Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Mato Grosso tem o 4º maior crescimento percentual de viagens internas feitas por seus moradores em 2024

Publicado

Mato Grosso foi um dos estados que mais ampliaram o número de famílias que voltaram a viajar em 2024, segundo dados do IBGE. O levantamento do módulo Turismo da PNAD Contínua mostrou que o percentual de domicílios com pelo menos um morador viajando passou de 17,1% em 2023 para 19,3% em 2024. Isso representa um aumento de 12,8% no total de lares com viagens registradas.

O estado teve o quarto maior crescimento do país, atrás apenas de Roraima, Pernambuco e Paraná. O dado reforça a retomada do turismo mato-grossense no pós-pandemia e mostra que a população voltou a se deslocar mais para lazer, negócios e visitas a familiares.

Enquanto a média nacional ficou em 19,3%, Mato Grosso se manteve entre os destaques positivos, num cenário em que apenas 11 estados tiveram aumento nas viagens, confirmando a recuperação do turismo interno após a pandemia de COVID-19. Em 2020, o índice estadual era de apenas 10,9%, chegando a 10,6% em 2021, os anos mais afetados pelas restrições sanitárias.

O desempenho mato-grossense é expressivo em um cenário em que apenas 11 unidades da federação apresentaram alta no número de viagens em 2024, com destaque para estados do Norte e Nordeste. Nenhum estado do Sudeste registrou crescimento no período, segundo o levantamento.

O estudo também mostra que o turismo está diretamente ligado ao poder de compra das famílias. Quanto maior a renda, mais chances de viajar. Entre os lares com renda acima de quatro salários mínimos, quase metade fez pelo menos uma viagem no período da pesquisa. Já entre as famílias com renda menor que meio salário mínimo, só uma em cada dez conseguiu se deslocar.

Veja Mais:  MT Hemocentro e unidade de coleta no Pronto Socorro terão horário de atendimento reduzido nesta sexta-feira (20)

No Centro-Oeste, o tipo de viagem mais procurado continua sendo o contato com a natureza. Em Mato Grosso, destinos como Chapada dos Guimarães, Nobres e Pantanal estão entre os preferidos, especialmente para o ecoturismo e o turismo de aventura, que já superam as viagens de sol e praia em número de visitantes.

Segundo o empresário Juan Garcia, proprietário da Pantanal Partners, esse aumento é perceptível no dia a dia dos empreendimentos turísticos. Ele aponta também que ações de promoção de Mato Grosso, por meio de feiras do setor, como a Abav Expo, realizada de 8 a 10 de janeiro, no Rio de Janeiro, são formas de colocar o Estado na vitrine.

“A gente percebe um aumento progressivo de visitantes no estado, tanto nacionais quanto estrangeiros. Trabalhamos majoritariamente com turistas do exterior e, a cada ano, cresce a procura por áreas de proteção e natureza, como o Pantanal e a Amazônia. Isso é resultado direto das ações de divulgação do estado em feiras e eventos, e também da força das redes sociais, que despertam o interesse de quem nunca visitou esses lugares”, observa.

Na mesma linha, o gerente de receptivo e eventos da Confiança Turismo, José Eduardo Sanches, confirma o movimento crescente nas viagens de curta duração seja pelos turistas do Estado ou fora dele.

“Notamos um aumento de cerca de 10% a 12% nas saídas regulares entre 2023 e 2024. A melhoria da infraestrutura, como a substituição das pontes de madeira por concreto na Transpantaneira e a revitalização de praças e receptivos, tem impacto direto na qualidade do atendimento e nas avaliações dos turistas. Esses investimentos são fundamentais para manter o crescimento do turismo local”, afirma.

Veja Mais:  BR-163/364: Rota do Oeste inicia primeira obra rodoviária feita com asfalto reciclado no Brasil

Para a secretária adjunta de Turismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Maria Letícia Costa, os números do IBGE confirmam o impacto das políticas públicas de fomento ao setor.

“Esses dados mostram que o mato-grossense voltou a viajar e que o nosso estado está mais estruturado para receber visitantes. O Governo do Estado está investindo em obras, qualificação e divulgação dos nossos destinos, e o turismo de natureza tem se consolidado como uma das principais forças da nossa economia”, destacou.

Com crescimento acima da média nacional, Mato Grosso se firma como um dos destinos mais promissores do país, unindo natureza, cultura e gastronomia em experiências que atraem cada vez mais viajantes.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Projeto Doutores Palhaços integra Mostra de Experiências em Humanização no RJ

Publicado

O projeto Doutores Palhaços, da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), será apresentado na 1ª Mostra de Experiências em Humanização (HumanizaRIO 2025), que ocorrerá de 17 a 19 de novembro, no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, no Rio de Janeiro.

Entre 2023 e 2025, o projeto capacitou mais de 100 profissionais em Mato Grosso, entre servidores, trabalhadores aposentados do SUS (Sistema Único de Saúde) e membros da comunidade, para levar humanização, leveza e escuta sensível para pacientes, profissionais e familiares.

“Será feito um relato da experiência ‘Palhaçaria Hospitalar – Doutores Palhaços MT’, sobre como a arte e o riso vêm transformando os ambientes hospitalares de Mato Grosso em espaços mais humanos, afetivos e cheios de vida”, destacou a coordenadora de Promoção e Humanização da Saúde, Rosiene Pires.

Segundo a gestora, as formações abordaram tanto aspectos técnicos da palhaçaria quanto dimensões éticas e emocionais, fortalecendo a sensibilização no cuidado.

“As atividades proporcionam a liberação de hormônios como a endorfina, serotonina e dopamina, para auxiliar no bem-estar físico e emocional dos pacientes. Essa história dos ‘Doutores Palhaços’ atravessa fronteiras e inspira o SUS de todo o Brasil”, acrescentou.

O projeto será apresentado pela servidora Áurea Kelly Campos, conhecida pelo nome artístico de Eloá Pimenta.

A mostra terá cerca de 70 trabalhos com o objetivo de valorizar e compartilhar iniciativas que promovem cuidado e gestão humanizada, acolhimento, escuta ativa, empatia, saúde do trabalhador e promoção da saúde em diferentes contextos institucionais e comunitários.

Veja Mais:  Seaf abre prazo para receber propostas para o programa de melhoramento genético de gado leiteiro

Sobre os Doutores Palhaços

O projeto “Doutores Palhaços” capacita profissionais na arte da palhaçaria, que atuam em hospitais e unidades de saúde, com o intuito de levar alegria e conforto aos pacientes, acompanhantes e servidores. As atividades proporcionam a liberação de hormônios como a endorfina, serotonina e dopamina, para auxiliar no bem-estar físico e emocional dos pacientes.

O projeto “Saúde com Alegria: Doutores Palhaços no Estado de Mato Grosso” foi idealizado pela Superintendência de Atenção à Saúde da SES e é executado por meio da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Rotam prende homem por porte ilegal de arma de fogo, apreende pistola e munições

Publicado

Policiais militares do Batalhão de Rondas Ostensivas Tática Móvel (Rotam) do 6º Batalhão prenderam um homem, de 39 anos, por porte ilegal de arma de fogo, na noite deste sábado (15.11), em Cáceres. Com o suspeito, os policiais apreenderam uma pistola calibre .380 e 14 munições do mesmo calibre, e uma quantia de R$1.385,00 em dinheiro.

Durante policiamento tático, a equipe policial foi acionada para uma ocorrência de uma briga com dois homens, em um posto de combustível. De acordo com a denúncia, um dos envolvidos estaria armado no local. Os policiais se deslocaram até o endereço e identificaram o suspeito.

Durante a abordagem, a equipe encontrou uma pistola calibre .380 com 14 munições e uma quantia em dinheiro. Questionado sobre a origem da arma de fogo, o homem relatou ter comprado por uma quantia de R$ 5 mil e não soube informar a procedência.

Diante do flagrante, o suspeito foi encaminhado para a delegacia, com o material apreendido, para as providências que o caso requer.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Governo de MT aumenta lista de esportistas atendidos com Bolsa Atleta em 2024
Continue lendo

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros de Bombeiros atende duas ocorrências de acidente de trânsito em diferentes municípios

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) atendeu, na sexta-feira (14.11), duas ocorrências de acidente de trânsito registradas nos municípios de Santa Rita do Araguaia (GO) e Confresa (MT). As ações envolveram atendimento pré-hospitalar, avaliação de vítimas e encaminhamento para unidades de saúde.

A equipe do 1º Núcleo Bombeiro Militar (1º NBM) foi acionada para atender um acidente de trânsito na cidade vizinha de Santa Rita do Araguaia, em Goiás, município que faz divisa com Alto Araguaia (418 km de Cuiabá).

O acidente envolveu uma motocicleta e um veículo de passeio, resultando na queda do motociclista. Com o impacto, a vítima apresentou fratura exposta no punho esquerdo e lesão no joelho, causada por uma pedra no momento da queda.


A equipe do 1º NBM realizou o atendimento pré-hospitalar imediato no local, aplicando imobilização conforme protocolos operacionais, controle de hemorragia e avaliação completa para garantir a estabilidade do paciente.

Após os primeiros socorros, o motociclista foi transportado ao Hospital Municipal de Alto Araguaia para continuidade do atendimento médico.

Já por volta das 18h13, um cidadão compareceu ao quartel do 2º Núcleo Bombeiro Militar (2° NBM) informando sobre um acidente envolvendo uma motocicleta e um automóvel na Rua São Judas Tadeu, no bairro Universitário, em Confresa (1057 km de Cuiabá).

Diante da informação, a equipe do 2º NBM se deslocou imediatamente para o local. Ao chegar, os militares encontraram um homem ferido.

Veja Mais:  Inscrições de estudantes para concurso da CGU podem ser feitas até 23 de agosto

A equipe de bombeiros realizou avaliação primária e secundária, coletando informações sobre o mecanismo do trauma e os sinais apresentados pela vítima. Após análise e estabilização inicial, o homem foi conduzido ao Hospital Municipal de Confresa.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana