Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

Presidente recebe homenagem por valorização e respeito a servidoras e servidores do Judiciário

Publicado

Em reconhecimento à atenção e valorização aos servidores, a presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargadora Maria Helena Póvoas, recebeu uma homenagem do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso, presidido por Rosenwal Rodrigues dos Santos. Em reunião com os servidores, na tarde desta segunda-feira (12), também foram reconhecidas as contribuições do desembargador Rubens de Oliveira e dos juízes auxiliares da Presidência, Adriana Sant’Anna Coningham, Paulo Márcio Soares de Carvalho e José Luiz Leite Lindote.
 
Representando o grupo, que foi recebido na sala de reuniões da Presidência, Rosenwal definiu a gestão da desembargadora “como corajosa e competente” e que sabendo trabalhar em equipe colocou o TJMT entre os mais destacados do país.
 
“É uma magistrada com ideias justas e hoje estamos erguendo uma taça que é a da valorização do servidor. É o reconhecimento por terem tratado com respeito os servidores do Poder Judiciário. Partiu de uma mulher a coragem em conceder um aumento real na tabela dos servidores e ela deu um pontapé inicial para consertar problemas que existem há muitos anos”.
 
Lembrando-se dos desafios da gestão durante períodos mais difíceis da pandemia de Covid-19, Rosenwal apontou os avanços em tecnologias sociais e de informação que garantiram à sociedade o acesso à Justiça.
 
“A presidente soube fazer o enfrentamento das questões pandêmicas, tendo a ajuda dos servidores do Judiciário. Somos parte importante da engrenagem para o Judiciário funcionar e teve um empenho do servidor em conjunto com a administração da desembargadora Maria Helena, que agiu com muito respeito e carinho aos trabalhadores. Essa homenagem de hoje é apenas o reconhecimento”, destacou.
 
Maria Helena Póvoas agradeceu a homenagem recebida e enalteceu o empenho dos servidores durante sua gestão. Ela afirmou que a conquista do Sele Ouro de Qualidade do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) se deve à contribuição de todos que atuam no Judiciário Estadual, servidores e magistrados.
 
“Nós sabemos que não seriamos capazes sem o auxilio do trabalho dos servidores. Para mim, é muito importante esse reconhecimento do sindicato ao final da gestão, quero dizer da minha satisfação em receber essa placa neste momento, que é mais próximo da saída e não na chegada ao cargo de presidente. No período em que aqui estive se não fiz mais é porque não pude. A minha vontade sempre foi reconhecer o trabalho de servidoras e servidores, fico muito feliz e agradecida”, concluiu a presidente.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Imagem 1: Foto colorida onde a parecem a presidente do Tribunal de Justiça recebendo a placa de homenagem das mãos do presidente do sindicato. Eles estão em pé, sorrindo e seguram a placa. Imagem 2: Foto colorida da reunião onde todos estão sentados à mesa. A presidente do Tribunal está na parte central da imagem, à esquerda o desembargador Rubens de Oliveira e À direita o juiz Paulo Márcio.
 
Andhressa Barboza/ Fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação da presidência do TJMT
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Manifesto de documentos fiscais será obrigatório nas operações internas

Mato Grosso

Estudantes podem se inscrever no Festival Estudantil Temático de Trânsito até 25 de maio

Publicado

Estudantes da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso têm até o dia 25 de maio para se inscrever na 19ª edição do projeto Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran) 2024, promovido em parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) e a Superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF). As inscrições devem ser feitas via formulário, diretamente no site oficial do evento.

A expectativa dos organizadores é superar a última edição do Fetran, que apresentou mais de 100 espetáculos em dez cidades-polo, levando para os palcos mais de 3 mil estudantes e uma plateia de 15 mil pessoas.

Nesta edição, os participantes serão divididos em quatro categorias, sendo a infantil (1° ao 6° ano), infanto juvenil (7° ao 9° ano), juvenil (ensino médio profissionalizante e EJA), além de estudantes da Educação Especial. As inscrições estão ocorrendo no mês em que são realizadas campanhas de conscientização para acidentes de trânsitos, o Maio Amarelo.

Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o Fetran sensibiliza, por meio da arte, crianças e adolescentes quanto à necessidade de se conhecer as normas e leis que regem o trânsito, auxiliando-os em sua formação enquanto futuros condutores. “Além disso, contribui para estabelecer o bom convívio social e ainda fomentar a produção cultural e artística no ambiente escolar”, observou.

Conforme o secretário, o evento também reforça o compromisso de transformar atitudes e salvar vidas, além de promover a inclusão entre os estudantes. “Em todas as edições foi grande a participação de estudantes de escolas que atendem o público-alvo da educação especial”, completou o secretário.

Veja Mais:  Concurso da SES ocorre neste domingo (14); provas serão aplicadas em cinco municípios

Para o coordenador do projeto na PRF, inspetor Enéias Cavalcante da Silva, o Fetran apresenta diversos impactos positivos na sociedade, como a redução de acidentes.

“Os estudantes também têm a oportunidade de desenvolver habilidades de comunicação, trabalho em equipe, criatividade e outras competências associadas à produção teatral, bem como para sua vida”, disse.

Na avaliação do inspetor, é perceptível em alguns municípios onde outras edições do festival aconteceram, que houve uma mudança significativa no comportamento dos usuários das vias, a exemplo o uso do capacete pelos motociclistas.

“O Fetran é um projeto educacional voltado para a conscientização sobre questões relacionadas ao trânsito, então, os temas a serem abordados são sugeridos com base nos assuntos elencados no Código de Trânsito Brasileiro”, ressaltou.

Etapas do Fetran 2024

O Fetran 2024 terá seis etapas, sendo cinco regionais e uma estadual. Os vencedores de cada uma das etapas regionais terão a oportunidade de competir na etapa estadual, que será realizada em Cuiabá, no Cine Teatro Cuiabá. Os vencedores ganharão troféus, medalhas e produtos eletrônicos.

Confira o cronograma:

Etapa Aricá Mirim: Campo Verde – 3 de junho a 7 de junho
Etapa Araguaia: Primavera do Leste – 17 de junho a 21 de junho
Etapa Guaporé: Campo Novo do Parecis – 12 de agosto a 16 de agosto
Etapa Várzea Grande: Várzea Grande – 26 de agosto a 30 de agosto
Etapa Teles Pires: Sorriso – 9 de setembro a 13 de setembro
Etapa Estadual: Cuiabá – 23 de setembro a 26 de setembro

Veja Mais:  Movimentação na Carreira: Órgão Especial aprova promoção e remoção de juízes e juízas

Fetran 

O festival foi criado pela PRF, em Mato Grosso, no ano de 2004, e já se expandiu para mais de dez estados. Além do apoio da Seduc, também conta com apoio do Departamento Estadual de Transito (Detran-MT).
 

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Bombeiros e cães farejadores de MT iniciam operações no Rio Grande do Sul na segunda-feira (06)

Publicado

O Governo de Mato Grosso enviou, neste sábado (04.05), equipes do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT) com mergulhadores, operadores de desastres e cães farejadores para auxiliarem nas operações de resposta às chuvas intensas que atingem o Rio Grande do Sul. As equipes começam a atuar na segunda-feira (06.05).

“Estamos levando especialistas para realizarem um trabalho similar ao apoio que prestamos no ano passado, quando o Estado também sofreu com inundações. Estaremos junto aos bombeiros de outros estados, sob coordenação do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, e vamos nos basear, inicialmente, em Porto Alegre, que nestes últimos dias tem sido muito afetada pelas chuvas”, explicou o comandante-geral dos CBMMT, coronel Alessandro Borges.

Os militares se reuniram com o comandante-geral no 1º Batalhão Bombeiro Militar, em Cuiabá, neste sábado, para alinhamento estratégico das ações. A previsão é de que os bombeiros cheguem no Rio Grande do Sul neste domingo (05), iniciando as operações na segunda-feira.

Foram enviados 11 militares de Cuiabá, Várzea Grande, Barra do Garças, Sorriso e Lucas do Rio Verde. As equipes contam com mergulhadores e operadores de desastres, além de dois cães farejadores, Bela e Maya, que atuaram na enchente que atingiu o Rio Grande do Sul em setembro de 2023.

“Nossos bombeiros estão indo com uma estrutura completa, de modo que as equipes sejam autossuficientes. Além de equipamentos fundamentais para as ações operacionais, os militares também levam alimentação, barracas e medicamentos”, afirmou o comandante-geral, coronel Alessandro Borges.

Veja Mais:  Comarca de Pedra Preta está com expediente suspenso nesta segunda-feira

Os militares estão equipados com gerador, barraca, cilindros de ar, boias, coletes salva vidas, serrotes, enxadas, picaretas, rádios para comunicação e drones. As equipes ainda contam com cinco viaturas, dois barcos e um jet ski.

Apoio do Ciopaer

Na sexta-feira (03.05), o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) também enviou uma equipe para auxiliar nas operações de resposta aos desastres. O helicóptero, dois pilotos e três tripulantes vão atuar nas ações sob coordenação da aviação do Rio Grande do Sul. Esses agentes possuem ampla experiência em buscas, resgates e salvamentos.

Desastre no RS

Segundo a atualização deste sábado da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, são 300 municípios afetados e 422,3 mil pessoas atingidas pelas chuvas. Mais de 32,6 mil pessoas estão desalojadas, 9,5 mil estão em abrigos, 74 estão feridas. Outras 67 pessoas estão desaparecidas. São 57 óbitos contabilizados.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros Militar resgata trabalhador rural que ficou com o pé preso em máquina agrícola

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) resgatou, nesta sexta-feira (03.05), um trabalhador que sofreu um grave acidente com uma máquina agrícola, em uma área rural de Sinop (a 480 km de Cuiabá). 
 
A vítima, de 55 anos, ficou com o pé esquerdo preso em uma máquina, que é utilizada na trituração de silagem. Apesar da gravidade do acidente, o trabalhador encontrava-se consciente quando a equipe de salvamento chegou ao local.
 
A equipe do 4º Batalhão Bombeiro Militar (4ºBBM) disponibilizou um médico e um enfermeiro, que iniciaram os procedimentos de atendimento pré-hospitalar para estabilizar a vítima. 
 
Após garantir a estabilidade do trabalhador, os bombeiros desmontaram a máquina com cuidado e para garantir a segurança.
 
A equipe médica então realizou uma avaliação e efetuou os procedimentos necessários.

O trabalhador foi imobilizado e transportado de helicóptero, fornecido pelo Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), até o Hospital Regional de Sinop.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Manifesto de documentos fiscais será obrigatório nas operações internas
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana