Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Em parceria com a SES, Primavera do Leste aplica mais de 5 mil doses de vacina contra o sarampo

Publicado

Em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), a Prefeitura de Primavera do Leste aplicou 5.048 doses da vacina tríplice viral para reforçar a prevenção contra o sarampo. O balanço é relativo ao período de 1º a 13 de outubro deste ano.

Ao longo de 2025, o total de doses aplicadas pelo município chegou a 9.239, sendo 3.184 de janeiro a agosto e 1.007 só em setembro. Em todo o Estado, as prefeituras aplicaram 112.370 doses da vacina tríplice viral em 2025.

“A vacinação é gratuita por meio do SUS [Sistema Único de Saúde] e é primordial que a população procure os postos de saúde para se imunizar e imunizar as crianças. A vacinação é a principal forma de prevenção contra o sarampo”, destacou o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo.

A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, informou que a unidade móvel do Imuniza Mais MT, acompanhada por um motorista, foi cedida para a Prefeitura de Primavera do Leste, em 28 de setembro, para apoiar as ações de vacinação contra a doença.

“A SES realiza um trabalho intenso de vigilância para a prevenção e o controle do sarampo em Mato Grosso. Em Primavera do Leste, as ações conjuntas já possibilitaram a ampliação da cobertura vacinal, com a chegada da unidade móvel do Imuniza Mais MT a locais mais afastados do centro da cidade, facilitando o acesso da população à vacina”, afirmou.

Veja Mais:  Comitê é instituído para combater incêndios florestais em Mato Grosso

Foram realizadas campanhas itinerantes no município, atendimento noturno em postos estratégicos e divulgadas orientações à população.

“A SES adotou, em agosto, a dose zero da vacina contra o sarampo em todo o Estado, para crianças entre 6 meses e 11 meses e 29 dias. Essa estratégia representa uma proteção antecipada diante do atual cenário, pois não substitui as doses do calendário vacinal de rotina, que devem ser mantidas aos 12 e 15 meses”, explicou Alessandra.

Bebês com idade entre 6 meses e 8 meses e 29 dias recebem a vacina dupla viral (sarampo e rubéola), e quem tem mais de 9 meses é imunizado com a tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba).

Um adulto sem registro de doses contra o sarampo ou com esquema vacinal incompleto deve procurar um posto de saúde para completar a imunização. De 1 a 29 anos, são recomendadas duas doses; dos 30 aos 59 anos, é recomendada uma dose. Pessoas com mais de 60 anos não devem receber novas doses da vacina.

Casos de sarampo em MT

Até o momento, foram confirmados quatro casos de sarampo em Mato Grosso, todos em Primavera do Leste. Três dos pacientes infectados fizeram viagem recente à Bolívia e voltaram já com sintomas; o quarto paciente é uma pessoa do convívio familiar dos demais. Nenhuma das pessoas diagnosticadas até o momento tinha registro de vacinação contra o sarampo.

Veja Mais:  Policiais militares mestres e doutores vão expor produção científica em seminário

Um caso suspeito do município de Várzea Grande, que envolveu um menino de 9 anos, foi descartado.

Mato Grosso recebeu a notificação de 87 supostos casos de sarampo, sendo que 58 foram descartados e 25 deles estão em investigação nos municípios de Alto Garças (1), Araputanga (1), Cáceres (1), Campo Novo do Parecis (1), Cuiabá (1), Curvelândia (1), General Carneiro (2), Novo São Joaquim (2), Nova Lacerda (1), Nova Monte Verde (1), Pontes e Lacerda (5), Primavera do Leste (4), Sorriso (1) e Várzea Grande (3).

A SES atua em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, garantindo a distribuição das vacinas, o monitoramento da cobertura vacinal, a investigação de casos suspeitos, a capacitação dos profissionais de saúde para o manejo adequado dos pacientes, a assessoria aos municípios nas ações de prevenção e a apresentação de cenários epidemiológicos para a tomada de decisão.

Até terça-feira (14.10), a cobertura da vacina tríplice viral neste ano era de 90,1% com a primeira dose e de 69,4% com a segunda dose em Mato Grosso, sendo que o ideal seria de 95% para ambas. Foram aplicadas 4.255 doses da vacina dupla viral como dose zero para crianças menores de 1 ano de idade no Estado.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Academia Mato-grossense de Letras celebra a ancestralidade e literatura negras em edição do projeto Casa Aberta

Publicado

A Academia Mato-grossense de Letras vai se transformar em um palco de celebração da ancestralidade, arte e literatura negras na edição de novembro do projeto Casa Aberta, que ocorre nesta quinta-feira (13.11), das 18h às 21h30. Com entrada gratuita, a iniciativa, realizada mensalmente, é viabilizada com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

Nesta edição o tema é “A Voz da Pele”, inspirada no Dia da Consciência Negra, que é celebrado em 20 de novembro. A variada programação inclui a exposição “Grandes Heroínas Negras”, bate-papo com a escritora e poeta Luciene Carvalho, pocket show “Sankofa” de André D’Lucca, Rota da Ancestralidade na Casa Barão, entre outras atividades.

O bate-papo com Luciene Carvalho será realizado às 18h15. A escritora e poeta negra, que está em seu segundo mandato como presidente da AML, é autora de 15 livros. Ela se projetou também como a primeira mulher negra a presidir uma Academia de Letras no Brasil.

A literatura de Luciene Carvalho já conquistou visibilidade nacional e internacional, sendo também referência para o ensino universitário em Mato Grosso. Em sua produção prevalece um engajamento espontâneo com forte pegada social em defesa das literaturas e culturas da população negra. Ao longo desta edição do Casa Aberta, Luciene vai distribuir edições digitais do seu livro “Na Pele”.

Em seguida, o ator, dramaturgo, diretor e cenógrafo André D’Lucca apresenta o pocket show “Sankofa”. Baseado em um dos seus espetáculos mais recentes, a peça promove um resgate ancestral e letramento racial.

Veja Mais:  Corpo de Bombeiros orienta sobre como agir em caso de queda de fio energizado em via pública

A atividade seguinte é a “Rota da Ancestralidade na Casa Barão”, conduzida por Cristóvão Luiz, militante da cultura negra em Mato Grosso. Na AML, Cristóvão vai atuar como um ‘Griô’, expressão da África Ocidental, que identifica um mestre e guardião da memória e da tradição oral.

Haverá ainda a exibição do curta-metragem “Como ser racista em 10 passos”, concebido e dirigido por Isabela Ferreira. O filme mostra a realidade cotidiana de pessoas negras comumente afetadas pelo racismo estrutural, por atitudes que vão além do verbalmente dito.

Do início a final do evento, no pátio externo, o público terá oportunidade de exercitar a escrita, redigindo mensagens e pequenos poemas na instalação artística ‘Sopa de Letrinhas’.

Já no salão social, acontece a exposição “Grandes Heroínas Negras”, que destaca a história de importantes mulheres negras, como a líder quilombola Tereza de Benguela, e as escritoras Carolina Maria de Jesus e Luciene Carvalho, entre outras. A mostra é uma iniciativa do Coletivo Negro Universitário (CNU) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Ao final do evento, além de música com DJ, o microfone é aberto para participação do público. O evento é realizado na Academia Mato-grossense de Letras, localizada na Casa Barão, na rua Barão de Melgaço, bairro Centro Norte, em Cuiabá.

(Com informações da Assessoria)

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Polícia Militar prende dupla e apreende pistola e munições em Conquista d’Oeste

Publicado

Policiais militares da cidade de Conquista d’Oeste prenderam dois homens, de 28 e 24 anos, pelo crime de porte ilegal de arma de fogo, no final da manhã desta quarta-feira (12.11). Com a dupla, a PM apreendeu uma pistola e 24 munições.

Por volta de 10h45, a equipe policial da cidade estava em rondas pela cidade, nas proximidades de um campo de futebol, e encontrou os dois suspeitos em uma motocicleta. Os policiais flagraram o homem na garupa da moto sem capacete. O homem carregava duas bolsas camufladas.

Diante da infração de trânsito, os militares fizeram abordagem a dupla. Em contato com os homens, os policiais notaram que eles apresentavam bastante nervosismo.

Na revista aos suspeitos, a PM encontrou uma pistola municiada e carregada com 18 munições, além de outras seis em seu bolso. Também foram encontrados um relógio, celulares e uma máscara balaclava.

Os suspeitos não se pronunciaram sobre a procedência da arma e nem apresentaram documentação de porte do objeto.

Eles receberam voz de prisão em flagrante e foram encaminhados para a delegacia de Pontes e Lacerda para registro da ocorrência e entregues à Polícia Judiciária Civil para demais providências.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Programa de Proteção à Testemunha é tema de reunião na Sesp
Continue lendo

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros realiza palestra educativa na APAE sobre prevenção e segurança

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou nesta quarta-feira (12.11) uma palestra educativa nas dependências da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), em Campo Verde (139 km de Cuiabá).

O evento teve como objetivo apresentar aos alunos, professores e colaboradores da instituição as principais atribuições e responsabilidades do Bombeiro Militar, destacando a importância da prevenção de acidentes e o papel social da corporação junto à comunidade.

Durante a palestra, foram abordadas as diversas áreas de atuação do Corpo de Bombeiros, como o combate a incêndios, salvamento em diferentes tipos de ocorrências, atendimento pré-hospitalar e resgate veicular. Também foram apresentados alguns instrumentos utilizados nas operações, como os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e materiais de salvamento.

A atividade foi realizada de maneira acessível e adaptada ao público atendido pela APAE, utilizando linguagem simples e exemplos práticos para facilitar a compreensão. Além da parte expositiva, houve momentos de interação, nos quais os alunos puderam fazer perguntas, participar de demonstrações e conhecer uma viatura operacional.

O soldado BM Guilherme Nunes da Cruz, responsável por ministrar a palestra, destacou que a iniciativa teve o propósito de aproximar as crianças e jovens da instituição do trabalho desenvolvido pelos bombeiros militares.

“A ação teve como finalidade promover a conscientização sobre segurança e prevenção de acidentes de maneira acessível e inclusiva, além de apresentar, de forma breve e interativa, as principais atribuições da profissão”, afirmou o militar.

Veja Mais:  Policiais militares mestres e doutores vão expor produção científica em seminário

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana