Marques Schulz

André Gutierrez

Andressa Cecília da Silva

Antônia Vanderleia Costa Nunes

Antônio Schommer

Carlinhos Antônio Brighenti

Carlos Alberto Scherer Santos

Cássia Cristina De Assis Pacheco

Celi Silva

Célio Pereira

Celso Paulo Filho

Cíntia Godrim De Oliveira

Clarice Moreira

Cláudia Celina Da Silva

Cláudio Marrafão

Clayton Ferreira

Cleidiane Santos de Oliveira

Cleyton Porfírio Gonçalves

Clóvis Cristiano Campos

Daline Batista de Quadros

Danielly da Silva Souza

Daniely Rodrigues

Denis da Silva Souza

Eliane Tubin

Ely Rodrigues

Elizabeth Martins De Souza

Eraldo Da Silva Ferreira

Ernani Uemura Barbosa

Eugênio Krominski

Evanir Tormes

Fabíola Tormes Homsi

Francileide Fontinelle Passos

Gislaine Rodrigues

Giselle Sodeiro

Gleiciane Aparecida de Souza Martins Alves

Henrique Prado

Ivone Rodrigues de Souza

Ideraldo Pires da Costa

Jaime de Souza

Jamil Sortica de Souza

Janaína dos Santos

Jane De Fátima Kawaguchi De Sales

João Camargo

João da Silva Medeiros

João Cândido Neto

João Carlos Ribeiro Da Silva

Veja Mais:  Projeto restringe carga horária do ensino à distância em Mato Grosso

João Gilberto Nunes Dos Santos

Joao Vitor da Cruz Andrade

Joenir Costa Magalhães Ferreira

José Henrique De Farias

Jhosep Kenso Cunha Martins

Karoline Rodrigues Coelho

Kauane Aparecida Ribeiro

Laércio Serenine

Larissa Pereira

Leandro Ferreira da Cruz

Leoneth Piotto

Leodocir Anholeto

Lourdes Saionara Rocha

Lucas Carvalho De Freitas

Lucas Raul Fernandes

Lúcia Coura

Luciene Silva

Luiz Carlos Fraiberg

Luiz Carlos Varella De Oliveira

Luiz Marcos Cândido

Marcelo De Oliveira Miranda

Márcio Silva

Marco Espíndola

Marcos Augusto Vargas

Marcos Antônio Pegaiani

Maria Aparecida Vaz Andrade

Maria da Paz da Silva

Maria Rosilene Mestre Medeiros

Maria Raimunda Alencar Pereira

Mariana Beatriz Vitalino Souza

Marlene Júlia Scarpat

Matilde Damian

Micheline Oliveira

Nadla Silva Lima

Naiara Patrícia Paes Da Rosa

Nevi Sturner

Nilcinéia Moreira

Odilon Filho

Osmar Arcanjo Júnior

Pamela Cristiny da Silva Rosa

Regiely Cruz

Regina Branco

Regina Marques Garcia Belloni

Renata Silva Faria

Rodolpho Dias

Rogis Silva

Sandro Dan

Silvanei Correia Cavalheiro

Simon Pedro Guaragni

Sirlei da Silva Anholeto

Sonia Maria Basei

Stefanny de Almeida Santiago

Telma Regina Murilho Leal

Thiago Silva Lima

Vanessa de Souza

Viviane Garcez Laurindo

Waldemar Twardowski

Walmi Rodrigues

Whady Lacerda

Wenerson Souza

Wilson Pereira De Góes

Zildete Linhares do Prado Zorzo


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: [email protected]


Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana