Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Policial

Conferência no TJMT debate recuperação de bens e enfraquecimento do crime organizado

Publicado

O Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso se prepara para receber a Conferência Recupera MT. O evento reunirá nos dias 2 e 3 de outubro de 2025, no auditório Espaço Justiça, Cultura e Arte Desembargador Gervásio Leite, na sede do TJMT, servidores, magistrados, promotores, policiais civis e autoridades de diversos órgãos do sistema de justiça para discutir a identificação, localização, apreensão, administração, alienação e destinação de ativos relacionados à prática ou ao financiamento de infração penal, com foco especial na descapitalização de organizações criminosas.

A conferência é uma ação de articulação institucional entre a Rede Nacional de Recuperação de Ativos – Recupera (instância de articulação institucional do Ministério da Justiça e Segurança Pública) e atores do Sistema de Justiça de Mato Grosso: o TJMT, por meio da Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ) e da Escola Superior da Magistratura (Esmagis-MT), a Polícia Civil (PJC) e o Ministério Público do Estado (MPE-MT).

Segundo o coordenador do evento, juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, João Filho de Almeida Portela, o encontro não será apenas um espaço de debate, mas também de definição de ações práticas para enfraquecer financeiramente as organizações criminosas.

“A Conferência Recupera MT integra o esforço nacional de aperfeiçoamento na recuperação de ativos de origem ilícita, promovendo maior integração entre os órgãos estaduais e federal, ao mesmo tempo em que fortalece ações para descapitalizar organizações criminosas”, afirma.

Veja Mais:  Dia do Servidor Administrativo é comemorado na PRF MT

A programação prevê dois dias de evento com a presença de especialistas de Mato Grosso, de outros estados e do governo federal. Eles debaterão em seis painéis temas como resultados e boas práticas de outros Estados, alienação antecipada, a execução dos leilões pelo Estado de Mato Grosso, Confisco Alargado e a problemática da apreensão de criptomoedas.

Serviço

Evento: Conferência Recupera MT

Datas: 2 e 3 de outubro de 2025

Horários: 2/10, 8h-12h e 14h-18h; 3/10, 9h-12h e 14h-18h

Local: Espaço Justiça, Cultura e Arte Desembargador Gervásio Leite – TJMT

Saiba mais: https://www.gov.br/mj/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/recupera/video-recupera

Programação

1º Dia – 02/10/2025 (quinta-feira)

8h às 9h – Credenciamento

9h – Abertura

10h às 10h20 – Palestra Rede Recupera – Contextualização

– Getúlio Monteiro de Castro Teixeira – Coordenador-Geral de Operações Integradas e Combate ao Crime Organizado

10h20 às 10h40 – Coffee Break

10h40 à 12h – Painel 1: Recupera SP – Resultados e Boas Práticas

– Lawrence Katsuyuki de Almeida Tanikawa – Delegacia da Polícia Civil de São Paulo;

– André Gustavo Cividanes Furlan – Juiz de Direito/TJSP;

– Perguntas e respostas: 15 minutos.

12h às 14h – Intervalo para almoço

14h às 15h – Painel 2: Alienação antecipada.

– Desembargador Hélio Nishiyama – Desembargador /TJMT

– João Batista de Oliveira – Promotor de Justiça/MPMT

– Gustavo Godoy Alevado – DPC/MT

Veja Mais:  Polícia Militar abre inscrições para o 5º Curso de Operações Especiais do Bope

15h às 16h – Painel 3: Recuperação TRF 6ª Região – Resultados e boas práticas.

– Bruno Zampier – Delegado da Polícia Federal;

– Carlos Haddad – Juiz Federal – 1ª Vara Federal Criminal de Belo Horizonte TRF 6;

16h às 16h30 – Coffee break

16h30 às 17h30 – Painel 4: A execução dos Leilões pelo estado de MT.

– Lenice Silva dos Santos Barbosa – Secretária Adjunta de Justiça – SESP/MT

– Alessandra Gonçalves da Silva Godoi – Promotora de Justiça /MPMT

– Anderson Clayton Dias Batista – Juiz de Direito / TJMT

2º Dia – 03/10/2025 (sexta-feira)

9h às 10h – Painel 5: Confisco Alargado

– Desembargador Orlando de Almeida Perri – Desembargador TJMT

– Renee do Ó Souza – Promotor de Justiça – MPMT

– Eduardo Rizzoto de Carvalho – DPC/MT

10h às 10h30 – Intervalo

10h30 ao 12h – Painel 6: A problemática da apreensão de criptomoedas

– Marcos Faleiros da Silva – Juiz de Direito TJMT

– Richard Gantus Encinas – MPSP

– Guilherme Berto Nascimento Fachinelli – DPC/MT

12h às 14h – Intervalo para almoço

Ou clique neste link para acessar a programação completa

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook

Policial

Força Tática prende duas pessoas por tráfico de drogas e apreende 94 porções de entorpecentes em Várzea Grande

Publicado

Em duas ações distintas policiais militares da Força Tática prenderam um homem, de 19 anos, e uma mulher, de 22 anos, por tráfico ilícito de drogas, na noite desta terça-feira (30.9), em Várzea Grande. Com os suspeitos, foram apreendidas 94 porções de drogas e R$ 69 em dinheiro. As ações integram a Operação Refac – Rede de Enfrentamento Tático às Facções Criminosas.

Durante patrulhamento tático pelo bairro Parque do Lago, a equipe policial recebeu uma denúncia de populares de que uma mulher estava comercializando drogas em frente a um ponto de ônibus. De imediato, os policiais se deslocaram até o endereço indicado.

Ao chegar no local, a equipe identificou a suspeita que, ao ver a viatura, jogou três invólucros no chão e tentou fugir para o interior de uma residência que fica em frente ao ponto de ônibus indicado.

Durante a abordagem, os militares identificaram que os invólucros eram de maconha. Questionada sobre a droga, ela confessou a venda e que na residência havia mais entorpecentes.

Em busca residencial, a equipe localizou mais 43 porções de maconha, um lata de vidro contendo uma substância conhecida como Loló, além de material de preparo e uma quantia de R$ 69 em dinheiro. A suspeita recebeu voz de prisão e foi encaminhada para a Central de Flagrantes, com o material apreendido.

Em outra ação, no bairro Usina São Gonçalo, os policiais foram abordados por um popular relatando que se sentiu ameaçado por duas pessoas, em uma moto, que fizeram gestos de arma de fogo apontando para ele. Diante das características informadas, a equipe intensificou o patrulhamento em buscas pelos suspeitos.

Veja Mais:  Trio é preso com porções de pasta base de cocaína e maconha em Várzea Grande

Em determinado momento, os militares flagraram um casal em uma moto em que o condutor apresentava as mesmas características informadas. Durante a abordagem, o condutor foi identificado e com ele encontradas duas porções de maconha e seis porções de pasta base de cocaína.

Questionado sobre a droga, o suspeito confessou que estava indo entregar os entorpecentes para um comprador, que não foi localizado. Em seguida, o homem informou ter mais substâncias em sua residência. A equipe se deslocou até o local.

Na residência do suspeito, foram encontradas mais 40 porções de cocaína e material de preparo. Diante dos fatos, o homem foi conduzido para a delegacia, com o material apreendido, para as providências que o caso requer.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

*Sob supervisão Wellyngton Souza

Fonte: PM MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Polícia Militar prende dono de bar por tráfico de drogas no bairro Pedra 90

Publicado

Policiais militares do 24º Batalhão apreenderam, na noite desta terça-feira (30.9), 32 porções de substância análoga à cocaína, um frasco de “loló” e prenderam um jovem de 19 anos, suspeito de tráfico ilícito de drogas, no bairro Pedra 90, em Cuiabá. As equipes encontraram alguns entorpecentes escondidos na roupa íntima do suspeito.

As equipes realizavam o patrulhamento ostensivo pela região, quando flagraram dois homens em atitude suspeita, em frente a um bar. Com a aproximação dos militares, eles saíram em direções opostas, tentando fugir da abordagem.

Um dos suspeitos entrou no estabelecimento comercial e, durante a tentativa de fuga, jogou uma sacola embaixo de uma mesa de sinuca. Ele foi detido em seguida.

Após a abordagem, as equipes identificaram que havia diversas porções de cocaína. Durante a revista, os militares encontraram algumas porções do mesmo entorpecente, escondidas na roupa íntima do suspeito.

À PM, ele confessou ser o proprietário dos ilícitos e do bar. Os policiais militares também encontraram, sobre um balcão, uma garrafa de vidro contendo um líquido transparente, com forte odor semelhante a solvente.

Ao ser indagado, o suspeito informou tratar-se de uma substância entorpecente do tipo inalante, conhecida como “loló”. O suspeito e o material apreendido foram encaminhados à delegacia para registro do boletim de ocorrência.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Veja Mais:  Polícia Comunitária participa de evento para crianças e adolescentes em comunidade de Barão de Melgaço

Fonte: PM MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

PRF apreende 176 kg de cocaína em compartimento oculto de caminhão na BR-364 em Rondonópolis (MT)

Publicado

Na madrugada desta quarta-feira (1º),  a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma grande apreensão de drogas durante fiscalização no km 211 da BR-364, em Rondonópolis (MT).

Um caminhão Volvo/FH 460, tracionando um semirreboque, foi abordado e, durante a verificação da documentação da carga, os policiais desconfiaram das respostas imprecisas do condutor sobre o itinerário. Diante do contexto da abordagem, foi empregado o cão de detecção de entorpecentes K9 Zion, que indicou a presença de ilícitos na parte traseira da cabine do veículo.

Na vistoria avançada, os policiais localizaram um compartimento oculto que escondia 163 tabletes de substância análoga ao cloridrato de cocaína. O material, submetido a teste preliminar, totalizou aproximadamente 176 kg a pesagem oficial será realizada pela Politec-MT.

O motorista recebeu voz de prisão em flagrante e, junto com o veículo e a droga, foi encaminhado para a Polícia Civil de Rondonópolis (MT) pelos crimes previstos na Lei de Drogas (Lei nº 11.343/2006).

A ação reforça o papel essencial da PRF no combate ao narcotráfico e na proteção da sociedade. Com inteligência policial, fiscalização qualificada e o apoio decisivo de cães de detecção, como o K9 Zion, a instituição segue firme no compromisso de garantir rodovias mais seguras e preservar vidas.

Fonte: PRF – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Polícia Militar realiza aula inaugural do 2º Curso de Policiamento em Estádios para 40 alunos
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana