Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Política MT

Mais de mil casos de ameaças contra idosos são registrados em Mato Grosso

Publicado

Presidente do Conselho Estadual de Defesa dos  Direitos da Pessoa Idosa (CEDDPI), Francisco Delmondes Bentinho.

Foto: DEMÓSTENES MILHOMEN

O próximo sábado (15) marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída há 13 anos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

São muitas as formas de violência contra a pessoa idosa: maus-tratos físicos e psicológicos, coação, exploração econômica, negligência, restrição de liberdade e dor.

Um levantamento do Sistema Nacional de Atendimento Médico (Sinam), em conjunto  com a Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde, sobre casos notificados de violência contra idosos em Mato Grosso, apontou que 444 pessoas idosas foram violentadas, entre o período de 2015 a 2018.

Outras estatísticas da agressão, mais recente, foi apresentada pela  Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), que informou que 32% dos registros de pessoas idosas tiveram algum tipo de constrangimento ilegal no estado, entre o período de  janeiro a maio de 2019.

A pasta do governo estadual  mostrou ainda a classificação “ameaça” ao mesmo púbico, que nos primeiros cinco meses do ano, totalizaram 1067 casos  no estado. Em comparação ao mesmo período do ano passado, foram 1041 ocorrências, obtendo 2% de aumento.

A maioria dos casos foram pessoas que sofreram agressão física, com 323 ocorrências, além de psíco e moral, com 110 registros. Outras ocorrências ocorreram em residências, somando 268.  O relatório também aponta que a maioria dos agressores são desconhecidos, com 114 casos notificados.

Segundo a Sesp, todos os casos registrados foram coletados, via boletins de ocorrências, pelas delegacias da  Polícia Judiciária Civil em Mato Grosso.

Veja Mais:  CPI vai ter colaboração do Ministério Público do Estado em investigações

Vítima – Lutar para conseguir um atendimento médico em uma das unidades públicas de saúde de Mato Grosso tem sido constrangedor para o caminhoneiro aposentado, Luiz Rogério Eletr, 60 anos, portador de deficiência auditiva.

O idoso que se aposentou há 3 anos para cuidar da saúde, disse que sente ofendido toda vez que procura atendimento nas unidades de saúde em Cuiabá. “Não somos tratados com respeito”, disse a vítima.

O caminhoneiro relatou um dos problemas que mais afeta sua faixa de idade, sendo um dos casos típicos de violência no país.  “Além do sofrimento quando passa aqui, eles fazem pouco caso, debocham da gente que tem deficiência. Não tem como evitar ouvir os comentários, chacotas e piadas”, desabafou, ao destacar as atitudes violentas sofridas no ambiente hospitalar.

O presidente do Sindicato dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Mato Grosso (Sintapi-MT) e  presidente do Conselho Estadual de Defesa dos  Direitos da Pessoa Idosa (CEDDPI), Francisco Delmondes Bentinho, explicou  que quando ocorre esse tipo de denúncias de maus tratos contra o público idoso ao sindicato, antes de se manifestar,  a instituição se posiciona cuidadosamente.  “Em  muitas vezes, os agressores são pessoas da família das vitimas. Nesse caso, tomamos medidas cautelosas para não expor as partes”,   disse o sindicalista e presidente CEDDPI.

“Quando nos manifestamos para falar da agressão às vitimas,  primeiramente, orientamos os denunciantes  a levar ao conhecimento dos conselhos municipais e estadual, que têm profissionais capacitados para policiar e acompanhar  cada caso”, completou Bentinho.

Atendimento – “Desde que iniciamos os trabalhos entre o período de  2016  a 2018, o estado  tinha apenas 32 conselho municipais. Nesses 2 anos de gestão, tivemos o aumento de 32 para 132 postos de atendimento  (conselhos municipais)  no interior de Mato Grosso”, disse o sindicalista e presidente  do CEDDPI, que durante a entrevista afirmou  que seu ingresso no Conselho Estadual do Idoso obedece uma normativa do Poder Executivo  Estadual que disponibiliza uma das 16 vagas de membros aos representantes sindicais da categoria.

Veja Mais:  Veículos com gás natural poderão ser isentos de IPVA em MT

Outra iniciativa foi a criação do Prêmio “Cândido Rondon”, que trata de um concurso, que  tem como objetivo homenagear e dar visibilidade às pessoas que lutam e promovem a defesa dos direitos das pessoas idosas de Mato Grosso.

“É importante falar do trabalho do conselho estadual porque são compostos por pessoas da sociedade civil organizada e das organizações governamentais, porque contribui para a sociedade mato-grossense.

Já o Governo do de Mato Grosso, por meio da Setasc, responsável pelas ações voltadas ao idoso, comunicou que disponibiliza apoio técnico (conselheiros do Conselho da Pessoa Idosa) para a realização das conferências municipais de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa nos municípios do interior, desde o mês de março deste ano.

A assessoria da Setasc informou que a pasta está se estruturando em razão da troca de gestão. Por isso, ainda não há ações preventivas para o combate à violência contra a população idosa ou manifesto para lembrar a data pelo atual governo.

Legislação – Em 2001, foi sancionada  a Lei nº 7486,  que altera a Lei 6.512, de 6 de setembro de 1994.  A matéria tratou nos seus artigo de incluir representantes da sociedade civil , Secretaria de Estado  de Cultura, Secretaria  de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Defensoria  Pública e Secretaria  de Estado de Esporte e Lazer, para participar e deliberar os pareceres do Conselho pelo presidente da Fundação  de Promoção  Social (Prosol),  que hoje funciona como a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc).  Na mesma, foi instituída a  Secretaria Executiva  para o CEDEDIP.

Veja Mais:  Deputado Claudinei indica aquisição de EPIs para Penitenciária Central do Estado de MT

Também há  uma lei aprovada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso, sancionada em 2017, que criou a Política Estadual para o Sistema Integrado de Informações de Violência Contra o Idoso, denominado Observatório Estadual da Violência Contra o Idoso. Trata-se da Lei 10.597/ 2017, de autoria do ex- deputado estadual Dr Leonardo.

O CEDEDIPI, foi criado pela Lei n. 6.512, de 6 de setembro de 1994. A lei institui um órgão permanente, paritário, de  caráter  deliberativo, vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos, tendo por objetivo a supervisão, o acompanhamento, a fiscalização e a avaliação da Política Nacional do idoso, no âmbito do estado de Mato Grosso, observadas as diretrizes conforme dispõe a Lei Federal nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 – Estatuto do Idoso.

Comissão – Ainda na Casa de Leis, os assuntos relacionados sobre a  população idosa são tratadas pela Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Amparo à Criança, ao Adolescente e ao Idoso,  que é presidida pelo deputado João  Batista (Pros).

Estatísticas – De acordo com o IBGE, a mais recente estimativa da população de Mato Grosso, de 2018, é de 3.441.998 pessoas, sendo 9,52% de idosos (mais de 60 anos).

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera um país envelhecido quando 14% da sua população possui mais de 65 anos. Na França, por exemplo, este processo levou 115 anos. Na Suécia, 85. No Brasil, levará pouco mais de duas décadas, sendo considerado um país velho em 2032, quando 32,5 milhões dos mais de 226 milhões de brasileiros terão 65 anos ou mais.

Política MT

“Pivetta tem conceito de bom administrador e provou isso”, diz Mendes

Publicado

Ex-governador Mauro Mendes junto do vice Otaviano Pivetta e do secretário Alan Porto Crédito – Lucas Rodrigues/Secom

O pré-candidato a senador afirmou que o governador ajudou a recuperar Mato Grosso e realizou uma gestão exitosa em Lucas do Rio Verde
 
O pré-candidato a senador Mauro Mendes (União), durante entrevista ao portal HiperNotícias, defendeu a reeleição do governador Otaviano Pivetta (Republicanos) por considerar que ele provou ser “um bom administrador” ao ajudar recuperar Mato Grosso.
 
Mendes citou que Pivetta realizou uma gestão exitosa nos três mandatos de prefeito em Lucas do Rio Verde. Segundo ele, o município se tornou uma das “melhores cidades” do estado.
 
“Pivetta tem boas qualidades, conceito de bom administrador e provou isso três vezes sendo prefeito de Lucas do Rio Verde. Lá, ele ajudou a construir uma das melhores cidades do estado”, pontuou.
 
Além disso, Mendes relatou que gestões anteriores deixaram Mato Grosso “totalmente dilacerado” e Pivetta, com suas qualidades e conhecimento da máquina pública, ajudou a reparar os danos causados.
 
“Ele trabalhou corretamente, foi leal, sabe fazer gestão e conhece a máquina pública. Considero que ele tem muitas qualidades para exercer esse cargo [de governador], continuar o trabalho de recuperar MT, que era um estado quebrado, totalmente dilacerado e corrompido nas estruturas básicas de prestação de serviço ao cidadão”, observou.
 
Mendes, por fim, avaliou que Pivetta é capacitado para continuar implantando melhorias ao desenvolvimento estadual.
 
“Hoje, Mato Grosso é um dos estados brasileiros que mais investe em todas as áreas. Desejo que o Pivetta possa continuar isso e tenho certeza que ele tem qualidades para tal”, completou.
Veja Mais:  Deputado Claudinei indica aquisição de EPIs para Penitenciária Central do Estado de MT
Continue lendo

Política MT

Convenção do MDB apresenta pré-candidatura de Léo Bortolin na próxima semana em Primavera do Leste

Publicado

 

Encontro será realizado na quinta-feira (23), na Chácara Vitória, contará com a presença da presidente estadual da sigla, Janaina Riva, e deverá reunir filiados, apoiadores e lideranças políticas

Foto- Assessoria

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) realiza, na próxima quinta-feira (23), a Convenção Municipal do partido em Primavera do Leste para a oficialização da pré-candidatura do ex-prefeito Leonardo Bortolin a deputado estadual. O ato político será realizado na Chácara Vitória, com concentração a partir das 17h e início da solenidade oficial às 18h.

O encontro contará com a presença da presidente do MDB de Mato Grosso, Janaina Riva, e deverá reunir filiados, apoiadores e lideranças políticas de Primavera do Leste e de outros municípios do estado. Além das atividades previstas na convenção municipal, o evento marcará a apresentação da pré-candidatura de Bortolin para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Conhecido como Léo Bortolin, ele foi vereador e prefeito de Primavera do Leste por dois mandatos, entre 2017 e 2024. Também presidiu, até março deste ano, a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), período em que ampliou sua atuação política e o contato com gestores e lideranças de diferentes regiões do estado.

AGENDA

O quê: Convenção Municipal do MDB e apresentação da pré-candidatura de Leonardo Bortolin a Deputado Estadual;

Presença confirmada: Presidente estadual do MDB-MT, Janaina Riva;

Quando: quinta-feira, 23 de julho, a partir das 17h;

Veja Mais:  Claudinei propõe estender patrocínios aos times de futebol das séries C e D de Mato Grosso

Onde: Chácara Vitória – Avenida dos Trabalhadores, nº 1840, Primavera do Leste – MT;

Programação: Concentração a partir das 17h | Solenidade oficial e início das atividades às 18h.

Continue lendo

Política MT

Republicanos de MT marca convenção para o dia 4 de agosto em Cuiabá 

Publicado

Agendado para as 18h, evento ocorrerá no Ginásio Dom Aquino com lideranças e apoiadores do partido  

Otaviano Pivetta

O partido Republicanos de Mato Grosso oficializou que a sua convenção partidária ocorrerá na terça-feira, dia 4 de agosto, às 18h no Ginásio Dom Aquino, para lançar os nomes à disputa eleitoral deste ano.  

Nessa data, a agremiação vai oficializar a candidatura à reeleição do governador Otaviano Pivetta. 

Além disso, o partido pretende confirmar os nomes que disputarão cadeiras na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Atualmente, o Republicanos tem cinco deputados com mandato ativo (Diego Guimarães, Dr. Eugênio, Nininho, Paulo Araújo e Valmir Moretto) e é a maior bancada do parlamento. A sigla também oficializa na data as candidaturas a deputados federais.  

O evento contará com as principais personalidades do partido, além de siglas aliadas e lideranças que apoiam os projetos políticos apresentados. 

Veja Mais:  Claudinei propõe estender patrocínios aos times de futebol das séries C e D de Mato Grosso
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana