Pesquisar
Close this search box.

Policial

Polícia Civil deflagra operação contra ramificação de facção que agia na região Sul do Estado

Publicado

Foto: Assessoria-PJC

Uma organização criminosa responsável por planejar e executar diversos crimes em cidades da região Sul de Mato Grosso foi alvo da operação Insurgente, deflagrada na manhã desta sexta-feira (27) pela Polícia Judiciária Civil.

Dos 87 mandados judiciais (31 de buscas e 56 de prisões) apenas duas ordens de prisão seguem em diligências na operação que é coordenada pela Delegacia de Primavera do Leste e pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO).

Os 54 presos (entre pessoas soltas e reeducandos de unidades prisionais) estão sendo conduzidos para unidades da Polícia Civil nos municípios Cuiabá, Sinop, Primavera do Leste, Rondonópolis, Pedra Preta, Alto Araguaia e Poxoréu. Eles vão passar por interrogatório na manhã desta sexta-feira (27) e em seguida serão apresentados em audiência de custódia.

De acordo com a delegada Ana Maria Machado Costa, titular da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Primavera do Leste, a investigação resulta em trabalho de apuração de aproximadamente 10 meses com foco na ramificação da organização criminosa que atua na região Sul do Estado.

Por meio de um trabalho técnico e intenso foi possível apontar o papel de cada membro dessa facção criminosa que esta por trás da prática de crimes como roubo, tráfico de drogas, homicídios, latrocínio e aliciamento de menores por meio de ‘filiação/batismo’ para a prática de diversos delitos”, destaca a delegada.

Veja Mais:  Operação prende seis e recupera quatro carros roubados em Várzea Grande

As investigações sugerem que a liderança, chamada de “Conselho Final” seria de reeducandos da Penitenciária Central do Estado (PCE) que passaria as determinações para lideranças (apelidadas de “vozes finais”) presas no Presídio da Mata Grande, em Rondonópolis e estas repassariam as ordens para os “disciplinas”, pessoas soltas para que executassem o acordado pela quadrilha.

O grupo agia buscando liderar o comércio ilícito (de entorpecentes) – cobrando uma espécie de aluguel de cada boca de fumo e coagindo os pequenos traficantes para que comprassem a droga de pessoas indicadas por eles. Embora não seja o caso de Primavera do Leste, em algumas cidades, a organização criminosa chegava a intimidar também o comércio lícito exigindo que comerciantes ‘pagassem’ para não ser assaltados, por exemplo”, explica a delegada.

Repressão qualificada

O Secretário de Estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia, ressalta que “o planejamento estratégico prevê o fortalecimento da repressão qualificada contra as facções criminosas. Desta forma a atividade de inteligência vem atuando em todos os municípios de Mato Grosso, subsidiando grandes investigações, que estão desarticulando o crime organizado. Este enfrentamento é fundamental para contenção dos índices de roubos e homicídios que estão em declínio desde 2015”, afirma.

A operação Insurgente mobilizou policiais das delegacias da cidade de Primavera do Leste, Poxoréu, Campo Verde, Paranatinga, Sinop, e Delegacias de Rondonópolis, Alto Araguaia, Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), Gerência de Operações Especiais (GOE), além de apoio do Ciopaer, e Diretoria de Inteligência e Diretoria de Interior, da Polícia Judiciária Civil. São ao todo 102 policiais mobilizados, 28 viaturas, e uma aeronave.

Veja Mais:  Acusado de matar cunhada na frente da filha é condenado a 28 anos em MT

Fotos: Assessoria- PJC

Comentários Facebook

Policial

Polícia Civil cumpre mandado contra criminoso de alta periculosidade em Confresa

Publicado

Policiais da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Confresa realizaram uma ação nesta sexta-feira (24) para cumprimento da prisão de um criminoso de alta periculosidade, procurado por diversos delitos na região.

José Andrade Cavalcante, 37 anos, natural do Maranhão, estava com a prisão preventiva decretada pela Comarca de Porto Alegre do Norte por associação criminosa, furto qualificado e receptação. Além desses crimes, ele tinha um extenso histórico de delitos como tráfico de drogas, roubos e posse de armas de fogo.

Durante o cumprimento do mandado judicial, o criminoso entrou em confronto com os policiais e acabou indo a óbito.

José Cavalcante estava escondido em uma residência no bairro Arco Íris II, em Confresa. Os policiais monitoraram o local previamente e confirmaram que o criminoso estava na casa. A equipe se aproximou da residência e avistou o investigado no interior do imóvel.

Após verbalização para que ele erguesse as mãos, o criminoso sacou um revólver e apontou em direção aos policiais. Ele tentou entrar em um quarto onde estava uma carabina calibre .40, mas foi contido após disparos realizados pelos policiais. A análise preliminar indica que o objetivo era pegar a arma para revidar e garantir sua fuga.

O óbito do criminoso foi confirmado pela equipe médica e a perícia acionada no local.

Na casa foram apreendidas munições, drogas, documentos e duas armas de fogo. A carabina estava com a numeração raspada, provavelmente, oriunda de furto.

Veja Mais:  BR-364: Fiscalização da PRF em ônibus apreende skunk e cocaína

As investigações prosseguem para identificar outros envolvidos e analisar os materiais apreendidos.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Polícia Civil prende autor de homicídio ocorrido na primeira quinzena de janeiro em Sorriso

Publicado

A Delegacia da Polícia Civil de Sorriso prendeu, nesta sexta-feira (24.1), o autor de um homicídio ocorrido na semana passada na cidade. A vítima foi assassinada no meio da rua do bairro São Domingos.

O crime foi registrado na tarde do dia 15 de janeiro. Cleyson Pinto de Mesquita, 32 anos, caminhava quando um homem em uma motocicleta parou próximo à vítima, desceu, desferiu os disparos de arma de fogo e fugiu em seguida.

A investigação realizada pela Divisão de Homicídios identificou o autor do crime e representou pela prisão preventiva, que foi cumprida nesta sexta-feira.

Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, a equipe policial localizou a motocicleta e as roupas usadas pelo executor do homicídio.

Com essa prisão, a Delegacia de Sorriso esclarece os dois homicídios ocorridos neste mês na cidade, com todos os autores identificados.

No decorrer das diligências para esclarecimentos dos dois homicídios ocorridos na primeira quinzena de janeiro deste ano, a delegacia efetuou a prisão de oito criminosos, além de apreender duas armas e porções de entorpecentes.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Operação prende seis e recupera quatro carros roubados em Várzea Grande
Continue lendo

Policial

Roubos de veículos reduziram 28% em Mato Grosso, aponta Observatório de Segurança Pública

Publicado

Os registros de roubos e furtos de veículos em Mato Grosso apresentaram redução de 28% e 9%, respectivamente, entre janeiro e dezembro de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023.

De acordo com dados do Observatório de Segurança Pública, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), em 2023 foram registrados 1.077 roubos de veículos, enquanto em 2024 o número caiu para 774, o que representa uma redução de 303 casos.

No caso dos furtos – crimes caracterizados pela ausência de violência e percebidos pelo proprietário após a ação —, foram registrados 2.239 ocorrências em 2023, contra 2.043 em 2024, uma redução de 196 furtos.

Nos dois anos (2023 e 2024), foram recuperados 3.196 veículos pelas forças de segurança do Estado. Os automóveis localizados são de Mato Grosso e também de outros estados do Brasil, e foram subtraídos tanto no ano de recuperação quanto em períodos anteriores.

O secretário de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, destacou o resultado positivo e elogiou o empenho das forças de segurança em reduzir os índices criminais. “As forças policiais estão atuando diuturnamente para reprimir a criminalidade no Estado, e os resultados demonstram que o trabalho está dando certo. Esse reforço é fruto dos investimentos realizados pelo Governo do Estado na Segurança Pública”, afirmou.

Roveri enfatizou que todas as áreas da segurança pública foram contempladas com investimentos, ressaltando o papel da tecnologia como um importante aliado do trabalho humano.

Veja Mais:  Polícia Civil prende mulher envolvida em roubo de 23 celulares em loja de shopping da capital

“Foram realizados investimentos em diversas frentes, como armamentos, veículos, qualificação profissional e tecnologia. Um exemplo disso é o programa Vigia Mais MT, que, entre 2023 e 2024, contribuiu para a recuperação dos veículos, retirando-os das mãos de criminosos e devolvendo à sociedade mais de R$ 10 milhões em bens recuperados”, afirmou.

A delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Silveira Maidel, destacou que houve investimentos inéditos na Instituição, o que reflete nos resultados positivos.

“Esses números são reflexos do investimento do Governo do Estado em ferramentas e capacitação dos nossos investigadores, escrivães e delegados. Em 2024, a Polícia Civil teve um investimento inédito no preparo dos nossos servidores, o que, por consequência, possibilita investigações mais qualificadas e, com certeza, o combate aos grupos criminosos que praticam esses tipos de crimes”, ponderou.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana