Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

Juizado Ambiental de Rondonópolis mobiliza voluntários para Mutirão de Limpeza do Rio Arareau

Publicado

No Dia Mundial da Limpeza (23 de setembro), o Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do Juizado Volante Ambiental – Juvam da Comarca de Rondonópolis (212 km de Cuiabá) realizará o 9º Mutirão de Limpeza do Ribeirão Arareau. A ação integra o projeto “O Rio é Nosso” e conta com a parceria do Ministério Público Estadual, seccional mato-grossense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), polícias Ambiental, Civil, Militar e Penal, Exército, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), Prefeitura Municipal, cooperativas e organizações não-governamentais de defesa ao meio ambiente.
 
O projeto tem como finalidade revitalizar o córrego por meio do recolhimento de resíduos sólidos e orientar a comunidade acerca da necessidade de preservação do meio ambiente para a manutenção da saúde coletiva. 
 
“A vida no planeta depende dos cursos hídricos. Estes devem ser preservados. E uma ação ambiental que visa retirar dos rios resíduos sólidos que comprometem a ictiofauna, em muito ajuda para sobrevivência das espécies ali existentes. Além disso, é uma ação que traz uma conscientização sobre o descarte irregular de lixo e as consequências. É uma ação coletiva também voltada para conscientização da população” ressalta a juíza coordenadora do Juvam, Milene Beltramini.
 
Executado desde 2015, o mutirão já retirou 850 toneladas de resíduos das margens do rio. “A educação ambiental levada a efeito, com a presença da comunidade. Todos ganham com um meio ambiente mais saudável”, acrescentou a magistrada.
 
A limpeza foi dividida em 18 trechos, que compreendem os mais de sete quilômetros de extensão das margens do ribeirão. A ação deve começar pelo anel viário, no bairro Lucia Maggi, e finalizar no cais, onde o Arareau encontra o rio Vermelho.
 
A mobilização dos voluntários abrangeu todo o município, incluindo órgãos públicos, iniciativa privada, universitários, estudantes da rede pública, entre outros. Mais de 1.300 (mil e trezentos) voluntários estão inscritos para o nono mutirão, envolvendo 40 instituições e empresas do município.
 
A concentração será na Praça da Vila Cardoso, às 06h30.
 
Em paralelo às atividades do mutirão, será realizado também um pit stop de conscientização ambiental na Praça dos Carreiros, das 08h30 às 10h30. Serão distribuídas cartilhas educativas sobre queimadas e coleta seletiva. Também haverá um ponto de coleta para resíduos eletrônicos, medicamentos vencidos, pilhas e garrafas PET.
 
 
World Clean Up Day – O Dia Mundial da Limpeza é um movimento cívico que une 180 países e milhões de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta, em um único dia! No dia 23 de setembro de 2023, o Dia Mundial da Limpeza acontecerá pela 6ª vez. Desde 2018, mais de 50 milhões de pessoas saíram e limparam suas cidades, rios e comunidades dos resíduos.
 
Os resultados se espalharam pelo mundo, replicando ações de responsabilidade socioambiental mundo afora.
 
Serviço
O que: 9º Mutirão de Limpeza do Ribeirão Arareau
Quando: 23 de setembro
Onde: Concentração na Praça da Vila Cardoso, às 06h30
 
#Paratodosverem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Banner com o nome e a data do evento dentro do desenho de um saco de lixo, segurado por um boneco, com duas fotos de mutirões anteriores ao fundo com filtro verde ocupando dois terços da arte. Em baixo, escrito local e horário de concentração, juntamente com as logomarcas dos órgãos parceiros da realização.
 
Adellisses Magalhães
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
Com informações do Juvam de Rondonópolis
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  COE recomenda retorno do uso de máscaras para crianças e pessoas com sintomas gripais

Mato Grosso

Bombeiros controlam incêndio em carreta carregada com arroz

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu um incêndio em uma carreta que transportava uma carga de arroz na estrada E-60, em Guarantã do Norte, nas proximidades da BR-163. A ocorrência foi registrada nessa quinta-feira (16.05).

Segundo informações preliminares, o fogo teria começado devido ao superaquecimento dos freios do compartimento de carga do veículo.

No local da ocorrência, a equipe constatou que as chamas estavam concentradas na carroceria da carreta. Imediatamente, os bombeiros iniciaram o combate ao fogo através do resfriamento, evitando que as chamas se alastrassem pelo veículo.
Após a extinção do incêndio, a equipe de bombeiros realizou o rescaldo, que consiste na eliminação de possíveis focos remanescentes.

Não houve feridos.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Juiz Budny conquista a aposentadoria depois de 26 anos de dedicação à magistratura
Continue lendo

Mato Grosso

Artistas de MT apresentam músicas autorais neste domingo (19) em Cuiabá

Publicado

Mais um evento da 3ª edição do projeto ‘Viva a Cena!’ será realizado neste domingo (19.05), em Cuiabá, com shows de bandas autorais mato-grossenses. Com entrada gratuita ao público, as performances serão no Malcom Pub, a partir das 17h. As apresentações também serão transmitidas ao vivo pelo canal do Youtube do projeto.

O evento tem apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) via emenda parlamentar. Neste domingo, estão confirmados o artista Wesli Guita e os grupos Caramel Dog e Colisão Interna. Também haverá uma apresentação da banda Imitáveis, convidada para estar no palco durante a noite. A programação inclui serviços como estúdio de tatuagem e feira de vinil.

Wesli Guita é músico e compositor, natural de Tangará da Serra. Entre seus trabalhos estão a música ‘Ascender’ e ‘Sem pressa nenhuma’. A banda Colisão Interna é de Várzea Grande e apresenta composições que aliam poesia e música. A Caramel Dog, de Cáceres, traz para suas músicas inspirações do caos urbano e da vida dos excluídos. O grupo se dedica ao som autoral desde 2020, e recentemente lançou o projeto ‘Pandemic Chaos’.

Já a banda Imitáveis acumula mais de dez anos de estrada, com mais de 600 shows pelo país. Recentemente, o grupo lançou dois clipes das músicas ‘Eu só queria conhecer seu cachorro’ e ‘Se dê’.

Ao todo, mais de 50 bandas se inscreveram para participar, sendo selecionados 12 artistas e/ou bandas para se apresentar em quatro eventos do projeto. O primeiro show foi realizado no dia 21 de abril, com participação dos artistas Velhos Jovens, Teneriff e Thiago Synger, além da banda Strauss que foi a convidada naquela data.

Veja Mais:  Juiz Budny conquista a aposentadoria depois de 26 anos de dedicação à magistratura

As datas dos próximos eventos são 23 de junho e 07 de julho, com apresentação das bandas e artistas Sandinara, Astromalta, Oráculos Delfos, Yan Alvez, Red River, Retromotor e Jamaika. Além das apresentações, ao final, os artistas participam da gravação de uma coletânea do projeto, cujo lançamento será no dia 31 de julho.

Serviço | Viva a Cena – 3ª edição

Shows de artistas autorais de MT
Data: Domingo (19.05), a partir das 17h
Local: Malcom Pub, em Cuiabá
Mais informações: Instagram @projetovivaacena

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Pais e responsáveis têm até dia 30 de maio para atualizar cadastro na Rede Estadual de Ensino

Publicado

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) alerta que todos os estudantes da Rede Estadual de Ensino terão que atualizar os cadastros escolares até o dia 30 de maio.

Pais e responsáveis precisam realizar o procedimento diretamente na escola em que o aluno esteja matriculado. Ao todo, a Rede Estadual de Ensino conta com 333.958 estudantes. O cadastramento é obrigatório.

Segundo o coordenador do Censo Escolar da Seduc, Rodrigo Jacob, até 30 de maio, as secretarias de todas as escolas precisam revalidar as informações do estudante e dos pais que foram entregues no ato da matrícula para o ano letivo de 2024.

“Entre as informações que necessitam de confirmação estão endereço de e-mail, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e telefone do responsável”, pontua Rodrigo.

Para a Seduc, a medida é essencial, pois possibilita uma comunicação mais assertiva entre as unidades de ensino e a comunidade escolar e maior segurança dos estudantes e o acesso do responsável aos dados do estudante no MT Cidadão.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Instituições financeiras estão proibidas de oferecer empréstimo por telefone em MT
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana