Pesquisar
Close this search box.

Rondonópolis

Prefeitura anuncia novidades para quem busca Certidão Negativa de Débito

Publicado

O prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, ao lado da secretária municipal de Fazenda, Rane Curto, e do grupo permanente de inteligência fiscal do Município, anunciou nesta terça-feira (25) uma novidade para os empresários que buscam obter a Certidão Negativa de Débito (CND) pelo portal da Prefeitura na Internet e prosseguir seus negócios.

O gestor repassou que, nesse momento, os empresários vão poder obter a Certidão Positiva com Efeitos Negativos diretamente do portal do Município, sem precisar mais se dirigir até o paço municipal e sem pagar a taxa correspondente para obtenção do documento. “É isso que a gente quer fazer aqui: desburocratizar e fazer as melhores entregas pelo serviço que você, cidadão, já paga!”, externou.

Neste começo de 2025, empresários da cidade não vinham conseguindo emitir a CND no portal do Município, considerando a existência de uma legislação tributária arcaica em Rondonópolis, anterior a 1990. Rane Curto justificou, por exemplo, o lançamento do IPTU 2025, onde o crédito já existe, mas apenas não houve o vencimento – nesse caso programado para abril. Nisso, pontua que a CND só pode ser emitida após o pagamento do crédito lançado em prol do Município.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Rondonópolis (CDL) era uma das entidades que vinham cobrando uma solução para essa situação. Além da atualização do sistema para emissão da Certidão Positiva com Efeitos Negativos pelo site neste começo de ano, a secretária repassa que a solução definitiva para resolver essa questão na cidade virá com a alteração na legislação tributária, através de um projeto de lei complementar, de autoria do Poder Executivo, que deve ser enviado para devida votação na Câmara Municipal.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Vereador Bilu do Depósito de Areia cobra manutenção de estradas

Rondonópolis

Equipe do Centro Pop recebe capacitação de primeiros socorros

Publicado

Servidores do Centro Pop de Rondonópolis passaram por capacitação de primeiros socorros na tarde desta quinta-feira (20). A necessidade surgiu devido ao alto número de registros com os assistidos pelo espaço, sendo ocorrências quase diárias, principalmente convulsões e crises de abstinência.

O treinamento foi ministrado pela médica Luciana Horta, com anos de experiência no atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), abordando como agir de imediato caso uma pessoa sofra um acidente ou mal súbito.

“São situações, por exemplo, de como acionar o SAMU, de como fazer com engasgo, que é uma coisa frequente que pode acontecer, e o que você pode fazer para ajudar enquanto o Samu não chega no local”, explicou Horta.

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social, por meio da secretária Alessandra Cróco Ferreira, que convidou a equipe do Samu para ministrar o treino.

“Como o Centro Pop é frequentado também por usuários, às vezes em alguns momentos a gente tem a questão de eles terem alguma abstinência e a gente não saber como lidar com a situação”, comentou Alessandra.

O Centro POP é um local para atender a população em situação de rua, entre eles usuários e dependentes químicos, fortalecendo as ações de apoio, ajuda humanitária e de enfrentamento aos desafios que esses assistidos vivenciam.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Veja Mais:  Gasp, Secretaria do Meio Ambiente e PM Ambiental irão endurecer fiscalização contra fogos de artifício barulhentos em Rondonópolis

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Câmara Municipal retoma o “Programa Vereador Mirim”

Publicado

Foto- Assessoria

A Câmara Municipal de Rondonópolis está retomando o Programa Vereador Mirim, uma iniciativa que visa incentivar a participação política entre os jovens e estreitar a relação entre a Câmara e as escolas da cidade. A divulgação do programa será iniciada em 1º de abril, e as inscrições estarão abertas para estudantes do 7º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas estaduais e particulares.

O presidente da Câmara Municipal, Paulo Schuh, ressaltou a importância do projeto que aproxima a Casa de Leis das escolas. “É um projeto importante tanto para a Câmara quanto para a população de Rondonópolis. O programa leva a Câmara até as escolas e permite que as crianças e os jovens entendam como o Legislativo funciona, como as leis são feitas. Estamos muito felizes em dar continuidade a esse projeto, que foi idealizado pelo ex-vereador Adonias Fernandes”, afirmou Paulo Schuh.

Após as inscrições, será realizada as eleições do dia 23 a 29 de abril nas escolas e os 21 vereadores mirins eleitos vão tomar posse no dia 15 de maio. Cada vereador mirim será acompanhado por um vereador titular. Durante o período em que atuam na Câmara, os vereadores mirins terão a chance de apresentar projetos e indicações. “Os jovens vão poder fazer o papel do vereador, apresentar projetos e indicações, vão aprender como funciona o Legislativo. O projeto do Ecoponto, por exemplo, é uma indicação de um vereador mirim, projeto muito importante para nossa cidade”, destacou o presidente da Câmara.

Veja Mais:  Gasp, Secretaria do Meio Ambiente e PM Ambiental irão endurecer fiscalização contra fogos de artifício barulhentos em Rondonópolis

A diretora da Escola do Legislativo, Luane Oliveira da Silva, falou sobre o impacto do programa na formação dos jovens. “Estamos muito animados com a retomada do programa em 2025. Vamos oferecer capacitações extracurriculares, como inglês, espanhol e até inteligência artificial, para que os jovens tenham uma formação mais completa. O programa é uma excelente oportunidade para que eles conheçam melhor o papel do vereador e, ao mesmo tempo, adquiram conhecimentos que vão além da política”, afirmou Luane.

As inscrições podem ser feitas nas escolas participantes ou por meio do perfil da Escola do Legislativo (@escoladolegislativoroo), no Instagram, onde os interessados terão mais informações sobre o processo de inscrição e os detalhes do programa.

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Alunos do Cmei Antonio Vanier participam do projeto “Financinhas” do Instituto Sicoob

Publicado

Alunos do 5º agrupamento da educação infantil do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Antonio Vanier visitaram nesta quinta-feira (20) a agência Sicoob Unicidades, da avenida Lions Internacional de Rondonópolis. Os estudantes estão participando do projeto “Financinhas” do Instituto Sicoob e nesta fase puderam conhecer o funcionamento de uma instituição financeira.

O projeto, conforme explica o gestor da agência, voluntário do Instituto Sicoob, Paulo Souza, tem o objetivo de levar educação financeira para as crianças menores, de até cinco anos, em comunidades em que as agências estão inseridas. A equipe da agência procurou o Cmei, apresentou o projeto, e a direção da unidade abriu as portas para receber os voluntários do “Financinhas”.

Maurício Renner/Gcom

A diretora do Cmei Antonio Vanier, Viviane Soares, destaca que duas turmas do 5º agrupamento, que são crianças de 5 anos, estão participando do projeto “Financinhas”. “Eles nos apresentaram o projeto e entendemos que é muito importante a educação financeira nesta faixa etária, já que é a fase em que as crianças começam a aprender o que é o dinheiro”, disse.

O gerente regional do Sicoob Unicidades, César Vicintini, acrescenta que o projeto “Financinhas” faz analogias lúdicas para que as crianças possam entender, por exemplo, que o dinheiro não vem do caixa eletrônico, ou do PIX, ou do cartão, ele vem do papai e da mamãe”, exemplifica.

O projeto deve continuar com novas ações ao longo do ano com os alunos do Cmei Antonio Vanier. “Nós fazemos esse acompanhamento das turmas que participam do projeto e a ideia é fazer ações ao menos uma vez por mês”, explica Souza que acrescenta que na terça-feira (19), voluntários do projeto estiveram no Cmei numa ação de contação de histórias.

Veja Mais:  Prefeito recebe diretoria da Energisa para tratar do alinhamento das ações no município
Maurício Renner/Gcom

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana