Mato Grosso
Estudantes de todo o Estado disputam modalidades individuais nos Jogos Escolares e Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses

Estudantes de todo o Estado disputam as modalidades esportivas individuais nos Jogos Escolares e Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses, a partir desta sexta-feira (18.7). O evento esportivo promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) tem Várzea Grande como município-sede, e reúne até domingo (20), atletas de 12 a 17 anos em busca dos títulos de campeões estaduais.
As competições envolvem as modalidades de atletismo, atletismo adaptado, ginástica rítmica, ginastica artística, natação, karatê, taekwondo e wrestling. Estudantes de 12 a 14 anos competem nos Jogos Escolares e, os de 15 a 17 anos, nos Jogos Estudantis.
Ao todo, cerca de 1.700 atletas estão representando os municípios de Araputanga, Água Boa, Alta Floresta, Bom Jesus do Araguaia, Brasnorte, Barra do Garças, Boa Esperança do Norte, Cuiabá, Cáceres, Campinápolis, Colíder, Campo Verde, Confresa, Campo Novo do Parecis, Guarantã do Norte, Ipiranga do Norte, Itaúba, Juína, Juara, Lucas do Rio Verde, Matupá, Marcelândia, Nova Xavantina, Nova Canaã do Norte, Nova Ubiratã, Nova Mutum, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Primavera do Leste, Peixoto de Azevedo, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Santa Rita do Trivelato, Sinop, Sorriso, Sapezal, Tangará da Serra e Várzea Grande.
A etapa estadual de modalidades individuais é composta ainda por uma segunda parte com provas de badminton, ciclismo, judô, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez, que serão realizadas de 24 a 27 de julho, em Lucas do Rio Verde.
Abertura oficial e locais de competição
Em Várzea Grande, a abertura da etapa estadual de modalidades individuais dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis ocorre nesta sexta-feira (18), às 9h30, no Ginásio “Fiotão”, localizado no centro do município.
As competições acontecem, simultaneamente, em diferentes espaços esportivos, incluindo alguns de Cuiabá, de acordo com a modalidade. Confira:
Atletismo e atletismo adaptado
Quando: sexta (18), às 15h30; sábado e domingo (19 e 20), das 7h às 18h
Local: Centro Olímpico de Treinamento da UFMT (COT/UFMT), Cuiabá
Ginástica Rítmica
Quando: domingo (20), das 7h às 18h
Local: Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), Várzea Grande
Ginástica Artística
Quando: sexta (18), às 15h
Local: Centro de Treinamento de Ginastica Artística, Cuiabá
Natação
Quando: sábado e domingo (19 e 20), das 7h às 18h
Local: Escola Estadual Militar Miguel Baracat, Várzea Grande
Karatê
Quando: sábado (19), das 7h às 18h
Local: Ginásio Antônio Sotero de Almeida, Várzea Grande
Taekwondo
Quando: sábado (19), das 7h às 18h
Local: Ginásio Fiotão, Várzea Grande
Wrestling
Quando: sábado (19), das 7h às 18h
Local: Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), Várzea Grande
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Júri é remarcado depois que defesa abandona plenário em julgamento de filho de ex-deputado

A sessão de julgamento de Carlos Alberto Gomes Bezerra, acusado pelo feminicídio de Thays Machado e pelo homicídio qualificado de Willian Cesar Moreno, foi remarcada para o dia 31 de julho, às 9h, após a defesa abandonar o plenário nesta terça-feira (21). Mais uma vez, os advogados tentaram o adiamento do julgamento, o que foi indeferido pela juíza Monica Catarina Perri Siqueira, presidente da sessão, sob o argumento de que não havia justificativa plausível para a redesignação da data.
Segundo a magistrada, os advogados tiveram um prazo de 15 dias para analisar os documentos juntados aos autos. Ela ressaltou que a maior parte dessas informações já constava no processo e que a alegada falta de acesso a um despacho específico sobre prisão domiciliar não acarretaria prejuízo real, uma vez que a decisão sobre o tema também integra os autos.
“O advogado, quando assume a substituição no processo, o recebe no estágio em que ele se encontra. O processo não recua, ele tem que andar para a frente”, afirmou Monica Perri. Após anunciar a nova data do júri, a magistrada determinou que, caso não haja um advogado constituído apto para atuar na sessão, a Defensoria Pública deverá estar preparada para assumir a defesa na data prevista. Todos os presentes saíram intimados do plenário.
A acusação seria conduzida pelos promotores de Justiça Vinicius Gahyva Martins e Élide Manzini de Campos, integrantes do Núcleo de Defesa da Vida do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT). O réu era defendido pelos advogados Elson Marcelino da Silva Júnior, Larice Cristine, Melissa de Oliveira Machado e Gabriel Gouvea Neno Reiff.
Manobra – Ainda no plenário, o promotor de Justiça Vinicius Gahyva Martins sustentou que o acesso a processos externos é responsabilidade da defesa e que as questões relacionadas ao habeas corpus e à prisão domiciliar já foram resolvidas, não havendo justificativa para o adiamento do júri. Ele destacou o papel do Ministério Público como fiscal da lei, com a missão de assegurar direitos e preservar a imagem das vítimas perante a coletividade. Também se posicionou contra o abandono do plenário, ressaltando que a realização de um Tribunal do Júri exige o empenho e a presença de diversos envolvidos, inclusive pessoas que se deslocaram de outros estados, e que a “ritualística do tribunal” deve ser respeitada em busca da verdade.
Vinicius Gahyva disse ainda que o abandono do plenário é uma estratégia que acaba por arranhar a imagem do Tribunal do Júri. “Isso tem se tornado, de certo modo, frequente nos julgamentos do Tribunal do Júri, especialmente naqueles que afligem de forma intensa o interesse da coletividade, como é o caso concreto de um feminicídio e de um homicídio de dois jovens. São duas pessoas que, efetivamente, traduzem a necessidade de reafirmarmos o nosso papel social de não banalização da vida humana. Nós sabemos que o Tribunal do Júri envolve uma série de providências que devem ser adotadas para que o ato processual seja realizado, e lamentamos muito que esse tipo de estratégia esteja sendo adotada”, afirmou.
A promotora de Justiça Élide Manzini de Campos lembrou que o julgamento já deveria ter ocorrido no dia 7 de julho. Segundo ela, naquela ocasião, a defesa solicitou o adiamento para análise de provas, pedido que foi deferido pela magistrada responsável pelo caso, com a remarcação da sessão para 21 de julho. “É um absurdo uma medida protelatória após mais de três anos do fato, com a família aguardando o julgamento. A defesa admite alegações de nulidades que não existem e que já foram completamente afastadas. É uma estratégia utilizada para tentar postergar, prorrogar e até abrir outro incidente de sanidade, ou qualquer outra medida, para que esse julgamento não ocorra. Tudo isso já foi afastado, e não há motivo algum para que esse julgamento não aconteça”, afirmou.
Sobre o caso de feminicídio, a promotora destacou que a reação da sociedade demonstra uma rejeição cada vez mais firme a esse tipo de crime. Segundo ela, a população tem se posicionado de forma clara contra a violência de gênero e em defesa do enfrentamento aos feminicídios, cobrando respostas efetivas do sistema de Justiça para coibir esse tipo de violência.
Fotos: Josi Dias | TJMT
Mato Grosso
Defensoria impede leilão da única propriedade rural de casal de idosos
Mato Grosso
Turismo de Mato Grosso ganha protagonismo com ações em prol do setor
-
Política MT17/07/2026 - 18:53Convenção do MDB apresenta pré-candidatura de Léo Bortolin na próxima semana em Primavera do Leste
-
Política MT18/07/2026 - 14:49“Pivetta tem conceito de bom administrador e provou isso”, diz Mendes
-
Rondonópolis21/07/2026 - 18:56Prefeitura de Rondonópolis prorroga investigação sobre contrato da Construtora Amil para obra da Avenida Bandeirantes
-
Esportes17/07/2026 - 21:23Campeonato de Futebol Amador em Rondonópolis premia campeão com R$ 10 mil neste sábado
-
Política MT17/07/2026 - 17:13Republicanos de MT marca convenção para o dia 4 de agosto em Cuiabá
-
Rondonópolis20/07/2026 - 12:20TJMT declara inconstitucional lei das emendas impositivas de Rondonópolis
-
Rondonópolis21/07/2026 - 19:10Inscrições de animais para o 32º Torneio Leiteiro da Exposul se encerram hoje
-
Rondonópolis21/07/2026 - 19:14Reunião entre organização da Cavalgada da Exposul e Juvam renova ações de conduta para a 38ª edição








