Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

MT tem cinco produtores familiares premiados no 3º Mundial do Queijo pela qualidade dos produtos

Publicado

Cinco produtores familiares de queijo de Mato Grosso foram premiados pela qualidade nos produtos, no 3º Mundial do Queijo do Brasil, realizado de 11 a 14 de abril, em São Paulo. A cadeia leiteira tem recebido incentivo do Governo de Mato Grosso pelo programa MT Produtivo Leite, da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf).

Uma equipe de técnicos da Seaf e da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) participou do evento, que incluiu palestras e visitas a propriedades produtoras de leite.

“Este evento não apenas reconheceu a qualidade dos produtos lácteos de Mato Grosso, mas também reforça a importância da agricultura familiar na cultura alimentar e economia regionais, que é no que o Governo do Estado vem trabalhando intensamente”, afirmou o secretário adjunto de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural, Clóvis Figueiredo, sobre a missão técnica a São Paulo, por meio de parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). 
Evento reuniu produtores de queijo de todo o Brasil em SP – Foto: Assessoria/Seaf-MT

Raquel Catanni, de Nova Mutum, ganhou a medalha ‘Super Ouro’ com seu Queijo Maringá e ‘Ouro’ com o Nozinho Temperado. Foram premiados com medalha de ouro Larissa Berte Barbosa, de Nossa Senhora do Livramento, e Vandecléia Prochnow, do Distrito de Nossa Senhora da Guia, em Cuiabá, Edmar Alves Trindade, de Nobres, também de ‘Ouro’, e Jackson Pacheco, de Santo Antônio de Leverger, que levou ‘Bronze’ com seu Queijo Pantanal.
Larissa e o marido Silas após a premiação – Foto: Arquivo pessoal

Veja Mais:  Beneficiários devem ficar atentos às mensagens no extrato de pagamento do Bolsa Família

Larissa destacou o interesse do Governo do Estado em fazer uma nova lei, que já foi aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Mauro Mendes em janeiro de 2024, que estabelece critérios para a manipulação e beneficiamento de produtos de origem animal provenientes da agroindústria familiar.

“Sofremos bastante devido à legislação ser muito antiga e o Governo, nessa força-tarefa, formulou uma nova lei específica para o queijo artesanal, que reduz a burocracia, barateia e agiliza a legalização dos pequenos produtores. Com isso, vamos ter mais segurança jurídica para fabricarmos e comercializarmos nossos produtos”, afirmou a produtora sobre a lei que está em regulamentação. 
Com o Queijo Maringá, Raquel Catanni, de Nova Mutum, ganhou a medalha ‘Super Ouro’  no evento – Foto: Arquivo pessoal

Além dessa lei citada pela produtora premiada, o Governo está regulamentando a lei que criou o Fundo de Apoio à Agricultura Familiar para apoiar os pequenos empreendimentos rurais. 

Edmar Trindade produz requeijão e queijo de massa filada na propriedade da família, na Vila Roda D’Água, em Nobres (a 122 km de Cuiabá), com o apoio da mulher e dos dois filhos adolescentes. Ele comercializa a produção em uma loja na vila, que tem movimento considerável de pessoas por causa dos pontos turísticos. 

“Começamos fazendo queijos com 15 litros de leite por dia e hoje estamos usando cerca de 70 litros. Vamos ter uma reunião com a Seaf para fazer a construção da queijaria e definir a planta, porque a nossa intenção é expandir cada dia mais”, afirmou. 

Veja Mais:  Mato Grosso é destaque pelo melhor desempenho na fiscalização de desmate ilegal no Brasil

A coordenadora de Competitividade do Sebrae-MT, Valéria Pires, enfatizou que a missão técnica proporcionou experiências enriquecedoras para os participantes. 

“Ao todo, foram 38 pessoas de Mato Grosso, entre técnicos, empresários e produtores de leite do Estado para visitas técnicas agendadas e altamente qualificadas”, frisou.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros Militar resgata trabalhador rural que ficou com o pé preso em máquina agrícola

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) resgatou, nesta sexta-feira (03.05), um trabalhador que sofreu um grave acidente com uma máquina agrícola, em uma área rural de Sinop (a 480 km de Cuiabá). 
 
A vítima, de 55 anos, ficou com o pé esquerdo preso em uma máquina, que é utilizada na trituração de silagem. Apesar da gravidade do acidente, o trabalhador encontrava-se consciente quando a equipe de salvamento chegou ao local.
 
A equipe do 4º Batalhão Bombeiro Militar (4ºBBM) disponibilizou um médico e um enfermeiro, que iniciaram os procedimentos de atendimento pré-hospitalar para estabilizar a vítima. 
 
Após garantir a estabilidade do trabalhador, os bombeiros desmontaram a máquina com cuidado e para garantir a segurança.
 
A equipe médica então realizou uma avaliação e efetuou os procedimentos necessários.

O trabalhador foi imobilizado e transportado de helicóptero, fornecido pelo Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), até o Hospital Regional de Sinop.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Juizado Ambiental de Rondonópolis mobiliza voluntários para Mutirão de Limpeza do Rio Arareau
Continue lendo

Mato Grosso

Governador e primeira-dama de MT entregam veículos para alavancar ações do SER Família Mulher e SER Família Indígena

Publicado

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, e o governador Mauro Mendes entregaram, nesta quinta-feira (02.05), duas vans para o programa SER Família Mulher, para o atendimento itinerante aos municípios mato-grossenses, com investimento de R$ 984.384,00, e uma Picape Hilux  para o SER Família Indígena, direcionada para a aldeia Paité Suruí, localizada em Rondolândia, com investimentos no valor de R$ 240.000,00. As ações foram viabilizadas por meio de recursos próprios do Governo do Estado.
 

A cerimônia também contou com a presença dos parceiros das ações. São eles os secretários de Estado de Ações Sociais e Cidadania (Setasc), Cel. Grasi Bugalho, de Agricultura Familiar (SEAF), Luiz Artur de Oliveira Ribeiro (Luluca),  e o superintendente de Assuntos Indígenas, Agnaldo Santos.
 

Para a primeira-dama de Mato Grosso as entregas são motivo de comemoração. Ela falou sobre a expansão dos atendimentos do programa SER Família Mulher com os novos veículos.

 “Hoje é um dia para comemorar as conquistas com as entregas das vans, onde as mulheres de todo o Estado serão assistidas com atendimentos da rede de apoio e segurança com a presença de delegadas; com serviços básicos, como a emissão de documentos; exames médicos; enfim, as ações continuadas terão condições de visitar todos os municípios mato-grossenses”, disse Virginia Mendes.
 

Ela também destacou a importância do novo veículo entregue para a aldeia Paité Suruí, que vai proporcionar agilidade na logística da produção. A comunidade indígena conta com uma população de cerca de 120 pessoas. No local, é produzido café especial, que na última safra colheu pouco mais de 2.500 sacas. Além do café, também cultivam banana, castanha, mandioca e outras culturas.
Crédito: Jana Pessôa/Unaf

“Essa caminhonete vai auxiliar no dia a dia da produção dos povos indígenas Suruí. Estou muito feliz com esta entrega, essa é uma maneira que encontramos para incentivar o desenvolvimento nas comunidades. Agradeço ao secretário Luluca, à secretária Cel. Grasi Bugalho, ao superintendente Agnaldo, que tem feito um trabalho brilhante, e ao Governo do Estado por todo apoio”, agradeceu Virginia Mendes.

O governador Mauro Mendes lembrou a dedicação que é necessária para alcançar êxito, como ocorre com a situação enfrentada em todo o país com os crimes de violência doméstica e feminicídio, e parabenizou a atuação da primeira-dama Virginia Mendes, que tem se dedicado a defender as mulheres.
 
“Parabenizo você, Virginia, por sua dedicação a essas causas, mesmo com as limitações que a vida lhe impôs. Você tira do fundo da sua alma forças que inspiram a todos. Algumas políticas públicas requerem muita perseverança, porque fazer uma transformação demora, são necessárias muitas estratégias e muita determinação para criar uma nova cultura. Nós precisamos reconstruir valores neste país”, expressou Mauro Mendes.
 
Mauro Mendes também falou dos investimentos para alavancar o desenvolvimento sustentável dos povos originários. “Eu tenho visto que os nossos irmãos indígenas têm acordado e se despertado para o desenvolvimento. A etnia Suruí não é a primeira, outras etnias do Estado estão conseguindo, com seu trabalho, com sua dignidade, com seu suor, construir o sustento de suas famílias sem ficar dependendo de cestas básicas, ONGs e até mesmo do próprio Governo”, afirmou o governador.
 

Recentemente, a aldeia Paité Suruí foi contemplada com um trator e implementos agrícolas completos. A caminhonete, articulada pela primeira-dama Virginia Mendes por meio da Seaf, através da Superintendência de Assuntos Indígenas, vai atender as demandas logísticas da Aldeia Sertanista Apoena Meireles e outras duas aldeias. O líder da aldeia Tomé Hoê Iwaisuruí falou sobre a capacidade de produzir do seu povo.

“Mostrar que nós também podemos contribuir com o Estado como a nossa etnia vem fazendo, trabalhando e produzindo e mostrando que também somos capazes. Estou muito feliz e agradeço toda a atenção da primeira-dama Virginia Mendes e do governador”, agradeceu o líder Suruí.

 

Também participaram da cerimônia de entregas a senadora Margareth Buzetti; a deputada federal Gisela Simona; o deputado estadual Beto Dois a Um; a desembargadora Maria Aparecida Ribeiro; representando o procurador Geral de Justiça, o promotor Wesley Sanches; a juiza da 1ª Vara de Violência Doméstica, Ana Graziela Vaz Campos Alves; a defensora Pública – Geral, Maria Luziane; a defensora pública e coordenadora do Núcleo da Mulher, Rosana Leite; o secretário de Estado de Segurança Pública, cel. César Roveri; a secretária de Estado de Comunicação, Laice Souza; o comandante-geral da PM, Alexandre Mendes; o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, cel. Alessandro Borges; a delegada-geral da PJC MT, Daniela Maidel; a presidente da Desenvolve MT, Mayran Bechman; a procuradora do Estado Glaucia Amaral; e a subprocuradora da Procuradoria da Mulher da ALMT, Francielle Claudino Brustollin.

Veja Mais:  Mato Grosso é destaque pelo melhor desempenho na fiscalização de desmate ilegal no Brasil

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Credenciamento para Campeonato Ibero-Americano de Atletismo em Cuiabá está aberto

Publicado

Está aberto o credenciamento para os profissionais de mídia que desejem cobrir o Campeonato Ibero-Americano de Atletismo. Podem se inscrever repórteres, fotógrafos e câmeras.

A 20ª edição do evento que será realizada de 10 a 12 de maio, na pista do Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), é uma competição da Associação Ibero-Americana de Atletismo (AIA), com realização da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), e parcerias com a Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT), UFMT e Sesi-MT.

O credenciamento já está disponível e fecha no dia 8 de maio. O mesmo será submetido a aprovação e é imprescindível para a entrada no evento.

Com entrada franca para o público, a competição será transmitida ao vivo pelo Canal Olímpico do Brasil e pela TV Atletismo Brasil, por meio dos canais do YouTube do Time Brasil e da Confederação Brasileira de Atletismo.

A seleção brasileira terá 90 atletas (45 no feminino e 45 no masculino) e quatro deles são de Mato Grosso: Lissandra Maysa Campos (Nossa Senhora do Livramento), do salto triplo, Jânio Marcos Varjão (Barra do Garças), dos 800m, Wendell Jeronimo Souza (ACORR – Lucas do Rio Verde), dos 5000m e 10km corrida de rua, de Pontes e Lacerda, e Almir Cunha dos Santos (Sogipa-RS), do salto triplo, que nasceu em Matupá, foi criado em Peixoto de Azevedo e mora em Porto Alegre (RS).

Veja Mais:  Senai MT abre 1.800 vagas para cursos técnicos em todo o Estado

Estarão em jogo os índices olímpicos fixados pela World Athletics para cada uma das provas e os pontos no ranking mundial pelas cotas na corrida por vagas nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 – o programa do atletismo na França será de 1 a 11 de agosto e o prazo final para a qualificação na modalidade é 30 de junho.


Com informações da CBAt.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana