Pesquisar
Close this search box.

Policial

Polícia Civil esclarece feminicídio em Querência e prende autor do crime

Publicado

Um crime de homicídio qualificado contra uma vítima feminina, ocorrido em setembro do ano passado, na cidade de Querência, na região nordeste do estado, foi esclarecido pela Delegacia da Polícia Civil do município e o autor preso na quarta-feira (18.01). A prisão é resultado de um extenso trabalho produzido em três meses de investigações. O investigado, de 53 anos, premeditou o crime e tentou, de diversas formas, ludibriar a investigação.

A vítima, Luciene Morais de Araújo, 46 anos, foi morta após sofrer uma emboscada em uma estrada na zona rural de Querência. Ela estava com o marido e foram surpreendidos com uma armadilha que bloqueou a estrada. Luciene foi atingida por disparos de arma de fogo e foi a óbito a caminho do hospital.

As investigações apontaram que o crime cometido por A.F.S., de 53 anos, teve motivação passional, em razão de um relacionamento extraconjugal que ele mantinha com a vítima há vários anos. A equipe da Delegacia de Querência apurou ainda que o autor tentou ludibriar o trabalho da Polícia Civil, com uso de diversos artifícios, inclusive, incendiando a casa e o carro da vítima, utilizou vários chips e aparelhos celulares diferentes para enviar mensagens via Whatsapp com ameaças de uma suposta dívida que o filho da vítima tinha e fez ligações aos vizinhos do casal se passando pelo marido da vítima. Durante as investigações, ele também passou a intimidar as testemunhas, tudo com o intuito de dificultar as investigações e desviar o foco de si mesmo.

O delegado de Querência, Danilo Rodrigues, explica que o esclarecimento do crime demandou um empenho especial da equipe, que se dedicou na coleta de evidências que pudessem materializar a autoria do homicídio e chegar à prisão. “O investigado é uma pessoa altamente perigosa e tentou, de diversas formas, ludibriar a investigação, dificultar e tentar incriminar outras pessoas para que o foco saísse dele”, pontuou o delegado.

Veja Mais:  Policiais são agredido com pedradas após atender ocorrência em Rondonópolis

Residência onde foram feitas as buscas e a prisão do investigado

Emboscada

Na manhã do dia 28 de setembro do ano passado, por volta das 6h30, Luciene e o esposo dirigiam pela estrada onde costumavam passar todos os dias. O casal vinha da chácara onde morava em direção à cidade e se deparou com uma armadilha, feita com arames amarrados às árvores, que bloqueou a estrada. Quando a vítima desceu do veículo junto com o marido para cortar os arames, ela foi atingida por disparo de arma de fogo e morreu a caminho do hospital.

Antes da embocada, a vítima e o marido avistaram uma motocicleta preta, parada a 50 metros do local onde foram feitos os disparos. Durante as diligências, os investigadores conferiram que o solo apresentava marcas deixadas pela aceleração brusca do suspeito ao sair do local.

A arma usada no crime foi encontrada e submetida à perícia e confirmada que estava funcionando perfeitamente e o seu calibre é compatível com alguns indícios encontrados no local e também com os ferimentos na vítima, ela pertencia ao autor do crime, que confessou a propriedade da espingarda, além disso testemunhas também reconheceram a arma pois já haviam visto ela com o assassino.

Solução

A investigação apurou ainda diversas mensagens ameaçadoras enviadas à vítima, via Whatsapp, indicando que quem as mandou conhecia questões pessoais da vida de Luciene. . A Polícia Civil conseguiu comprovar durante o inquérito que as mensagens partiram do celular do autor do crime.

Veja Mais:  Dupla é presa pela PM com espingardas e munições em Guiratinga

Um ponto apurado pela equipe policial foi que o autor do crime, que se apresentava como amigo da família, sequer compareceu ao velório da vítima, o que causou estranheza, uma vez que se relacionavam de longa e ele fazia constantes visitas na residência, participando inclusive, de churrascos.

Outra evidência analisada durante a investigação foi uma ligação feita para o antigo proprietário do sítio onde a vítima morava. O número foi o mesmo usado para enviar mensagens com ameaças, via Whatsapp, e a pessoa que ligou se identificou pelo apelido do marido da vítima, na tentativa de incriminar o companheiro de Luciene e, assim, afastar as suspeitas de si (autor do feminicídio).

O delegado de Querência representou pela quebra de sigilo telefônico do suspeito e foi possível constatar que o celular foi o mesmo utilizado tanto para as ameaças via Whatsapp quanto as ligações. Outro fato que corroborou com as suspeitas a análise que apontou que o celular estava conectado à rede de dados móveis no local do crime, horas antes do fato.

Incêndio e mensagens

No início de setembro passado, o casal procurou a Delegacia de Querência para relatar um incêndio ocorrido na chácara onde morava e, pelas evidências no local, tudo indicou que se tratou de uma ação criminosa. O suspeito ateou fogo no carro que estava no quintal e na casa de madeira. Vizinhos conseguiram apagar as chamas.

Veja Mais:  Polícia Civil prende suspeito de esfaquear vítima e largar ao lado de Pronto Socorro de Várzea Grande

Os investigadores foram até o local e fizeram a constatação. À época, a vítima relatou que não tinha inimigos e não desconfiava de ninguém.

Três dias após o incêndio, a vítima recebeu uma ameaça via mensagem de um número, que depois foi confirmado ser do autor do homicídio. No mesmo dia foi feita a ligação ao vizinho da vítima com o suspeito se passando pelo marido da mesma na tentativa de incriminá-lo.

Conclusão

Passados apenas três meses, o crime foi solucionado e o inquérito encaminhado à Justiça com o indiciamento do investigado pelos crimes de homicídio qualificado em feminicídio e mediante emboscada e incêndio qualificado. O delegado Danilo Rodrigues representou pela prisão e busca e apreensão, que foram deferidas pela Justiça.

O investigado passou a ser monitorado pelos policiais após a expedição dos mandados judiciais. “Durante o planejamento da operação fizemos inclusive o monitoramento aéreo na residência com a utilização de um drone, em virtude da alta periculosidade do autor do crime” acrescentou o delegado de Querência.

Logo após a prisão, foi realizado o cumprimento de busca e apreensão na residência do criminoso, onde foram encontradas duas armas municiadas, entre elas um revólver calibre 38, que estava em cima da mesa na cozinha a pronto emprego. Em razão das armas encontradas, o investigado responderá também pelo crime de posse ilegal de arma de fogo.

O autor dos crimes foi conduzido à Penitenciária Major Zuzi Alves da Silva, em Água Boa, onde aguardará o julgamento preso.

Fonte: PJC MT

Comentários Facebook

Policial

PM realiza troca de comandante do Comando de Policiamento Especializado nesta sexta-feira (03)

Publicado

A Polícia Militar de Mato Grosso realiza, na manhã desta sexta-feira (03.05), a solenidade de passagem de função de comandante do Comando de Policiamento Especializado (CPE) da instituição. A solenidade ocorre no auditório do Quartel do Comando-Geral, a partir das 9h.

Na solenidade, o coronel Antônio Gilvando de Souza deixa o comando do CPE para ingressar na reserva remunerada da corporação. Em seu lugar, assume como comandante o coronel André Avelino Figueiredo Neto, que atualmente está na função de coordenador das Escolas Estaduais Militares do Estado.

O Comando de Policiamento Especializado é responsável pela integração de policiamento e operações entre os batalhões de Operações Especiais (Bope), Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran), Regimento de Policiamento Montado (Cavalaria) e Batalhão Fazendário.

Serviço
Troca de comandante do Comando de Policiamento Especializado

Data: Sexta-feira (03.05)
Horário: 09h
Local: Quartel do Comando-Geral da PMMT
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 6135, bairro Jardim Novo Paraíso, Cuiabá-MT

Fonte: PM MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Dupla é presa pela PM com espingardas e munições em Guiratinga
Continue lendo

Policial

Mutirão de conciliação ambiental destina motores e tanques de combustível para a Polícia Civil

Publicado

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema), recebeu na manhã desta quinta-feira (02.05), dois motores de barco e quatro tanques de combustível, oriundos dos trabalhos do mutirão de conciliação ambiental.

O mutirão de conciliação ambiental, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) em parceria com o Ministério Público do Estado (MPMT), Polícia Civil (PJC) e, do Poder Judiciário, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT) é uma ação pioneira, neste tipo de procedimento no Brasil.

Voltado para os casos mais complexos de infrações ambientais, o mutirão ambiental oferece àqueles que têm interesse em conciliar soluções nas três esferas de responsabilização, na civil, administrativa e penal.

Por meio do mutirão, os procedimentos podem ser resolvidos pacificamente, de forma célere, promovendo o ganho ambiental, a responsabilização do infrator envolvido, o pagamento de multa e a reparação do dano dentro dos parâmetros legais. Ações serão realizadas nos meses de abril, julho, setembro e dezembro

Para a delegada titular da Dema, Liliane Murata, a aquisição possibilitará uma atuação ainda mais eficiente aos trabalhos já realizados pela especializada na fiscalização, repressão e proteção dos ecossistemas e biodiversidade aquática.

“Em razão dos tipos penais possuírem penas que muitas vezes alcançavam a prescrição, levando a uma sensação de impunidade, a celeridade em sua instrução e solução jurídica mostram que a polícia pode atuar de forma eficiente também em seu viés conciliatório, não somente em situações de repressão qualificada, onde há a necessidade do emprego maior da força policial”, disse a delegada.

Veja Mais:  Polícia Civil prende suspeito de esfaquear vítima e largar ao lado de Pronto Socorro de Várzea Grande

Como funciona o Mutirão

Quem tiver um processo de infração ambiental tramitando deve procurar a Sema-MT e manifestar interesse em conciliar, indicando medidas corretivas a serem adotadas para reparar o dano ambiental. O autuado deve enviar a proposta de medidas corretivas para o e-mail: [email protected]

A proposta é analisada pelo Núcleo de Conciliação Ambiental (NUCAM-MT) formado por servidores do órgão ambiental. Se o documento estiver de acordo com as regras do Programa de Conversão de Multas, o interessado deve assinar um Termo de Compromisso Ambiental (TCA).
 

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Polícia Civil inaugura nova sede da Delegacia de Porto Esperidião

Publicado

A Polícia Civil de Mato Grosso inaugurou na tarde desta quinta-feira (02.05), a nova Delegacia de Porto Esperidião (326 km a oeste de Cuiabá). A unidade policial passa a funcionar em um imóvel localizado na região central da cidade, com instalações apropriadas para melhor atendimento ao cidadão, e oferecer aos servidores ambiente de trabalho adequado.
 

As tratativas de mudança do prédio da Delegacia de Porto Esperidião iniciaram em março de 2023, sendo o projeto inserido no programa de reformulação ampla, elaborado pela Delegacia Regional de Cáceres.

A antiga unidade policial funciona em um imóvel que não mais atendia às demandas da instituição e da população, havendo a necessidade imediata de mudança, pois as condições estruturais eram precárias.

Com apoio da Prefeitura Municipal de Porto Esperidião foi possível fazer a locação do prédio novo, através do Termo de Cooperação firmado com a Secretaria de Estado de Segurança Pública.

Outra importância parceria foi realizada com o Ministério Público Estadual, que disponibilizou recurso de R$ 50 mil para a instalação de equipamentos de segurança e da identidade visual patronizada da instituição. 
 

Durante a inauguração, o delegado de Porto Esperidião, Fabrício Garcia, falou da importância da nova estrutura que está diretamente ligada ao fortalecimento do combate ao crime na fronteira oeste de Mato Grosso, possibilitando melhores condições de trabalho aos policiais e prestação de serviço público de excelência à população.

Veja Mais:  Dupla é presa pela PM com espingardas e munições em Guiratinga

“Em apenas dois anos de carreira, essa é a segunda Delegacia de Polícia que tenho a sorte e a honra de inaugurar, ambas por meio de parcerias, demonstrando a confiança dos diferentes segmentos na Polícia Civil. A primeira foi em novembro de 2023, em Araputanga, e agora com grande alegria e satisfação participo da entrega da nova delegacia de Porto Esperidião”, disse Fabrício Garcia.
 

Novas Estruturas

A nova Delegacia de Porto Esperidião conta com uma das melhores estruturas do Estado, com visual moderno e amplo espaço. Todos os ambientes são climatizados, com recepção informatizada para direcionamento do atendimento, sala de espera com assentos confortáveis, sala de boletins de ocorrência reservada, conferindo privacidade ao público, além da acessibilidade na entrada e nos sanitários.

O local possui gabinete para o delegado, quatro cartórios, cozinha e alojamento. O núcleo de investigações foi estruturado no maior espaço do prédio, visando comportar a integração e troca de informações da equipe.
 

Também foram construídos uma sala-cofre com diversos elementos de segurança, um módulo de celas atendendo todos os parâmetros normativos atuais, composto por um corredor isolado e protegido com grades, onde os presos são revistados e fotografados para o sistema de reconhecimento facial que contará com sistema de gravação em vídeo.

O prédio também possui amplo espaço para estacionamento de viaturas, com portão eletrônico, além de um pátio para apreensão de veículos.

Veja Mais:  Trio é preso com motocicleta e vinte e seis sacos de ração furtados em Várzea Grande

Serviços à população

A unidade policial atende as cidades de Porto Esperidião e Glória d´Oeste, além de comunidades rurais diversas, como Vila Picada e Vila Cardoso, as mais próximas da fronteira com a Bolívia.

Mesmo focada na mudança de sede, a Delegacia de Porto Esperidião continuou atuando de forma empenhada na principal atribuição da Polícia Civil, que é a investigação criminal.
 

Em 2023, foi deflagrada a Operação Dívida Espúria, que culminou com a prisão de diversos membros de uma facção criminosa, além de outras ações e diversos procedimentos concluídos com autoria identificada.

Já no ano de 2024, a nova estrutura trouxe resultados operacionais imediatos, com a elucidação rápida de três homicídios de repercussão, resultando na prisão de vários criminosos faccionados.
 

Solenidade de inauguração

Também estiveram presentes no evento, o diretor de Interior da Polícia Civil, Walfrido Franklin do Nascimento, a diretora de Execução Estratégica da Polícia Civil, Ana Paula de Faria Campos, promotor de Justiça, Pedro Facundo Bezerra; prefeito de Porto Esperidião, Martins Dias de Oliveira, comandantes da Polícia Militar, delegados, escrivães e investigadores da região, entre outras autoridades e convidados.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana