Mato Grosso

Cerca de 18 mil pessoas de Mato Grosso podem perder benefícios do governo federal

Publicado

Cerca de 18 mil mato-grossenses inseridos no Benefício de Prestação Continuada (BPC) ainda não fizeram a inscrição no Cadastro Único (CAD Único). O número consta no levantamento do Governo Federal divulgado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT). Os beneficiários devem ficar atentos para a data limite para cadastramento, conforme Portaria n° 631. de 09 de abril de 2019. O registro é obrigatório, por isso a falta dele pode causar a suspensão do benefício.

O novo cronograma divide os beneficiários não cadastrados por mês de aniversário, estabelecendo os períodos para envio de notificações e repercussões sobre os benefícios. (Confira no final do texto o novo cronograma).

A inserção no cadastro é fundamental para manutenção do BPC e identificará a realidade socioeconômica dos beneficiários. Com isso, será possível apontar as demandas desse público, para a inclusão nos serviços socioassistenciais e em outras políticas públicas.

A coordenadora de Gestão de Benefícios Socioassistencias, Luciene Alves Côrrea, explica que em Mato Grosso a suspensão do benefício das pessoas que ainda precisam ser incluídas no CadÚnico, totalizado em R$ 17,8 mil, gera um impacto não só para os beneficiários, mas para a economia local.

“A Superintendência de Benefícios, Programas e Projetos Socioassistencias, tem se empenhado a ofertar apoio técnico com orientações para que todos os municípios sejam incluídos no programa e não tenham seus benefícios suspensos”, ressaltou.

Veja Mais:  Em tempos de pandemia, professor tem que se desdobrar com os filhos e alunos

Para se inscrever basta procurar o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) mais próximo de sua residência. Todos os municípios de Mato Grosso possuem o centro. Confira o relatório completo.

BPC

O Benefício de Prestação Continuada está inserido na Política Nacional de Assistência Social (PNAS), que integra a Proteção Social Básica no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e tem o objetivo de proteger os beneficiários. Cada beneficiário do BPC tem o direito de receber o equivalente a um salário mínimo.

Todos os beneficiários que ainda não se cadastraram estão sendo notificados pela sua rede bancária até a data limite de seu aniversário, para não perder o prazo. O cadastro é importante, pois permite o acesso a outros programas sociais do governo, como a Tarifa Social de Energia Elétrica ou Minha Casa Minha Vida.

No caso de pessoas maiores de 16 anos incapazes e que possuam representação legal, mesmo que vivam sozinhas, estejam internadas em hospital ou se encontrem em serviço de acolhimento há 12 meses ou mais, o cadastramento poderá ser realizado pelo representante legal em nome do beneficiário do BPC.

Como o Ministério de Cidadania estabeleceu um calendário de acordo com o aniversário de cada beneficiário, o pagamento será efetuado por lote.

Mato Grosso

Semana terá web aulas sobre endodontia e violência doméstica durante pandemia da Covid-19

Publicado


.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) realizará nesta semana web aulas sobre endodontia e enfrentamento à violência doméstica em meio à pandemia pela Covid-19. A proposta é capacitar profissionais da saúde para aprimorar a assistência prestada à população.

A primeira web aula do programa Telessaúde ocorre na próxima terça-feira (11.08), às 14h (horário local), e terá como tema diagnóstico clínico em endodontia, especialidade da odontologia que faz o diagnóstico, a terapêutica e a profilaxia das doenças que atingem a parte interna do dente (polpa), da raiz e dos tecidos em volta dele (tecido periapical). O especialista e mestre em endodontia, Durvalino de Oliveira, ministrará a aula.

A próxima web aula será na quinta-feira (13.08), às 14h (horário local), e abordará o enfrentamento à violência doméstica durante a pandemia da Covid-19. Ficará à frente da temática a mestre em Saúde Coletiva e membro da Comissão Colegiada da Rede de Proteção a Pessoas em Situação de Violência em Cuiabá, Josiane Maximiano de Jesus Rodrigues.

Os interessados em participar das aulas podem acessar este link 30 minutos antes do início das respectivas transmissões e se inscrever gratuitamente. Após cada curso, os participantes receberão um certificado equivalente à 2h/aula.

Fonte: GOV MT

Veja Mais:  Secretário vistoria obras na MT-140 e destaca melhoria da logística em Campo Verde
Continue lendo

Mato Grosso

Duas gerações de servidores falam sobre expectativas e desafios da paternidade

Publicado


.

Os sentimentos de Adoniram Judson Almeida de Magalhães, 30 anos, oscilaram entre a alegria e a surpresa quando descobriu que seria pai pela primeira vez. Ao mesmo tempo, o senso de responsabilidade tomou conta dele. “É incrível saber que tem uma parte de nós crescendo, com quem iremos brincar, mas também tem a responsabilidade de alimentar, ensinar o que é certo e errado”, comenta o servidor público.

A gestação de Jéssica, esposa de Adoniram e mãe do Joaquim, foi bem diferente da expectativa em meio à pandemia da Covid-19. Não teve chá revelação nem chá de fraldas, mas a opção pela segurança do filho, que nasceu no finalzinho de julho. “Eu quero ser um amigão, ser alguém com quem ele possa sempre contar, levar inspirações e dar muito amor. Estar nas horas boas e ruins para que ele seja, futuramente, uma pessoa realizada”, espera o pai de primeira viagem.

Apesar de ser o seu primeiro dia dos pais, Adoniram vê a importância deste dia também como reflexão. “Fica aqui meus parabéns e felicidades a todos os pais, que possamos sempre buscar sabedoria para podermos desempenhar da melhor forma possível esse ofício tão bonito. E também para os filhos, valorizem sempre o seu pai”, finaliza.

Já o servidor Wellington de Andrade, 66 anos, lembra muito bem do ano de 1979, quando soube que chegaria seu primeiro filho, Christopher. Ele nasceu em outubro daquele ano e a irmã, Raphaella, no mesmo mês, mas quatro anos depois. “Eu e minha esposa nos casamos no início de 1979 e foi uma alegria muito grande. Uma realização muito diferente de todas que eu já havia experimentado”.

Veja Mais:  Duas gerações de servidores falam sobre expectativas e desafios da paternidade

Para Wellington, os dois filhos representam um orgulho quase indescritível. “O Christopher é um cara muito família. Eu sempre ensinei a ele a respeitar as mulheres e hoje eu vejo isso nele. Já a Raphaella é muito guerreira e dedicada “, conta.

Para o pai mais experiente, todos os dias se aprende com os filhos. “Eles têm mais aptidão com as coisas às vezes, aprendem a mexer em tecnologias. Mesmo com esta idade, eu vejo a importância de manter relação, dar conselho e cuidar. Eu gosto de abraçar, agora infelizmente o abraço vai ser a distância, mas mesmo assim vou estar cuidando. Para mim, a família é sempre em primeiro lugar, então seja um bom pai, pois são os valores que se perpetuaram através de sua família”, diz Wellington. (Com supervisão da jornalista Thielli Bairros)

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Mato Grosso

Seduc realiza webinar para lançamento de progama de apoio socioemocional

Publicado


.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) oferecerá formação continuada de um programa de apoio socioemocional na plataforma “Vivescer” para profissionais da educação. O lançamento do curso será nesta segunda-feira (10.08), às 9 horas, por meio de uma webinar. A transmissão será pelo YouTube do Cefapro de Cuiabá

A expectativa é de que essa formação possa contribuir significativamente para a atuação dos profissionais, no seu processo de retomada das atividades pedagógicas de volta às aulas não presenciais, assegurando suporte socioemocional.

A formação é resultado de uma parceria entre a Seduc e o Instituto Península, por meio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

A plataforma “Vivescer” é 100% gratuita, desenvolvida por professores de diferentes estados do Brasil em um processo de criação colaborativa pilotado pelo Instituto Península.

Fonte: GOV MT

Veja Mais:  Secretário vistoria obras na MT-140 e destaca melhoria da logística em Campo Verde
Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana