Política MT

Janaina diz que Taques mente sobre pontes mostradas no JN e pede que prefeitos se manifestem

Publicado

Foto: Assessoria

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) utilizou a tribuna durante a sessão desta quinta-feira (12.07) para comentar  a matéria trazida pelo Jornal Nacional com relação à falta de pontes e sobre as comunidades isoladas as quais o governador diz desconhecer pelo fato de os prefeitos, segundo ele, nunca terem procurado a ajuda do governo do estado para solicitar ajuda. Em seu discurso, a deputada pediu que os prefeitos desses municípios citados na matéria se manifestem, sob pena de passarem por omissos perante a população que os elegeu.

“A preocupação que eu gostaria de externar é com a forma com que o governo, o descaso com que ele trata os cidadãos que dependem diretamente do Poder Público.  Ontem nós vimos as imagens de pais carregando sua filha nas costas para ter acesso à escola, atravessando um rio, vimos outras situação de escola vazia por falta de acesso através de pontes. O pior de tudo isso é ter ouvido ao final da matéria o governador dizer que os prefeitos não tinham buscado ajuda do governo do estado, mais uma mentira do governador  e desta vez em caráter nacional. Eu gostaria aqui de fazer um encaminhamento para saber se a prefeita Telma de Oliveira, de Chapada dos Guimarães, foi omissa e não buscou ajuda com relação às pontes. Eu gostaria que o prefeito Tata do Amaral, de Poconé, da mesma forma respondesse pra população de Poconé se é mentira então, que em Janeiro o próprio governador Pedro Taques  foi a Poconé e assinou um decreto de emergência com relação ao município e a situação das pontes. Será que é mentira que ele assinou aquele decreto, aquele assinatura que consta lá não é dele, ou é ele que é mentiroso. Barra do Bugres da mesma forma, será que ninguém procurou ajuda do governo do estado?”, disse.

Veja Mais:  Deputado solicita ao MPE cumprimento de lei de proteção às barragens

Segundo a parlamentar, o problema é que o governador Pedro Taques busca o poder pelo poder, sem se importar com a população. “A verdade é que esse é um governador que busca o poder por poder, ao invés de buscar alternativas para a população. Está agora dizendo que vai fazer um empréstimo para fazer as pontes, empréstimo esse autorizado pela Assembleia em 2014. Não tem como o governo fazer um empréstimo sem passar pela Assembleia Legislativa, enganando o povo mais uma vez. E aí o governo disse que entregou as pontes da transpantaneira, que na verdade é herança da gestão passada também. A verdade que essa gestão não tem oque mostrar oque fez. O governador vive falando do passado porque não tem oque mostrar . Ele não tem nenhuma obra realizada em prol da população  que seja 100% dele. Filho bonito todo mundo quer ser pai”, finalizou.

Comentários Facebook

Política MT

Assembleia aprova “Programa de Alimentação Balanceada” para escolas de MT

Publicado

Foto: Karen Malagoli

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, em segunda votação, o Projeto de Lei nº 77/2019 que cria o Programa de Alimentação Balanceada em escolas públicas e privadas de educação infantil, ensino fundamental e médio do Estado de Mato Grosso.

Desenvolvido pelo deputado estadual Valdir Barranco (PT), a instalação do programa tem por finalidade a promoção da alimentação saudável, obedecendo a padrões de qualidade nutricional e de vida indispensáveis à saúde dos alunos do estado. “Criamos o projeto para impedir que essas crianças e adolescentes se alimentem de uma maneira não saudável, cresçam e venham a adquirir alguma doença crônica por essa má alimentação na infância. Apesar das mudanças, esse substitutivo ainda prevê orientações, campanhas e abordagens para propiciar, não só uma alimentação balanceada, mas a prática de alguma atividade física”, disse.

Com essa aprovação, as instituições escolares devem promover mecanismos efetivos à promoção da alimentação saudável junto à comunidade escolar, alunos, famílias, professores, funcionários da escola, proprietários e funcionários de cantinas escolares. Além de promover a disseminação de informações multifatoriais sobre o consumo consciente de alimentos e hábitos de vida saudáveis para o combate a obesidade, diabetes, hipertensão.

A proposição também prevê a capacitação dos responsáveis dos aspectos higiênico-sanitários relevantes para o exercício do comércio de alimentos de acordo com os regulamentos da Secretaria Estadual da Saúde.

O texto é um substitutivo à proposição que proibia a venda de doces, refrigerantes, salgados fritos e outros alimentos industrializados que colaborassem para o desenvolvimento de da obesidade, diabetes e hipertensão em cantinas de instituições de ensino do estado.

Veja Mais:  Espaço Cidadania da ALMT oferece atendimento especial a portadores de incapacidades e idosos

Agora, o projeto aguarda sanção ou veto do governador Mauro Mendes (União).

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Lei garante intensificar políticas públicas no combate ao feminicídio em MT

Publicado

O deputado Thiago Silva teve lei sancionada pelo governo estadual que institui o Dia de Combate à Violência contra a Mulher e ao Feminicídio

Thiago Silva é o autor da Lei que determina o Dia do Feminicídio em MT

O governo de Mato Grosso publicou, em Diário Oficial do Estado (DOE), no dia 21 de junho, a Lei de n.° 11.810/2022 que institui o Dia de Combate à Violência contra a Mulher e ao Feminicídio no estado de Mato Grosso. A matéria é de autoria do deputado estadual Thiago Silva (MDB) que é presidente da Comissão de Direitos Humanos, Defesa dos Direitos da Mulher, Cidadania e Amparo à Criança, Adolescente e Idoso da Assembleia Legislativa.

A matéria propõe que o dia 25 de novembro seja a data para que a sociedade reflita sobre o tema. Tanto que nesse mesmo período é celebrado pela Organização das Nações Unidades (ONU), o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher.

“A proposta é conduzir essa temática em consonância com a Política Nacional de Combate à Violência Contra a Mulher, com ações de conscientização e prevenção quanto essa problemática que interfere no campo social”, esclarece o parlamentar.

Realidade

Para a delegada titular da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM), Jozirlethe Magalhães Criveletto, a iniciativa de Thiago Silva ao propor essa lei – vai ampliar as ações de políticas públicas para o enfrentamento em relação a quantidade de casos de feminicídios em Mato Grosso.

Veja Mais:  Thiago Silva tem indicação atendida pelo Estado para criação de mais 20 leitos covid para região de Rondonópolis

“Nós só temos que agradecer essa lei do deputado que revela mais uma vez que se preocupa com a causa da mulher de Mato Grosso. Para nós, não é gratificante depararmos com o aumento de casos de feminicídios que tivemos nos últimos anos. Mas, é gratificante quando existem políticas públicas que fazem esse enfrentamento”, detalha.

Ela esclarece que quando se cria uma data para o combate dessa problemática social, é a garantia para empoderar as mulheres a falarem e a debaterem sobre o assunto, fomentar políticas públicas, realizar o combate efetivo e envolver outras instituições de serviços públicos para debater a respeito da causa e temática da mulher.

“Nós já trabalhamos na Delegacia da Mulher com ações que prevê 21 dias de ativismo. Agora, temos uma lei específica. Isso faz uma diferença para que outras instituições que não faziam parte da rede e que não previam ações, agora, vão poder fazer esse trabalho. A gente sempre enfatiza sobre a importância do trabalho em rede e que a Delegacia da Mulher não pode fazer tudo. É importante levarmos conhecimentos com palestras e ações de prevenção”, explica Jozirlethe.

Lei n.° 11.810/2022 – Conforme a nova lei em vigor, dentre as atividades propostas a serem executadas pelos órgãos estaduais públicos, estão à difusão de informações, promoção de eventos para o debate público por meio de campanhas, debates, seminários, palestras, apresentação de práticas de conscientização e prevenção, mobilização da comunidade e divulgação de iniciativas, ações e campanhas de combate referente ao feminicídio e violência contra a mulher.

Veja Mais:  Deputado entrega honrarias para personalidades que fizeram história em Rondonópolis

Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp – Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Delegado Claudinei ajuda a melhorar estrutura de escolas públicas em Rondonópolis através de emendas parlamentares

Publicado

Deputado acredita na educação de qualidade para melhorar o futuro dos jovens de Mato Grosso

Foto: Assessoria

Atento às necessidades do setor da educação pública em Mato Grosso, o deputado Delegado Claudinei (PL) segue apoiando causas que ajudam a melhorar cada vez mais o ensino público em nosso estado.

Nesta semana, o deputado esteve em Rondonópolis e efetuou a entrega de aparelhos de ar-condicionado, sofás, mesas e cadeiras para duas instituições – Escola Estadual Professora Eunice Souza dos Santos e Colégio La Salle -, que somam valores superior a R$ 100 mil disponibilizados através de emendas parlamentares.

“Estou muito grato por poder colaborar com uma instituição centenária, como o Colégio La Salle, que contribui com a sociedade dando educação de qualidade para as crianças e jovens da nossa cidade”, disse Claudinei.

Entrega dos aparelhos de ar-condicionado no Colégio La Salle

Na escola Eunice Souza, no Bairro Monte Líbano, Claudinei entregou três aparelhos de ar-condicionado, e prometeu intervir por obras na instituição.

– Estamos sempre juntos e atentos nas demandas por obras e materiais das escolas. Vamos verificar também a questão da reforma necessária junto à Secretária de Educação para agilizar o que for preciso para ajudar essa escola que atende uma parcela grande da comunidade de Rondonópolis – finalizou.

Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp – Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram

Comentários Facebook
Veja Mais:  Deputado Claudinei preside reunião de Comissão da AL com Comandante Geral da PMMT, nesta segunda
Continue lendo

ALMT – Campanha Fake News II

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana