Pesquisar
Close this search box.

Nacional

Homem estrangula namorada e abandona corpo em calçada na zona sul de São Paulo

Publicado


Câmeras de segurança flagram momento em que mulher é carregada por namorado até a rua, na zona sul de São Paulo
Reprodução/ G1

Câmeras de segurança flagram momento em que mulher é carregada por namorado até a rua, na zona sul de São Paulo

Imagens da câmera de segurança de uma casa flagraram o momento exato em que um homem carregava o corpo inconsciente de uma mulher por rua do Capão Redondo, na zona sul de São Paulo. A vítima, Francisca Batista da Silva, 49 anos, morreu após ser estrangulada pelo companheiro, nesta terça-feira (22).

Leia também: Médico acusado de abusar sexualmente de pacientes se entrega à polícia, em SP

De acordo com a polícia, Sandoval Santos Bastos, de 34 anos, tinha planos de sair da cidade e teria conseguido dinheiro emprestado, antes de assassinar  mulher
dentro de casa e deixar seu corpo na rua, a 200 metros da residência onde o casal morava.

Em imagens flagradas pelas câmeras de segurança
de uma casa vizinha, Sandoval aparece carregando Francisca nas costas e foge depois de abandonar o corpo.

O acusado foi preso algumas horas depois de ter cometido o crime, registrado no 47° Distrito Policial como homicídio qualificado com o agravante de feminicídio
e violência doméstica. O corpo da vítima foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) para realização de laudo.

Francisca e o companheiro estavam juntos há menos de um ano e teriam discutido no dia em que aconteceu o crime. Em depoimento, o agressor alegou que a vítima teria passado mal e morrido em casa e explicou que levou o corpo para a rua com receio de que pensassem que ele havia assassinado a namorada. 

Veja Mais:  Vivi Reis é eleita para cargo de 2ª adjunta da Procuradoria da Mulher da Câmara

Leia também: Miliciano suspeito de matar Marielle tinha reuniões com vereador, diz testemunha

Violência contra a mulher atinge níveis preocupantes


Relatório global registra níveis alarmantes referentes à violência contra a mulher no Brasil
Reprodução

Relatório global registra níveis alarmantes referentes à violência contra a mulher no Brasil

De acordo com relatório global divulgado pela Human Rights Watch na última quinta-feira (17), o Brasil atingiu recorde por mortes violentas ao registrar 63.880 casos em 2017
. Além de crianças e adolescentes que são vítimas da falta de segurança pública, a ONG revelou que as mulheres também estão em um grupo de risco, já que os casos de agressão domiciliar se apresentam como inaceitáveis.

O relatório ainda apontou que a polícia não investiga devidamente milhares desses casos de violência, fazendo com que muitos dos responsáveis não sejam processados. No fim de 2017, mais de 1,2 milhões de casos estavam pendentes nos tribunais.

O diretor para a divisão das Américas da Human Rights Watch, José Miguel Vivanco, denunciou uma “epidemia de violência contra a mulher
”. Segundo ele, a Lei Maria da Penha, de 2006, é uma das melhores do mundo para combater esse tipo de violência, porém a estrutura precária não consegue fazer com que ela seja aplicada como deveria.

Comentários Facebook

Nacional

RS: veja onde pedir 2ª via de certidões perdidas nas enchentes

Publicado

As vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul já podem pedir a segunda via dos documentos perdidos. Todos os cartórios do estado estão autorizados a emitir certidões de nascimento, casamento e óbito. O serviço é gratuito. O cartórios atendem das 9h às 17h30.

A partir de segunda-feira (20), quatro postos fixos em Porto Alegre passarão a atender gratuitamente as solicitações por esses documentos. De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os pontos atendimentos estarão localizados no 3º pavimento do Shopping João Pessoa (no bairro Farroupilha), no posto do Tudo Fácil Zona Norte, no Shopping Walling (bairro Passo D´Areia), no Foro Regional do Paternon (bairro Paternon) e no Shopping Total, no bairro Independência. O funcionamento é das 12h às 17h.

Há também atendimento em Caxias do Sul, Passo Fundo e Lajeado.

Internet

O CNJ informou que a solicitação das certidões pela internet terá início no dia 31 de maio. A Central de Informações do Registro Civil (CRC) terá um módulo, chamado SOS RS, que possibilitará esse atendimento. Os atingidos pelas chuvas não terão de pagar pelo serviço. 

Abrigos

Quem está nos abrigos também pode pedir uma nova via da documentação. Equipes estão atendendo nesses locais. Segundo o CNJ, quase 10 mil certidões já foram emitidas para os abrigados em Porto Alegre e no interior do estado.

>> Assista na TV Brasil 

Fonte: EBC GERAL

Comentários Facebook
Veja Mais:  Comissão discute carência de geriatras no sistema de saúde
Continue lendo

Nacional

Avião da FAB leva 20 toneladas de ração para pets do RS

Publicado

A Força Aérea Brasileira (FAB) embarcou na manhã deste sábado (18) 20 toneladas de ração doadas para o Rio Grande do Sul. Além da ração, para alimentar os cães e gatos vítimas das enchentes que devastaram a maior parte do estado, a aeronave KC-390 Millennium também levou itens essenciais para pets, como caixas de transporte, camas e bebedouros.

Antes da decolagem, houve uma ação que contou com a presença de crianças e cachorros em um ato simbólico ao envio dos produtos para os animais do sul do país. A decolagem ocorreu às 11h32 da Base Aérea de Brasília com destino à Base Aérea de Canoas.

A primeira-dama, Janja Lula da Silva, esteve no local e acompanhou o embarque da ajuda aos pets do Rio Grande do Sul. Junto com a primeira-dama estava a cadelinha Resistência. Ela ficou conhecida nacionalmente após subir a rampa do Palácio do Planalto, junto com Janja e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na posse presidencial em janeiro de 2023.

Além de Resistência, Janja agora tem uma outra cachorrinha, Esperança. A Esperança é uma vira-latinha resgatada das enchentes no município de Canoas e adotada pela primeira-dama e por Lula.

Resgates

Mais de 12 mil animais de estimação e silvestres já foram resgatados das áreas alagadas no estado. Entre os resgatados, há, principalmente, cães e gatos, mas também aves, guaxinins e cavalos. De acordo com a secretaria estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, os animais resgatados passam por uma triagem veterinária. Os que estão em bom estado de saúde são devolvidos aos tutores. Quando estes não são identificados, os animais são enviados para abrigos públicos, organizações não governamentais (ONGs) ou para clínicas veterinárias, caso estejam feridos.

Fonte: EBC GERAL

Comentários Facebook
Continue lendo

Nacional

RS firma acordo com ONG para assistência a animais resgatados

Publicado

O governo do Rio Grande do Sul firmou uma parceria com a organização não governamental (ONG) Grupo de Resposta a Animais em Desastres (Grad) para dar assistência aos animais resgatados das enchentes que atingiram o estado. Um termo de cooperação prevê o trabalho conjunto de planejamento, gestão, monitoramento e execução das atividades desenvolvidas em resgates de animais.

A cooperação envolve o acolhimento dos animais em abrigos nos municípios gaúchos e também inclui a identificação e catalogação para localização de tutores ou o suporte nos procedimentos de adoção.

Até o momento, segundo balanço da Defesa Civil do estado, 12.215 animais já foram resgatados. O resgate de animais viralizou nas redes sociais com a situação do cavalo Caramelo LINK 1 , que passou horas imóvel sobre o telhado de uma casa ilhada, em Canoas, e cujo resgate foi transmitido ao vivo por emissoras de TV. O trabalho de resgate mobilizou voluntários e as forças públicas que trabalham para ajudar a população e os animais.

O governador do estado, Eduardo Leite, disse que o governo está empreendendo esforços para que os animais recebam atendimento e que os tutores sejam localizados. “Para aqueles que não tiverem esse reencontro, que seja feito o encaminhamento para adoção, com o apoio de quem conhece a causa e nos subsidiará com assessoria técnica para implementarmos as melhores iniciativas nessa área”, disse.

Fonte: EBC GERAL

Comentários Facebook
Veja Mais:  Com coro pela democracia, Lula participa de desfile pela nona vez
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana