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Mato Grosso

Celulares devolvidos pela Polícia Civil a 80 vítimas de roubos foram rastreados durante Operação Mobile

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Oitenta celulares foram devolvidos pela Polícia Civil, nesta quinta-feira (19.12), a vítimas que tiveram os aparelhos furtados ou roubados em Cuiabá e Várzea Grande. A ação integra a segunda etapa da Operação Mobile, conduzida pelas Delegacias Especializadas de Roubos e Furtos das duas maiores cidades do Estado.

A operação começou no mês de novembro e consistiu em um trabalho investigativo que incluiu o rastreio, recuperação e devolução de celulares furtados ou roubados na região metropolitana da Capital, além da responsabilização criminal de quem cometeu os delitos.

A operação foi idealizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e executada pela Polícia Civil de Mato Grosso. Na primeira fase, foram ouvidas nas duas delegacias especializadas 150 pessoas identificadas como possíveis receptadoras dos aparelhos e intimadas a prestar informações sobre os celulares.

Em todo o País, as Polícias Civis estão realizando operações semelhantes, com apoio do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (CONCPC) e Ministério da Justiça e Segurança Pública. O projeto de Mato Grosso é baseado na iniciativa pioneira desenvolvida pela Polícia Civil do Piauí que recuperou, no ano passado, centenas de aparelhos celulares.

Ação pedagógica

A Operação Mobile tem o objetivo de recuperar os celulares subtraídos e identificar os autores dos crimes, bem como possíveis receptadores, desestimulando o comércio ilegal de aparelhos, como enfatizou o delegado regional de Cuiabá, Daniel Valente.

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“Esse projeto já vem sendo realizado em diversos Estados brasileiros e tivemos o apoio da Secretaria de Segurança Pública para desenvolvermos na região metropolitana de Cuiabá. E, a partir da identidade do aparelho foi feita a apuração sobre os receptadores e a posterior devolução às vítimas, que estamos fazendo nesta segunda etapa”,

O delegado Daniel Machado, da Derf de Cuiabá, pontua ainda que a operação funciona como uma medida pedagógica para demonstrar à população a importância de adquirir um celular com procedência.

“Quem vai adquirir um aparelho precisa saber de quem está comprando e a Operação Mobile tem a intenção de também mudar esse comportamento, a cultura de obter vantagem sem saber a origem do produto, pois além do prejuízo quando se constata que é um produto de origem criminosa, quem compra também responde criminalmente”, observou o delegado.

A titular da Derf de Várzea Grande, delegada Elaine Fernandes, destaca ainda o mercado ilegal de receptação, de quem compra o aparelho sem verificar a procedência.

“Recuperamos em diversas investigações mais de meio milhão de reais em aparelhos de vítimas que, na maioria dos casos, são pessoas de menor poder aquisitivo que compram os aparelhos de forma parcelada. Para alguns, é apenas um smartphone, mas, para as vítimas era o único aparelho pelo qual tinha condições de pagar ou que ainda estava pagando”, assegurou a delegada.

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Operação nacional

Milhares de intimações foram enviadas eletronicamente pelas Polícias Civis em todo o Brasil, nos meses de novembro e dezembro, e recuperados mais de 2.583 aparelhos no país. Nesta quinta-feira, ocorreu a devolução dos aparelhos, em diversos Estados, aos verdadeiros proprietários.

“Essa operação tem o intuito de incentivar as pessoas que tiveram os celulares roubados a procurarem uma delegacia para registrar a ocorrência. Só assim vamos poder investigar e conseguir devolver os aparelhos”, explicou a delegada-geral da Polícia Civil da Bahia, Heloísa Brito, que preside o CONCPC.

Fonte: Governo MT – MT

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Mato Grosso

Polícia Penal intensifica operação de revista e realiza apreensão de 40 celulares na Penitenciária Central do Estado

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A Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), por meio da Polícia Penal, realizou, nesta sexta-feira (24.1), mais uma etapa do programa Tolerância Zero na Penitenciária Central do Estado (PCE). A operação resultou na apreensão de 40 celulares, 18 carregadores, 10 fones de ouvido e 27 cabos de conexão.

A operação contou com a participação de 130 policiais, sendo 100 penais e 30 militares. Entre as ações, as celas passaram por limpeza, os colchões de todos os detentos foram trocados, um total de 2.900, e também foram entregues outras 2.900 toalhas novas.

A ação foi realizada de forma estratégica, permitindo a identificação de objetos proibidos e reforçando a vigilância dentro da unidade prisional.

O programa Tolerância Zero tem como objetivo desarticular as atividades ilícitas comandadas por facções criminosas a partir das unidades prisionais e promover uma gestão penitenciária mais segura.

Além da apreensão de materiais proibidos, essas operações reforçam a disciplina, restringem a comunicação ilícita dos reeducandos com o ambiente externo e previnem crimes orquestrados de dentro dos presídios.

De acordo com o titular da Sejus, secretário Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, a operação é um exemplo do compromisso com a segurança pública.

“Estamos empenhados em garantir que o sistema penitenciário não seja usado como base para o fortalecimento das facções criminosas. Essa apreensão reflete o trabalho incansável dos nossos policiais penais”, afirmou o secretário.

As ações do programa “Tolerância Zero” continuarão sendo realizadas em todas as unidades prisionais do Estado, com foco na manutenção da ordem, segurança e respeito à legislação.

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Fonte: Governo MT – MT

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Mato Grosso

Samu atendeu uma média de 5,3 pessoas por hora em 2024

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Em 2024, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestou uma média de 5,3 atendimentos médicos por hora, chegando a 128,7 assistências pré-hospitalares por dia.

De acordo com os números do Samu, foram 47.009 atendimentos médicos prestados em 2024, um aumento de 3% em comparação com 2023, quando foram prestadas 45.490 assistências.

Cerca de 47% dos atendimentos prestados em 2024 foram por causas clínicas e 43% foram por causas externas, como acidentes de trânsito, tentativas de homicídios, quedas, acidentes com animais peçonhentos, acidentes por submersão e violência. Os demais atendimentos foram de origem psiquiátrica, obstétrica e pediátrica.

O Serviço busca oferecer assistência médica rápida para quem precisa de socorro em situação de urgência e emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica e entre outras.

“O Samu é um serviço integral, igualitário e universal garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O expressivo número de atendimentos demonstra a dedicação e experiência das equipes, que estão sempre dispostas a ajudar. O serviço está disponível para a população para aqueles que tiverem a necessidade de um atendimento médico de urgência”, explicou a coordenadora do Serviço, Silvana Kruger.

Em 2024, o Samu também registrou um aumento de 32% no número de chamadas consideradas trotes. Foram 3.427 acionamentos falsos contra 2.859, que foram registradas no ano de 2023.

“As chamadas, além de criminosas, dificultam a atuação do Samu para uma verdadeira ocorrência de urgência e emergência”, advertiu Silvana.

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A estrutura do Samu do Estado dispõe de motolâncias, que chegam mais rápido ao local e prestam os primeiros socorros, estabilizando o paciente; de unidades básicas e avançadas para realizar atendimentos especializados, além de helicópteros, que atuam no transporte de pacientes e órgãos para transplantes.

O Samu é gratuito e fica disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, através do número 192.

Fonte: Governo MT – MT

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Mato Grosso

Cuiabanos se afogam em lixo: denúncias de descaso contra empresa Locar se multiplicam

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Moradores de diversos bairros e assentamentos de Cuiabá enfrentam uma situação alarmante: o acúmulo de lixo em proporções críticas.  Imagens chocantes, que viralizaram nas redes sociais, mostram montanhas de resíduos espalhadas pela cidade, evidenciando o aparente descaso da empresa Locar Saneamento Ambiental, responsável pela coleta de lixo na capital mato-grossense.

A indignação da população aumenta a cada dia, com relatos de mau cheiro, proliferação de insetos e ratos, além do risco iminente de doenças.  “É um absurdo o que estamos vivendo.  O lixo está tomando conta das ruas, e ninguém faz nada”, desabafa a moradora.

Fiscalização revela irregularidades e crimes ambientais

A situação crítica ganhou novos contornos com a divulgação de uma fiscalização surpresa realizada nesta semana pela gerência de resíduos sólidos da Prefeitura de Cuiabá.  A inspeção identificou diversas irregularidades cometidas pela Locar, que configuram crime ambiental e colocam em risco a saúde e segurança dos trabalhadores responsáveis pela coleta.  

A Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb) confirmou a ineficiência da Locar, informando que a empresa já foi notificada oito vezes entre os dias 2 e 24 de janeiro.  As notificações cobram providências imediatas para a regularização dos serviços de coleta, mas até o momento, a situação permanece crítica.  A Limpurb não descarta a possibilidade de romper o contrato com a Locar caso o problema persista.

População exige soluções urgentes

Enquanto a Prefeitura e a Locar se enfrentam em notificações, a população cuiabana segue refém do lixo.  A falta de coleta regular tem gerado transtornos e prejuízos para moradores e comerciantes, que temem os impactos negativos na saúde pública e na economia local.  A mobilização nas redes sociais e a pressão sobre as autoridades são cada vez maiores, com a população exigindo soluções urgentes para o problema.

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Fonte: Cuiabá

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