Pesquisar
Close this search box.

Policial

Polícia Civil cumpre prisão contra autor de diversos crimes na capital

Publicado

Assessoria | PJC-MT

Após dias de monitoramento, policiais civis da Gerência Estadual de Polinter e Capturas (Gepol) realizaram a prisão do homicida, Mateus Rodrigues de Paula, 34, na noite de segunda-feira, (25.11), na capital. O suspeito, que possuí extensa ficha de antecedentes por atuação em diferentes crimes, estava com a ordem de prisão expedida pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Cuiabá.

Segundo as investigações, Mateus trabalha como jardineiro e é considerado criminoso contumaz de extrema periculosidade, respondendo a processos por roubo qualificado, associação criminosa, furto qualificado, homicídio qualificado e condenado pela justiça a mais de 22 anos de reclusão.

Como sabia do mandado de prisão em aberto, o procurado vinha tomando uma série de precauções, usando diferentes locais para pernoitar, intercalando sua estadia nos endereços, raramente sendo visto em locais públicos e fazendo uso de diferentes veículos para se deslocar pela cidade, ora em carros de passeio, ora em motocicletas.

O procurado contava com apoio de familiares para se esconder da Polícia, o que dificultou o trabalho de monitoramento, busca e captura do alvo. Dias atrás, o suspeito conseguiu escapar de uma investida dos policiais, quando ao ser abordado empreendeu fuga para uma região de mata densa na Capital.

A prisão do suspeito, realizada pela equipe de policiais da Polinter, ocorreu na noite de segunda feira, na estrada do Coxipó do Ouro em uma região de chácaras e condomínios. Após ser detido, o preso foi conduzido a sede da Polinter, onde confessou a participação em roubo de caminhonetes e também no roubo a uma joalheria do Shopping Três Américas, na capital.

Veja Mais:  Polícia Civil participa do lançamento do programa de enfretamento ao crime contra mulher

De acordo com o suspeito, havia planos e tratativas para outros crimes, como o roubo de malote de valores em assalto a carro-forte, que seria realizado nos próximos dias nas dependências de um Shopping Center da Capital. O preso será conduzido nesta terça-feira para Audiência de Custódia no Fórum Criminal da Capital devendo permanecer a disposição da justiça até posteriores determinações.

 

Comentários Facebook

Policial

PM acusado participar de dois homicidios em Rondonópolis é condenado por posse irregular de munições

Publicado

PMMT

Réu no processo sobre os homicídios de duas pessoas em situação de rua, no município de Rondonópolis (212 km ao Sul) em dezembro de 2023, o policial militar Cássio Teixeira Brito foi condenado pela 3ª Vara Criminal de Rondonópolis por posse irregular de munições. Os projéteis foram apreendidos durante busca e apreensão na casa do militar, decretada pela Justiça após os crimes. A pena foi definida em um ano e 3 meses de detenção, porém a magistrada a substituiu por duas penas restritivas de direito.

O crime ocorreu no dia 27 de dezembro do ano passado. Após apurações da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no dia 29 foram cumpridos os mandados de prisão, assim como os de busca e apreensão expedidos pela Justiça, contra Cássio e Elder José da Silva, militar do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).

Na ocasião, a polícia encontrou na casa de Cássio, no bairro Jardim Primavera em Rondonópolis, uma pistola calibre .380 da marca Taurus, além de 13 munições de calibre .380 e 6 de calibre .32, supostamente sem autorização.

Foi verificado que a arma de fogo está registrada no nome de uma pessoa identificada como V.F.M. e com isso a polícia concluiu que ele não tinha autorização para manter a posse do armamento.

Em sua defesa Cássio afirmou que a arma foi devidamente registrada no nome dele perante o Comando Geral da PM e defendeu a atipicidade material quanto à posse das munições, considerando o princípio da insignificância.

Veja Mais:  Polícia Civil participa do lançamento do programa de enfretamento ao crime contra mulher

No decorrer do processo foram colhidos depoimentos de testemunhas e do acusado, assim como foi realizada perícia nos itens apreendidos. O laudo pericial apontou que as munições estavam em condições de serem utilizadas em disparos.

A juíza, ao analisar o caso, citou que o réu revelou que obteve as munições após ganhar um revólver de herança de seu tio e ter levado a arma para ser testada, quando então acabou ficando com os projéteis.

Ela considerou que ficou comprovado que a arma encontrada estava, de fato, registrada no nome de Cássio no Comando Geral da PM. Com relação às munições ela rebateu o argumento do princípio da insignificância e disse que algumas delas estavam perfeitamente aptas para serem utilizadas em disparos.

Cássio Teixeira Brito Elder José da Silva matam moradores de rua

“Sendo certo que a localização das munições decorreu de cumprimento de mandado de busca e apreensão em investigação na qual o réu é apontado como autor de duplo homicídio e dupla tentativa de homicídio. Inviável, portanto, cogitar a atipicidade material da conduta por inexpressividade e insignificância da lesão em razão da apreensão apenas de munições se, ainda que desacompanhadas de arma de fogo, uma vez que o acusado demonstra a reprovabilidade do seu comportamento e ofensividade de sua conduta”, pontuou a juíza.

Com isso, ela condenou Cássio a um ano e 3 meses de detenção, em regime inicial aberto, além de pagamento de 10 dias-multa, sendo o valor de cada dia-multa definido em 1/30 do salário mínimo. Entretanto, na mesma decisão a magistrada substituiu a pena por duas restritivas de direito, que serão definidas pelo Juízo da execução penal.

Veja Mais:  Alvo de operação da Polícia Civil Goiás que investigou golpes em condomínio é preso em Cuiabá

 

O caso 

Os mandados de prisão contra os policiais foram cumpridos no dia 29 de dezembro de 2023. Cássio Teixeira Brito e Elder José da Silva passaram por audiência de custódia no dia seguinte, 30, e tiveram as prisões mantidas.

Os militares foram presos pela Polícia Civil, que apurou a morte de Odinilson Landvoigt, 41, e Thiago Rodrigues Lopes, 37, na madrugada do dia 27. Além deles, outros dois moradores de rua foram socorridos e encaminhados para atendimento médico.

Para o delegado do caso, Thiago Damasceno, não há justificativa para os crimes a não ser o ódio gratuito por pessoas em situação de vulnerabilidade.

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Em Primavera do Leste – MT : PRF apreende mais de 15 quilos de pasta base de cocaína

Publicado

Durante uma fiscalização realizada no município de Primavera do Leste/MT, a Polícia Rodoviária Federal apreendeu mais de 15 quilos de pasta base de cocaína dentro de um veículo de transporte de passageiros. A ação ocorreu na tarde desta quinta-feira (25/04), no km 287da BR 070, quando a equipe abordou um ônibus de passageiros com itinerário Cuiabá x Barra do Garças/MT.

Durante a fiscalização, a equipe encontrou uma mochila escondida no fundo do ônibus, inicialmente sem dono. No interior da mochila estavam 15 tabletes de pasta base de cocaína, totalizando aproximadamente 15kg e 400 gramas do entorpecente. Após entrevistas com os passageiros, um homem assumiu a propriedade da droga e afirmou que levaria o entorpecente para o estado do Pará.

O suspeito foi preso e conduzido juntamente com o entorpecente à Polícia Judiciária em Primavera do Leste-MT.

🔵🟡 PRF, combatemos o crime, salvamos vidas.

Fonte: PRF – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Polícia Civil participa do lançamento do programa de enfretamento ao crime contra mulher
Continue lendo

Policial

Polícia Civil cumpre prisão contra autor de furtos de veículos em Barra do Garças

Publicado

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) do município de Barra do Garças (509 km a leste de Cuiabá), prendeu nesta quinta-feira (25.04), um homem por furtar veículos na região.

Com extensa ficha criminal, o investigado foi preso em cumprimento de mandado de prisão expedido pela Justiça, após investigação da Derf de Barra do Garças.

Um dos crimes ocorreu no pátio de um supermercado, onde o suspeito subtraiu um veículo Fiat Fiorino. As imagens captadas pelas câmeras demonstram a tranquilidade do suspeito durante o furto. Após o crime, o veículo foi abandonado em Aragarças (GO).

O criminoso praticou anteriormente outro furto de automóvel, agindo com mesmo “modus operandi”. A intenção era retirar as baterias dos veículos para a comercialização, razão pela qual os carros foram abandonados na cidade circunvizinha.

Diante da identificação do autor foi representado pelo pedido de prisão, deferido pela Justiça. Com o mandado judicial, o investigado foi preso e colocado à disposição do Poder Judiciário.

A Polícia Civil, por meio da Derf de Barra do Garças, continuará atuando para reprimir e combater os crimes patrimoniais na região.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Alvo de operação da Polícia Civil Goiás que investigou golpes em condomínio é preso em Cuiabá
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana