Rondonópolis
Industriais de Rondonópolis se reúnem e apontam demandas do setor
![]() Foto: Assessoria Foi realizado nesta quinta-feira (26/7), em Rondonópolis, a terceira etapa do circuito de eventos “Prioridades da Indústria 2019-2022”. O evento organizado pela Fiemt tem o objetivo de elaborar a pauta do setor industrial, com as prioridades e medidas necessárias para o crescimento da economia do estado. O documento será entregue aos candidatos do Executivo e Legislativo nas eleições deste ano. O vice-presidente do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Helmute Hollatz, deu as boas-vindas aos participantes e destacou a importância do encontro para o setor industrial de Rondonópolis, já que as demandas da indústria também beneficiarão toda a sociedade. “Quando a indústria cresce e se desenvolve, ela gera mais emprego e renda para o município. Por isso, pretendemos sair desse evento com propostas concretas que serão juntadas às demandas de outras regiões do Estado, e assim, todo o segmento industrial de Mato Grosso será beneficiado e também a sociedade”. A presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Rondonópolis e da Região Sul de Mato Grosso (Sindimec-Sul), Neiva Maria Alves Rodrigues, falou em nomes dos sindicatos empresariais da região. Segundo ela, “uma missão como essa da Fiemt, de ir até aos municípios ouvir os empresários, certamente trará resultados positivos, pois, nós, que estamos aqui na base, estamos sendo coautores desse documento em defesa da indústria mato-grossense”. Durante o encontro, o superintendente da Fiemt, Mauro Santos, apresentou os 11 fatores principais que impulsionam a competitividade da indústria, dentre eles: segurança jurídica, ambiente macroeconômico, tributação, politica industrial, relações do trabalho. Para o empresário Hélio Arlindo Correa, o evento foi uma grande oportunidade para se discutir os problemas da indústria e apresentar possíveis soluções. “Acredito que o setor precisa ter mais encontros como este, pois percebemos que a demanda de um é a mesma do outro. Somente unidos, vamos conseguir trazer melhorias para a cidade de Rondonópolis”. Em Rondonópolis, o encontro teve o apoio do Sindicato da Indústria da Alimentação da Região Sul do Estado de Mato Grosso (Siar-Sul), Sindicato das Indústrias da Construção Civil da Região Sul do Estado de Mato Grosso (Sinduscon-Sul) e Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Rondonópolis e da Região Sul de Mato Grosso. O Circuito de eventos já passou por Sinop e Cáceres e o próximo encontro será em Cuiabá, no dia 31/07, na sede da Fiemt. Para participar é preciso se inscrever com antecedência pelo formulário on-line – basta clicar aqui. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3611-1594. |

Rondonópolis
Projeto Sarauzim Cultural desperta o gosto pela leitura nas crianças

O projeto “Sarauzim Cultural: Saberes e Sabores” realizado pelo Centro municipal de educação infantil (CMEI) Anterina Miranda de Moraes nos meses de Outubro e Novembro foi um sucesso. Com o objetivo de despertar nas crianças o gosto pela leitura, o projeto envolveu os pequenos em atividades lúdicas e divertidas, apresentando diferentes gêneros textuais.
As crianças tiveram a oportunidade de conhecer e explorar diversos gêneros literários, como poesias, parlendas, brincadeiras cantadas e adivinhas. Esses textos foram selecionados para que as crianças pudessem memorizá-los e brincar com as palavras, dando início a sua jornada de investigação sobre o sistema de escrita e as práticas sociais de leitura.

Segundo a diretora Patrícia Kenf, os diferentes gêneros literários foram utilizados como uma forma de incentivar as crianças a refletir e conhecer um novo mundo. “Os gêneros literários são uma forma de expressar e transmitir sentimentos, emoções e pensamentos, e as atividades desenvolvidas no projeto permitiram que as crianças observassem o funcionamento da escrita, como no sarau, onde puderam declamar poesias, poemas e participar de brincadeiras cantadas”, explicou.
A culminância do projeto foi marcada por uma exposição das atividades realizadas pelas crianças, além de apresentação artística. Durante o evento, houve recital de parlendas, apresentação musical e teatro, proporcionando um momento de encantamento e diversão para as famílias presentes.

Graciane Sorano, mãe da aluna Gabriela Cristina Sorano, do 4º agrupamento D, elogiou a culminância do projeto e destacou o capricho em cada detalhe. Ela também ressaltou o quanto sua filha se desenvolveu com as apresentações, demonstrando o impacto positivo do projeto na vida das crianças.
Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT
Rondonópolis
Cidade que mais gera empregos no interior de MT, Rondonópolis tem 406 novas vagas abertas em outubro

Rondonópolis fecha mais um mês com resultados positivos na geração de empregos, abrindo em outubro, 406 novas vagas de trabalho com carteira assinada. Com o saldo positivo em outubro, a cidade criou 5.098 novos postos de trabalho em 2023, sendo o município do interior de Mato Grosso que mais gerou empregos neste ano. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho que foram divulgados nesta terça-feira (28).
Segundo o Caged, no mês de outubro, as admissões somaram 4.553 e os desligamentos 4.147, gerando um saldo positivo de 406 postos de trabalho.
O setor de serviços foi o que mais abriu novas vagas de trabalho formal no mês, com 201, seguido do comércio, responsável por criar 150 novos postos de trabalho.
Ainda com saldo positivo em outubro, o setor da indústria criou 97 novas vagas de emprego, enquanto que a agropecuária abriu 41.
No mês, somente a construção civil não registrou resultado positivo, demitindo mais que contratando, e fechando 83 postos de trabalho.
Com os resultados da geração de emprego em outubro, Rondonópolis acumula em 2023, 5.098 novas vagas com carteira assinada. A maioria delas foi aberta no setor de serviços, responsável pela criação de 2.347 vagas. O setor cresceu 7,76% no período e atualmente emprega um total de 32.584 trabalhadores.
Também com destaque e crescimento de 28,36% em 2023, o setor da construção civil promoveu a abertura de 1.482 vagas de trabalho entre janeiro e outubro, empregando hoje um total de 6.708 trabalhadores com carteira assinada.
Ainda com resultados positivos, o comércio acumulou a abertura, no ano, de 764 novas vagas de emprego, registrando crescimento de 4%. O setor é o responsável por empregar, atualmente na cidade, 19.845 trabalhadores.
A indústria, que hoje emprega um total de 10.458 trabalhadores formais, teve crescimento de 3,89% em 2023, e criou 392 novas vagas de emprego. Assim como a agropecuária, que cresceu 3,87%, abrindo 113 vagas e chegando a um total de 3.035 trabalhadores empregados.
Rondonópolis tem hoje 72.630 trabalhadores empregados com carteira assinada, aumento de 7,55% com relação a 2022, quando o total de trabalhadores formais era de 67.532.
Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT
Rondonópolis
Prefeitura tem proposta para construção de dois residenciais aprovada pelo Governo Federal

Rondonópolis deve receber mais dois residenciais do programa Minha Casa Minha Vida. As propostas do Município foram aceitas pelo Governo Federal e a Prefeitura dará continuidade ao processo para que as obras possam ser iniciadas. São mais 376 unidades habitacionais que serão construídas para atender beneficiários da faixa 1, que são famílias de baixa renda, em situação de vulnerabilidade ou que vivem em áreas de risco.
A proposta do Município foi aprovada pela Portaria MCID Nº 1.482, de 21 de novembro de 2023. Os dois residenciais aprovados são o residencial horizontal Padre Miguel, que será construído na região do bairro Lúcia Maggi, com 200 casas; e, o residencial vertical setor rodoviário, com 176 apartamentos que deverão serem construídos na região do antigo aeroporto, próximo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).
Segundo a secretária Municipal de Habitação e Urbanismo, Huani Rodrigues, a construção das novas unidades habitacionais na cidade para atender as famílias de baixa renda vai contribuir para reduzir o déficit habitacional. “Essas unidades serão destinadas para as famílias que se enquadram nos critérios da faixa 1 do programa Minha Casa Minha Vida que estão na lista do cadastro habitacional do Município”, destaca e acrescenta que a Secretaria de Habitação realiza o cadastramento das famílias periodicamente e aquelas que se enquadram nos critérios podem procurar a pasta e apresentar as documentações necessárias.
A secretária ressalta que Rondonópolis foi um dos únicos municípios de Mato Grosso que obteve a aprovação das propostas de contratação para construção de residenciais do programa Minha Casa Minha Vida como ente público. Ela explica que construtoras também podiam apresentar propostas para construir de forma subsidiada unidades habitacionais do programa federal. Ao todo, foram disponibilizadas para entes públicos, 1.400 unidades para Mato Grosso.
Com as novas unidades habitacionais que devem ser construídas, um total de 1.528 famílias devem ser atendidas com a casa própria em Rondonópolis, uma vez que as obras do Residencial Celina Bezerra, parte 2, foram retomadas e 1.152 apartamentos estão em fase de execução dos acabamentos internos para serem entregues às famílias beneficiárias.
Viagem à Brasília
Huani Rodrigues esteve em Brasília (DF), na última semana, onde tratou, além da construção dos residenciais, de projetos de melhorias ou ampliação habitacional para as famílias que moram em condições precárias como barracos de madeira ou lonas, junto a Secretaria Nacional de Habitação.
A secretária esteve ainda no Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura familiar para acompanhar demandas do Município, e, na Secretaria Nacional de Periferias, apresentando propostas para promover a urbanização e remoção de famílias de áreas degradadas, que incluem populações ribeirinhas, pessoas que vivem em áreas alagadiças e de inundações.
Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT
-
Política MT23/11/2023 - 17:15
Feira do Vinil será neste sábado e terá discos, arte e gastronomia, com entrada franca
-
Política MT23/11/2023 - 14:41
Nikolas Ferreira participa de “Encontro dos Patriotas” em Rondonópolis neste sábado
-
Rondonópolis25/11/2023 - 14:46
Prefeito lamenta morte do servidor Antônio Carlos da Silva – Sassá da Coder
-
Política MT23/11/2023 - 14:44
Flávia Moretti se reúne com Bolsonaro e aceita convite para disputar Prefeitura de Várzea Grande pelo PL
-
Esportes22/11/2023 - 22:15
Cruzeiro e Vasco empatam e seguem perto da zona de rebaixamento
-
Política MT23/11/2023 - 16:45
ALMT discute queimadas no Pantanal mato-grossense em 2023
-
Esportes22/11/2023 - 23:46
São Paulo perde para o Fluminense e segue sem vencer fora de casa no Brasileirão
-
Política MT23/11/2023 - 16:15
Assembleia realiza sessão especial em homenagem a cristãos da igreja católica