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Mato Grosso

Educadores se reúnem para discutir políticas para o ensino médio integrado ao profissional

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Cerca de 400 profissionais da educação de vários municípios de Mato Grosso se reuniram em Cuiabá para debater políticas públicas para a educação profissional. Essas discussões ocorreram durante o Seminário Formativo: Ensino Médio Integrado à Educação Profissional de Mato Grosso, realizado entre segunda e quarta-feira (16 e 18.12), no Hotel Fazenda Mato Grosso.

Participaram do Seminário coordenadores, assessores pedagógicos e professores, que atuam nas escolas de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (Emiep), além de representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Conselho Estadual de Educação, Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Secretaria de Estado de Ciências, Tecnologia e Inovação (Seciteci).

Segundo a secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, o ensino médio é um dos maiores desafios da educação no país, por isso a importância de reunir esses profissionais e instituições para debater e levantar proposições e sugestões para avançar nessa modalidade.

“A participação é o verdadeiro princípio de uma gestão democrática e é isso que estamos vivenciando aqui hoje, é um momento de todos participarem. Essas instituições educacionais estão reunidas para construir, coletivamente, uma educação básica consolidada e com a garantia dos conhecimentos necessários para avançarmos no ensino médio”, ressaltou.

A secretária adjunta de Gestão Educacional, Rosa Maria Luzardo, destacou que a Seduc tem realizado inúmeros encontros e formações com o intuito de pensar e refletir sobre as diretrizes curriculares para o eixo tecnológico e profissional, sempre pensando na formação integral dos jovens.

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“Esperamos que essa formação traga subsídios para a nova proposta que queremos para a educação de Mato Grosso. Essas diretrizes curriculares não se dão apenas na perspectiva estrutural e do mercado de trabalho, mas também na formação integral do jovem”, destacou Rosa Luzardo.

A programação do Seminário contou com as palestras “Novo Ensino Médio: Desafios e oportunidades”, proferida pelo professor doutor Luís Carlos Menezes, da Universidade de São Paulo (USP); “Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, proferida pela professora doutora Irene de Souza Costa, da Seduc; “Currículo e Integração na Perspectiva da Educação Profissional Tecnológica”, por Carla Chiamareli, da equipe ProBNCC Nacional; “Desafios e Possibilidades na  formação  de  professores  para  o mundo do trabalho”, proferida pelo professor mestre Adriano Sabino Gomes, Superintendente de Políticas de Desenvolvimento Profissional da Seduc, e “O trabalho docente na Educação Profissional”, proferida pela professora Eliana Moraes, da Seciteci.

Contou ainda com mesa redonda com vários temas, entre eles Experiências de Emiep e Propostas Pedagógicas para o exercício da Cidadania, Educação Profissional Tecnológica e Perspectivas da Educação Profissional e Tecnológica no contexto da LEI nº 13.415/2017.

O evento contou ainda com a apresentação teatral dos alunos que fazem parte da Trupe Nilo Póvoas, cujo tema da peça foi sobre projeto de vida.

Emiep

O Emiep é uma modalidade oferecida de modo a atender às necessidades de educação profissional com vistas à inclusão social, com foco nas especificidades de cada região, das escolas e dos alunos, abrangendo as áreas de formação a partir das demandas das práxis social e produtiva.

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Tal modalidade visa articular os conhecimentos gerais básicos e os relativos à formação profissional, de forma a oportunizar a participação autônoma, o exercício da cidadania e o trabalho, compreendendo os alunos como sujeitos individual e coletivo capaz de usar o conhecimento para transformar a realidade.

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Mato Grosso

Em reunião com CRM, SES ressalta preocupação com superlotação de pronto atendimento do Hospital Estadual Santa Casa

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O pronto atendimento pediátrico do Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá, já opera com 130% da sua capacidade instalada. A situação foi apresentada ao Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT), que realizou uma reunião na tarde desta quarta-feira (24.04) para debater a assistência em pediatria na região da Baixada Cuiabana. 

De acordo com a diretora do Hospital Estadual, Patrícia Neves, o pronto atendimento da unidade passou de mil para 3 mil atendimentos em um mês. A gestora explica que é necessário reorganizar o fluxo de atendimento pediátrico em Cuiabá, para que a unidade não fique sobrecarregada. 

“Nossos atendimentos ocorrem 24 horas, de porta aberta, e está sempre lotado. Nós temos que reforçar o fluxo que é estabelecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), uma vez que o Hospital Estadual Santa Casa, uma unidade referenciada para média e alta complexidade, não pode assumir também as atividades da atenção primária. Se cada um se comprometer em fazer o seu, está tudo certo”, avaliou. 

Angustiada, ela argumentou que o Hospital Estadual, que atua especificamente na média e alta complexidade, está atendendo, em maioria, demandas que deveriam ser absorvidas por unidades municipais. 

“Chegamos na triagem e verificamos que a maioria das fixas são azuis, o que significa dizer que são demandas que poderiam ter sido resolvidas na atenção primária ou secundária do município. Estamos correndo o sério risco de comprometer o atendimento de um paciente grave por causa dessa disfunção do sistema”, avaliou. 

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Durante a mesma reunião, o médico pediatra do Hospital Estadual Santa Casa, dr. Vanimar Júnior, reforçou o pedido da diretora e expôs e realidade vivida pelos profissionais da unidade. 

“Nós já estamos colapsados. Entre 80% e 90% das fichas que nós atendemos são classificadas como azuis, são fichas da unidade básica. As mães que vão lá [na unidade básica] não acham atendimento. Precisamos ter um fluxo alinhado”, declarou o profissional ao ser referir aos fluxos de atendimento estabelecidos pelo SUS. 

Fluxos de atendimento à população

O secretário adjunto de Gestão Hospitalar da SES, Oberdan Lira, esteve presente na reunião e reforçou que os fluxos de atendimento da rede pública de saúde são pré-definidos pelo SUS.
 
“Nós estamos passando por um período epidêmico, repleto de síndromes respiratórias e arboviroses, e isso impacta a procura pelas unidades de saúde. Neste momento, temos que pensar em unir esforços e organizar os fluxos de atendimento à população, fazer uma triagem efetiva dos pacientes, para que eles sejam devidamente atendidos nas unidades preparadas para aquele tipo de atendimento”, ressaltou. 

O gestor ponderou que pacientes com sintomas gripais leves, como tosse e coriza, devem ser atendidos no Posto de Saúde ou na Unidade Básica. O mesmo fluxo ocorre se a mãe, o pai ou responsável pela criança precisar, por exemplo, de um atestado médico para o paciente. 

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Crianças com febre alta, acima de 38 graus, ou sintomas mais graves, como dores agudas, devem ser levadas às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou Policlínicas. 

Já o pronto atendimento de hospitais de alta complexidade, como é o caso do Hospital Estadual Santa Casa, estão preparados para atender crianças com quadros de saúde complexos, como é o caso de pacientes oncológicos que estão com sintomas gripais ou pacientes com dores agudas que sugerem infecção. 

“A população precisa estar atenta a essas orientações. Estamos superlotando uma unidade terciária e podemos prejudicar o atendimento de casos agravados em detrimento de casos menos graves”, concluiu.

Fonte: Governo MT – MT

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Mato Grosso

Seciteci abre inscrições para cursos gratuitos de programação e educação high tech

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Com a proposta de alavancar e difundir o segmento de tecnologia e inovação em Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (Seciteci-MT) oferta dois cursos de capacitação High Tech, em parceria com a Federação Mato-grossense de Desporto Escolar (FMDE) e o Instituto Brasil. As inscrições podem ser feitas até o dia 02 de maio, por meio de formulário online (clique aqui).

A oferta do curso faz parte da programação do Festival Estadual de Esportes Eletrônicos e Educação High Tech de Mato Grosso. As aulas são gratuitas e ocorrerão no formato híbrido, com aulas presenciais em Várzea Grande. 

Segundo a presidente da FMDE, Carine Nascimento, o investimento na capacitação tem como objetivo atender às demandas crescentes por tecnologia em diversos setores, como agricultura, pecuária, indústria e serviços.

“A promoção da educação high tech estimula a inovação e o empreendedorismo, criando um ambiente propício para o surgimento de startups e empresas de tecnologia locais. Dessa forma, os cursos de programação e educação high tech não apenas capacitam indivíduos, mas também contribuem para o progresso econômico e social de Mato Grosso, posicionando o estado como um polo de excelência tecnológica na região”, explicou.

Entre as opções de capacitação está o Curso de Programação, com 40 vagas, destinado ao público em geral com idade a partir de 14 anos. Nas aulas serão abordados conteúdos sobre as características de programação estruturada e desenvolvimento de algoritmos através de divisão modular e refinamentos sucessivos.

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Para oferecer suporte e apoio à permanência dos alunos, os selecionados receberão bolsa auxílio de R$ 300, mensalmente, com duração de três meses. 

As aulas do Curso de Programação ocorrerão entre os dias 06 de maio e 17 de julho, com aulas presenciais no Núcleo Educacional Tecnológico de Várzea Grande (NET-VG). A carga horária com certificação é de 108h.

Educação High Tech

Com o intuito de capacitar professores, também estão abertas inscrições para o Curso de Educação High Tech. Nas aulas serão desenvolvidos assuntos referentes ao estudo teórico-prático dos recursos computacionais aplicados na educação (aplicativos, internet, multimi´dia e outros), como também o uso do computador como recurso tecnológico no processo de ensino-aprendizagem.

Além de análise de experiências em curso, novas tecnologias e trabalho docente e ferramentas para atividades educacionais.

Para os profissionais de ensino serão ofertadas 120 vagas, de forma gratuita, com certificação de 36h. O Curso de Educação High Tech está previsto para começar no dia 06 de maio, com atividades até o dia 17 de julho. As aulas presenciais também ocorrerão no Núcleo Educacional Tecnológico de Várzea Grande (NET-VG). 

Serviço
Curso de Programação e Curso de Educação High Tech

Quando: 06 de maio e 17 de julho
Inscrições: Gratuitas
Formulário de Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScer2l41TOleDFhrrnYt2VgXSpdSM9YZ8gX_gl0MaWT51vVKw/viewform

Fonte: Governo MT – MT

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Mato Grosso

Setasc divulga lista de autistas sorteados para assistir o jogo entre Cuiabá e Atlético-MG

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A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania de Mato Grosso (Setasc) divulgou, nesta quinta-feira (25), o resultado do sorteio que levará oito crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e seus acompanhantes, ao camarote da Arena Pantanal para acompanhar a partida entre o Cuiabá Esporte Clube e o Atlético-MG, neste sábado (27.04), às 17h30.

A ação, idealizada pela primeira-dama Virginia Mendes, faz parte do programa SER Família Inclusivo e tem as parcerias do Dourado e da senadora Margareth Buzetti.

O sorteio foi realizado nesta quinta-feira (25.04), a partir das inscrições no formulário disponibilizado no próprio site da Setasc. Depois, foi conferido se as oito crianças cumpriam com os requisitos necessários, como a Carteira de Identificação do Autista, e cadastro no FacePass.

Confira abaixo o nome dos sorteados: 
 

  • Gael Taques Vasconcelos
  • Bernardo Espírito Santo de Arruda
  • Joaquim Yuji Doi Monteiro de Arruda
  • Emily Sophia Oliveira Penafort
  • Carlos Daniel da Silva Matos
  • Amanda Pereira Santos
  • Eduardo Henrique Xavier dos Santos
  • Samuel Ferreira da Cruz

Como o camarote é disponibilizado pelo Cuiabá Esporte Clube, não é permitida a entrada vestindo camisetas de outros times ou seleções.

*Sob supervisão de Dani Danchura

Fonte: Governo MT – MT

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