Rondonópolis
Grupo de jornalistas locais faz manifesto contra ataques à imprensa

Foto: Divulgação
Um grupo de mais de 60 jornalistas que atua em Rondonópolis e Região assinou um manifesto repudiando ataques contra a imprensa, que vem se tornando comum nos últimos anos. No documento, o grupo enfatiza que o além de repudiar aos ataques o foco é levar para a população informação de qualidade.
Leia abaixo o manifesto completo
MANIFESTO
Jornalistas repudiam ataques: nosso foco é levar informação de qualidade
Por: Grupo de jornalistas de Rondonópolis e região
Neste Brasil de incertezas e de polarização política, o jornalista – aquele que relata o fato – está sendo desrespeitosamente atacado por quem não concorda com o acontecimento.
O que temos assistido, infelizmente, é uma distorção de finalidade sem precedentes.
A notícia passou para o segundo plano. A atenção e importância que deveriam ser dadas ao assunto passou a ser empenhada à pessoa do repórter.
Absurda e “estrategicamente”, a pergunta sobre O QUE se fala cedeu espaço para QUEM fala.
Agora, aquele que relata o fato virou alvo de críticas e ataques por quem nega a realidade e por todos aqueles que não sabem o que pensar e dizer e acabam entoando juntos um mesmo coro.
Um verdadeiro ataque em massa ao jornalista, o mensageiro, e não ao fato.
No jornalismo, fato é fato. Não muda. É a realidade. É o que aconteceu, o que é considerado verdade. A partir dele, são feitas leituras, essas sim, de cunho pessoal, as quais dependem da visão do profissional, da sua cultura e contextualização.
Diante da situação de desrespeito ao profissional que sai todos os dias de casa para trabalhar e relatar aos leitores, telespectadores, ouvintes e internautas os fatos com zelo e qualidade; que nessa pandemia está na linha de frente em contato com quem quer que seja, para que a sociedade fique bem informada; que não mede esforços para que a informação correta chegue à casa das pessoas; que independente de partido ou ideologia, preza pelo fato e pela verdade, nos manifestamos como categoria em REPÚDIO aos ataques praticados diariamente por pessoas que desconhecem nossos valores e o processo da comunicação.
O jornalismo não está para agradar este ou aquele. É maior que desejos pessoais. É pautado na realidade e voltado para o bem comum e a justiça social.
No momento de uma pandemia, o foco é salvar vidas; isso inclui uma comunicação preventiva, orientativa e também relatos de mortes, porque vidas são histórias; não números.
Como jornalistas, repudiamos qualquer forma de ataque, agressões físicas, verbais e virtuais porque a única coisa que nos pauta quando fechamos a porta da nossa casa para trabalhar neste momento é: ajudar a salvar a sua vida.
1- Patrícia Casali – MTB 727/99
2- Danielly Tonin – MTB 2273
3- Robson Morais – MTB 0069166/SP
4- Julianne Caju -DRT/MT 1110
5- Thielli Bairros – DRT 10.123/RS
6- Danna Belle – DRT 2161/MT
7- Erik Valeriano – MTB 43151/SP
8- Lucas Perrone- DRT 2565/MT
9- Jota Lima – DRT/MT 1152
10- Maycon Araujo – MTB 1970/MT
11- Cinthia Braga – MTB 43857/SP
12- Míriam Trento – MTB 57687/SP
13- Valdeque Matos – MTB 1020/MT
14- Emerson Sanchez- MTB 52871/SP
15- Denilson Paredes – MTE 2534
16- Rafaela Souza – DRT/MT 1967
17- Elka Candelária – MTB 0077485/SP
18- Mário Alves da Silva – DRT/MT 408
19- Rafael Vicentini – MTE 1950/MT
20- Cláudia Santos – DRT/MT 2700
21- Eduardo Almeida de Souza – DRTMT 190/93 (PR)
22- Heidy Lyana Silva Prado
23- Cristina Ledes – MTB 0002276/MT
24- Jakeline Sol DRT/MT 2.623
25- Márcio Falcão – MTB 0002418/MT
26- Josieli Araújo Rodrigues
27- Cairo Lustoza – Registro Profissional: 2431 DRT-MT
28- Saulo Moraes – Registro Profissional: 1712/MT
29- Cayron Fraga – DRT 1743/MT
30- Wesley Mendonça – MTB 70926/SP
31- Thaísa Elis DRT/MT 1461
32- José Marques DRT/MS 456
33- Walter Quevedo – MTB 0010371/PR
34- Gabriel Fagundes
35- Henrique Pimenta MTB 2668/MT
36- Sirlei Alves dos Santos
37- Thâmara Silva de Carvalho Mattos DRT/MS 184
38- Amanda Fazzio Sanches MTB 0084321/SP
39- Lilian Martins MTB 49457/SP
40- Solange Santos Andrade
41 – Jéssica Estellen de Souza MTB 2226/MT
42 – Bianca Oliveira
43- Emerson Dourado DRT/MT 648
44 – Débora Siqueira DRT/MT 1200
45 – Carlos Eduardo Vanzeli
46 – Miquéias Messias Pereira Santos DRT 1948/MT
47- Cristiane Werlang
48- Patrícia Cacheffo
MTB: 0072063/SP
49- Wagner Montanari
50 – Victor Santos
51 – Luiza Andreoli -MTB:0002661/MT
52 – Ilcimar dos Santos Aranhas- DRT-2374/MT
53 – Renata Ramos
54 – Vandreia de Paula
55 – Raiane Anicézio
56 – Dayanne Nogueira MTB 1823 MT
57 – Márcio Sodré dos Santos DRT-MT 1101
58 – Nilson Lobão MTB: 002669/ MT
59 – Orestes Miraglia
60 – Elias Ferreira – DRT/MS 098
61 – Renato ferreira da silva- MTB 1713/M
62 – Cristóvão A. dos Santos
63-Marcelo Duarte
MTB 2351/MT
Rondonópolis
TJMT declara inconstitucional lei das emendas impositivas de Rondonópolis
Decisão unânime do Órgão Especial restabelece competência do Executivo sobre a execução orçamentária e anula integralmente norma aprovada pela Câmara Municipal

Foto- Assessoria
Câmara extrapolou função legislativa, diz Tribunal
O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) declarou, por unanimidade, a inconstitucionalidade da Lei Municipal nº 14.475/2025, que disciplinava a execução das emendas parlamentares impositivas em Rondonópolis. A decisão foi proferida em 9 de julho e anulou integralmente a norma promulgada pela Câmara Municipal após a derrubada do veto do prefeito Cláudio Ferreira (PL).
Com o julgamento, o Tribunal restabeleceu a competência exclusiva do Poder Executivo para administrar a execução orçamentária do município.
Prefeito alegou invasão de competência
Na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), o prefeito sustentou que a lei invadia atribuições privativas do Executivo ao estabelecer regras sobre empenho, pagamento, remanejamento de recursos e execução das emendas parlamentares.
A ação também argumentou que a legislação municipal contrariava normas federais de responsabilidade fiscal e reproduzia dispositivos já considerados inconstitucionais pelo próprio TJMT em julgamento anterior.
Relatora aponta violação da separação dos Poderes
Em seu voto, a relatora do processo, desembargadora Clarice Claudino da Silva, concluiu que a Câmara Municipal extrapolou sua competência legislativa ao criar mecanismos que interferiam diretamente na administração financeira e orçamentária do município.
Entre os dispositivos considerados inconstitucionais estavam a possibilidade de vereadores alterarem a destinação de emendas por meio de simples ofício, a dispensa de parecer jurídico prévio para determinadas despesas, a flexibilização de exigências de regularidade fiscal e a atribuição à Mesa Diretora da Câmara da gestão das emendas em situações específicas.
Segundo a magistrada, essas medidas afrontam o princípio constitucional da separação dos Poderes ao transferirem ao Legislativo competências exclusivas do Executivo.
STF e TCE-MT embasaram entendimento
A relatora ressaltou que a execução do orçamento público é atribuição privativa do Poder Executivo, entendimento já consolidado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O voto também observou orientações técnicas do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) voltadas à transparência, ao controle e à rastreabilidade das emendas parlamentares.
Lei perde validade desde a origem
Com a decisão, a Lei Municipal nº 14.475/2025 foi declarada integralmente inconstitucional, com efeitos retroativos (ex tunc), como se nunca tivesse produzido efeitos jurídicos.
O Órgão Especial também manteve a liminar que havia suspendido a eficácia da norma durante a tramitação da ação e rejeitou o pedido de modulação dos efeitos da decisão.
Rondonópolis
52ª Exposul contará com quatro dias de ciclo de palestras técnicas gratuitas
Temas nas áreas de nutrição, sanidade animal, gestão de propriedades e cenário de mercado serão debatidos

Foto-Assessoria
A edição deste ano da Exposul, a feira agropecuária com a mais completa programação do Mato Grosso, que ocorre de 03 a 09 de agosto, com portões abertos todos os dias, além de muito entretenimento contará também com um ciclo de palestras gratuito para produtores rurais e comunidade em geral. Com temas e assuntos variados, proporcionará quatro dias de muito conhecimento e debates sobre a vida no campo.
O diretor do Sindicato Rural de Rondonópolis, Leonardo Alves de Freitas, explica que para este ano o segmento de palestras contará com um novo espaço, preparado para receber convidados, expositores e público em geral. “Este ano nós preparamos quatro dias de palestras focadas no nosso público, com a parte ambiental, produção rural, a parte técnica nossa e também dos serviços ofertados pelo Sindicato Rural. Então serão palestras totalmente gratuitas, com foco na qualidade e em trazer assuntos pertinentes ao convívio aqui da cidade, do produtor rural, do comerciante e da população em geral”, disse.
Segundo Leonardo, com a programação de palestras e outros eventos durante o dia, a Exposul abre espaço para que todos participem de algum momento da feira. “Convidamos a todos para marcarem na sua agenda um espaço para prestigiar as palestras e outras atrações que teremos no período diurno. Venham prestigiar, traga a sua família, filho e esposa e aproveitem esse espaço que é preparado para vocês, totalmente gratuito, pensado em trazer o conhecimento e a nossa diversidade da nossa cidade, as nossas empresas, nossas indústrias, nossos produtores. Tudo isso tem na Exposul”, finalizou.
Grade de shows: A linha de shows nacionais da 52ª Exposul contará com um espaço exclusivo para receber as atrações e terá entrada gratuita para a pista. As apresentações começam na segunda-feira (03/08), com Deive Leonardo; na terça-feira (04/08), haverá show regional; na quarta-feira (05/08), haverá shows em dose dupla com o cantor Natanzinho Lima e, na sequência, a cantora Mariana Fagundes; na quinta-feira (06/08), Eduardo Costa. Na sexta-feira (07/08), ocorrem mais dois shows, com Murilo Huff e a dupla Zé Neto e Cristiano. Para fechar a festa, no sábado (08/08), haverá o show do “Embaixador” Gusttavo Lima.
Para aqueles que preferirem mais conforto e comodidade, a organização disponibiliza ingressos para a área VIP e camarotes com valores a partir de R$ 80, pelo site Guichê Web e nos pontos físicos: Calçados Bandeirantes, West Country, loja TXC (Shopping), Padaria Vip e Sindicato Rural.
A 52ª Exposul é uma realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Rondonópolis e conta com o apoio institucional do Senar MT, Aprosoja, Governo do Estado de Mato Grosso, Prefeitura Municipal e Câmara Municipal de Rondonópolis.
Programação de palestras:
Dia 04/08
15h – Palestra: Desmama Precoce de Qualidade – Marcelo Valerio
Local: Pavilhão de Palestras
16h – Palestra: Análise de Mercado – Cleiton Gauer
Local: Pavilhão de Palestras
17h – Palestra: Produção de Silagem – Luis Keplin
Local: Pavilhão de Palestras
Dia 05/08
16h – Painel: Novas Fronteiras do Agronegócio: Mercados Culturais e Tendências Internacionais – Leonardo Ananda Gomes (Fundador & CEO da Câmara de Comércio Índia Brasil), Marcel Daltro (Sócio da Nelson Wilians Advogados), Eduardo Lima (Sócio da Grãos Uai e Sol Trading) e Presidente do LIDE Índia.
Dia 06/08
15h – Palestra: Mercado, Planejamento, Estratégia, Gestão e Comercialização de Grãos e Pecuária no Mato Grosso – Hedge Agro
Local: Pavilhão de Palestras
16h – Palestra: Commodities Agrícolas – Cenários, Tendências e Oportunidades – SVN Investimentos
Dia 07/08
15h – Palestra: Força Tática – Segurança Rural
Local: Pavilhão de Palestras
16h – Palestra: Panorama de Resultados da Assistência Técnica e Gerencial de Corte – Marcelo Nogueira
Local: Pavilhão de Palestras
17h – Palestra: Gestão na Sucessão Familiar – Leonardo Freitas
Local: Pavilhão de Palestras.
Rondonópolis
Torresmofest está de volta a Rondonópolis, e traz em edição especial “Lendas do Rock”
O festival reúne gastronomia, shows ao vivo e atrações para toda a família entre os dias 30 de julho e 02 de agosto no Rondon Plaza Shopping, com entrada gratuita

Sabores marcantes, música ao vivo e entretenimento para todas as idades estarão reunidos em Rondonópolis durante a terceira edição do Torresmofest. Entre os dias 30 de julho e 02 de agosto, das 12h às 23h, o maior festival gastronômico itinerante do país ocupa o estacionamento do Rondon Plaza Shopping, com entrada gratuita e uma programação que combina culinária, cultura e lazer.
Mais de 20 expositores participam desta edição, oferecendo um cardápio que vai muito além do tradicional torresmo. Entre as opções estão costela fogo de chão, baião de dois, feijão tropeiro, hambúrgueres com torresmo ou shimeji, lanches de costela, batatas recheadas, doces artesanais, sobremesas e chopp artesanal.
Com mais de 660 edições em diferentes regiões do país, o Torresmofest consolidou-se como um dos principais festivais gastronômicos do Brasil. O evento já passou por estados como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Sergipe, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Goiânia e Piauí.
Reconhecido por valorizar as diversas versões do torresmo e outros pratos à base de proteína suína, o evento chega em 2026 com uma temática inédita: Lendas do Rock. A programação irá contar com mais de 10 bandas interpretando sucessos de grandes nomes do rock nacional e internacional.
Serviço:
Torresmofest – Edição Especial Lendas do Rock
Data: de 30 de julho a 02 de agosto
Horário: das 12h às 23h
Local: Rondon Plaza Shopping
Entrada e Shows: Gratuitos
Pet Friendly
-
Rondonópolis14/07/2026 - 13:03Corrida Flamboyan Esportes 2026 promete agitar Rondonópolis em agosto
-
Rondonópolis14/07/2026 - 13:58Faltam 20 dias para a 52ª Exposul e contagem regressiva começa; abertura terá apresentação de Primos do Agro
-
Nacional14/07/2026 - 12:51Tão importante quanto as preliminares, o carinho pós sexo importa: 8 em cada 10 pessoas valorizam o contato depois da transa
-
Política MT14/07/2026 - 13:12Pivetta afirma “pular para dentro e resolver” falta de água em VG
-
Rondonópolis15/07/2026 - 12:40Torresmofest está de volta a Rondonópolis, e traz em edição especial “Lendas do Rock”
-
Nacional14/07/2026 - 19:42Aposentadoria especial para agentes de saúde é aprovada pelo Senado
-
Mato Grosso13/07/2026 - 18:26Liminar suspende supressão de árvores em avenida de cidade de MT
-
Nacional15/07/2026 - 13:02Eleições 2026: Entenda o poder das convenções partidárias e o que muda na definição do seu voto






