Rondonópolis
Prefeito participa de reunião da diretoria da Fiemt e enfatiza poder da parceria

O prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, participou da 1ª Reunião Ordinária da Diretoria da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) na Unidade Senai Rondonópolis na manhã desta sexta-feira (31).
A diretoria do Fiemt realiza a reunião mensalmente em Cuiabá para debater as principais pautas da indústria brasileira, excepcionalmente aconteceu em Rondonópolis devido a solenidade de posse das novas diretorias dos sindicatos industriais da região Sul do estado.
O chefe municipal do Poder Executivo acredita na parceria com a Fiemt para gerar mais empregos e oportunidades para a sociedade, trazendo maior quantidade de benefícios para a cidade.
“Nós precisamos compreender, ouvir o setor produtivo, e nós vamos fazer isso com muito respeito, para que eles possam não ter mais obstáculos na hora de produzir a sua riqueza e administrar a sua riqueza”, afirmou Cláudio.

Rondonópolis
Sentido da Rua José Gonçalo é alterado no Jardim Pindorama

Desde esta quinta-feira, dia 12 de junho, a Rua José Gonçalo passou a ter sentido único no trecho compreendido entre a Avenida Ramiro Bernardes da Silva e a Avenida Goiânia no Jardim Pindorama. A mudança tem como objetivo melhorar o fluxo de veículos e aumentar a segurança para motoristas e pedestres que circulam pela região.
A alteração vale para um percurso de aproximadamente 220 metros, equivalente a três quadras. Com a nova configuração, os condutores que trafegarem pela Avenida Ramiro Bernardes da Silva poderão virar à esquerda para acessar a Rua José Gonçalo.
“A mudança foi necessária pela largura da via, de 5,90 metros, uma via estreita com um fluxo intenso e onde passa ambulâncias, então houve essa necessidade”, explicou o secretário de Mobilidade Urbana, Thale Tatí.
A Prefeitura de Rondonópolis orienta que os motoristas fiquem atentos à sinalização e reforça que a mudança contribuirá para um trânsito mais organizado e seguro no local.
Rondonópolis
Rondonópolis conquista 16 medalhas nos Jogos Estudantis de Seleções

Rondonópolis comemora os bons resultados alcançados na etapa regional dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses, realizada essa semana, em Jaciara.
As equipes do município voltaram para casa com 11 medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze, que foram conquistadas nas modalidades de voleibol, handebol, futsal e basquetebol, nas categorias masculino e feminino.
A competição reuniu onze municípios da região sul e sudeste de Mato Grosso. Ao todo, a delegação de Rondonópolis contou com cerca de 160 atletas, que receberam todo o suporte necessário da secretaria municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.
Três medalhas de ouro foram conquistas no futsal feminino, handebol feminino e futsal masculino da categoria “A”, que abrange estudantes de 15 a 17 anos. Outras três de ouro vieram no voleibol masculino, handebol feminino e futsal feminino da categoria “B” (12 a 14 anos).
Já as medalhas de prata vieram três na categoria “A”: basquete masculino, basquete feminino e handebol masculino; e uma na categoria “B”, com o voleibol feminino. Já a de bronze foi faturada pelo futsal masculino, na categoria “A”.
“Estamos muito felizes com os resultados obtidos por nossos atletas nestes jogos disputados em Jaciara”, externou o educador físico Evaristo Cadidé Rodrigues, que coordena o departamento de Esportes e Lazer e chefiou a delegação rondonopolitana.
“Este resultado positivo alcançando já no nosso primeiro ano de trabalho anima muito a secretaria para planejar as metas e os próximos passos para o fortalecimento do esporte em nossa cidade, que ficou esquecido nos últimos anos”, completou Evaristo.
Ao contrário de anos passados, onde atletas da cidade tinham dificuldade para conseguir viajar para participar de competições em outros municípios, desta vez, a Prefeitura garantiu o transporte para o deslocamento até Jaciara.
“Em anos anteriores os atletas tiveram que acionar a promotoria para conseguir transporte. Teve ainda situação em que não teve ônibus para levar todos os atletas. Desta vez, não precisou exigir, foi garantido o transporte pela secretaria”, ressaltou o educador físico.
Segundo ele, a Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, não poupou esforços para garantir uma boa logística e proporcionar conforto e segurança aos atletas. “Foram três ônibus fretados, mais um da secretaria e uma van no transporte”, informou Evaristo. “Ainda teve uma van da secretaria. Para dar mais tranquilidade na locomoção dos atletas em Jaciara. Ainda ficaram à disposição um ônibus, uma van e um veículo de passeio da secretaria”, completou.
Rondonópolis
Quinta edição do “Cultura em Ação: Conectando Artistas e Oportunidades” aborda Lei Rouanet e métodos para formatar projetos e captar recursos

Após conhecer técnicas de elaboração de projetos para editais, tema da terceira edição do “Cultura em Ação: Conectando Artistas e Oportunidades”, agora, o público rondonopolitano interessado no setor terá a oportunidade de, neste quinto encontro do programa da Secretaria Adjunta de Cultura e Juventude, aprender sobre os trâmites da lei 8.313/91, também conhecida como Lei Rouanet, sua sistemática e mecânica de funcionamento para estimular a promoção e o incentivo a projetos culturais por pessoas físicas e jurídicas. O workshop “Como formatar projetos e captar recursos” acontece na próxima quarta-feira (18), das 19h às 21h, no Centro Cultural José Sobrinho.
Destinada a produtores culturais, empresários que pretendam investir em projetos desse segmento, ONGs do setor de cultura e entretenimento, fundações e coletivos voltados a manifestações que perpetuem costumes e atuem na preservação da memória, realizadores e propagadores formais e informais de saberes, conhecimento e arte da cidade e população em geral, a palestra será ministrada pela jornalista, escritora e produtora cultural Maria Dolores – que é autora dos títulos “Travessia – a vida de Milton Nascimento”, “Como vender e realizar sua ideia”, “Mãe de dois” – que virou peça de teatro –, “A lua no terreiro”, “A cor que falta” e “Na soleira, os sapatos”. Além de autora de diversas obras, Maria Dolores também fundou o blog “Na real”, que redigia para o site da Revista Contigo.
Frisando que a Lei Rouanet trabalha com incentivo ao patrocínio de projetos culturais, enquanto a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab) atua no financiamento direto do Ministério da Cultura, que distribui os recursos a estados, municípios e ao Distrito Federal e estes fazem sua destinação aos projetos, a jornalista comenta: “A Aldir Blanc é um edital e recebe recursos do governo. Ela trabalha com seleção e concorrência. Já na Rouanet o dinheiro vem de empresas e os produtores culturais precisam ‘vender’ o projeto ao patrocinador”.

Maria Dolores promete dar dicas preciosas sobre o passo a passo a ser seguido visando a aprovação de projetos da Lei de Incentivo à Cultura, que é Lei Rouanet, desde a inscrição até a execução, passando pela captação de recursos e chegando à satisfação das necessidades para a prestação de contas. A profissional tem em sua bagagem a realização de trabalhos por meio da lei 8.313/91, como o Festival BB Seguros de Blues e Jazz, o Porto Blue Sound, o Comgás Transforma – de shows de música, gastronomia e sustentabilidade com oficinas de confecção de instrumentos musicais para crianças a partir de materiais reciclados –, o Circuito Brasil Musical e o Festival Música do Mundo, entre outros.
Mineira de Três Pontas e conterrânea de Milton Nascimento – já que o cantor nasceu no Rio de Janeiro, mas mudou-se para a terra natal da escritora, onde foi criado, aos dois anos de idade, Maria Dolores conta que tudo começou em 2003, com seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), na faculdade de jornalismo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sobre a vida do artista.
“Depois, em 2006, transformamos o TCC em livro e, na vernissage, contávamos com a banda de rock do meu marido para tocar algumas músicas e animar o lançamento da obra. Mas, como o Milton Nascimento estava lá, ele pegou o microfone e cantou para nós. Gostamos tanto que resolvemos fazer um evento para homenageá-lo rememorando o Woodstock Mineiro, que foi um festival organizado pelo Milton em 1977 em Três Pontas. Assim, realizamos, em 2009 o Festival Música do Mundo, na nossa cidade, e tivemos 13 bandas se apresentando. Foi um sucesso tão grande que, após este primeiro, tivemos mais seis edições. Assim entramos para a área da produção cultural e, algum tempo depois, meu marido, que é advogado, deixou o direito para nos dedicarmos integralmente a esse ofício”, relembra a produtora, que viveu 19 anos em São Paulo, onde ela e o esposo desempenhavam essa atividade profissional.
Gratuita, a participação no seminário – que acontece na Rua Barão do Rio Branco 2.650, Jardim Santa Luzia, ao lado da UPA – vai gerar certificado aos presentes.
Aqueles que desejarem participar do evento podem se inscrever por meio do link https://forms.gle/VNSDSwMv38LC…
-
Rondonópolis10/06/2025 - 14:00
Prefeito lamenta falecimento de professora da rede municipal
-
Esportes11/06/2025 - 07:00
Brasil vence Paraguai e garante vaga na Copa do Mundo; Ancelotti celebra primeira vitória
-
Rondonópolis09/06/2025 - 13:00
Prefeito faz plantio de árvores com crianças do SCFV no Alfredo de Castro
-
Saúde11/06/2025 - 16:38
Com a chegada do inverno, especialista reforça alerta para vacinação contra doenças pneumocócicas
-
Rondonópolis10/06/2025 - 18:10
Câmara Itinerante visita Vila Cardoso e ouve demandas da comunidade
-
Policial09/06/2025 - 19:00
PRF inaugura Delegacia em Barra do Garças e reforça policiamento com novas viaturas
-
Policial09/06/2025 - 10:30
Polícia Civil mira organização criminosa envolvida em esquema de fraudes em jogos online de azar
-
Mato Grosso09/06/2025 - 09:30
FIT Pantanal encerra com sucesso de público e otimismo para o futuro