Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Rondonópolis

Maior feira de sementes do Brasil, 2ª FEBRASEM, encerra com recorde de público e expositores

Publicado

Foto- Assessoria

A 2ª Feira Brasileira de Sementes (FEBRASEM) promovida pela Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (APROSMAT) encerrou nesta sexta-feira (16) em Rondonópolis – MT, e a busca por ampliação nas pesquisas para detecção de patógenos em sementes foi o tema que norteou as discussões do segundo dia.

O evento já considerado indispensável no setor sementeiro bateu recordes de público e expositores nesta edição. Foram mais de 500 participantes entre agricultores, empresários, pesquisadores e estudantes, além de 30 expositores nacionais e internacionais.

As palestras e debates durante os dois dias na Feira trouxeram as mais inovadoras pesquisas e tecnologias para o público presente, que está cada vez mais em busca de investir na agricultura de precisão.

Na abertura do evento no segundo dia, o sócio-diretor da consultoria Blink, Lars Schobinger, destacou que o sementeiro brasileiro tem o perfil de ser mais jovem, do que os europeus e americanos. E essa característica traz clientes mais exigentes no cenário produtivo, e tem sido fundamental para a transformação no setor principalmente na área tecnológica. “Esse perfil mais jovem do produtor brasileiro é muito positivo para a evolução no agronegócio no Brasil, já que são exigentes em termos de qualidade de serviço, qualidade de acompanhamento e conhecimento de tecnologia”, disse Lars.

No período da tarde, o painel técnico ‘Incidência de patógenos em sementes de soja’, foi a grande pauta do evento. A busca por detectar com mais rapidez, possíveis problemas no grão e assim mitigar prejuízos, é a preocupação de pesquisadores e agricultores, que destacam que Mato Grosso precisa de uma ampliação nas pesquisas para conseguir acompanhar a alta produção do Estado.

Veja Mais:  Camargo Pires promove campanha para fortalecer comércio da Vila Operária

A doutora em Ciência e Tecnologia de Sementes e pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maria de Fátima Zorato, em entrevista explicou que o painel teve o objetivo de discutir sobre os fungos nas sementes que é recorrente em Mato Grosso, devido às questões climáticas. E o debate desse tema na FEBRASEM foi fundamental para acelerar o movimento junto ao Ministério da Agricultura por uma política que ajude o agricultor a não enfrentar perdas.

“Estamos pleiteando junto ao Ministério da Agricultura o tratamento de sementes, pois o volume de produção é muito alto e precisamos de tempo hábil para não atrasar o embarque do produto. Para isso, estamos levantando dados, e mostrar a importância da soja no país que já é reconhecida pelo Governo, na questão da pujança na economia. E não podemos ter prejuízo na produtividade e para o produtor”, destacou Zorato.

Para o vice-presidente de Grandes Culturas da APROSMAT, Carlos Augustin, Rondonópolis se consolida como a Capital da Semente do Brasil, e a realização da Feira só mostra essa força que a região tem. “É natural que cada região tenha um polo econômico, em Sorriso e Lucas do Rio Verde é a soja e o milho. E aqui em Rondonópolis é a semente. E o desafio da próxima feira será atender os agricultores de forma geral, sendo ainda maior e mais robusta”, afirmou.

Ao final do evento, o presidente da APROSMAT, Nelson Croda, já adiantou ao público que a terceira edição do evento está confirmada e promete trazer ainda mais parceiros, para a ampliação das discussões e networks entre os participantes. “A FEBRASEM foi um evento engrandecedor, enriquecedor e de muita aprendizagem sobre novos produtos e tecnologias. E a terceira edição da Feira já está sendo pensada, e esperamos contar com a participação de todos. E a nossa expectativa é ampliar ainda mais o evento, abrindo as portas para novas tecnologias e produtos”, disse Croda. A próxima edição da FEBRASEM está marcada para os dias 19 e 20 de junho de 2024.

Veja Mais:  Prefeitura entrega mais uma área de lazer para a população

Entre no grupo do whatsapp Clique aqui para entrar no grupo do Portal MT no Whatsapp

Rondonópolis

TJMT declara inconstitucional lei das emendas impositivas de Rondonópolis

Publicado

Decisão unânime do Órgão Especial restabelece competência do Executivo sobre a execução orçamentária e anula integralmente norma aprovada pela Câmara Municipal

Foto- Assessoria

Câmara extrapolou função legislativa, diz Tribunal

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) declarou, por unanimidade, a inconstitucionalidade da Lei Municipal nº 14.475/2025, que disciplinava a execução das emendas parlamentares impositivas em Rondonópolis. A decisão foi proferida em 9 de julho e anulou integralmente a norma promulgada pela Câmara Municipal após a derrubada do veto do prefeito Cláudio Ferreira (PL).

Com o julgamento, o Tribunal restabeleceu a competência exclusiva do Poder Executivo para administrar a execução orçamentária do município.

Prefeito alegou invasão de competência

Na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), o prefeito sustentou que a lei invadia atribuições privativas do Executivo ao estabelecer regras sobre empenho, pagamento, remanejamento de recursos e execução das emendas parlamentares.

A ação também argumentou que a legislação municipal contrariava normas federais de responsabilidade fiscal e reproduzia dispositivos já considerados inconstitucionais pelo próprio TJMT em julgamento anterior.

Relatora aponta violação da separação dos Poderes

Em seu voto, a relatora do processo, desembargadora Clarice Claudino da Silva, concluiu que a Câmara Municipal extrapolou sua competência legislativa ao criar mecanismos que interferiam diretamente na administração financeira e orçamentária do município.

Entre os dispositivos considerados inconstitucionais estavam a possibilidade de vereadores alterarem a destinação de emendas por meio de simples ofício, a dispensa de parecer jurídico prévio para determinadas despesas, a flexibilização de exigências de regularidade fiscal e a atribuição à Mesa Diretora da Câmara da gestão das emendas em situações específicas.

Veja Mais:  Prefeitura entrega mais uma área de lazer para a população

Segundo a magistrada, essas medidas afrontam o princípio constitucional da separação dos Poderes ao transferirem ao Legislativo competências exclusivas do Executivo.

STF e TCE-MT embasaram entendimento

A relatora ressaltou que a execução do orçamento público é atribuição privativa do Poder Executivo, entendimento já consolidado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O voto também observou orientações técnicas do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) voltadas à transparência, ao controle e à rastreabilidade das emendas parlamentares.

Lei perde validade desde a origem

Com a decisão, a Lei Municipal nº 14.475/2025 foi declarada integralmente inconstitucional, com efeitos retroativos (ex tunc), como se nunca tivesse produzido efeitos jurídicos.

O Órgão Especial também manteve a liminar que havia suspendido a eficácia da norma durante a tramitação da ação e rejeitou o pedido de modulação dos efeitos da decisão.

Continue lendo

Rondonópolis

52ª Exposul contará com quatro dias de ciclo de palestras técnicas gratuitas

Publicado

Temas nas áreas de nutrição, sanidade animal, gestão de propriedades e cenário de mercado serão debatidos

Foto-Assessoria

A edição deste ano da Exposul, a feira agropecuária com a mais completa programação do Mato Grosso, que ocorre de 03 a 09 de agosto, com portões abertos todos os dias, além de muito entretenimento contará também com um ciclo de palestras gratuito para produtores rurais e comunidade em geral. Com temas e assuntos variados, proporcionará quatro dias de muito conhecimento e debates sobre a vida no campo.

O diretor do Sindicato Rural de Rondonópolis, Leonardo Alves de Freitas, explica que para este ano o segmento de palestras contará com um novo espaço, preparado para receber convidados, expositores e público em geral. “Este ano nós preparamos quatro dias de palestras focadas no nosso público, com a parte ambiental, produção rural, a parte técnica nossa e também dos serviços ofertados pelo Sindicato Rural. Então serão palestras totalmente gratuitas, com foco na qualidade e em trazer assuntos pertinentes ao convívio aqui da cidade, do produtor rural, do comerciante e da população em geral”, disse.

Segundo Leonardo, com a programação de palestras e outros eventos durante o dia, a Exposul abre espaço para que todos participem de algum momento da feira. “Convidamos a todos para marcarem na sua agenda um espaço para prestigiar as palestras e outras atrações que teremos no período diurno. Venham prestigiar, traga a sua família, filho e esposa e aproveitem esse espaço que é preparado para vocês, totalmente gratuito, pensado em trazer o conhecimento e a nossa diversidade da nossa cidade, as nossas empresas, nossas indústrias, nossos produtores. Tudo isso tem na Exposul”, finalizou.

Veja Mais:  Prefeitura de Rondonópolis apoia a Campanha Coração Azul

Grade de shows: A linha de shows nacionais da 52ª Exposul contará com um espaço exclusivo para receber as atrações e terá entrada gratuita para a pista. As apresentações começam na segunda-feira (03/08), com Deive Leonardo; na terça-feira (04/08), haverá show regional; na quarta-feira (05/08), haverá shows em dose dupla com o cantor Natanzinho Lima e, na sequência, a cantora Mariana Fagundes; na quinta-feira (06/08), Eduardo Costa. Na sexta-feira (07/08), ocorrem mais dois shows, com Murilo Huff e a dupla Zé Neto e Cristiano. Para fechar a festa, no sábado (08/08), haverá o show do “Embaixador” Gusttavo Lima.

Para aqueles que preferirem mais conforto e comodidade, a organização disponibiliza ingressos para a área VIP e camarotes com valores a partir de R$ 80, pelo site Guichê Web e nos pontos físicos: Calçados Bandeirantes, West Country, loja TXC (Shopping), Padaria Vip e Sindicato Rural.

A 52ª Exposul é uma realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Rondonópolis e conta com o apoio institucional do Senar MT, Aprosoja, Governo do Estado de Mato Grosso, Prefeitura Municipal e Câmara Municipal de Rondonópolis.

Programação de palestras:

Dia 04/08

15h – Palestra: Desmama Precoce de Qualidade – Marcelo Valerio

Local: Pavilhão de Palestras

16h – Palestra: Análise de Mercado – Cleiton Gauer

Local: Pavilhão de Palestras

17h – Palestra: Produção de Silagem – Luis Keplin

Local: Pavilhão de Palestras

Veja Mais:  Rondonópolis realiza Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado

Dia 05/08

16h – Painel: Novas Fronteiras do Agronegócio: Mercados Culturais e Tendências Internacionais – Leonardo Ananda Gomes (Fundador & CEO da Câmara de Comércio Índia Brasil), Marcel Daltro (Sócio da Nelson Wilians Advogados), Eduardo Lima (Sócio da Grãos Uai e Sol Trading) e Presidente do LIDE Índia.

Dia 06/08

15h – Palestra: Mercado, Planejamento, Estratégia, Gestão e Comercialização de Grãos e Pecuária no Mato Grosso – Hedge Agro

Local: Pavilhão de Palestras

16h – Palestra: Commodities Agrícolas – Cenários, Tendências e Oportunidades – SVN Investimentos

Dia 07/08

15h – Palestra: Força Tática – Segurança Rural

Local: Pavilhão de Palestras

16h – Palestra: Panorama de Resultados da Assistência Técnica e Gerencial de Corte – Marcelo Nogueira

Local: Pavilhão de Palestras

17h – Palestra: Gestão na Sucessão Familiar – Leonardo Freitas

Local: Pavilhão de Palestras.

Continue lendo

Rondonópolis

Torresmofest está de volta a Rondonópolis, e traz em edição especial “Lendas do Rock”

Publicado

O festival reúne gastronomia, shows ao vivo e atrações para toda a família entre os dias 30 de julho e 02 de agosto no Rondon Plaza Shopping, com entrada gratuita

Sabores marcantes, música ao vivo e entretenimento para todas as idades estarão reunidos em Rondonópolis durante a terceira edição do Torresmofest. Entre os dias 30 de julho e 02 de agosto, das 12h às 23h, o maior festival gastronômico itinerante do país ocupa o estacionamento do Rondon Plaza Shopping, com entrada gratuita e uma programação que combina culinária, cultura e lazer.

Mais de 20 expositores participam desta edição, oferecendo um cardápio que vai muito além do tradicional torresmo. Entre as opções estão costela fogo de chão, baião de dois, feijão tropeiro, hambúrgueres com torresmo ou shimeji, lanches de costela, batatas recheadas, doces artesanais, sobremesas e chopp artesanal.

Com mais de 660 edições em diferentes regiões do país, o Torresmofest consolidou-se como um dos principais festivais gastronômicos do Brasil. O evento já passou por estados como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Sergipe, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Goiânia e Piauí.

Reconhecido por valorizar as diversas versões do torresmo e outros pratos à base de proteína suína, o evento chega em 2026 com uma temática inédita: Lendas do Rock. A programação irá contar com mais de 10 bandas interpretando sucessos de grandes nomes do rock nacional e internacional.

Veja Mais:  RECEBEU CARTA: Paulo José se reúne com artistas para debater políticas públicas para cultura

Serviço:

Torresmofest – Edição Especial Lendas do Rock

Data: de 30 de julho a 02 de agosto

Horário: das 12h às 23h

Local: Rondon Plaza Shopping

Entrada e Shows: Gratuitos

Pet Friendly

Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana