Rondonópolis

Exposição no Rondon Plaza Shopping comemora Dia do Soldado

Publicado

Já se tornou tradição na semana do soldado a exposição de veículos, armamentos e materiais utilizados pelo 18º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) do Exercito Brasileiro. O evento foi aberto à visitação nesta terça-feira (21/08) e vai até domingo (26/08), na Praça de Eventos do Rondon Plaza Shopping.

A exposição funcionará no horário de atendimento do Rondon Plaza, das 10h às 22h, com a apresentação de materiais de emprego militar, como artefatos de linha de fogo direção e controle de artilharia, material das comunicações, de topografia tiros (são as coordenadas nos tiros de artilharia) e correção dos tiros da artilharia, as bandeiras que já existiram no Brasil e veículos.

Para o tenente Felipe Neves responsável pela exposição, o momento serve para uma maior aproximação do Exercito junto à comunidade rondonopolitana. “Essa atividade tem o cunho social e aproximação com a sociedade, já que o 18º GAC é o representante do Exército Brasileiro na região e assim é importante que aqui possamos mostrar um pouco do nosso trabalho, o que fazemos no dia a dia, além da exposição de nossos materiais de uso militar”, explicou.

Patrono do Exército – O Dia do Soldado é comemorado no dia 25 de Agosto. A data lembra o nascimento do patrono do Exército Brasileiro, Luís Alves de Lima e Silva, o duque de Caxias Duque de Caxias, também conhecido como “O Pacificador” e, ele foi escolhido por tratar seus inimigos com respeito. Duque de Caxias foi um dos mais importantes militares e estadistas da história do Império do Brasil.

Veja Mais:  Prefeitura paga salário dos servidores nesta quarta-feira (29)

Filho do brigadeiro e regente do Império brasileiro, Francisco de Lima e Silva, e de Mariana Cândida de Oliveira Belo, Luís Alves de Lima – como assinou seu nome por muitos anos – foi descrito por alguns dos seus biógrafos como um predestinado à carreira das armas que aos cinco anos de idade assentou praça no exército do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1808). O que os biógrafos não explicitam é que essa trajetória “apoteótica” é devida às especificidades da carreira militar nessa época. Ter sido cadete aos cinco anos não era um sinal de seu caráter especial: a honraria era concedida aos filhos de nobres ou militares e muitos alcançaram o mesmo privilégio, até mesmo com menor idade.

Pertencia a uma tradicional família de militares. De um lado, a família paterna, constituída de oficiais superiores e generais do exército português, e, posteriormente, quando da independência do Brasil, em 1822, do exército brasileiro. Do lado materno, a família era de oficiais de milícia. Foi com o pai e com os tios que Luís Alves de Lima e Silva aprendeu a ser militar.

O patrono combateu os revoltosos na Bahia, no movimento contra a independência comandado pelo general Madeira de Melo. Em 1825, lutou na campanha da Cisplatina, nos pampas gaúchos. Participou do esforço pela manutenção da ordem pública na capital do Império após a abdicação de Pedro I, em 1831. Em 1839 lutou na Revolução Farroupilha.

Veja Mais:  Santa Casa Rondonópolis é certificada pela ANVISA como um dos melhores hospitais do Brasil em segurança do paciente
Comentários Facebook

Rondonópolis

Secretaria de Saúde ofertará serviços durante a 48ª Exposul

Publicado

A Secretaria Municipal de Saúde estará presente na 48ª Exposul ofertando serviços durante os seis dias de festa que vão ocorrer de 08 à 13 de agosto, no Parque de Exposições Governador Wilmar Peres de Farias. Durante esse período, a equipe estará instalada em um estande próximo ao parque de diversão. 

No local serão realizados testes rápidos para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites B e C, distribuição gratuita de preservativos, orientação sobre os programas de saúde e  atendimento médico e de enfermagem de urgência.

Uma equipe da Vigilância Sanitária também estará fazendo fiscalizações do parque e dos alimentos nesses dias de festa. 

Todos os anos a Prefeitura Municipal faz parceria com o Sindicato Rural por considerar que o evento tem o papel de apresentar Rondonópolis para o Brasil, pois  atrai empresários de todos os lugares do país. 

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis

Comentários Facebook
Veja Mais:  Santa Casa Rondonópolis é certificada pela ANVISA como um dos melhores hospitais do Brasil em segurança do paciente
Continue lendo

Rondonópolis

SECULT abre espaço para artesãos de Rondonópolis na 48ª Exposul

Publicado

Pelo menos 23 artesãos de Rondonópolis, terão a oportunidade de expor seus trabalhos em uma espécie de “vitrine popular” no estande da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, cedido à SECULT – Secretaria Municipal de Cultura durante a realização da 48ª Exposul. 

Segundo o secretário Pedro Augusto Araújo, está sendo montado um espaço no estande da municipalidade, que vai abrigar parte dos artesãos locais cadastrados, para que possam mostrar e comercializar os seus trabalhos de arte em: pedrarias, bijuterias, comidas típicas e vestuário, entre outros produtos.

O importante, conforme o secretário, é que os artesãos não terão nenhum custo para apresentar seus trabalhos, nem tampouco, nenhuma taxa para a comercialização dos mesmos.

“A Prefeitura está abrindo este espaço para esses trabalhadores (as) artistas populares mostrarem a sua arte, os seus trabalhos e comercializá-los diretamente com o consumidor. Os visitantes terão a oportunidade de prestigiar e valorizar o trabalho dos nossos artesãos, adquirindo produtos de muita qualidade a preços convidativos”, explicou Pedro Augusto.

Ainda segundo o secretário, essa foi mais uma forma que a municipalidade encontrou de prestigiar e valorizar os artesãos locais, abrindo essa importante vitrine popular a estes trabalhadores da cidade que fazem da sua arte, o seu ofício e o meio de sustento de suas famílias.

Lembrando que os artesãos locais estarão expondo os seus trabalhos todas as noites a partir desta segunda-feira (8), data de abertura da feira, e se estendendo até a noite do sábado (13) no encerramento da 48ª Exposul.

Veja Mais:  Virou rotina; Vândalos furtam fiação elétrica do Mini Estádio Pinheirão

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Moradores do Edelmina Querubim e Carlos Bezerra recebem escrituras

Publicado

A quadra de esportes da Escola Estadual Professora Stela Maris Valeriano da Silva ficou pequena com a quantidade de moradores que foram receber os títulos definitivos de seus imóveis. Somente durante a noite de sexta-feira (05) cerca de 150 títulos foram entregues, contemplando moradores dos bairros residencial Edelmina Querubim e Carlos Bezerra II.

O trabalho de regularização fundiária executado pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo está beneficiando centenas de proprietários que ainda não tinham o documento do imóvel. Todo o trâmite burocrático, inclusive no trabalho com o cartório, é desenvolvido pelo município, agilizando os processos. 

O prefeito José Carlos do Pátio entregou pessoalmente cada documento definitivo para os proprietários. Logo após receber o título, o morador era encaminhado ali mesmo na quadra, em outro espaço preparado pela equipe da Habitação para coletar as assinaturas e oficializar a posse. “Um ato de cidadania que garante dignidade para as famílias”, destacou. 

Por meio do programa de regularização fundiária, os proprietários têm uma economia de cerca de 8 mil reais. De posse dos documentos, os proprietários agora podem buscar financiamentos para fazer melhorias ou até ampliações nas residências. Além dos títulos entregues no evento, outros 150 já estão prontos e estão sendo repassados pela Secretaria de Habitação.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis

Comentários Facebook
Veja Mais:  Virou rotina; Vândalos furtam fiação elétrica do Mini Estádio Pinheirão
Continue lendo

ALMT – Campanha Fake News II

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana